Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04 - Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: projetor ou esquema da agroindústria impresso um por aluno; folhas de papel cortada ao meio, uma por dupla; cópias da atividade “Noticiando a Agroindústria” onde será elaborada a manchete e parte da notícia, uma por dupla.
Material complementar:
Esquema da agroindústria. Caso você queira ampliar o esquema é possível trazer imagens para ilustrar os processos e atividades da agroindústria.
Atividade “Noticiando a Agroindústria” - Ação Propositiva - Elaboração de Manchete
Para você saber mais:
Texto “Conhecendo a estrutura do gênero textual notícia” - O texto é uma coletânea de obras que apresentam a definição do que é o gênero notícia e a sua estrutura.
Trecho com a definição do termo agroindústria.
Contextos prévios: Para o bom desenvolvimento da aula é necessário que os alunos já consigam identificar as principais atividades econômicas realizadas no campo e na cidade, para então compreender a agroindústria e a interdependência entre os espaços que ela revela.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente para a turma o tema da aula, aproveite o momento para comentar com os os alunos, que eles compreenderão o que é a agroindústria e como ela proporciona a associação de atividades agrícolas relacionadas ao campo (espaço rural) com atividades industriais tipicamente relacionadas a cidade (espaço urbano).
Contextos prévios: Para o bom desenvolvimento da aula é necessário que os alunos já consigam identificar as atividades econômicas preferencialmente realizadas no campo (agricultura, pecuária, extrativismo) e na cidade (indústria, comércio e serviços), para então compreender a agroindústria e a interdependência entre os espaços que ela revela.
Contextualização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Apresente para a turma o esquema sobre a agroindústria. Inicie descrevendo a primeira sequência do esquema, ela demonstra de forma geral o processo agroindustrial, onde os produtos (matéria-prima) das atividades agropecuárias são enviados para a indústria que encontra-se localizada próximo ao local onde foi produzida, dando origem a agroindústria. Na segunda sequência incentive a turma a explicá-lo tomando como base o esquema descrito anteriormente por você, agora tomando como exemplo a atividade pecuária de produção de leite.
Materiais complementares
Acesse o esquema para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8PJTsx3CH5YEn9FV5EgUS4D6zv3EckvuU7wzSZpUpfNw5HJBCzgUQdc8NsyM/geo4-04und03-contextualizacao-esquema-agroindustria.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente o questionamento a turma e permite que eles tentem respondê-lo, dialogando entre si e levantando hipóteses. Lembre-se de chamar a atenção dos alunos para o slide anterior onde foram apresentados esquemas da agroindústria, e amplie o questionamento indagando ainda se eles poderiam dar exemplos de outros produtos. Registre no quadro as características citadas pela turma.
Para você saber mais: Para subsidiar a construção do conceito de agroindústria com os alunos segue um pequeno trecho com a definição do termo.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Distribua a turma em duplas ou trios, apresente a eles o slide, entregue a cada dupla ou trio o impresso com um trecho de uma notícia sobre a agroindústria no Brasil. Cada dupla ou trio deverá ler o trecho e criar uma manchete, chame atenção da turma para destacar na manchete o que há de mais importante na notícia sobre a agroindústria. Para isso, sugira que ao fazer a leitura da notícia eles grifem os pontos mais importantes e que chamam a atenção de quem lê para a importância e o papel da agroindústria no Brasil. Alguns pontos importantes: agroindústria gera emprego; agroindústria garante segurança alimentar de brasileiros; agroindústria no Brasil, entre outros.
Materiais complementares
Link com o trecho da notícia que subsidiará a produção das manchetes -
Para você saber mais:
Texto “Conhecendo a estrutura de gênero textual notícia” - O texto é uma coletânea de obras que apresentam a definição do que é o gênero notícia e a sua estrutura.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nessa etapa permita que algumas duplas ou trios apresentem a manchete produzida, discuta outras possibilidades de manchete. Após as apresentações construa com a turma o conceito de agroindústria a partir do que foi discutido, lembre-se de reforçar as inter relações estabelecidas entre o espaço urbano e o rural representado pela agroindústria.
Utilize como base a definição disponibilizada no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M4VmevnXgFqwefPJHGJzGQwcHye9C6ayWSDyt8fGWRHyYBGfKF7d84qQXsTd/geo4-04und03-conceito-de-agroindustria.pdf