Sistematização - Como o mapa vai ficar - Página1
Plano de Aula
Plano de aula: Distribuição da Precipitação na América Latina
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Importância estratégica da água e dos recursos hídricos para natureza e usos humanos.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE15) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Se houver um mapa da América Latina que você possa usar para mostrar aos alunos também será interessante.
Material complementar: Para a ação propositiva, imprima uma cópia do arquivo “Dados pluviométricos das Cidades” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dB7gvWFRNTSc6SWZWAFB9Q7YczZSHuvbxB4c6EyvbQeBpHfgua4MzEz2TyKP/acao-propositiva-1-dados-pluviometricos-das-cidades.pdf e recorte as tiras com os dados pluviométricos de cada uma das cidades. Se não houver como imprimir, você pode anotar os dados em folhas ou tiras de papel para entregar aos alunos.
Todos os dados foram retirados do site https://pt.climate-data.org/. Se você quiser acrescentar ou substituir alguma cidade, pode entrar no site e pesquisar pela cidade de interesse.
Imprima também o arquivo “Folha para confecção do gráfico” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KYW4g9ZcmkwFRV38HEKCWkmnvZutpswQEQdRYjAukx9w9QMXDAFQ7QpwHYn4/acao-propositiva-2-folha-de-atividade.pdf e distribua um para cada grupo de alunos. Alternativamente, você pode usar folhas de papel milimetrado no lugar deste arquivo.
Exemplo de como o mapa vai ficar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BH8zdRMEc74E79XsQTQpWSAyNxAuQgrcB9kYKPxnKkUGJD8UXXKQTMqhngXv/sistematizacao-como-o-mapa-vai-ficar-pagina1.pdf
Para você saber mais:
Artigos sobre a distribuição das chuvas na América do Sul:
REGIMES DE PRECIPITAÇÃO NA AMÉRICA DO SUL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbmet/v25n2/a04v25n2.pdf>
Acesso em: 08 dez. 2018.
Entendendo o Tempo e o Clima na América do Sul
Disponível em: <https://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v8-1/pdf81/s3.pdf>
Acesso em: 08 dez. 2018.
Vídeos sobre como é realizada a medição das chuvas:
Saiba como se mede a chuva
Disponível em: <https://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v8-1/pdf81/s3.pdfhttps://www.youtube.com/watch?v=gZSCrirZ5c4>
Acesso em: 08 dez. 2018.
O que é um PLUVIÔMETRO ? Agência Nacional de Águas (ANA) explica.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3Xg1ofhUOGw>
Acesso em: 08 dez. 2018.
Vídeo sobre interpretação de Climogramas:
Me Salva! CLIMIBGE01 - Climogramas - IBGE
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BlAKlT8t2S8>
Acesso em: 08 dez. 2018.
Caso a sua escola tenha laboratórios e seus alunos habilidade em informática, você pode avaliar a possibilidade de usar esses recursos. Assista um vídeo sobre criação de climograma numa planilha eletrônica:
Criando um Climograma
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gLEE4l2OrwU>
Acesso em: 08 dez. 2018.
Neste site você pode entender como são calculadas as "normais climatológicas" usadas para fazer os climogramas e dados anuais e mensais para o Brasil que podem ser utilizados como apoio didático:
NORMAIS CLIMATOLÓGICAS DO BRASIL
Disponível em: <http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=clima/normaisclimatologicas>
Acesso em: 08 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Faça os alunos pensarem por que alguns lugares têm mais água superficial disponível ao consumo humano do que outros lugares. É importante destacar isso, pois, um lugar pode ter mais água do que outro, contudo esta água pode não ser adequada ao consumo humano. O local em questão pode ter água salgada e salobra, ou mesmo água subterrânea, mas sofrer com falta de água doce e potável disponível para o consumo. Use as imagens para ilustrar um local onde há grande disponibilidade de água (no caso da foto a floresta Amazônica) e onde a disponibilidade de água é muito pequena (como no deserto do Atacama, mostrado na segunda foto).
Como adequar à sua realidade: Situe a cidade onde os alunos residem entre os dois locais extremos mostrados nas fotos, dizendo que a disponibilidade de água nesse local está mais próxima de um ou de outro por exemplo.
Contextos prévios: É necessário que os alunos tenham conhecimentos básicos sobre leitura e interpretação de gráficos, em especial de climogramas. Também é interessante que os estudantes já tenham estudado alguns climas e reconheçam que há, naturalmente, uma diferença entre as características dos lugares por conta do clima.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: A partir da provocação sobre a diferença existente entre os lugares e a contextualização do município em que os alunos moram, provoque-os a saber de onde vem a água que consomem.
A partir da resposta, provoque para que eles digam de onde vem essa água.
Por exemplo: Se eles disserem que a água vem de um determinado rio, pergunte de onde vem a água do rio. Se eles responderem que é de uma nascente, pergunte de onde vem a água da nascente. Se disserem que vem do lençol freático, pergunte como é abastecido o lençol.
Faça que eles percebam que o lençol freático, os rios e os lagos não são abastecidos unicamente pela chuva. Estes podem ser abastecidos pelo derretimento de geleiras, por exemplo, além de por outros rios ou lagos. Contudo, destaque que a chuva é uma fonte importante abastecedora de de água. Assim, apresente a eles o tema que irá ser estudado na aula é a distribuição das chuvas na América Latina.
Para você saber mais: Informe-se sobre as fontes de água da região e/ou da cidade onde os estudantes vivem. Isso irá ajudá-lo a orientar as discussões e respostas.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Afirme de forma mais enfática a forte relação entre as taxas pluviométricas e a disponibilidade de água na superfície e subsuperfície e mostre que a disponibilidade de água está diretamente ligada à várias atividades desenvolvidas pelos seres humanos, desde a agricultura até a formação de cidades, passando por vários tipos de atividades industriais.
Destaque que o conhecimento do regime de pluviométrico dos lugares é muito importante para o planejamento e a ocupação do espaço dando exemplos de eventos extremos de chuva que provocaram alagamentos/ enchentes ou de casos conhecidos pelos alunos de falta d’água causada por alguma estiagem.
Problematização
Orientações: Tente deixar os alunos curiosos sobre como é a distribuição da água e da precipitação nos diferentes lugares, para a partir disso introduzir a ação propositiva.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações: Diga aos alunos que eles irão fazer uma atividade para que descubram a diversidade de climas na América Latina.
Se necessário, relembre os conceitos e formas de medição da precipitação pluviométrica. Associe o milímetro (mm) da precipitação com a medida que os alunos estão acostumados a ver nas réguas. Explique também como são feitas as médias pluviométricas e como é medida a chuva.
Depois peça que os alunos formem duplas ou grupos de até 4 pessoas e distribua as folhas para criação dos gráficos e as tiras com os dados pluviométricas de uma cidade diferente para cada grupo.
Materiais complementares
Dados pluviométricos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dB7gvWFRNTSc6SWZWAFB9Q7YczZSHuvbxB4c6EyvbQeBpHfgua4MzEz2TyKP/acao-propositiva-1-dados-pluviometricos-das-cidades.pdf
Folha para confecção do gráfico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KYW4g9ZcmkwFRV38HEKCWkmnvZutpswQEQdRYjAukx9w9QMXDAFQ7QpwHYn4/acao-propositiva-2-folha-de-atividade.pdf
Ação Propositiva
Orientações:
Após distribuir as folhas para confecção do gráfico e os dados climáticos das cidades (uma cidade por grupo), mostre o gráfico preenchido como exemplo. Proponha que eles façam o mesmo para a cidade da América Latina que eles retiraram e oriente-os sobre como preencher, usando as linhas guia e fazendo um preenchimento proporcional entre elas.
Como adequar à sua realidade: A título de comparação e ilustração, faça e imprima um diagrama pluviométrico para sua Cidade. Neste exemplo foi feito um gráfico da Cidade de Vitória-ES, com dados retirados do site https://pt.climate-data.org/america-do-sul/brasil/espirito-santo/vitoria-2181/
Todos os dados utilizados foram retirados do site https://pt.climate-data.org/ . Você pode fazer uma pesquisa neste site e encontrar os dados de sua cidade para relacionar melhor a atividade com a realidade dos alunos.
Sistematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Peça para os grupos apresentarem os gráficos produzidos aos colegas e respondendo às seguintes questões:
- Qual é a cidade e em qual país fica?;
- Qual é o mês mais chuvoso e o menos chuvoso?;
- Qual é a precipitação total anual do local?;
- Qual a localização da Cidade na América Latina (País e localização aproximada)?;
- Este local é mais ou menos chuvoso que aqui onde vivemos ?
A medida que os grupos forem apresentando, vá colando os gráficos um ao lado do outro no quadro para que eles possam ser comparados ao final. Se você tiver um mapa da América Latina ou um Mapa-mundi disponível na escola, peça para os alunos escreverem o nome da cidade e o total pluviométrico numa folha de bloco adesivo (post-it) e colarem no Mapa para mostrar aos demais colegas a localização de cada cidade. Caso não seja possível fazer isso, vá mostrando no mapa a localização aproximada de cada uma das cidades para que os estudantes tenham uma noção da distribuição delas pelo continente.
Se você tiver um computador com acesso à internet, você pode usar esta planilha para ir preenchendo os dados e visualizando a localização das cidades e o índice pluviométrico representado por círculos proporcionais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BH8zdRMEc74E79XsQTQpWSAyNxAuQgrcB9kYKPxnKkUGJD8UXXKQTMqhngXv/sistematizacao-como-o-mapa-vai-ficar-pagina1.pdf
Ao final, faça um fechamento explicando que o clima (e consequentemente as precipitações) são resultado de várias fatores e que por isso temos uma grande diversidade de paisagens, modos de vida e de disponibilidade de água na América Latina.
Peça aos alunos para identificarem qual foi a cidade mais chuvosa e qual foi a mais seca.
Introduza que em alguns lugares não há água disponível na superfície e que esses locais precisam usar as águas subterrâneas ou transpostas de lugares mais distantes.
Mostre que o regime pluviométrico de alguns lugares faz com que existam alguns meses que devido às baixas taxas pluviométricas pode ser que não haja água disponível para toda a população e por isso se faz necessário a construção de reservatórios.
Compare os gráficos pluviométricos gerados pelos alunos com o gráfico gerado por você para a cidade onde a escola está localizada, para que os alunos entendam e relacionem melhor os climas estudados com um clima conhecido por eles.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Problematização
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é mostrar como o conhecimento do regime pluviométrico é importante para a compreensão da disponibilidade de água da região, e reconhecer as diferenças pluviométricas existentes entre as diversas partes da América Latina. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada no aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula a problematização estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie um áudio provocando os alunos com a seguinte questão: "De onde vem a água que consumimos? Nascentes? Rios? Lagos?". Incentive-os a enviar mensagens pelo WhatsApp. A partir da provocação sobre a diferença existente entre os lugares e a contextualização do município em que os alunos moram, provoque-os a saber de onde vem a água que consomem. Tempo estimado de 5 minutos.
Problematização
Pergunte aos alunos: "Qual é a principal forma de abastecimento dos mananciais, rios e lagos? Como é a distribuição da precipitação nas diferentes partes do continente?". Afirme, de forma mais enfática, a forte relação entre as taxas pluviométricas e a disponibilidade de água na superfície e subsuperfície, e mostre que a disponibilidade de água está diretamente ligada às várias atividades desenvolvidas pelos seres humanos, desde a agricultura até a formação de cidades, passando por vários tipos de atividades industriais. Incentive-os a participar. Tempo estimado de 10 minutos.
Ação propositiva
Diga aos alunos que eles irão realizar uma atividade para que descubram a diversidade de climas na América Latina. Se necessário, relembre os conceitos e formas de medição da precipitação pluviométrica. Associe o milímetro (mm) da precipitação com a medida que os alunos estão acostumados a ver nas réguas. Explique também como são feitas as médias pluviométricas e como é medida a chuva. Depois, peça que os alunos formem duplas ou grupos de até 4 pessoas, e distribua as folhas para criação dos gráficos e as tiras com os dados pluviométricas de uma cidade diferente para cada grupo. Esses arquivos estão disponíveis aqui (arquivo 1) e aqui (arquivo 2). Após distribuir as folhas para confecção do gráfico, e os dados climáticos das cidades (uma cidade por grupo), mostre o gráfico preenchido como exemplo (consulte o plano de aula para visualizá-lo). Proponha que eles façam o mesmo para a cidade da América Latina que eles tiraram e oriente-os em relação ao preenchimento, usando as linhas guia e fazendo um preenchimento proporcional entre elas. Tempo estimado: 40 minutos.
Sistematização
Peça para os grupos apresentarem os gráficos produzidos aos colegas (via WhatsApp) respondendo às seguintes questões: ''Qual é a cidade e em qual país fica? Qual é o mês mais chuvoso e o menos chuvoso? Qual é a precipitação total, anual, do local? Qual é a localização da cidade na América Latina? Esse local é mais ou menos chuvoso que o lugar onde vivemos?''. Professor, finalize a aula retomando o objetivo de aprendizagem. Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem o artigo sobre previsão do tempo disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Fábio Campos
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objetivo(s) de aprendizagem: Mostrar como o conhecimento do regime pluviométrico é importante para compreensão da disponibilidade de água da região e reconhecer as diferenças pluviométricas existentes entre as diversas partes da América Latina
Habilidade (s) da Base: EF08GE15 - Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água
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