16298
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Os processos de produção no campo e na cidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre reconhecer a relação entre campo e cidade a partir da identificação da cadeia produtiva de produtos alimentícios que consumimos

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mônica De Oliveira Ribeiro Couto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04- Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula será desenvolvido com a turma o seguinte objetivo de aprendizagem: Reconhecer a relação campo e cidade a partir da identificação da cadeia produtiva dos produtos que consumimos. Para que os alunos consigam atingir o objetivo de aprendizagem proposto será necessário trabalhar as ideias de produção, transformação, comercialização e consumo, ou seja, a cadeia produtiva de alguns produtos que consumimos.

Materiais necessários: Os alunos deverão ser avisados com antecedência para levar embalagens de alimentos que consomem no dia a dia. Providenciar equipamento de projeção de som e imagem.

Material complementar:

Contextualização - Cadeia Produtiva do Leite

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dKmveZrRwQjKcPxjfHB8GkUCSYNzuZGzZ84gVBCfDcHpdqKYDkpnVGVFnMzY/geo4-04und01-contextualizacao-infografico-cadeia-produutiva-do-leite.png

Ação propositiva - “Cadeia Produtiva” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AQ9M2YjR4GwtumWDtCHB69WWYw3uEbCu3N56QHacJmTjQZtYjYqh6EJNmkFm/geo4-04und01-acao-propositiva-cadeia-produtiva.pdf

Sistematização - Cadeia produtiva do pão e da banana https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j9kQVMVVterzWTeFaTAMchB3UGfTras7cEEFj9bDSfsFCFYnZUpw4SD3dUQU/geo4-04und01-sistematizacao-cadeias-produtivas.pdf

Sistematização - Fichas descrevendo as etapas de cada um dos produtos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AgtgeM4PWrXZnPFZg43XDA4KPZmjpVgBy3b849GfJyy8K4ew6ct2TCeYzhuY/geo4-04und01-sistematizacao-fichas.pdf

Para você saber mais:

No Atlas da Questão Agrária Brasileira é possível identificar o principais produtos agropecuários produzidos no Brasil, eles estão representados em mapas e tabelas. O documento encontra-se disponível no link

http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/agropecuaria.htm#lavouras_temporarias

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para turma, ele poderá ser projetado, escrito no quadro ou em cartaz. A ideia é destacar com a turma que na aula será trabalhado sobre os produtos alimentícios que consumimos e qual a sua procedência e etapas de produção, sempre considerando a interdependência entre campo e cidade.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Leia com a turma o texto “Na Cidade” produzido por Mônica Couto. Estimule os alunos para que identifiquem o contexto apresentado como também as interações entre o campo e a cidade. Para isso faça alguns questionamentos a turma, como: Em qual paisagem passa a história? Qual paisagem veio na lembrança do personagem? O que dela ele utiliza? Porque o leite vai para a fábrica? Porque ele é colocado em caixinhas? Como o leite consumido por ele chegou até a sua casa?. A respostas aos questionamentos levaram o turma a identificar o produto mencionado destacando sua procedência e as etapas de produção até chegar a nossa mesa, aproveite para enfatizar as relações de interdependência entre o campo e cidade.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente para a turma o infográfico com a cadeia produtiva do leite e estabeleça relações com o texto lido no slide anterior. Aproveite a imagem para identificar com as crianças em qual espaço rural ou urbano ocorre cada fase da cadeia produtiva do leite. Caso não seja possível projetá-la, você poderá representá-la no quadro em um cartaz ou ainda fazer a impressão disponibilizada no link.

Materiais complementares

Link da Cadeia Produtiva do Leite: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dKmveZrRwQjKcPxjfHB8GkUCSYNzuZGzZ84gVBCfDcHpdqKYDkpnVGVFnMzY/geo4-04und01-contextualizacao-infografico-cadeia-produutiva-do-leite.png

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Apresente o questionamento a turma. Dialogue com os alunos sobre a procedência dos produtos que chegam à nossa mesa. Questione também se eles já tentaram imaginar quantos lugares e pessoas são envolvidas para que os produtos cheguem a nossa mesa. Retome a cadeia produtiva do leite já apresentada na contextualização.

Como adequar à sua realidade: Caso o município ou até mesmo a região/estado apresente algum produto agropecuário que se destaque é importante utilizá-lo como exemplo.

Para você saber mais:

No Atlas da Questão Agrária Brasileira é possível identificar o principais produtos agropecuários produzidos no Brasil. O documento encontra-se disponível no link http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/agropecuaria.htm#lavouras_temporarias

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Os alunos dispostos em duplas, deverão escolher uma das embalagens de produtos alimentícios utilizados no dia a dia, trazidos para a sala de aula, e identificarem nos rótulos dos produtos os lugares onde foram produzidos e a sua principal matéria-prima. Dê exemplos com alguns rótulos para que os alunos identifiquem a matéria-prima daquele produto e consigam descrever algumas etapas e lugares por onde ele passou até chegar a nossa mesa. Chame a atenção dos alunos para a interdependência entre campo e cidade para que os produtos sejam produzidos, transformados e comercializados.

Após a conversa, cada dupla receberá a folha com a atividade “Cadeia Produtiva” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AQ9M2YjR4GwtumWDtCHB69WWYw3uEbCu3N56QHacJmTjQZtYjYqh6EJNmkFm/geo4-04und01-acao-propositiva-cadeia-produtiva.pdf

Nela os alunos deverão registrar por meio de desenhos ou palavras qual a principal matéria-prima do produto apresentado no rótulo, e destacar algumas etapas e o local da sua produção, até chegar a nossa casa. Após a conclusão da atividade permita as duplas que leiam para os demais colegas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Mantenha os alunos em duplas apresente a eles o slide, em seguida entregue duas folhas uma contendo o espaço para que alunos montem a cadeia produtiva do pão e da banana https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j9kQVMVVterzWTeFaTAMchB3UGfTras7cEEFj9bDSfsFCFYnZUpw4SD3dUQU/geo4-04und01-sistematizacao-cadeias-produtivas.pdf e a outra folha com as fichas descrevendo as etapas de cada um dos produtos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AgtgeM4PWrXZnPFZg43XDA4KPZmjpVgBy3b849GfJyy8K4ew6ct2TCeYzhuY/geo4-04und01-sistematizacao-fichas.pdf

Oriente a eles que identifiquem nas fichas cada etapa para em seguida organizá-las na folha. Ao final da atividade compare a cadeia produtiva dos alimentos e verifique se os alunos conseguem perceber como o fluxo de uma cadeia produtiva ocorre de forma articulada entre os espaços do campo e da cidade e como cada produto pode chegar de forma mais rápida sem grandes transformações, como as frutas e verduras, ou mais lenta devido às várias etapas de transformação, como por exemplo, o açúcar, a farinha de trigo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04- Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula será desenvolvido com a turma o seguinte objetivo de aprendizagem: Reconhecer a relação campo e cidade a partir da identificação da cadeia produtiva dos produtos que consumimos. Para que os alunos consigam atingir o objetivo de aprendizagem proposto será necessário trabalhar as ideias de produção, transformação, comercialização e consumo, ou seja, a cadeia produtiva de alguns produtos que consumimos.

Materiais necessários: Os alunos deverão ser avisados com antecedência para levar embalagens de alimentos que consomem no dia a dia. Providenciar equipamento de projeção de som e imagem.

Material complementar:

Contextualização - Cadeia Produtiva do Leite

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dKmveZrRwQjKcPxjfHB8GkUCSYNzuZGzZ84gVBCfDcHpdqKYDkpnVGVFnMzY/geo4-04und01-contextualizacao-infografico-cadeia-produutiva-do-leite.png

Ação propositiva - “Cadeia Produtiva” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AQ9M2YjR4GwtumWDtCHB69WWYw3uEbCu3N56QHacJmTjQZtYjYqh6EJNmkFm/geo4-04und01-acao-propositiva-cadeia-produtiva.pdf

Sistematização - Cadeia produtiva do pão e da banana https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j9kQVMVVterzWTeFaTAMchB3UGfTras7cEEFj9bDSfsFCFYnZUpw4SD3dUQU/geo4-04und01-sistematizacao-cadeias-produtivas.pdf

Sistematização - Fichas descrevendo as etapas de cada um dos produtos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AgtgeM4PWrXZnPFZg43XDA4KPZmjpVgBy3b849GfJyy8K4ew6ct2TCeYzhuY/geo4-04und01-sistematizacao-fichas.pdf

Para você saber mais:

No Atlas da Questão Agrária Brasileira é possível identificar o principais produtos agropecuários produzidos no Brasil, eles estão representados em mapas e tabelas. O documento encontra-se disponível no link

http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/agropecuaria.htm#lavouras_temporarias

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para turma, ele poderá ser projetado, escrito no quadro ou em cartaz. A ideia é destacar com a turma que na aula será trabalhado sobre os produtos alimentícios que consumimos e qual a sua procedência e etapas de produção, sempre considerando a interdependência entre campo e cidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Leia com a turma o texto “Na Cidade” produzido por Mônica Couto. Estimule os alunos para que identifiquem o contexto apresentado como também as interações entre o campo e a cidade. Para isso faça alguns questionamentos a turma, como: Em qual paisagem passa a história? Qual paisagem veio na lembrança do personagem? O que dela ele utiliza? Porque o leite vai para a fábrica? Porque ele é colocado em caixinhas? Como o leite consumido por ele chegou até a sua casa?. A respostas aos questionamentos levaram o turma a identificar o produto mencionado destacando sua procedência e as etapas de produção até chegar a nossa mesa, aproveite para enfatizar as relações de interdependência entre o campo e cidade.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente para a turma o infográfico com a cadeia produtiva do leite e estabeleça relações com o texto lido no slide anterior. Aproveite a imagem para identificar com as crianças em qual espaço rural ou urbano ocorre cada fase da cadeia produtiva do leite. Caso não seja possível projetá-la, você poderá representá-la no quadro em um cartaz ou ainda fazer a impressão disponibilizada no link.

Materiais complementares

Link da Cadeia Produtiva do Leite: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dKmveZrRwQjKcPxjfHB8GkUCSYNzuZGzZ84gVBCfDcHpdqKYDkpnVGVFnMzY/geo4-04und01-contextualizacao-infografico-cadeia-produutiva-do-leite.png

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Apresente o questionamento a turma. Dialogue com os alunos sobre a procedência dos produtos que chegam à nossa mesa. Questione também se eles já tentaram imaginar quantos lugares e pessoas são envolvidas para que os produtos cheguem a nossa mesa. Retome a cadeia produtiva do leite já apresentada na contextualização.

Como adequar à sua realidade: Caso o município ou até mesmo a região/estado apresente algum produto agropecuário que se destaque é importante utilizá-lo como exemplo.

Para você saber mais:

No Atlas da Questão Agrária Brasileira é possível identificar o principais produtos agropecuários produzidos no Brasil. O documento encontra-se disponível no link http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/agropecuaria.htm#lavouras_temporarias

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Os alunos dispostos em duplas, deverão escolher uma das embalagens de produtos alimentícios utilizados no dia a dia, trazidos para a sala de aula, e identificarem nos rótulos dos produtos os lugares onde foram produzidos e a sua principal matéria-prima. Dê exemplos com alguns rótulos para que os alunos identifiquem a matéria-prima daquele produto e consigam descrever algumas etapas e lugares por onde ele passou até chegar a nossa mesa. Chame a atenção dos alunos para a interdependência entre campo e cidade para que os produtos sejam produzidos, transformados e comercializados.

Após a conversa, cada dupla receberá a folha com a atividade “Cadeia Produtiva” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AQ9M2YjR4GwtumWDtCHB69WWYw3uEbCu3N56QHacJmTjQZtYjYqh6EJNmkFm/geo4-04und01-acao-propositiva-cadeia-produtiva.pdf

Nela os alunos deverão registrar por meio de desenhos ou palavras qual a principal matéria-prima do produto apresentado no rótulo, e destacar algumas etapas e o local da sua produção, até chegar a nossa casa. Após a conclusão da atividade permita as duplas que leiam para os demais colegas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Mantenha os alunos em duplas apresente a eles o slide, em seguida entregue duas folhas uma contendo o espaço para que alunos montem a cadeia produtiva do pão e da banana https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j9kQVMVVterzWTeFaTAMchB3UGfTras7cEEFj9bDSfsFCFYnZUpw4SD3dUQU/geo4-04und01-sistematizacao-cadeias-produtivas.pdf e a outra folha com as fichas descrevendo as etapas de cada um dos produtos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AgtgeM4PWrXZnPFZg43XDA4KPZmjpVgBy3b849GfJyy8K4ew6ct2TCeYzhuY/geo4-04und01-sistematizacao-fichas.pdf

Oriente a eles que identifiquem nas fichas cada etapa para em seguida organizá-las na folha. Ao final da atividade compare a cadeia produtiva dos alimentos e verifique se os alunos conseguem perceber como o fluxo de uma cadeia produtiva ocorre de forma articulada entre os espaços do campo e da cidade e como cada produto pode chegar de forma mais rápida sem grandes transformações, como as frutas e verduras, ou mais lenta devido às várias etapas de transformação, como por exemplo, o açúcar, a farinha de trigo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano