16300
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Agroindústria e a integração entre o campo e a cidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar a agroindústria como elemento da inter relação entre o espaço rural e o urbano

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mônica De Oliveira Ribeiro Couto

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04 - Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor ou esquema da agroindústria impresso um por aluno; folhas de papel cortada ao meio, uma por dupla; cópias da atividade “Noticiando a Agroindústria” onde será elaborada a manchete e parte da notícia, uma por dupla.

Material complementar:

Esquema da agroindústria. Caso você queira ampliar o esquema é possível trazer imagens para ilustrar os processos e atividades da agroindústria.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8PJTsx3CH5YEn9FV5EgUS4D6zv3EckvuU7wzSZpUpfNw5HJBCzgUQdc8NsyM/geo4-04und03-contextualizacao-esquema-agroindustria.pdf

Atividade “Noticiando a Agroindústria” - Ação Propositiva - Elaboração de Manchete

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xyDdAdWXdt8vVuX9nc6aAjaYJAh5yRKzAHAVKH7z5qxq8eSQadTWVvyYPNHt/geo4-04und03-acao-propositiva-noticia.pdf

Para você saber mais:

Texto “Conhecendo a estrutura do gênero textual notícia” - O texto é uma coletânea de obras que apresentam a definição do que é o gênero notícia e a sua estrutura.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/txqEcG7N9QXYfD6fGqxTVgZ6Ce3TNvgXVSh4eR7VwRVVyFPTfSQycSQWbExj/geo4-und03-a-estrutura-do-genero-noticia.pdf

Trecho com a definição do termo agroindústria.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M4VmevnXgFqwefPJHGJzGQwcHye9C6ayWSDyt8fGWRHyYBGfKF7d84qQXsTd/geo4-04und03-conceito-de-agroindustria.pdf

Contextos prévios: Para o bom desenvolvimento da aula é necessário que os alunos já consigam identificar as principais atividades econômicas realizadas no campo e na cidade, para então compreender a agroindústria e a interdependência entre os espaços que ela revela.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula, aproveite o momento para comentar com os os alunos, que eles compreenderão o que é a agroindústria e como ela proporciona a associação de atividades agrícolas relacionadas ao campo (espaço rural) com atividades industriais tipicamente relacionadas a cidade (espaço urbano).

Contextos prévios: Para o bom desenvolvimento da aula é necessário que os alunos já consigam identificar as atividades econômicas preferencialmente realizadas no campo (agricultura, pecuária, extrativismo) e na cidade (indústria, comércio e serviços), para então compreender a agroindústria e a interdependência entre os espaços que ela revela.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Apresente para a turma o esquema sobre a agroindústria. Inicie descrevendo a primeira sequência do esquema, ela demonstra de forma geral o processo agroindustrial, onde os produtos (matéria-prima) das atividades agropecuárias são enviados para a indústria que encontra-se localizada próximo ao local onde foi produzida, dando origem a agroindústria. Na segunda sequência incentive a turma a explicá-lo tomando como base o esquema descrito anteriormente por você, agora tomando como exemplo a atividade pecuária de produção de leite.

Materiais complementares

Acesse o esquema para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8PJTsx3CH5YEn9FV5EgUS4D6zv3EckvuU7wzSZpUpfNw5HJBCzgUQdc8NsyM/geo4-04und03-contextualizacao-esquema-agroindustria.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o questionamento a turma e permite que eles tentem respondê-lo, dialogando entre si e levantando hipóteses. Lembre-se de chamar a atenção dos alunos para o slide anterior onde foram apresentados esquemas da agroindústria, e amplie o questionamento indagando ainda se eles poderiam dar exemplos de outros produtos. Registre no quadro as características citadas pela turma.

Para você saber mais: Para subsidiar a construção do conceito de agroindústria com os alunos segue um pequeno trecho com a definição do termo.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M4VmevnXgFqwefPJHGJzGQwcHye9C6ayWSDyt8fGWRHyYBGfKF7d84qQXsTd/geo4-04und03-conceito-de-agroindustria.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Distribua a turma em duplas ou trios, apresente a eles o slide, entregue a cada dupla ou trio o impresso com um trecho de uma notícia sobre a agroindústria no Brasil. Cada dupla ou trio deverá ler o trecho e criar uma manchete, chame atenção da turma para destacar na manchete o que há de mais importante na notícia sobre a agroindústria. Para isso, sugira que ao fazer a leitura da notícia eles grifem os pontos mais importantes e que chamam a atenção de quem lê para a importância e o papel da agroindústria no Brasil. Alguns pontos importantes: agroindústria gera emprego; agroindústria garante segurança alimentar de brasileiros; agroindústria no Brasil, entre outros.

Materiais complementares

Link com o trecho da notícia que subsidiará a produção das manchetes -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xyDdAdWXdt8vVuX9nc6aAjaYJAh5yRKzAHAVKH7z5qxq8eSQadTWVvyYPNHt/geo4-04und03-acao-propositiva-noticia.pdf

Para você saber mais:

Texto “Conhecendo a estrutura de gênero textual notícia” - O texto é uma coletânea de obras que apresentam a definição do que é o gênero notícia e a sua estrutura.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/txqEcG7N9QXYfD6fGqxTVgZ6Ce3TNvgXVSh4eR7VwRVVyFPTfSQycSQWbExj/geo4-und03-a-estrutura-do-genero-noticia.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nessa etapa permita que algumas duplas ou trios apresentem a manchete produzida, discuta outras possibilidades de manchete. Após as apresentações construa com a turma o conceito de agroindústria a partir do que foi discutido, lembre-se de reforçar as inter relações estabelecidas entre o espaço urbano e o rural representado pela agroindústria.

Utilize como base a definição disponibilizada no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M4VmevnXgFqwefPJHGJzGQwcHye9C6ayWSDyt8fGWRHyYBGfKF7d84qQXsTd/geo4-04und03-conceito-de-agroindustria.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04 - Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor ou esquema da agroindústria impresso um por aluno; folhas de papel cortada ao meio, uma por dupla; cópias da atividade “Noticiando a Agroindústria” onde será elaborada a manchete e parte da notícia, uma por dupla.

Material complementar:

Esquema da agroindústria. Caso você queira ampliar o esquema é possível trazer imagens para ilustrar os processos e atividades da agroindústria.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8PJTsx3CH5YEn9FV5EgUS4D6zv3EckvuU7wzSZpUpfNw5HJBCzgUQdc8NsyM/geo4-04und03-contextualizacao-esquema-agroindustria.pdf

Atividade “Noticiando a Agroindústria” - Ação Propositiva - Elaboração de Manchete

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xyDdAdWXdt8vVuX9nc6aAjaYJAh5yRKzAHAVKH7z5qxq8eSQadTWVvyYPNHt/geo4-04und03-acao-propositiva-noticia.pdf

Para você saber mais:

Texto “Conhecendo a estrutura do gênero textual notícia” - O texto é uma coletânea de obras que apresentam a definição do que é o gênero notícia e a sua estrutura.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/txqEcG7N9QXYfD6fGqxTVgZ6Ce3TNvgXVSh4eR7VwRVVyFPTfSQycSQWbExj/geo4-und03-a-estrutura-do-genero-noticia.pdf

Trecho com a definição do termo agroindústria.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M4VmevnXgFqwefPJHGJzGQwcHye9C6ayWSDyt8fGWRHyYBGfKF7d84qQXsTd/geo4-04und03-conceito-de-agroindustria.pdf

Contextos prévios: Para o bom desenvolvimento da aula é necessário que os alunos já consigam identificar as principais atividades econômicas realizadas no campo e na cidade, para então compreender a agroindústria e a interdependência entre os espaços que ela revela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula, aproveite o momento para comentar com os os alunos, que eles compreenderão o que é a agroindústria e como ela proporciona a associação de atividades agrícolas relacionadas ao campo (espaço rural) com atividades industriais tipicamente relacionadas a cidade (espaço urbano).

Contextos prévios: Para o bom desenvolvimento da aula é necessário que os alunos já consigam identificar as atividades econômicas preferencialmente realizadas no campo (agricultura, pecuária, extrativismo) e na cidade (indústria, comércio e serviços), para então compreender a agroindústria e a interdependência entre os espaços que ela revela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Apresente para a turma o esquema sobre a agroindústria. Inicie descrevendo a primeira sequência do esquema, ela demonstra de forma geral o processo agroindustrial, onde os produtos (matéria-prima) das atividades agropecuárias são enviados para a indústria que encontra-se localizada próximo ao local onde foi produzida, dando origem a agroindústria. Na segunda sequência incentive a turma a explicá-lo tomando como base o esquema descrito anteriormente por você, agora tomando como exemplo a atividade pecuária de produção de leite.

Materiais complementares

Acesse o esquema para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8PJTsx3CH5YEn9FV5EgUS4D6zv3EckvuU7wzSZpUpfNw5HJBCzgUQdc8NsyM/geo4-04und03-contextualizacao-esquema-agroindustria.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o questionamento a turma e permite que eles tentem respondê-lo, dialogando entre si e levantando hipóteses. Lembre-se de chamar a atenção dos alunos para o slide anterior onde foram apresentados esquemas da agroindústria, e amplie o questionamento indagando ainda se eles poderiam dar exemplos de outros produtos. Registre no quadro as características citadas pela turma.

Para você saber mais: Para subsidiar a construção do conceito de agroindústria com os alunos segue um pequeno trecho com a definição do termo.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M4VmevnXgFqwefPJHGJzGQwcHye9C6ayWSDyt8fGWRHyYBGfKF7d84qQXsTd/geo4-04und03-conceito-de-agroindustria.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Distribua a turma em duplas ou trios, apresente a eles o slide, entregue a cada dupla ou trio o impresso com um trecho de uma notícia sobre a agroindústria no Brasil. Cada dupla ou trio deverá ler o trecho e criar uma manchete, chame atenção da turma para destacar na manchete o que há de mais importante na notícia sobre a agroindústria. Para isso, sugira que ao fazer a leitura da notícia eles grifem os pontos mais importantes e que chamam a atenção de quem lê para a importância e o papel da agroindústria no Brasil. Alguns pontos importantes: agroindústria gera emprego; agroindústria garante segurança alimentar de brasileiros; agroindústria no Brasil, entre outros.

Materiais complementares

Link com o trecho da notícia que subsidiará a produção das manchetes -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xyDdAdWXdt8vVuX9nc6aAjaYJAh5yRKzAHAVKH7z5qxq8eSQadTWVvyYPNHt/geo4-04und03-acao-propositiva-noticia.pdf

Para você saber mais:

Texto “Conhecendo a estrutura de gênero textual notícia” - O texto é uma coletânea de obras que apresentam a definição do que é o gênero notícia e a sua estrutura.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/txqEcG7N9QXYfD6fGqxTVgZ6Ce3TNvgXVSh4eR7VwRVVyFPTfSQycSQWbExj/geo4-und03-a-estrutura-do-genero-noticia.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nessa etapa permita que algumas duplas ou trios apresentem a manchete produzida, discuta outras possibilidades de manchete. Após as apresentações construa com a turma o conceito de agroindústria a partir do que foi discutido, lembre-se de reforçar as inter relações estabelecidas entre o espaço urbano e o rural representado pela agroindústria.

Utilize como base a definição disponibilizada no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M4VmevnXgFqwefPJHGJzGQwcHye9C6ayWSDyt8fGWRHyYBGfKF7d84qQXsTd/geo4-04und03-conceito-de-agroindustria.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano