16292
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Cidade ou Município?

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar as diferenças entre município e cidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Giani Peres Pirozzi

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

- WhatsApp

- E-mail

Valor trabalhado

- Cidadania

Apresentação do tema da aula

No plano de aula original, a ideia era projetar ou escrever no quadro o tema “Cidade ou município” e dialogar com os alunos sobre as diferenças. Agora, a proposta é que a turma realize a tarefa prévia de refletir sobre o tema. Para isso, um dia antes da aula de Geografia, peça que respondam à pergunta: cidade e município são a mesma coisa? Oriente-os a responderem a questão com ajuda dos familiares ou por meio de uma pesquisa na internet. 

Lembre-se de que este momento é de levantamento de conhecimentos prévios. O importante agora não é verificar se os alunos responderam à questão corretamente ou não, mas dar oportunidade para que atentem-se a esses termos e a seus usos. Por isso, no dia do encontro virtual, propicie para que cada um expresse sua ideia ou resposta ao questionamento realizado.

Contextualização

O ideal é que esta etapa seja realizada virtualmente, de forma síncrona. Projete o mapa do município de São Paulo. Projete a imagem que representa a cidade de São Paulo. Faça perguntas como:

- Dá onde é esse mapa? 

- E essa imagem?

Em seguida, conduza a etapa de contextualização como sugerida originalmente no plano.

Problematização

Ainda reunido com os alunos em encontro virtual, apresente aos alunos a seguinte manchete: “Veja o que pode reabrir a partir do dia 1º de junho na cidade de São Paulo”, disponível aqui. Proponha a reflexão sobre o uso do termo “cidade” na frase. Questione-os, a partir dos diálogos anteriores, se esse uso está correto ou se o correto, neste caso, não seria “município”.

Ação propositiva

Neste momento, duas atividades podem ser propostas aos alunos:

- A atividade original de preenchimento da tabela indicando as características dos termos “cidade” e “município”

- Pesquisa de manchetes de notícias na internet com o uso das palavras “cidade” ou “município”

Observe que tanto o preenchimento da tabela quanto a pesquisa podem ser feitos de forma assíncrona. Os alunos podem usar ferramentas como WhatsApp para preencherem a tabela em dupla. Para a pesquisa de manchetes, eles podem tirar um print ou uma foto da tela e encaminhar a você.

Retome em aula virtual todas as atividades realizadas, compartilhando o material recebido. É importante que, neste momento, qualquer equívoco sobre o uso dos termos seja sanado.

Sistematização

Na proposta original, o professor finaliza mostrando a todos uma imagem de São Paulo. A proposta, agora, é pedir que os alunos procurem uma imagem (sincronicamente, ou seja, durante a aula) que represente uma cidade qualquer, colem o endereço no chat e indiquem de qual município essa cidade faz parte. Dessa maneira, o professor retoma o equívoco e esclarece que município não é sinônimo de cidade e, também, reforça a compreensão sobre a delimitação administrativa do município e as características do espaço compreendido pelo centro urbano.

Convite às famílias

Posteriormente, sugira que os alunos assistam com seus familiares a alguns vídeos:

- "Por que não tem muitos índios na cidade?", disponível aqui

- "Sésamo: Vamos Cuidar da Cidade", disponível aqui.  

- "Férias na cidade grande | Cocoricó", disponível aqui.

- "Conte Sua História de São Paulo: o cordel da cidade multicolorida", disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_03UND01

(EF04GE03) Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas