Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Google Docs ou Word.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
Solicite aos alunos que procurem no dicionário o significado da palavra “município”.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o poema “Município: o que é?”, disponível aqui. Peça que procurem no dicionário as palavras que não conhecem. Em seguida, solicite que destaquem no poema as palavras que correspondem ao significado do termo. Por exemplo: espaço habitado, unidade federativa, prefeito etc.
Caso os alunos tenham impressora em casa, peça que imprimam e colem o poema no caderno. Se eles não puderem fazer a impressão, oriente-os a digitarem o poema em documento do Google Docs ou no Word, e a fazerem os registros no arquivo.
Problematização
Encaminhe o slide da etapa de problematização, disponível no plano original. A ideia é que, de maneira assincrônica, os alunos reflitam e registrem suas respostas, conforme previsto no plano original.
Ação propositiva
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos:
- O slide desta etapa, que você encontra no plano de aula original;
- A atividade “Municípios vizinhos a Rio Branco”, disponível aqui;
- O mapa da atividade, disponível aqui.
Posteriormente, ainda nesta etapa, peça que pesquisem ações de combate à Covid-19 que Rio Branco e outro município vizinho (à escolha do aluno) estejam fazendo neste momento. Eles devem acrescentar essas anotações à atividade.
Sistematização
Encaminhe aos alunos o arquivo com as curiosidades do município de Rio Branco e seus vizinhos, disponível aqui. Peça que, com o auxílio dos familiares, elaborem um mapa mental, no papel ou no Word, sobre as relações estabelecidas entre o município de Rio Branco e seus vizinhos. Para a construção do mapa, é importante que eles assistam aos seguintes vídeos:
- “Mapa mental: um método criativo de estudo”, disponível aqui;
- “Como fazer mapas mentais no Word e baixar fontes”, disponível aqui.
Peça que tirem uma foto do mapa mental elaborado e a compartilhem no grupo da classe.
Convite às famílias
Peça que os alunos assistam com seus familiares aos seguintes vídeos:
- “Os 10 maiores municípios do Brasil (por área)”, disponível aqui;
- “Rio Branco é a Copenhague brasileira”, disponível aqui.