16304
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - A importância do território para os povos indígenas

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre investigar a importância do território para os povos indígenas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; vídeo; mapa mental; Museu do Índio e acróstico.

Valores trabalhados
Cidadania; direitos humanos e respeito ao ambiente e a própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, peça aos alunos que acessem o Museu do Índio, disponível aqui.
Sugira que visitem virtualmente o acervo online no link disponível aqui. Espera-se que os alunos possam ter acesso a diversas informações acerca dos povos indígenas, entre elas, que há aproximadamente 150 povos vivendo hoje no território brasileiro.

Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide desta etapa. Dê seguimento como previsto no plano original. A ideia é solicitar aos alunos que leiam o trecho do depoimento apresentado no slide e digam como o povo indígena em questão entende o território brasileiro.

Problematização
Encaminhe o slide com a questão problematizadora:

 

Peça aos alunos que observem a imagem e a frase: “Eu quero que meus filhos e meus netos continuem sabendo a língua, a roça...”. Pergunte aos alunos como se transmite um modo de vida entre gerações. Depois, peça para refletirem sobre a problematização e a importância do território, se existe relação entre a transmissão de cultura e o território.

Ação propositiva
Encaminhe aos alunos os materiais previstos no plano original:
     - Vídeo: Paraná, a volta por cima dos índios gigantes – disponível aqui;
     - Texto: Terras Indígenas - disponível aqui.

A ideia é que os alunos elaborem um mapa mental, no papel ou no Word, com o auxílio dos familiares, sobre a importância do território para os povos indígenas.

Para a construção do mapa mental, é importante que assistam aos seguintes vídeos:
     - Mapa Mental: um método criativo de estudo – disponível aqui;
     - Como fazer mapas mentais no Word e baixar fontes – disponível aqui.

Peça que tirem uma foto do mapa mental elaborado e a compartilhem por WhatsApp, e-mail, agenda digital ou na página ou grupo virtual da classe.

Espera-se que os alunos reconheçam os índios como etnias que formam a população brasileira e localizam-se dentro e fora de terras Indígenas oficialmente reconhecidas, mas que trazem, nos seus espaços de vivência, o território como revelação de sua cultura.

Sistematização
Encaminhe aos alunos o slide desta etapa. Proponha que, em vez de simplesmente continuarem as frases, como na proposta original, elaborem um acróstico, no papel ou no computador, a partir de seus conhecimentos sobre os povos indígenas.

É possível fazer um acróstico online. Para isso, os alunos precisam:
     1. escolher as palavras que serão utilizadas;
     2. assistir ao vídeo: Acróstico - Você sabe o que é? – disponível aqui;
     3. acessar o site disponível aqui e fazer o acróstico;
     4. tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.

Convite às famílias
Assistam ao vídeo: 
     - Campanha Abril Indígena - disponível aqui.

Leiam juntos:
     - Panará, a volta por cima dos índios gigantes - disponível aqui;
     - A importância dos povos indígenas na preservação da biodiversidade - disponível aqui;
     - Folder: “O Brasil indígena” - disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_06UND02

(EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas