16303
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Ligação com o território

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre analisar a importância do território para as comunidades de fundo de pasto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

Sugestão de adaptação para ensino remoto
Objetivo de aprendizagem: identificar as comunidades de fundo de pasto enquanto povos e comunidades tradicionais do Brasil.

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; vídeo; Google Desenhos; mídias sociais e nuvem de palavras no WordArt.

Valores trabalhados
Cidadania; direitos humanos e respeito ao ambiente e a própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta escolhida pela escola, como agenda ou sala de aula virtual, o vídeo a seguir:
     - Cordel: Comunidade de Fundo de Pasto, disponível aqui.

Peça que registrem do que trata o cordel apresentado no vídeo.

Contextualização
Encaminhe aos alunos o seguinte slide:

 

Peça para descreverem o slide, identificando a manchete da notícia, o que veem na imagem, data e fonte.

Em seguida, apresente o seguinte slide:

Os alunos devem fazer suas reflexões e registros de modo individual e, posteriormente, compartilhá-los com o professor.

Problematização
Encaminhe o slide com a questão problematizadora:

 

Ação propositiva
Peça aos alunos que:
     1. acessem o site do Ministério do Meio Ambiente, disponível aqui;
     2. leiam o texto “Comunidades de fundos de pasto resistem a pressões”, previsto no plano original e disponível aqui;
     3. investiguem ou proponham situações que possam ajudar as comunidades tradicionais de fundo de pasto a enfrentarem a pandemia e suas consequências.

Muitas ações diante dessa situação estão sendo divulgadas nas mídias sociais, como Facebook e Instagram. Sugira aos alunos que façam a pesquisa com a ajuda de um familiar que possa inclusive supervisionar o acesso a essas ferramentas.

Peça que utilizem o Google Desenhos para fazerem um registro destacando o modo de vida das comunidades de fundo de pasto. Lembre-se de que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google.

Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.
Espera-se que os alunos compreendam que as comunidades de fundo de pasto fazem parte dos povos e comunidades tradicionais do Brasil, e têm um modo de vida peculiar, no sertão nordestino.

Sistematização
A proposta é que os alunos criem uma nuvem de palavras com o tema: A Comunidade de Fundo de Pasto.
Eles precisam:
     - escolher as palavras que serão utilizadas;
     - assistir ao tutorial disponível aqui;
     - acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem;
     - tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.

Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
     - Fundo de Pasto: nosso jeito de viver - disponível aqui;
     - Areia Grande - 30 anos de resistência camponesa à grilagem e aos agrocombustíveis - disponível aqui.

Leiam juntos:
     - Comunidades de Fundo de Pasto - disponível aqui;
     - Comunidades de Fundo de Pasto - disponível aqui;
     - Sobrevivência em regime de bode solto - disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_06UND01

(EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas