Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo
Mentor: Carina do Espírito Santo.
Especialista de área: Luciana Tenuta.
Habilidade da BNCC
(EF02MA05)Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.
Objetivos específicos:
Realizar cálculos mentais de adição e subtração em situação lúdica.
Conceito-chave:
Fatos fundamentais da adição e da subtração - cálculo mental - ludicidade.
Recursos necessários:
- 1 jogo de 40 cartas numeradas de 1 até 10 (4 cartas de cada valor), para cada grupo de 3 crianças;
- Atividades impressas;
- Datashow (opcional).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome com seus alunos algumas adições e subtrações com valores de 1 até 10. Diga-lhes que a agilidade na realização desses cálculos os ajudará no jogo que terão a seguir.
Propósito: Relembrar as operações de adição e subtração para que os alunos possam calculá-las, rapidamente, em situação de jogo.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 a 6)
Orientação:
- Organize a sala em grupos de três alunos, sendo dois jogadores e um juiz.
- Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
- Imprima as cartas ques estão na atividade principal.
- Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: Quantos montes de cartas serão formados? Qual é a função do juiz? Quem será o vencedor de cada jogada? O que é preciso fazer para ganhar a jogada?
- Combine um número determinado de jogadas para que o juiz seja trocado. Todas as crianças devem jogar como participante e como juiz.
- Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem ganhou essa rodada? Por que? Como você fez para descobrir o valor da sua carta?
Propósito: Exercitar cálculos de adições e subtrações, utilizando o cálculo mental.
Você encontra outros exemplos de jogos para trabalhar os fatos básicos aqui.
Você encontra outras sugestões para abordar os fatos básicos aqui.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6)
Orientação:
- Organize a sala em grupos de três alunos, sendo dois jogadores e um juiz.
- Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
- Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: quantos montes de cartas serão formados? Qual é a função do juiz? Quem será o vencedor de cada jogada? O que é preciso fazer para ganhar a jogada?
- Combine um número determinado de jogadas para que o juiz seja trocado. Todas as crianças devem jogar como participante e como juiz.
- Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem ganhou essa rodada? Por que? Como você fez para descobrir o valor da sua carta?
Propósito: Exercitar cálculos de adições e subtrações, utilizando o cálculo mental.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6)
Orientação:
- Organize a sala em grupos de três alunos, sendo dois jogadores e um juiz.
- Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
- Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: quantos montes de cartas serão formados? Qual é a função do juiz? Quem será o vencedor de cada jogada? O que é preciso fazer para ganhar a jogada?
- Combine um número determinado de jogadas para que o juiz seja trocado. Todas as crianças devem jogar como participante e como juiz.
- Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem ganhou essa rodada? Por que? Como você fez para descobrir o valor da sua carta?
Propósito: Exercitar cálculos de adições e subtrações, utilizando o cálculo mental.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7 e 8)
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das adições.
Orientação:
- Peça que, ao final de cada rodada, o juiz relate que estratégias utilizou para realizar os cálculos de adição e subtração necessários ao jogo.
- Peça que contem como pensaram os cálculos.
- Lance o desafio de descobrirem quem fez mais pontos. As crianças já decidiram qual foi a dupla vencedora com base no número de cartas. Algumas vezes, quem tem mais cartas, não é quem tem mais pontos. Nesse caso, peça para as crianças tentarem calcular o número de pontos. Para isso, podem utilizar materiais concretos, registros pessoais ou cálculo mental. Se houver tempo, é interessante socializar as estratégias e soluções encontradas.
- Se houver tempo, um outro desafio pode ser feito, tendo em vista o cálculo de subtrações, Pergunte para as crianças: quantos pontos “M” fez a mais do que “P”? De todos os jogadores, quem fez mais pontos? Quantos a mais do que o segundo colocado?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7 e 8)
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das adições.
Orientação:
- Peça que, ao final de cada rodada, o juiz relate que estratégias utilizou para realizar os cálculos de adição e subtração necessários ao jogo.
- Peça que contem como pensaram os cálculos.
- Lance o desafio de descobrirem quem fez mais pontos. As crianças já decidiram qual foi a dupla vencedora com base no número de cartas. Algumas vezes, quem tem mais cartas, não é quem tem mais pontos. Nesse caso, peça para as crianças tentarem calcular o número de pontos. Para isso, podem utilizar materiais concretos, registros pessoais ou cálculo mental. Se houver tempo, é interessante socializar as estratégias e soluções encontradas.
- Se houver tempo, um outro desafio pode ser feito, tendo em vista o cálculo de subtrações, Pergunte para as crianças: quantos pontos “M” fez a mais do que “P”? De todos os jogadores, quem fez mais pontos? Quantos a mais do que o segundo colocado?
Encerramento
Tempo sugerido: 05 minutos.
Orientação: Leia o slide para as crianças. Peça que manifestem suas impressões sobre o jogo e a aula de hoje.
Propósito: Retomar o que foi feito na atividade.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para garantir que eles façam mentalmente os cálculos.
Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.
Materiais complementares para impressão: