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Plano de aula > Geografia > 4º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Paisagens do cotidiano: campo e cidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar na paisagem do campo e da cidade  diferentes formas de organização do espaço

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mônica De Oliveira Ribeiro Couto

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04 - Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nesta aula e que as propostas para o seu pleno desenvolvimento com os alunos podem ter continuidade em aulas subsequentes com outras abordagens.

Nesta aula será desenvolvido com a turma o seguinte objetivo de aprendizagem: Identificar na paisagem do campo e da cidade as diferentes formas de organização do espaço. Para que os alunos consigam atingir o objetivo de aprendizagem proposto será necessário trabalhar a ideia de paisagem do campo e da cidade. Cabe destacar que esses espaços são também tratados como rural e urbano. Para isso, você poderá utilizar as imagens sugeridas nos slides de 3 a 6, ou ainda buscar imagens em outras fontes e até mesmo do próprio município. As imagens selecionadas e apresentadas nos slides representam espaços tipicamente do campo e da cidade. Porém, no momento da análise das imagens é importante chamar a atenção da turma para as diferenças que existem entre as diferentes paisagens do campo e da cidade.

Materiais necessários: Data show para projeção de imagens ou folhas de papel com imagens impressas de paisagens do campo e da cidade, folhas brancas e cópias dos enigmas.

Material complementar:

Imagens de paisagens do campo e da cidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6YhvWEVjFBCBYcBmGW4k3bC8Fdy8dYDDZGxrh2WbvtE83k6TwZqZb5F2qQv/geo4-04und01-contextualizacao-imagens-do-campo-e-da-cidade.pdf

Cópias dos enigmas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SZNQEuwvmFz2pm3qNsbxHvgNBD4R3XVzzqYyZPnuzNAt3pxZmzGEgsTCndaN/geo4-04und01-sistematizacao-desvendando-enigmas.pdf

Para você saber mais: Abaixo são apresentadas algumas sugestões de leitura que poderão contribuir na discussão com a turma dos conceitos tratados na aula.

Trechos do artigo: Relações entre mundo rural e mundo urbano: evolução histórica, situação actual e pistas para o futuro. João Ferrão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mf69eMJbHKPxYzarJTN9febJj6AmdEPJD2J3a2mCpDtw2Y62fywZGrNV8e4K/geo4-04und01-trechos-do-artigo-relacoes-entre-o-mundo-rural-e-o-urbano.pdf

Livro do IBGE Classificação e Caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil - dê preferência a leitura das páginas de 12 - 14 onde os autores descrevem os conceito e a interdependência campo e cidade.

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100643.pdf.

Paisagens do campo e da cidade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula, para isso você poderá projetar esse slide, escrever no quadro, falar oralmente ou ainda, trazer o tema escrito em um cartaz. Aproveite o momento para chamar a atenção dos alunos para algumas características que diferenciam essas paisagens.

Como adequar à sua realidade: Caso você queira, é importante buscar imagens do próprio município, para aproximar os alunos da sua realidade.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Mostre para a turma a sequência de imagens que apresentam paisagens do campo e da cidade, chame a atenção da turma para os principais elementos da paisagem e os incentive a levantar hipóteses de como essa paisagem está organizada a partir da observação desses elementos. Caso você não tenha possibilidade de projetar as imagens busque em revistas, jornais outras imagens que representam o campo e a cidade, algumas das imagens podem ser do próprio município. Apresente-as aos alunos e incentive para que observem com atenção a organização da paisagem e os seus principais elementos.

A primeira imagem representa uma realidade característica de muitas paisagens do campo, apresente para a turma alguns questionamentos: O que vocês observam na imagem? O que está sendo produzido? A área parece grande? Quais elementos da paisagem dão pistas de como ela está organizada? Os questionamentos devem permitir a turma perceber sobre o tamanho da propriedade, sua organização, o que é cultivado e o destino do que é produzido.

Material complementar: Imagens de paisagens do campo e da cidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6YhvWEVjFBCBYcBmGW4k3bC8Fdy8dYDDZGxrh2WbvtE83k6TwZqZb5F2qQv/geo4-04und01-contextualizacao-imagens-do-campo-e-da-cidade.pdf

Como adequar à sua realidade: Você poderá buscar imagens sobre as paisagens do seu município, em sites oficiais, como por exemplo, o da prefeitura local, do governo estadual.

Para você saber mais:

Abaixo são apresentadas algumas sugestões de leitura que poderão contribuir na discussão com a turma dos conceitos tratados na aula.

Trechos do artigo: Relações entre mundo rural e mundo urbano: evolução histórica, situação actual e pistas para o futuro. João Ferrão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mf69eMJbHKPxYzarJTN9febJj6AmdEPJD2J3a2mCpDtw2Y62fywZGrNV8e4K/geo4-04und01-trechos-do-artigo-relacoes-entre-o-mundo-rural-e-o-urbano.pdf

Livro do IBGE Classificação e Caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil - dê preferência a leitura das páginas de 12 - 14 onde os autores descrevem os conceito e a interdependência campo e cidade.

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100643.pdf.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente a imagem para a turma, solicite a eles que respondam aos questionamentos: Quais elementos da paisagem se destacam? O que está sendo produzido? Quais as funções dessa paisagem? Destaque que a imagem representa uma grande propriedade rural (latifúndio) onde as atividades agrícolas são feitas com o auxílio de máquinas, onde predomina o cultivo de uma só espécie. Observe com a turma os elementos que a imagem apresenta, e compare-os com os apresentados na imagem anterior.

Material complementar: Imagens de paisagens do campo e da cidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6YhvWEVjFBCBYcBmGW4k3bC8Fdy8dYDDZGxrh2WbvtE83k6TwZqZb5F2qQv/geo4-04und01-contextualizacao-imagens-do-campo-e-da-cidade.pdf

Como adequar à sua realidade: Você poderá buscar imagens do comércio presente no próprio município, em sites oficiais, como por exemplo, o da prefeitura local, do governo do estadual.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente a vista geral da paisagem de uma cidade, no caso a cidade do Rio de Janeiro. Lance para a turma os questionamentos: Quais elementos chamam a atenção na paisagem? Quais atividades podem ser realizadas nesta cidade? Como estão organizados os elementos na paisagem? Chame a atenção da turma para observar os elementos da paisagem destacando a mescla entre elementos da natureza (praia e o mar) e os elementos construídos pelos seres humanos. Comente com a turma que na cidade são prestados serviços financeiros, comerciais, de turismo, entre outros.

Material complementar: Imagens de paisagens do campo e da cidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6YhvWEVjFBCBYcBmGW4k3bC8Fdy8dYDDZGxrh2WbvtE83k6TwZqZb5F2qQv/geo4-04und01-contextualizacao-imagens-do-campo-e-da-cidade.pdf

Como adequar à sua realidade: Você poderá buscar imagens sobre as paisagens do seu município, em sites oficiais, como por exemplo, o da prefeitura local, do governo do estadual.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente a última imagem, ela representa a vista geral de uma outra cidade, no caso Tóquio no Japão. Lance para a turma os questionamentos: Quais os elementos se destacam na paisagem? Quais as atividades são realizadas nesta cidade? Como os elementos da paisagem estão organizados? Chame a atenção da turma para a distribuição das edificações e a proximidade entre os prédios e casas.

Material complementar: Imagens de paisagens do campo e da cidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6YhvWEVjFBCBYcBmGW4k3bC8Fdy8dYDDZGxrh2WbvtE83k6TwZqZb5F2qQv/geo4-04und01-contextualizacao-imagens-do-campo-e-da-cidade.pdf

Como adequar à sua realidade: Você poderá buscar imagens sobre as paisagens do seu município, em sites oficiais, como por exemplo, o da prefeitura local, do governo do estadual.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente para a turma o questionamento. Permita que os alunos caracterizem o seu município e que destaquem os elementos que predominam na porção do município onde eles residem. Nesse momento é importante que você chame a atenção da turma para a extensão do município e a variedade de espaços, logo a paisagem que nos cerca nem sempre representa tudo o que existe no município.

Para você saber mais:

No link a seguir https://noticias.uol.com.br/censo-2010/populacao-urbana-e-rural/ você poderá encontrar o percentual de população residente no espaço urbarno e rural de cada município brasileiro a partir de análise dos dados levandos no Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010. A partir dessa informação, é possível identificar como está organizado o município no que se refere a sua paisagem do campo e da cidade.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente para a turma o slide e organize os alunos em duplas. Distribua para cada aluno da dupla uma folha para que ele possa representar o lugar do município onde vive sempre observando os elementos que compõem a paisagem local, para evidenciá-los no desenho.

Para você saber mais:

Relações entre mundo rural e mundo urbano: evolução histórica, situação actual e pistas para o futuro. João Ferrão.

https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0250-71612000007800006.

Livro do IBGE Classificação e Caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil -

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100643.pdf.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Mantenha as duplas, entregue uma cópia dos enigmas para cada uma. Dê um tempo para que as duplas tentem resolvê-los. Antes de iniciarem sugira a eles que destaquem as palavras que permitiram a eles reconhecer que o enigma descreve uma paisagem do campo ou da cidade.

Materiais complementares:

Modelo Enigmas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SZNQEuwvmFz2pm3qNsbxHvgNBD4R3XVzzqYyZPnuzNAt3pxZmzGEgsTCndaN/geo4-04und01-sistematizacao-desvendando-enigmas.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Orientações: Mantenha as duplas, entregue uma cópia dos enigmas para cada uma. Dê um tempo para que as duplas tentem resolvê-los. Antes de iniciarem sugira a eles que destaquem as palavras que permitiram a eles reconhecer que o enigma descreve uma paisagem do campo ou da cidade. Após a correção da atividade cada dupla deverá escolher o enigma que melhor descreve a paisagem do município, onde eles vivem, tomando como referência o desenho já produzido e sugerir adequações no texto do enigma caso seja necessário para melhor representar seu espaço de vivência.

Materiais complementares:

Modelo Enigmas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SZNQEuwvmFz2pm3qNsbxHvgNBD4R3XVzzqYyZPnuzNAt3pxZmzGEgsTCndaN/geo4-04und01-sistematizacao-desvendando-enigmas.pdf

Resumo da aula

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Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04 - Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nesta aula e que as propostas para o seu pleno desenvolvimento com os alunos podem ter continuidade em aulas subsequentes com outras abordagens.

Nesta aula será desenvolvido com a turma o seguinte objetivo de aprendizagem: Identificar na paisagem do campo e da cidade as diferentes formas de organização do espaço. Para que os alunos consigam atingir o objetivo de aprendizagem proposto será necessário trabalhar a ideia de paisagem do campo e da cidade. Cabe destacar que esses espaços são também tratados como rural e urbano. Para isso, você poderá utilizar as imagens sugeridas nos slides de 3 a 6, ou ainda buscar imagens em outras fontes e até mesmo do próprio município. As imagens selecionadas e apresentadas nos slides representam espaços tipicamente do campo e da cidade. Porém, no momento da análise das imagens é importante chamar a atenção da turma para as diferenças que existem entre as diferentes paisagens do campo e da cidade.

Materiais necessários: Data show para projeção de imagens ou folhas de papel com imagens impressas de paisagens do campo e da cidade, folhas brancas e cópias dos enigmas.

Material complementar:

Imagens de paisagens do campo e da cidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6YhvWEVjFBCBYcBmGW4k3bC8Fdy8dYDDZGxrh2WbvtE83k6TwZqZb5F2qQv/geo4-04und01-contextualizacao-imagens-do-campo-e-da-cidade.pdf

Cópias dos enigmas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SZNQEuwvmFz2pm3qNsbxHvgNBD4R3XVzzqYyZPnuzNAt3pxZmzGEgsTCndaN/geo4-04und01-sistematizacao-desvendando-enigmas.pdf

Para você saber mais: Abaixo são apresentadas algumas sugestões de leitura que poderão contribuir na discussão com a turma dos conceitos tratados na aula.

Trechos do artigo: Relações entre mundo rural e mundo urbano: evolução histórica, situação actual e pistas para o futuro. João Ferrão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mf69eMJbHKPxYzarJTN9febJj6AmdEPJD2J3a2mCpDtw2Y62fywZGrNV8e4K/geo4-04und01-trechos-do-artigo-relacoes-entre-o-mundo-rural-e-o-urbano.pdf

Livro do IBGE Classificação e Caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil - dê preferência a leitura das páginas de 12 - 14 onde os autores descrevem os conceito e a interdependência campo e cidade.

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100643.pdf.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula, para isso você poderá projetar esse slide, escrever no quadro, falar oralmente ou ainda, trazer o tema escrito em um cartaz. Aproveite o momento para chamar a atenção dos alunos para algumas características que diferenciam essas paisagens.

Como adequar à sua realidade: Caso você queira, é importante buscar imagens do próprio município, para aproximar os alunos da sua realidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Mostre para a turma a sequência de imagens que apresentam paisagens do campo e da cidade, chame a atenção da turma para os principais elementos da paisagem e os incentive a levantar hipóteses de como essa paisagem está organizada a partir da observação desses elementos. Caso você não tenha possibilidade de projetar as imagens busque em revistas, jornais outras imagens que representam o campo e a cidade, algumas das imagens podem ser do próprio município. Apresente-as aos alunos e incentive para que observem com atenção a organização da paisagem e os seus principais elementos.

A primeira imagem representa uma realidade característica de muitas paisagens do campo, apresente para a turma alguns questionamentos: O que vocês observam na imagem? O que está sendo produzido? A área parece grande? Quais elementos da paisagem dão pistas de como ela está organizada? Os questionamentos devem permitir a turma perceber sobre o tamanho da propriedade, sua organização, o que é cultivado e o destino do que é produzido.

Material complementar: Imagens de paisagens do campo e da cidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6YhvWEVjFBCBYcBmGW4k3bC8Fdy8dYDDZGxrh2WbvtE83k6TwZqZb5F2qQv/geo4-04und01-contextualizacao-imagens-do-campo-e-da-cidade.pdf

Como adequar à sua realidade: Você poderá buscar imagens sobre as paisagens do seu município, em sites oficiais, como por exemplo, o da prefeitura local, do governo estadual.

Para você saber mais:

Abaixo são apresentadas algumas sugestões de leitura que poderão contribuir na discussão com a turma dos conceitos tratados na aula.

Trechos do artigo: Relações entre mundo rural e mundo urbano: evolução histórica, situação actual e pistas para o futuro. João Ferrão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mf69eMJbHKPxYzarJTN9febJj6AmdEPJD2J3a2mCpDtw2Y62fywZGrNV8e4K/geo4-04und01-trechos-do-artigo-relacoes-entre-o-mundo-rural-e-o-urbano.pdf

Livro do IBGE Classificação e Caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil - dê preferência a leitura das páginas de 12 - 14 onde os autores descrevem os conceito e a interdependência campo e cidade.

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100643.pdf.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente a imagem para a turma, solicite a eles que respondam aos questionamentos: Quais elementos da paisagem se destacam? O que está sendo produzido? Quais as funções dessa paisagem? Destaque que a imagem representa uma grande propriedade rural (latifúndio) onde as atividades agrícolas são feitas com o auxílio de máquinas, onde predomina o cultivo de uma só espécie. Observe com a turma os elementos que a imagem apresenta, e compare-os com os apresentados na imagem anterior.

Material complementar: Imagens de paisagens do campo e da cidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6YhvWEVjFBCBYcBmGW4k3bC8Fdy8dYDDZGxrh2WbvtE83k6TwZqZb5F2qQv/geo4-04und01-contextualizacao-imagens-do-campo-e-da-cidade.pdf

Como adequar à sua realidade: Você poderá buscar imagens do comércio presente no próprio município, em sites oficiais, como por exemplo, o da prefeitura local, do governo do estadual.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente a vista geral da paisagem de uma cidade, no caso a cidade do Rio de Janeiro. Lance para a turma os questionamentos: Quais elementos chamam a atenção na paisagem? Quais atividades podem ser realizadas nesta cidade? Como estão organizados os elementos na paisagem? Chame a atenção da turma para observar os elementos da paisagem destacando a mescla entre elementos da natureza (praia e o mar) e os elementos construídos pelos seres humanos. Comente com a turma que na cidade são prestados serviços financeiros, comerciais, de turismo, entre outros.

Material complementar: Imagens de paisagens do campo e da cidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6YhvWEVjFBCBYcBmGW4k3bC8Fdy8dYDDZGxrh2WbvtE83k6TwZqZb5F2qQv/geo4-04und01-contextualizacao-imagens-do-campo-e-da-cidade.pdf

Como adequar à sua realidade: Você poderá buscar imagens sobre as paisagens do seu município, em sites oficiais, como por exemplo, o da prefeitura local, do governo do estadual.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente a última imagem, ela representa a vista geral de uma outra cidade, no caso Tóquio no Japão. Lance para a turma os questionamentos: Quais os elementos se destacam na paisagem? Quais as atividades são realizadas nesta cidade? Como os elementos da paisagem estão organizados? Chame a atenção da turma para a distribuição das edificações e a proximidade entre os prédios e casas.

Material complementar: Imagens de paisagens do campo e da cidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6YhvWEVjFBCBYcBmGW4k3bC8Fdy8dYDDZGxrh2WbvtE83k6TwZqZb5F2qQv/geo4-04und01-contextualizacao-imagens-do-campo-e-da-cidade.pdf

Como adequar à sua realidade: Você poderá buscar imagens sobre as paisagens do seu município, em sites oficiais, como por exemplo, o da prefeitura local, do governo do estadual.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente para a turma o questionamento. Permita que os alunos caracterizem o seu município e que destaquem os elementos que predominam na porção do município onde eles residem. Nesse momento é importante que você chame a atenção da turma para a extensão do município e a variedade de espaços, logo a paisagem que nos cerca nem sempre representa tudo o que existe no município.

Para você saber mais:

No link a seguir https://noticias.uol.com.br/censo-2010/populacao-urbana-e-rural/ você poderá encontrar o percentual de população residente no espaço urbarno e rural de cada município brasileiro a partir de análise dos dados levandos no Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010. A partir dessa informação, é possível identificar como está organizado o município no que se refere a sua paisagem do campo e da cidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente para a turma o slide e organize os alunos em duplas. Distribua para cada aluno da dupla uma folha para que ele possa representar o lugar do município onde vive sempre observando os elementos que compõem a paisagem local, para evidenciá-los no desenho.

Para você saber mais:

Relações entre mundo rural e mundo urbano: evolução histórica, situação actual e pistas para o futuro. João Ferrão.

https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0250-71612000007800006.

Livro do IBGE Classificação e Caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil -

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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Mantenha as duplas, entregue uma cópia dos enigmas para cada uma. Dê um tempo para que as duplas tentem resolvê-los. Antes de iniciarem sugira a eles que destaquem as palavras que permitiram a eles reconhecer que o enigma descreve uma paisagem do campo ou da cidade.

Materiais complementares:

Modelo Enigmas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SZNQEuwvmFz2pm3qNsbxHvgNBD4R3XVzzqYyZPnuzNAt3pxZmzGEgsTCndaN/geo4-04und01-sistematizacao-desvendando-enigmas.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Orientações: Mantenha as duplas, entregue uma cópia dos enigmas para cada uma. Dê um tempo para que as duplas tentem resolvê-los. Antes de iniciarem sugira a eles que destaquem as palavras que permitiram a eles reconhecer que o enigma descreve uma paisagem do campo ou da cidade. Após a correção da atividade cada dupla deverá escolher o enigma que melhor descreve a paisagem do município, onde eles vivem, tomando como referência o desenho já produzido e sugerir adequações no texto do enigma caso seja necessário para melhor representar seu espaço de vivência.

Materiais complementares:

Modelo Enigmas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SZNQEuwvmFz2pm3qNsbxHvgNBD4R3XVzzqYyZPnuzNAt3pxZmzGEgsTCndaN/geo4-04und01-sistematizacao-desvendando-enigmas.pdf

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