A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Importância estratégica da água e dos recursos hídricos para natureza e usos humanos.
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE15 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos e converse como a água é um elemento essencial em nossa vida.
Como adequar à sua realidade: Para explicitar a importância da água você pode, por exemplo:
Para você saber mais: Veja os links abaixo e veja se é conveniente inserir outras informações que você acredita que sejam mais interessantes para os seus alunos.
Relatório da ONU sobre recursos hídricos é apresentado em evento paralelo ao Fórum Mundial da Água
Disponível em: <https://nacoesunidas.org/relatorio-da-onu-sobre-recursos-hidricos-e-apresentado-em-evento-paralelo-ao-forum-mundial-da-agua/>
Acesso em: 18 nov. 2018.
A importância da água para os seres vivos
Disponível em: <https://www.estudopratico.com.br/a-importancia-da-agua-para-os-seres-vivos/>
Acesso em: 03 nov. 2018.
Importância da Água para os seres humanos
Disponível em: <https://biomania.com.br/artigo/importancia-da-agua-para-os-seres-humanos>
Acesso em: 03 nov. 2018.
Contextos prévios: É importante que os estudantes já tenham sido apresentados à América Latina enquanto região.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: A partir das provocações criadas pelas perguntas e situações hipotéticas citadas no slide anterior (itens b e c), provavelmente os alunos vão identificar que não é comum ficar vários dias sem água para tomar banho ou beber.
Neste momento, é interessante que você leve-os a pensar porque eles têm água disponível em suas casas fazendo-os pensar também que o sistema de abastecimento de água é essencial para viabilizar os agrupamentos humanos (como vilas e cidades) e que para isso a água é tratada como mercadoria, seja através das contas de água ou de sua venda como água mineral para consumo.
Como adequar à sua realidade: Informe-se sobre como a maioria das casas dos locais onde os estudantes moram são abastecidas de água. Caso você trabalhe num local onde não há abastecimento público, tente exemplificar com algum agrupamento humano próximo do local que os alunos conheçam.
Caso você não viva no mesmo local que trabalha ou não conheça a realidade desse lugar, procure conversar com outros professores ou funcionários da escola para entender como o acesso à água é feito.
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Mostre esta imagem para os estudantes e indique as etapas que a água passa até chegar nas torneiras e caixas d’água das casas.
Você pode indagar aos alunos o que eles veem na imagem antes de falar.
Aqui mostra-se um local de captação de água.
Se você não puder projetar os slides, tente imprimir algumas cópias para que os alunos possam acompanhar as etapas da aula (em especial as imagens).
Como adequar à sua realidade: Procure imagens do sistema de abastecimento da sua cidade e caso encontre, substitua as imagens de forma a aproximar melhor a aula a realidade dos estudantes.
Para você saber mais:
Pesquise informações no site da companhia de saneamento da sua cidade.
Fonte da imagem: Wikicommons . Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:C%C3%B3rrego_Rico_-_Capta%C3%A7%C3%A3o_de_%C3%A1gua_para_a_cidade_de_Jaboticabal_-_panoramio.jpg Acesso em 03 Nov. 2018.
Orientações: Mostre esta imagem para os estudantes e mostre as etapas que a água passa até chegar nas torneiras e caixas d’água das casas.
Se achar conveniente, você pode indagar aos alunos o que eles veem na imagem antes de falar.
Aqui mostra-se uma estação de tratamento da água.
Como adequar à sua realidade: Procure imagens do sistema de tratamento de água da sua cidade e caso encontre, substitua as imagens de forma a aproximar melhor a aula a realidade dos estudantes.
Para você saber mais:
Fonte da imagem: Wikicommons . Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Inaugura%C3%A7%C3%A3o_do_Sistema_Produtor_de_S%C3%A3o_Louren%C3%A7o._(40497791984).jpg
Acesso em 03 Nov. 2018.
Orientações: Mostre esta imagem para os estudantes e mostre as etapas que a água passa até chegar nas torneiras e caixas d’água das casas.
Se achar conveniente, você pode indagar aos alunos o que eles veem na imagem antes de falar.
Aqui mostra-se uma caixa dágua, que você pode usar para falar do sistema de dutos que deve ser construído para a distribuição da água tratada.
Como adequar à sua realidade: Procure imagens do sistema de abastecimento da sua cidade e caso encontre, substitua as imagens de forma a aproximar melhor a aula a realidade dos estudantes.
Fonte da imagem: Wikicommons . Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:SANASA_-_Caixa_d%27%C3%A1gua.JPG
Acesso em 03 Nov. 2018.
Orientações: Mostre esta imagem para os estudantes e mostre as etapas que a água passa até chegar nas torneiras e caixas d’água das casas.
Aqui vemos uma foto que representa a água chegando às casas das pessoas.
Como adequar à sua realidade: Procure imagens do sistema de abastecimento da sua cidade e caso encontre, substitua as imagens de forma a aproximar melhor a aula a realidade dos estudantes.
Fonte da imagem: Wikicommons . Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Senado_Federal_do_Brasil_Fotos_produzidas_pelo_Senado_(15549252397).jpg
Acesso em 03 Nov. 2018.
Orientações: Para finalizar a sequência de imagens, mostramos uma conta de água, pois temos como objetivo fazer os alunos compreenderem que todo esse processo fez com que a água passasse de recurso natural (no rio, mostrado na primeira foto) à mercadoria, simbolizada pela conta de água mostrada neste slide.
Se achar conveniente, você pode indagar aos alunos o que eles veem na imagem antes de falar.
Como adequar à sua realidade: Você pode tentar adquirir uma foto com a conta de água da empresa local.
Fonte da imagem: Wikicommons . Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Conta_compesa.JPG
Acesso em 03 Nov. 2018.
Orientações: Indague aos estudantes a pergunta acima, levando-os a pensar que o abastecimento de água não é uma realidade comum a todos os habitantes da América Latina.
Procure citar ou pedir que os alunos deem exemplos de bairros, áreas rurais ou cidades que eles conhecem que tem abastecimento de água adequado e inadequado.
Como adequar à sua realidade: Dependendo do município/ região você poderá encontrar uma situação onde o abastecimento de água e o tratamento de esgoto são uma realidade comum aos alunos ou onde a maioria deles não tem acesso a isso.
Se você achar conveniente, contextualize esta pergunta de forma a deixá-la mais próxima dos alunos, por exemplo:
Será que todos têm acesso à água como nós ?
Por que não temos acesso à água como mostrado na figura ?
Para você saber mais:
Leia as seguintes reportagens e sites para entender um pouco melhor sobre o tema de acesso à água na América Latina:
Desigualdade no abastecimento de água é um dos grandes desafios para a América Latina
Disponível em: <http://www.worldbank.org/pt/news/feature/2012/08/30/agua-saneamiento-america-latina>
Acesso em: 03 nov. 2018.
A gestão da água na América Latina
Disponível em: <http://desafios.ipea.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2834:catid=28&Itemid=23>
Acesso em: 03 nov. 2018.
Accesso a água
Disponível em: <http://informeavina2013.org/oportunidades-agua-por.html>
Acesso em: 03 nov. 2018.
Orientações: Faça a pergunta mostrada no slide, mas apenas como introdução às informações que serão mostradas nos próximos slides.
Após mostrar realidades mais próximas aos estudantes, leve-os a pensar no contexto latino-americano.
A ligação realidade do “local” já foi contextualizada nos slides anteriores, portanto, a partir de agora iremos focar a aula na América Latina.
Orientações: Apresente os dados e indague os estudantes sobre a pergunta acima.
Ao comparar os números 8% a 33%, será possível perceber que o problema não é disponibilidade de água no continente de maneira geral, haja visto que, em média, o continente tem uma disponibilidade de água maior que o restante do mundo.
Caso não sejam dadas respostas neste sentido, chame a atenção dos alunos para essa diferença.
Orientações: Peça para os alunos imaginarem toda essa população sem tomar banho vários dias, cozinhar ou precisando pagar muito caro por água de qualidade.
Pergunte a eles se eles acham justo ou se acham que isso é uma coisa aceitável e quais as consequências disso.
Como adequar à sua realidade: Você pode adaptar a informação da segunda afirmação ao seu estado ou cidade.
Exemplos:
Isso é equivalente a quase toda a toda a população do estado de São Paulo.
Isso é o aproximadamente 4 vezes a população do estado do Paraná.
Essa população equivale a mais de 400 cidades do tamanho do Crato - CE.
Orientações: Apresente o dado e pergunte aos estudantes se, em termos gerais, o investimento necessário para que o acesso à água seja universalizado no continente é alto.
Se esse questionamento não aparecer espontaneamente, leve os alunos refletirem sobre a razão de isso não ser realizado.
Inevitavelmente, essa reflexão irá passar pelo raciocínio de que isso não é uma prioridade para os governos.
Diga também, se você achar conveniente, dos benefícios em termos de saúde e prevenção de doenças de um acesso adequado à água e do tratamento de esgoto.
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações: Oriente os alunos a escreverem mensagens para os governantes, explicitando a situação e indagando sobre os porquês do investimento em água e saneamento não ser prioridade. Peça que eles usem as informações e conhecimentos adquiridos na aula.
Como adequar à sua realidade: Se houverem deficiências no abastecimento de água e/ou no tratamento de esgoto no município, essa carta pode ser direcionada à prefeitura ou à companhia de saneamento local.
Se a situação do município puder ser considerada satisfatória, a carta pode também ser endereçada ao governo do estado.
Caso você julgue melhor, a carta também pode ser endereçada ao governo federal.
Para você saber mais:
Procure saber quais as companhias que são responsáveis pelo abastecimento e tratamento de esgoto na região que os alunos moram.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Peça que 2 ou mais alunos leiam suas mensagens para que eles interajam entre eles.
Se achar conveniente, você pode recolher as mensagens para avaliação.
Pergunte aos alunos se eles querem que suas mensagens sejam enviadas aos destinatários. Se for o caso e você achar conveniente, peça ajuda da escola para que essas mensagens sejam encaminhadas.
Se houver alguma resposta, leve-a para os alunos e discuta com eles a importância da participação social.
Esta aula foi planejada para que você possa levar ao conhecimento de seus alunos a situação e o funcionamento de um sistema de abastecimento de água na América Latina a partir da realidade local vivida pelos alunos.
Não deixe de frisar que os serviços de saneamento são públicos e devem ser prezados pelos governos.
Alerte os alunos sobre a importância do conhecimento deles acerca do funcionamento e da situação das coisas que fazem parte do cotidiano, como as mostradas nesta aula, e não deixe de incentivar a participação deles como cidadãos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Participação
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender a água como recurso natural e mercadoria no contexto latino-americano, com foco na precariedade do acesso aos serviços de saneamento. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada no aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor participação estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie um áudio provocando os alunos com as seguintes questões: "Situações de falta d'água são comuns no nosso dia a dia? Como a água chega a nossas casas?". Incentive-os a enviar mensagens pelo WhatsApp. Nesse momento, é interessante que você os leve a pensar por que eles têm água disponível em suas casas, fazendo-os refletir que o sistema de abastecimento de água é essencial para viabilizar os agrupamentos humanos (como vilas e cidades), e que, para isso, a água é tratada como mercadoria, seja através das contas de água ou de sua venda como água mineral para consumo. Tempo estimado de 5 minutos.
Problematização
Professor, envie a imagem disponível aqui para o WhatsApp da turma. Pergunte se conhecem as etapas pelas quais a água passa até chegar às torneiras e caixas d’água das casas. Há uma sequência de imagens no plano de aula mostrando: tratamento da água, reservatório, conta de água e consumo numa residência. Mostre essas imagens também, provoque-os e ajude-os a pensar sobre as etapas. Tempo estimado de 10 minutos.
Ação propositiva
Oriente os alunos a escreverem mensagens para os governantes explicitando a situação e indagando sobre os motivos do investimento em água e saneamento não ser prioridade. Uma pergunta para orientá-los na ação propositiva: "O que podemos fazer para mobilizar os governos a investirem mais em água e saneamento?". Peça que usem as informações e conhecimentos adquiridos na aula. Eles podem pesquisar mais sobre o tema também. Tempo estimado 40 minutos.
Sistematização
Peça que os alunos enviem áudios e fotos de suas mensagens para que ocorra uma interação entre eles. Pergunte se querem que suas mensagens sejam enviadas aos destinatários. Se for o caso e você achar conveniente, peça ajuda da escola para que as mensagens sejam encaminhadas. Se houver alguma resposta, leve-a para os alunos e discuta com eles a importância da participação social. Esta aula foi planejada para que você possa dar ao conhecimento de seus alunos a situação e o funcionamento de um sistema de abastecimento de água na América Latina, a partir da realidade local vivida por eles. Não deixe de frisar que os serviços de saneamento são públicos e devem ser prezados pelos governos. Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao documentário sobre saneamento básico disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Fábio Campos
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender a água como recurso natural e mercadoria no contexto latino americano, com foco na precariedade do acesso aos serviços de saneamento.
Habilidade (s) da Base: EF08GE15 - Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: