10222
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Jogo dos fatos básicos da adição e subtração

Plano de aula de Matemática com atividades para o 2º ano do Fundamental sobre fatos fundamentais da adição e da subtração - cálculo mental - ludicidade

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

Mentor: Carina do  Espírito Santo.

Especialista de área: Luciana Tenuta.

Habilidade da BNCC

(EF02MA05)Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.

Objetivos específicos:

Realizar cálculos mentais de adição e subtração em situação lúdica.

Conceito-chave:

Fatos fundamentais da adição e da subtração - cálculo mental - ludicidade.

Recursos necessários:

  • 1 jogo de 40 cartas numeradas de 1 até 10 (4 cartas de cada valor), para cada grupo de 3 crianças;
  • Atividades impressas;
  • Datashow (opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com seus alunos algumas adições e subtrações com valores de 1 até 10. Diga-lhes que a agilidade na realização desses cálculos os ajudará no jogo que terão a seguir.

Propósito: Relembrar as operações de adição e subtração para que os alunos possam calculá-las, rapidamente, em situação de jogo.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 a 6)

Orientação:

  • Organize a sala em grupos de três alunos, sendo dois jogadores e um juiz.
  • Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
  • Imprima as cartas ques estão na atividade principal.
  • Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: Quantos montes de cartas serão formados? Qual é a função do juiz? Quem será o vencedor de cada jogada? O que é preciso fazer para ganhar a jogada?
  • Combine um número determinado de jogadas para que o juiz seja trocado. Todas as crianças devem jogar como participante e como juiz.
  • Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem ganhou essa rodada? Por que? Como você fez para descobrir o valor da sua carta?

Propósito: Exercitar cálculos de adições e subtrações, utilizando o cálculo mental.

Você encontra outros exemplos de jogos para trabalhar os fatos básicos aqui.

Você encontra outras sugestões para abordar os fatos básicos aqui.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6)

Orientação:

  • Organize a sala em grupos de três alunos, sendo dois jogadores e um juiz.
  • Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
  • Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: quantos montes de cartas serão formados? Qual é a função do juiz? Quem será o vencedor de cada jogada? O que é preciso fazer para ganhar a jogada?
  • Combine um número determinado de jogadas para que o juiz seja trocado. Todas as crianças devem jogar como participante e como juiz.
  • Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem ganhou essa rodada? Por que? Como você fez para descobrir o valor da sua carta?

Propósito: Exercitar cálculos de adições e subtrações, utilizando o cálculo mental.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6)

Orientação:

  • Organize a sala em grupos de três alunos, sendo dois jogadores e um juiz.
  • Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
  • Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: quantos montes de cartas serão formados? Qual é a função do juiz? Quem será o vencedor de cada jogada? O que é preciso fazer para ganhar a jogada?
  • Combine um número determinado de jogadas para que o juiz seja trocado. Todas as crianças devem jogar como participante e como juiz.
  • Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem ganhou essa rodada? Por que? Como você fez para descobrir o valor da sua carta?

Propósito: Exercitar cálculos de adições e subtrações, utilizando o cálculo mental.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7 e 8)

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das adições.

Orientação:

  • Peça que, ao final de cada rodada, o juiz relate que estratégias utilizou para realizar os cálculos de adição e subtração necessários ao jogo.
  • Peça que contem como pensaram os cálculos.
  • Lance o desafio de descobrirem quem fez mais pontos. As crianças já decidiram qual foi a dupla vencedora com base no número de cartas. Algumas vezes, quem tem mais cartas, não é quem tem mais pontos. Nesse caso, peça para as crianças tentarem calcular o número de pontos. Para isso, podem utilizar materiais concretos, registros pessoais ou cálculo mental. Se houver tempo, é interessante socializar as estratégias e soluções encontradas.
  • Se houver tempo, um outro desafio pode ser feito, tendo em vista o cálculo de subtrações, Pergunte para as crianças: quantos pontos “M” fez a mais do que “P”? De todos os jogadores, quem fez mais pontos? Quantos a mais do que o segundo colocado?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7 e 8)

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das adições.

Orientação:

  • Peça que, ao final de cada rodada, o juiz relate que estratégias utilizou para realizar os cálculos de adição e subtração necessários ao jogo.
  • Peça que contem como pensaram os cálculos.
  • Lance o desafio de descobrirem quem fez mais pontos. As crianças já decidiram qual foi a dupla vencedora com base no número de cartas. Algumas vezes, quem tem mais cartas, não é quem tem mais pontos. Nesse caso, peça para as crianças tentarem calcular o número de pontos. Para isso, podem utilizar materiais concretos, registros pessoais ou cálculo mental. Se houver tempo, é interessante socializar as estratégias e soluções encontradas.
  • Se houver tempo, um outro desafio pode ser feito, tendo em vista o cálculo de subtrações, Pergunte para as crianças: quantos pontos “M” fez a mais do que “P”? De todos os jogadores, quem fez mais pontos? Quantos a mais do que o segundo colocado?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientação: Leia o slide para as crianças. Peça que manifestem suas impressões sobre o jogo e a aula de hoje.

Propósito: Retomar o que foi feito na atividade.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para garantir que eles façam mentalmente os cálculos.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

Mentor: Carina do  Espírito Santo.

Especialista de área: Luciana Tenuta.

Habilidade da BNCC

(EF02MA05)Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.

Objetivos específicos:

Realizar cálculos mentais de adição e subtração em situação lúdica.

Conceito-chave:

Fatos fundamentais da adição e da subtração - cálculo mental - ludicidade.

Recursos necessários:

  • 1 jogo de 40 cartas numeradas de 1 até 10 (4 cartas de cada valor), para cada grupo de 3 crianças;
  • Atividades impressas;
  • Datashow (opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com seus alunos algumas adições e subtrações com valores de 1 até 10. Diga-lhes que a agilidade na realização desses cálculos os ajudará no jogo que terão a seguir.

Propósito: Relembrar as operações de adição e subtração para que os alunos possam calculá-las, rapidamente, em situação de jogo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 a 6)

Orientação:

  • Organize a sala em grupos de três alunos, sendo dois jogadores e um juiz.
  • Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
  • Imprima as cartas ques estão na atividade principal.
  • Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: Quantos montes de cartas serão formados? Qual é a função do juiz? Quem será o vencedor de cada jogada? O que é preciso fazer para ganhar a jogada?
  • Combine um número determinado de jogadas para que o juiz seja trocado. Todas as crianças devem jogar como participante e como juiz.
  • Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem ganhou essa rodada? Por que? Como você fez para descobrir o valor da sua carta?

Propósito: Exercitar cálculos de adições e subtrações, utilizando o cálculo mental.

Você encontra outros exemplos de jogos para trabalhar os fatos básicos aqui.

Você encontra outras sugestões para abordar os fatos básicos aqui.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6)

Orientação:

  • Organize a sala em grupos de três alunos, sendo dois jogadores e um juiz.
  • Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
  • Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: quantos montes de cartas serão formados? Qual é a função do juiz? Quem será o vencedor de cada jogada? O que é preciso fazer para ganhar a jogada?
  • Combine um número determinado de jogadas para que o juiz seja trocado. Todas as crianças devem jogar como participante e como juiz.
  • Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem ganhou essa rodada? Por que? Como você fez para descobrir o valor da sua carta?

Propósito: Exercitar cálculos de adições e subtrações, utilizando o cálculo mental.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6)

Orientação:

  • Organize a sala em grupos de três alunos, sendo dois jogadores e um juiz.
  • Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
  • Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: quantos montes de cartas serão formados? Qual é a função do juiz? Quem será o vencedor de cada jogada? O que é preciso fazer para ganhar a jogada?
  • Combine um número determinado de jogadas para que o juiz seja trocado. Todas as crianças devem jogar como participante e como juiz.
  • Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem ganhou essa rodada? Por que? Como você fez para descobrir o valor da sua carta?

Propósito: Exercitar cálculos de adições e subtrações, utilizando o cálculo mental.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7 e 8)

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das adições.

Orientação:

  • Peça que, ao final de cada rodada, o juiz relate que estratégias utilizou para realizar os cálculos de adição e subtração necessários ao jogo.
  • Peça que contem como pensaram os cálculos.
  • Lance o desafio de descobrirem quem fez mais pontos. As crianças já decidiram qual foi a dupla vencedora com base no número de cartas. Algumas vezes, quem tem mais cartas, não é quem tem mais pontos. Nesse caso, peça para as crianças tentarem calcular o número de pontos. Para isso, podem utilizar materiais concretos, registros pessoais ou cálculo mental. Se houver tempo, é interessante socializar as estratégias e soluções encontradas.
  • Se houver tempo, um outro desafio pode ser feito, tendo em vista o cálculo de subtrações, Pergunte para as crianças: quantos pontos “M” fez a mais do que “P”? De todos os jogadores, quem fez mais pontos? Quantos a mais do que o segundo colocado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7 e 8)

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das adições.

Orientação:

  • Peça que, ao final de cada rodada, o juiz relate que estratégias utilizou para realizar os cálculos de adição e subtração necessários ao jogo.
  • Peça que contem como pensaram os cálculos.
  • Lance o desafio de descobrirem quem fez mais pontos. As crianças já decidiram qual foi a dupla vencedora com base no número de cartas. Algumas vezes, quem tem mais cartas, não é quem tem mais pontos. Nesse caso, peça para as crianças tentarem calcular o número de pontos. Para isso, podem utilizar materiais concretos, registros pessoais ou cálculo mental. Se houver tempo, é interessante socializar as estratégias e soluções encontradas.
  • Se houver tempo, um outro desafio pode ser feito, tendo em vista o cálculo de subtrações, Pergunte para as crianças: quantos pontos “M” fez a mais do que “P”? De todos os jogadores, quem fez mais pontos? Quantos a mais do que o segundo colocado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientação: Leia o slide para as crianças. Peça que manifestem suas impressões sobre o jogo e a aula de hoje.

Propósito: Retomar o que foi feito na atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para garantir que eles façam mentalmente os cálculos.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano