16294
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - O papel do prefeito no município

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre compreender as funções do prefeito no município

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Giani Peres Pirozzi

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre este plano: Está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE03 - Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais), que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xGTzaSWrnzKFKQaP27tztsvKAemUQDFMG2GgpkT3TvtPmwxxgubg5K5tPQjs/geo4-03und02-acao-propositiva-atividade-em-grupo.pdf

  • Para adequar a sua realidade, faça antecipadamente o levantamento dos nomes do prefeito o vice-prefeito de seu município. Para saber os nomes completos busque essas informações no site do seu município. No site do IBGE - cidades, você conseguirá muitas informações sobre o município e links para o acesso ao site do seu próprio município.
  • Folhas de sulfite cortadas em tiras, cartolina, durex ou cola.

Material complementar: Neste plano encontram-se os links dos vídeos sugeridos para compreensão das atribuições / funções dos governantes de um município (prefeito), bem como a tabela (para possível) impressão da atividade sugerida como ação propositiva.

Link para os vídeos:

  • Vídeo sobre as funções / atribuições de um prefeito;

Para saber mais: Vídeo - O que faz um prefeito. Disponível em:

http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2016/noticia/2016/02/eleicoes-2016-o-que-faz-um-prefeito.html

Acesso em 10/11/2018.

O vídeo sobre o prefeito (2´30) e, embora seja relacionado às eleições de 2016, traz de forma coerente e sintetizada, informações sobre as atribuições desse cargo público.

Para você saber mais:

Para esta aula consulte diferentes fontes para contribuir com seu trabalho pedagógico. Como sugestão, estão disponíveis os seguintes links:

Site com informações relevantes sobre a funções dos vereadores e do prefeito.

https://www.educacao.cc/politica/quais-as-funcoes-de-prefeito-e-vereadores/ Acesso em 10/11/2018.

RIBEIRO, Paulo Silvino. "Qual é a função do Prefeito?"; Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/politica/funcoes-prefeito.html . Acesso em 08 de novembro de 2018. https://brasilescola.uol.com.br/politica/funcoes-prefeito.htm

Site: IBGE cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/ Acesso em 26/11/2018.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham trabalhado com alguns conceitos, como:

- Município: O município é a divisão administrativa de um estado, distrito ou região, com autonomia administrativa, e que se constitui de certos órgãos políticos e administrativos. No caso do Brasil, o município é composto pela Prefeitura e pela Câmara Municipal.

- Estado: Divisão territorial dentro de um país. Brasil composto por 26 estados e o Distrito Federal.

- País: Território habitado por uma coletividade. Em esfera macro compreende uma nação. O nosso país é o Brasil, oficialmente chamado de República Federativa do Brasil.

- Prefeito: Administrador da prefeitura, eleito democraticamente em cada município.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: As funções do prefeito no município. Coletivamente, inicie uma roda de conversa sobre os governantes do município, destacando que estes são representantes da população e que estão nesses cargos públicos, para executar ações que atendam às necessidades e interesses de toda a comunidade, comprometendo-se a realizar uma boa administração.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete essa imagem ou realize uma roda de conversa com seus estudantes, tematizando a aula da seguinte forma: Vivemos num mundo repleto de pessoas. Todas elas precisam de governantes para gerir o espaço onde vivem. Os governantes, além da gestão, precisam levar em conta as necessidades de todos, pois representam a população. Representatividade significa “representar” politicamente os interesses de determinado grupo, classe social ou de um povo.

Desse modo, converse com os estudantes, procurando levá-los a pensar que alguns indivíduos podem se candidatar para representar toda a população, se responsabilizando pela gestão do município (como é o caso do prefeito). O prefeito precisa zelar pela defesa dos interesses e necessidades dos moradores do seu município e para se candidatar precisa de um plano de governo.

Caso você não disponha de projetor, você pode imprimir essa imagem ou trazer outras imagens de aglomerados de pessoas para contextualizar que os governantes, nada mais são do que os representantes de toda a população.

Como adequar à sua realidade:

Você poderá trazer imagens do seu próprio município, com muitas pessoas, ou notícias de jornais nas quais há imagens em que a população é evidenciada.

Fonte da imagem: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/2QjrfhS08ro Acesso em 20/12/2018.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Ainda num processo de contextualização, projete a imagem ou faça a representação no quadro.

Neste momento, de modo coletivo, proporcione que os estudantes compreendam que há diferentes esferas administrativas (União, estados e municípios), contudo nesta aula, será enfocado o papel dos representantes dos municípios, mais especificamente, no âmbito executivo, sendo representado pelo prefeito e vice-prefeito.

A representação gráfica do slide traz, de modo concreto, que os estudantes tenham uma visão do todo, contextualizando a esfera administrativa que está sendo evidenciada. (Município - destaque na cor amarela).

Caso você não possa projetar o slide, desenhe no quadro, ilustrando (do micro para o macro), contextualizando e expondo que que o município está contido dentro de um estado e este está contido dentro de um país e, para cada esfera administrativa, há seus respectivos representantes, com suas atribuições diferenciadas.

Como adequar à sua realidade:

Neste momento, levante com seus estudantes os nomes dos governantes do município onde você está localizado. Pergunte se os estudantes conhecem e sabem os nomes do prefeito e vice-prefeito. Isso é importante, pois em muitos municípios os representantes são conhecidos apenas pelos apelidos. Neste momento da aula essa contextualização se torna rica e necessária.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Inicie a problematização lançando o seguinte questionamento: “Você sabe quais são as funções que precisam ser desenvolvidas pelo prefeito?” Projete este slide ou escreva no quadro e instigue os estudantes a buscarem hipóteses para responder a essa problemática. Neste momento, liste na lousa as hipóteses trazidas pelos estudantes.

Como adequar à sua realidade:

Relacione os nomes com os respectivos cargos públicos, ou seja, o nome do prefeito e do vice-prefeito, discutindo se eles realizam o que os estudantes acreditam que sejam suas atribuições. Pode ser que o prefeito e o vice sejam conhecidos por apelidos, mas é importante saber o nome correto de cada um, como até mesmo uma mini-biografia (se houver interesse).

Para você saber mais:

Neste momento, você poderá entrar no site do seu município, o qual consta as informações atualizadas sobre os representantes públicos. Caso você não disponha de internet, você poderá visitar a própria prefeitura e solicitar essas informações ou até mesmo solicitar via telefone.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

Continuando a discussão trazida pelo slide anterior, projete o slide acima, retomando as hipóteses trazidas pelos estudantes acerca das atribuições do prefeito. Após esse momento, exiba o vídeo: “O que faz o prefeito?”, para que os estudantes se familiarizar com as funções e atribuições desse cargo público.

Após assistir ao vídeo e inserir os estudantes na temática da aula, relacione as hipóteses trazidas num primeiro momento (listadas na lousa), com as informações / dados exibidos pelo vídeo. Seu papel é o de mediar e confrontar as informações prévias dos estudantes, problematizando e questionando acerca das funções do prefeito assistidas no vídeo.

Retome novamente o questionamento inicial: “Você sabe quais são as funções que precisam ser desenvolvidas pelo prefeito”?

Exiba o vídeo: Eleições 2016: O que faz um prefeito

Disponível em: http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2016/noticia/2016/02/eleicoes-2016-o-que-faz-um-prefeito.html Acesso em 10/11/2018.

O vídeo é curto 2´30. Caso não tenha acesso à internet durante a aula, baixe o vídeo antecipadamente. Embora faça referência das eleições de 2016 (última eleição para prefeito), traz brevemente algumas funções desse representante municipal. Caso você não consiga projetar o vídeo, torna-se importante, nesta conversa de contextualização, introduzir algumas funções e questionar se as mesmas estão no perfil administrativo do prefeito.

Como adequar à sua realidade:

Traga imagens das pessoas do seu próprio município, imagens de jornais locais em que a população está em destaque. Traga também imagens do prefeito e do vice-prefeito.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Após a discussão com os estudantes ofereça uma tabela com as algumas das principais funções (Atribuições do Prefeito e de outros governantes que estão misturadas propositalmente, para que os estudantes, consigam identificar as principais funções do prefeito).

As funções dos outros governantes fazem referência aos vereadores. Contudo, comente brevemente com os estudantes e há diferentes cargos e funções na gestão pública e, caso tenha interesse, consulte o outro plano da Nova Escola com o título: “Os vereadores e suas funções”.

Solicite que os estudantes estejam em grupos (até 4 membros) e recortem a tabela em tirinhas (12 itens no total).

Para utilizar a tabela 1, click no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7ZnnZAX8SkBSdVvfvgcMuQNHfpB5wFNCA8Yn9WBPP6czvwngyU4QdcQctNxy/geo4-03und02-acao-propositiva-tabela.pdf

Na tabela 1 com as tiras (Estão misturadas algumas atribuições do prefeito e de outros governantes (vereadores), com o objetivo de desafiar os estudantes a identificar as funções pertinente somente ao cargo de prefeito do município), na página 2, estão as respostas dos itens para sua melhor visualização.

Depois entregue a outra tabela impressa. (Caso não consiga imprimir a tabela, você entregue uma folha de sulfite para cada grupo e solicite que os estudantes dividam a folha em seis partes, colocando os títulos: funções do prefeito).

Neste momento, espera-se que os estudantes discutam no grupo e selecionem somente as atribuições destinadas ao prefeito.

Para utilizar a tabela 2 - ATIVIDADE EM GRUPO - disponível no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xGTzaSWrnzKFKQaP27tztsvKAemUQDFMG2GgpkT3TvtPmwxxgubg5K5tPQjs/geo4-03und02-acao-propositiva-atividade-em-grupo.pdf

Para você saber mais:

Os itens da tabela são fragmentos do texto extraído do link abaixo:

RIBEIRO, Paulo Silvino. "Qual é a função do Prefeito?"; Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/politica/funcoes-prefeito.htm

Acesso em 08 de novembro de 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesses minutos finais da aula, após ter compreendido algumas das principais funções do prefeito (Poder Executivo) no município, sistematize a aula e peça para que os grupos comentem sobre a tabela que montaram, medie esses conhecimentos e por fim, peça para que cada estudante escreva numa tira de papel a principal ação que ele realizaria se fosse prefeito/a por um dia.

Dessa forma, o protagonismo do estudante será realçado e também será possível pensar sobre a realidade onde vivem, buscando ações para melhoria do seu próprio município.

Cole as ideias dos estudantes numa cartolina ou papel kraft (organizando um cartaz) para que fiquem expostas no decorrer da semana. Peça aos estudantes que falem suas ideias e relacionem com as atribuições do prefeito no município.

Importante destacar que as tiras que não foram utilizadas para se referir às funções do prefeito, destinam-se ao poder legislativo (vereadores). Comente brevemente com os estudantes essas atribuições e explique que essa temática será abordada em outra aula.

Como adequar à sua realidade:

Finalize a aula, fazendo essa sistematização com os estudantes, relacionando com a realidade do município onde vocês vivem. Pergunte se eles acompanham as ações do prefeito juntamente com seus pais.

Se houver interesse por parte dos estudantes, numa outra aula, vocês (alunos e professor/a) poderão compilar as ideias trazidas na sistematização e encaminhar uma carta ao prefeito com as sugestões de ação ao poder executivo local.

Fonte da imagem: Banco de imagens Nova Escola.

Resumo da aula

download Baixar plano

Sobre este plano: Está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE03 - Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais), que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xGTzaSWrnzKFKQaP27tztsvKAemUQDFMG2GgpkT3TvtPmwxxgubg5K5tPQjs/geo4-03und02-acao-propositiva-atividade-em-grupo.pdf

  • Para adequar a sua realidade, faça antecipadamente o levantamento dos nomes do prefeito o vice-prefeito de seu município. Para saber os nomes completos busque essas informações no site do seu município. No site do IBGE - cidades, você conseguirá muitas informações sobre o município e links para o acesso ao site do seu próprio município.
  • Folhas de sulfite cortadas em tiras, cartolina, durex ou cola.

Material complementar: Neste plano encontram-se os links dos vídeos sugeridos para compreensão das atribuições / funções dos governantes de um município (prefeito), bem como a tabela (para possível) impressão da atividade sugerida como ação propositiva.

Link para os vídeos:

  • Vídeo sobre as funções / atribuições de um prefeito;

Para saber mais: Vídeo - O que faz um prefeito. Disponível em:

http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2016/noticia/2016/02/eleicoes-2016-o-que-faz-um-prefeito.html

Acesso em 10/11/2018.

O vídeo sobre o prefeito (2´30) e, embora seja relacionado às eleições de 2016, traz de forma coerente e sintetizada, informações sobre as atribuições desse cargo público.

Para você saber mais:

Para esta aula consulte diferentes fontes para contribuir com seu trabalho pedagógico. Como sugestão, estão disponíveis os seguintes links:

Site com informações relevantes sobre a funções dos vereadores e do prefeito.

https://www.educacao.cc/politica/quais-as-funcoes-de-prefeito-e-vereadores/ Acesso em 10/11/2018.

RIBEIRO, Paulo Silvino. "Qual é a função do Prefeito?"; Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/politica/funcoes-prefeito.html . Acesso em 08 de novembro de 2018. https://brasilescola.uol.com.br/politica/funcoes-prefeito.htm

Site: IBGE cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/ Acesso em 26/11/2018.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham trabalhado com alguns conceitos, como:

- Município: O município é a divisão administrativa de um estado, distrito ou região, com autonomia administrativa, e que se constitui de certos órgãos políticos e administrativos. No caso do Brasil, o município é composto pela Prefeitura e pela Câmara Municipal.

- Estado: Divisão territorial dentro de um país. Brasil composto por 26 estados e o Distrito Federal.

- País: Território habitado por uma coletividade. Em esfera macro compreende uma nação. O nosso país é o Brasil, oficialmente chamado de República Federativa do Brasil.

- Prefeito: Administrador da prefeitura, eleito democraticamente em cada município.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: As funções do prefeito no município. Coletivamente, inicie uma roda de conversa sobre os governantes do município, destacando que estes são representantes da população e que estão nesses cargos públicos, para executar ações que atendam às necessidades e interesses de toda a comunidade, comprometendo-se a realizar uma boa administração.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete essa imagem ou realize uma roda de conversa com seus estudantes, tematizando a aula da seguinte forma: Vivemos num mundo repleto de pessoas. Todas elas precisam de governantes para gerir o espaço onde vivem. Os governantes, além da gestão, precisam levar em conta as necessidades de todos, pois representam a população. Representatividade significa “representar” politicamente os interesses de determinado grupo, classe social ou de um povo.

Desse modo, converse com os estudantes, procurando levá-los a pensar que alguns indivíduos podem se candidatar para representar toda a população, se responsabilizando pela gestão do município (como é o caso do prefeito). O prefeito precisa zelar pela defesa dos interesses e necessidades dos moradores do seu município e para se candidatar precisa de um plano de governo.

Caso você não disponha de projetor, você pode imprimir essa imagem ou trazer outras imagens de aglomerados de pessoas para contextualizar que os governantes, nada mais são do que os representantes de toda a população.

Como adequar à sua realidade:

Você poderá trazer imagens do seu próprio município, com muitas pessoas, ou notícias de jornais nas quais há imagens em que a população é evidenciada.

Fonte da imagem: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/2QjrfhS08ro Acesso em 20/12/2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Ainda num processo de contextualização, projete a imagem ou faça a representação no quadro.

Neste momento, de modo coletivo, proporcione que os estudantes compreendam que há diferentes esferas administrativas (União, estados e municípios), contudo nesta aula, será enfocado o papel dos representantes dos municípios, mais especificamente, no âmbito executivo, sendo representado pelo prefeito e vice-prefeito.

A representação gráfica do slide traz, de modo concreto, que os estudantes tenham uma visão do todo, contextualizando a esfera administrativa que está sendo evidenciada. (Município - destaque na cor amarela).

Caso você não possa projetar o slide, desenhe no quadro, ilustrando (do micro para o macro), contextualizando e expondo que que o município está contido dentro de um estado e este está contido dentro de um país e, para cada esfera administrativa, há seus respectivos representantes, com suas atribuições diferenciadas.

Como adequar à sua realidade:

Neste momento, levante com seus estudantes os nomes dos governantes do município onde você está localizado. Pergunte se os estudantes conhecem e sabem os nomes do prefeito e vice-prefeito. Isso é importante, pois em muitos municípios os representantes são conhecidos apenas pelos apelidos. Neste momento da aula essa contextualização se torna rica e necessária.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Inicie a problematização lançando o seguinte questionamento: “Você sabe quais são as funções que precisam ser desenvolvidas pelo prefeito?” Projete este slide ou escreva no quadro e instigue os estudantes a buscarem hipóteses para responder a essa problemática. Neste momento, liste na lousa as hipóteses trazidas pelos estudantes.

Como adequar à sua realidade:

Relacione os nomes com os respectivos cargos públicos, ou seja, o nome do prefeito e do vice-prefeito, discutindo se eles realizam o que os estudantes acreditam que sejam suas atribuições. Pode ser que o prefeito e o vice sejam conhecidos por apelidos, mas é importante saber o nome correto de cada um, como até mesmo uma mini-biografia (se houver interesse).

Para você saber mais:

Neste momento, você poderá entrar no site do seu município, o qual consta as informações atualizadas sobre os representantes públicos. Caso você não disponha de internet, você poderá visitar a própria prefeitura e solicitar essas informações ou até mesmo solicitar via telefone.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

Continuando a discussão trazida pelo slide anterior, projete o slide acima, retomando as hipóteses trazidas pelos estudantes acerca das atribuições do prefeito. Após esse momento, exiba o vídeo: “O que faz o prefeito?”, para que os estudantes se familiarizar com as funções e atribuições desse cargo público.

Após assistir ao vídeo e inserir os estudantes na temática da aula, relacione as hipóteses trazidas num primeiro momento (listadas na lousa), com as informações / dados exibidos pelo vídeo. Seu papel é o de mediar e confrontar as informações prévias dos estudantes, problematizando e questionando acerca das funções do prefeito assistidas no vídeo.

Retome novamente o questionamento inicial: “Você sabe quais são as funções que precisam ser desenvolvidas pelo prefeito”?

Exiba o vídeo: Eleições 2016: O que faz um prefeito

Disponível em: http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2016/noticia/2016/02/eleicoes-2016-o-que-faz-um-prefeito.html Acesso em 10/11/2018.

O vídeo é curto 2´30. Caso não tenha acesso à internet durante a aula, baixe o vídeo antecipadamente. Embora faça referência das eleições de 2016 (última eleição para prefeito), traz brevemente algumas funções desse representante municipal. Caso você não consiga projetar o vídeo, torna-se importante, nesta conversa de contextualização, introduzir algumas funções e questionar se as mesmas estão no perfil administrativo do prefeito.

Como adequar à sua realidade:

Traga imagens das pessoas do seu próprio município, imagens de jornais locais em que a população está em destaque. Traga também imagens do prefeito e do vice-prefeito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Após a discussão com os estudantes ofereça uma tabela com as algumas das principais funções (Atribuições do Prefeito e de outros governantes que estão misturadas propositalmente, para que os estudantes, consigam identificar as principais funções do prefeito).

As funções dos outros governantes fazem referência aos vereadores. Contudo, comente brevemente com os estudantes e há diferentes cargos e funções na gestão pública e, caso tenha interesse, consulte o outro plano da Nova Escola com o título: “Os vereadores e suas funções”.

Solicite que os estudantes estejam em grupos (até 4 membros) e recortem a tabela em tirinhas (12 itens no total).

Para utilizar a tabela 1, click no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7ZnnZAX8SkBSdVvfvgcMuQNHfpB5wFNCA8Yn9WBPP6czvwngyU4QdcQctNxy/geo4-03und02-acao-propositiva-tabela.pdf

Na tabela 1 com as tiras (Estão misturadas algumas atribuições do prefeito e de outros governantes (vereadores), com o objetivo de desafiar os estudantes a identificar as funções pertinente somente ao cargo de prefeito do município), na página 2, estão as respostas dos itens para sua melhor visualização.

Depois entregue a outra tabela impressa. (Caso não consiga imprimir a tabela, você entregue uma folha de sulfite para cada grupo e solicite que os estudantes dividam a folha em seis partes, colocando os títulos: funções do prefeito).

Neste momento, espera-se que os estudantes discutam no grupo e selecionem somente as atribuições destinadas ao prefeito.

Para utilizar a tabela 2 - ATIVIDADE EM GRUPO - disponível no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xGTzaSWrnzKFKQaP27tztsvKAemUQDFMG2GgpkT3TvtPmwxxgubg5K5tPQjs/geo4-03und02-acao-propositiva-atividade-em-grupo.pdf

Para você saber mais:

Os itens da tabela são fragmentos do texto extraído do link abaixo:

RIBEIRO, Paulo Silvino. "Qual é a função do Prefeito?"; Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/politica/funcoes-prefeito.htm

Acesso em 08 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesses minutos finais da aula, após ter compreendido algumas das principais funções do prefeito (Poder Executivo) no município, sistematize a aula e peça para que os grupos comentem sobre a tabela que montaram, medie esses conhecimentos e por fim, peça para que cada estudante escreva numa tira de papel a principal ação que ele realizaria se fosse prefeito/a por um dia.

Dessa forma, o protagonismo do estudante será realçado e também será possível pensar sobre a realidade onde vivem, buscando ações para melhoria do seu próprio município.

Cole as ideias dos estudantes numa cartolina ou papel kraft (organizando um cartaz) para que fiquem expostas no decorrer da semana. Peça aos estudantes que falem suas ideias e relacionem com as atribuições do prefeito no município.

Importante destacar que as tiras que não foram utilizadas para se referir às funções do prefeito, destinam-se ao poder legislativo (vereadores). Comente brevemente com os estudantes essas atribuições e explique que essa temática será abordada em outra aula.

Como adequar à sua realidade:

Finalize a aula, fazendo essa sistematização com os estudantes, relacionando com a realidade do município onde vocês vivem. Pergunte se eles acompanham as ações do prefeito juntamente com seus pais.

Se houver interesse por parte dos estudantes, numa outra aula, vocês (alunos e professor/a) poderão compilar as ideias trazidas na sistematização e encaminhar uma carta ao prefeito com as sugestões de ação ao poder executivo local.

Fonte da imagem: Banco de imagens Nova Escola.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano