GEO4_06UND01 - Ação Propositiva - Fichas para trabalho em grupo
Plano de Aula
Plano de aula: Ligação com o território
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Localização, distribuição de terras indígenas e comunidades quilombolas nas unidades da federação.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.
Materiais necessários: Projetor para exibir os slides e vídeos que fazem parte dessa aula. Sistema de som para ser utilizado durante a projeção do vídeo. Na impossibilidade da utilização de equipamento de projeção, pode-se fazer impressão dos slides e utilizar uma televisão ou computadores (da sala de informática da escola, por exemplo) para exibir o vídeo.
Material complementar:
Trecho do documentário (vídeo) sobre as comunidades de fundo de pasto no interior da Bahia - https://www.youtube.com/watch?v=6q8cnP_FHo4
Reportagem para substituir o documentário (no caso da falta de recursos para passar o vídeo) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZWWnfScTCf4U2asfpzrzYw2ZvuseQFc8Gf6HV8m3RaHDuHVphmAWWXcjWAzh/geo4-06und01-contextualizacao-reportagem.pdf
Fichas para atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yWP5Qj3bx38ry9UBqkfj9wHJFWhPEs4kEHgNEypygdp7pzTQawfFUjZ52q64/geo4-06und01-acao-propositiva-fichas-para-trabalho-em-grupo.pdf
Para você saber mais:
Essa aula faz parte de uma habilidade ligada à unidade temática Conexões e Escalas.
O que a BNCC diz sobre a unidade temática Conexões e Escalas (página 360):
“Em Conexões e escalas, a atenção está na articulação de diferentes espaços e escalas de análise, possibilitando que os alunos compreendam as relações existentes entre fatos nos níveis local e global. Portanto, no decorrer do Ensino Fundamental, os alunos precisam compreender as interações multiescalares existentes entre sua vida familiar, seus grupos e espaços de convivência e as interações espaciais mais complexas. A conexão é um princípio da Geografia que estimula a compreensão do que ocorre entre os componentes da sociedade e do meio físico natural. Ela também analisa o que ocorre entre quaisquer elementos que constituem um conjunto na superfície terrestre e que explicam um lugar na sua
totalidade. Conexões e escalas explicam os arranjos das paisagens, a localização e a distribuição de diferentes fenômenos e objetos técnicos, por exemplo. Dessa maneira, desde o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, as crianças compreendem e estabelecem as interações entre sociedade
e meio físico natural. No decorrer desse processo, os alunos devem aprender a considerar as escalas de tempo e as periodizações históricas, importantes para a compreensão da produção do espaço geográfico em diferentes sociedades e épocas.”
Sobre as comunidades de fundo de pasto: http://revista.fct.unesp.br/index.php/pegada/article/download/4706/3582
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos. Essa aula tratará do território onde as pessoas vivem e da importância que ele tem.
Esse slide serve somente para que a turma conheça o tema da aula, portanto não faça grandes explanações sobre ele.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Exiba para a turma os primeiros três minutos do documentário sobre as comunidades de fundo de pasto do interior da Bahia (https://www.youtube.com/watch?v=6q8cnP_FHo4).
Estimule, através de uma conversa sobre o vídeo assistido, que as crianças percebam como o território onde as pessoas vivem é importante para a vida delas, como o território que elas ocupam está intimamente relacionado às suas lembranças e histórias, ao seu trabalho e sustento. Verifique se os alunos conseguem perceber que o território onde as pessoas retratadas no documentário vivem é muito importante para elas e que a maneira como elas vivem alí não seria possível se elas vivessem em um lugar completamente diferente, como uma cidade grande, por exemplo.
Materiais complementares
Na ausência de recursos para projetar o vídeo, use o trecho da reportagem sugerido (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZWWnfScTCf4U2asfpzrzYw2ZvuseQFc8Gf6HV8m3RaHDuHVphmAWWXcjWAzh/geo4-06und01-contextualizacao-reportagem.pdf)
Nesse caso, ao invés de mostrar o vídeo para a turma, entregue cópias do texto (pode ser uma cópia para cada criança ou para cada grupo). Peça que os alunos leiam e depois aborde eventuais termos ou conceitos desconhecidos por eles.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia para a turma a pergunta do slide. Estimule que os alunos compartilhem seus conhecimentos prévios e deem suas opiniões sobre qual a importância do território para a comunidade retratada no vídeo e também para outras comunidades. Ouça as ideias dos alunos que, no final, servirão para que eles repensem suas teorias e cheguem às conclusões.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações: Divida a turma em seis grupos e entregue para cada grupo uma das fichas impressas (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yWP5Qj3bx38ry9UBqkfj9wHJFWhPEs4kEHgNEypygdp7pzTQawfFUjZ52q64/geo4-06und01-acao-propositiva-fichas-para-trabalho-em-grupo.pdf).
São três frases e seis grupos, portanto, dois grupos ficarão com frases iguais. Peça que as crianças pensem na frase que está na ficha relacionando-a com o vídeo assistido. Peça, então, que os alunos discutam em seus grupos o que pensam sobre a frase da ficha, se ela é verdadeira, como se aplica, se pode ser aplicada a outros grupos de pessoas etc.
Estimule que todos participem da conversa expondo suas ideias e opiniões. Se julgar necessário, peça que os alunos escrevam as ideias em tópicos.
Peça que os grupos com frases iguais se juntem e compartilhem seus pensamentos e conclusões. Estimule que verifiquem se tiveram percepções parecidas, no que concordaram, no que divergiram, se mudariam suas ideias etc.
Enquanto as crianças pensam e discutem em grupos, ande pela sala prestando atenção ao que conversam. Esteja disponível para tirar eventuais dúvidas, para esclarecer pontos não compreendidos ou até para incluir alguma ideia ou questionamento que ainda não havia surgido.
Cuidado com o tempo a ser dedicado para essa atividade. Não deixe que as discussões percam o foco e se prolongue demasiadamente, extrapolando o tempo da aula.
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações: Solicite que os grupos com frases iguais compartilhem a frase e as conclusões a que chegaram com o restante da turma.
Em seguida, volte ao slide da problematização e peça que cada aluno escreva um pequeno texto com suas ideias e conclusões para responder à questão principal da aula.
Se julgar oportuno, peça que os alunos ilustrem o texto escrito com algo que representa a importância do território para as pessoas e crie um mural com as produções.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Objetivo de aprendizagem: identificar as comunidades de fundo de pasto enquanto povos e comunidades tradicionais do Brasil.
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; vídeo; Google Desenhos; mídias sociais e nuvem de palavras no WordArt.
Valores trabalhados
Cidadania; direitos humanos e respeito ao ambiente e a própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta escolhida pela escola, como agenda ou sala de aula virtual, o vídeo a seguir:
- Cordel: Comunidade de Fundo de Pasto, disponível aqui.
Peça que registrem do que trata o cordel apresentado no vídeo.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o seguinte slide:
Peça para descreverem o slide, identificando a manchete da notícia, o que veem na imagem, data e fonte.
Em seguida, apresente o seguinte slide:
Os alunos devem fazer suas reflexões e registros de modo individual e, posteriormente, compartilhá-los com o professor.
Problematização
Encaminhe o slide com a questão problematizadora:
Ação propositiva
Peça aos alunos que:
1. acessem o site do Ministério do Meio Ambiente, disponível aqui;
2. leiam o texto “Comunidades de fundos de pasto resistem a pressões”, previsto no plano original e disponível aqui;
3. investiguem ou proponham situações que possam ajudar as comunidades tradicionais de fundo de pasto a enfrentarem a pandemia e suas consequências.
Muitas ações diante dessa situação estão sendo divulgadas nas mídias sociais, como Facebook e Instagram. Sugira aos alunos que façam a pesquisa com a ajuda de um familiar que possa inclusive supervisionar o acesso a essas ferramentas.
Peça que utilizem o Google Desenhos para fazerem um registro destacando o modo de vida das comunidades de fundo de pasto. Lembre-se de que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google.
Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.
Espera-se que os alunos compreendam que as comunidades de fundo de pasto fazem parte dos povos e comunidades tradicionais do Brasil, e têm um modo de vida peculiar, no sertão nordestino.
Sistematização
A proposta é que os alunos criem uma nuvem de palavras com o tema: A Comunidade de Fundo de Pasto.
Eles precisam:
- escolher as palavras que serão utilizadas;
- assistir ao tutorial disponível aqui;
- acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem;
- tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
- Fundo de Pasto: nosso jeito de viver - disponível aqui;
- Areia Grande - 30 anos de resistência camponesa à grilagem e aos agrocombustíveis - disponível aqui.
Leiam juntos:
- Comunidades de Fundo de Pasto - disponível aqui;
- Comunidades de Fundo de Pasto - disponível aqui;
- Sobrevivência em regime de bode solto - disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Julliana Rodrigues
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Analisar a importância do território para as comunidades de fundo de pasto.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios.
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