16296
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Distribuição da Precipitação na América Latina

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Mostrar como o conhecimento do regime pluviométrico é importante para compreensão da disponibilidade de água

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Luiz Mação Campos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO8_15UND02

Ferramentas sugeridas
WhatsApp

Valor trabalhado
Problematização

Apresentação do tema da aula
O objetivo dessa aula é mostrar como o conhecimento do regime pluviométrico é importante para compreensão da disponibilidade de água da região e reconhecer as diferenças pluviométricas existentes entre as diversas partes da América Latina. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada no WhatsApp, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor problematização estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie um áudio provocando os alunos com a seguinte questão: "De onde vem a água que consumimos? Nascentes? Rios? Lagos?". Incentive-os a enviar mensagens pelo WhatsApp. A partir da provocação sobre a diferença existente entre os lugares e a contextualização do município em que os alunos moram, provoque-os a saber de onde vem a água que consomem. A partir da resposta, provoque para que eles digam de onde vem essa água. Tempo estimado de 5 minutos.

Problematização
Pergunte aos alunos: "Qual é a principal forma de abastecimento dos mananciais, rios e lagos? Como é a distribuição da precipitação nas diferentes partes do continente?". Afirme de forma mais enfática a forte relação entre as taxas pluviométricas e a disponibilidade de água na superfície e subsuperfície e mostre que a disponibilidade de água está diretamente ligada à várias atividades desenvolvidas pelos seres humanos, desde a agricultura até a formação de cidades, passando por vários tipos de atividades industriais. Incentive-os a participar. Tempo estimado de 10 minutos.

Ação propositiva
Diga aos alunos que eles irão fazer uma atividade para que descubram a diversidade de climas na América Latina. Se necessário, relembre os conceitos e formas de medição da precipitação pluviométrica. Associe o milímetro (mm) da precipitação com a medida que os alunos estão acostumados a ver nas réguas. Explique também como são feitas as médias pluviométricas e como é medida a chuva. Depois peça que os alunos formem duplas ou grupos de até 4 pessoas e distribua as folhas para criação dos gráficos e as tiras com os dados pluviométricas de uma cidade diferente para cada grupo. Estes arquivos estão disponíveis aqui (arquivo 1 e arquivo 2). Após distribuir as folhas para confecção do gráfico, e os dados climáticos das cidades (uma cidade por grupo), mostre o gráfico preenchido como exemplo (consulte o plano de aula para visualizar). Proponha que eles façam o mesmo para a cidade da América Latina que eles retiraram e oriente-os sobre como preencher, usando as linhas guia e fazendo um preenchimento proporcional entre elas. Tempo estimado 40 minutos.

Sistematização
Peça para os grupos apresentarem os gráficos produzidos aos colegas (via WhatsApp) e respondendo às seguintes questões: ''Qual é a cidade e em qual país fica? Qual é o mês mais chuvoso e o menos chuvoso? Qual é a precipitação total anual do local? Qual a localização da Cidade na América Latina (País e localização aproximada)? Este local é mais ou menos chuvoso que aqui onde vivemos?''. Professor, finalize a aulas, retome o objetivo de aprendizagem neste momento. Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem o artigo sobre previsão do tempo, disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_15UND02

(EF08GE15) Analisar a importância dos principais recursos hídricos da America Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas