GE04_03UND01 - Ação Propositiva - Município e cidade
Plano de Aula
Plano de aula: Cidade ou Município?
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noção inicial do conceito de município e escala municipal.
Por: Giani Peres Pirozzi
Sobre este plano
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE03 - Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais), que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Imagens do Google Maps ou mapas impressos do município de São Paulo e/ou do seu próprio município;
- Tabela para impressão (ação propositiva) diferenciação entre cidade e município;
- Imagem da cidade de São Paulo ou do seu próprio município.
Material complementar:
Mapa do município de São Paulo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FuXRp9wnQ4YMYJ3kBnC6nytW4zFxubDQYchRsjNkxzpgVMR2m4wnvcebZ7UG/ge04-03und01-contextualizacao-mapa-do-municipio-de-sao-paulo.pdf
Mapa da cidade de São Paulo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pjkkCJnVV34pvh3ppkxpahAKwjgaYxNvZBfcKZXwxMdvwf27ShDuJucaYJJf/ge04-03und01-contextualizacao-mapa-da-cidade-de-sao-paulo.pdf
Imagem da cidade de São Paulo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uNFACnR7xdwxsn2HWQTjmRJc66Hz2Z5vSHxDbWxyPJSBdZxC9yXpchDBxaD3/ge04-03und01-sistematizacao-imagem-da-cidade-de-sao-paulo.pdf
Tabela para possível impressão da atividade sugerida para a ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2KSHPJ2TBvVvuuc3huxQgerNRt9GCNHQ9ZMCAnn6WGuQrmz7QnQspsTX6vB9/ge04-03und01-acao-propositiva-municipio-e-cidade.pdf
Link para os mapas:
Município de São Paulo:
Fonte da Imagem: Google Maps. Disponível em: https://www.google.com.br/maps/place/S%C3%A3o+Paulo,+SP/@-23.6824124,-47.1557106,9z/data=!4m5!3m4!1s0x94ce448183a461d1:0x9ba94b08ff335bae!8m2!3d-23.5505199!4d-46.6333094 Acesso em 02/11/2018.
O link acima remete à imagem do Google Maps referente ao município de São Paulo. Traz as delimitações (em vermelho) da área do município de São Paulo (slide 3). Contudo há um quadro menor no canto esquerdo do mapa que, ao clicar nele, aparece o mesmo município de São Paulo (slide 4), mas numa perspectiva (via satélite) na qual é possível observar mais nitidamente a “Cidade de São Paulo”, em virtude do destaque da “mancha urbana”, resultante da ocupação humana e urbanização.
Imagem de São Paulo:
Fonte da Imagem: Google Maps. Disponível em: https://servicodados.ibge.gov.br/api/v1/resize/image?maxwidth=600&maxheight=600&caminho=biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/fotografias/GEBIS%20-%20RJ/sp47209.jpg Acesso em 02/11/2018.
Para você saber mais:
Para esta aula você pode consultar diferentes fontes sobre o assunto Município X Cidade. Como sugestão acesse o site Escola Kids - Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/qual-e-a-diferenca-entre-cidade-e-municipio.htm acesso em 02/11/2018, para melhores informações sobre esse assunto, de modo a ampliar o repertório de seus estudantes.
Você também pode consultar o livro: O que é Cidade (ROLNIK, Raquel. O que é a cidade. São Paulo: Brasiliense, 1995. Coleção Primeiros Passos; 203) ou ler a resenha elaborada por Odicleide Coutinho do Nascimento, publicada pela Revista InterEspaço - Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, Grajaú/MA v. 2, n. 7 p. 262-267 set./dez. 2016. Disponível no link: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/download/7376/4530.
Outro site interessante que faz a distinção entre município e cidade é o Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/qual-diferenca-entre-cidade-municipio.htm Acesso em 11/12/2018.
Contextos prévios:
Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham consultado mapas anteriormente (sejam impressos, em atlas ou virtuais).
Assim, apresentando alguns conceitos como:
- Território: um espaço delimitado pelo uso de fronteiras.
- Escala: é a proporção entre o espaço real e o espaço representado no mapa. Indica quantas vezes as medidas reais no terreno foram reduzidas.
- Legenda: Contém os significados dos símbolos e cores existentes nos mapas.
- Fonte: indica a origem dos dados que foram compilados e apresentados.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: Cidade ou município: Quais as diferenças?
Brevemente você poderá, diagnosticar se os estudantes sabem ou não que há diferenças entre a cidade e o município.
Verifique se os estudantes possuem a compreensão de que município envolve toda a demarcação espacial, o contorno da área (limites territoriais) e o próprio desenho do espaço territorial de um município. A cidade, por sua vez, está dentro do município é possível observar a área de maior concentração populacional, urbanização, maior industrialização, centros comerciais e culturais.
Esse momento de levantamento de conhecimentos prévios é importante para você saber o que os estudantes sabem. Dessa forma, é possível propiciar as intervenções mais assertivas que gerem conhecimento em sala de aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Projete o mapa que compreenda o município de São Paulo (como exemplo) e pergunte para os estudantes onde está localizado o município de São Paulo. Em seguida, pergunte também: E a cidade de São Paulo onde está localizada?
Explique para os estudantes o que faz da cidade uma cidade e do município um município. Evidencie as características de cada um e construa uma pequena definição de cidade e de município.
Caso tenha acesso à internet, você poderá acessar o site (Google Maps) e buscar essas informações, fazendo aproximações, diferenciando escala com seus estudantes.
Como adequar à sua realidade: A partir das respostas dos estudantes, você poderá acessar o Google Maps e procurar o mapa do seu município, utilizando o buscador do Google Maps e exibir as imagens próximas à realidade dos seus estudantes.
Caso você não tenha acesso à internet no momento da aula, acesse antecipadamente e imprima os mapas do seu próprio município e da cidade onde você e seus estudantes se encontram. Assim, a aula estará contextualizada, sendo significativa para os mesmos.
Materiais complementares:
Mapa do município de São Paulo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FuXRp9wnQ4YMYJ3kBnC6nytW4zFxubDQYchRsjNkxzpgVMR2m4wnvcebZ7UG/ge04-03und01-contextualizacao-mapa-do-municipio-de-sao-paulo.pdf
Fonte da imagem: Google Maps. Disponível no link:
https://www.google.com.br/maps/place/S%C3%A3o+Paulo,+SP/@-23.6824124,-47.1557106,9z/data=!4m5!3m4!1s0x94ce448183a461d1:0x9ba94b08ff335bae!8m2!3d-23.5505199!4d-46.6333094 Acesso em 02/11/2018.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Projete a imagem que representa a cidade de São Paulo (que está como exemplo), além das demarcações territoriais do município (que estão em vermelho), pergunte para os estudantes onde fica o município de São Paulo.
No slide 3 encontramos o mapa do município de São Paulo. É possível visualizar a demarcação do município. Já no slide 4 é o mesmo mapa, contudo, aparece como imagem de satélite. Se você estiver com acesso à internet, pode navegar pelo link abaixo. Nos dois mapas aparece um quadro pequeno à esquerda. Ao clicar sobre esse quadro o mapa é alterado automaticamente ora aparecendo como mapa, ora aparecendo como imagem de satélite.
Caso não esteja conectado à internet, projete os dois mapas dos slides e observe com os estudantes que ambos referem-se ao município de São Paulo, em espaço territorial, contudo no mapa do slide 4 é possível visualizar a cidade (caracterizada pela maior ocupação humana e urbanização).
Em seguida, pergunte quais as diferenças que podem ser observadas por meio dessas duas imagens projetadas.
Como adequar à sua realidade: A partir das respostas dos estudantes, acesse o Google Maps e procurar o mapa do seu município, utilizando o buscador do Google Maps. Caso não disponha de internet durante a aula, pesquise antes e salve as imagens do seu município. Projete ou imprima previamente esses mapas do seu município para que os estudantes visualizem as informações e consigam compreender a diferença entre os dois.
Para você saber mais:
O Google maps possibilita as duas versões das imagens no primeiro slide aparece a delimitação do município em vermelho. Quando você clica no quadradinho do canto esquerdo o mapa é automaticamente modificado e há a representação da cidade. Dessa forma, neste slide a delimitação do município ainda continua aparecendo em vermelho, contudo há uma mancha em tom acinzentado, que focando a cidade, a urbanização e a ocupação humana.
Materiais complementares:
Mapa da cidade de São Paulo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pjkkCJnVV34pvh3ppkxpahAKwjgaYxNvZBfcKZXwxMdvwf27ShDuJucaYJJf/ge04-03und01-contextualizacao-mapa-da-cidade-de-sao-paulo.pdf
Fonte da imagem: Google Maps. Disponível no link:
https://www.google.com.br/maps/place/S%C3%A3o+Paulo,+SP/@-23.6824124,-47.1557106,9z/data=!4m5!3m4!1s0x94ce448183a461d1:0x9ba94b08ff335bae!8m2!3d-23.5505199!4d-46.6333094 Acesso em 02/11/2018.
Problematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
Neste momento da aula trabalhe com a turma toda e faça uso da estratégia didática “tempestade de ideias”. Dessa forma, levante os conhecimentos dos estudantes, problematizando e questionando os conceitos município e cidade que, muitas vezes, acabam sendo equivocadamente trabalhados como sinônimos.
Na tempestade de ideias, você, enquanto escriba da turma, registra no quadro, todas as hipóteses/ ideias trazidas pelos estudantes. Após as breves definições elaboradas sobre cidade e município, debata com os estudantes as diferenças existentes eles.
Como adequar à sua realidade: A intenção é que você realize com o seu município a consulta no Google Maps para adequar a realidade dos estudantes e que eles tenham acesso à divisão administrativa do seu próprio município, bem como possam visualizar a cidade onde moram e compreendam que a mancha urbana corresponde a concentração da ocupação humana de sua cidade e, respectivamente, seu processo de urbanização.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Após a discussão com os estudantes ofereça uma tabela (tabela para impressão - município e cidade) e solicite que eles preencham com as informações solicitadas. Para impressão da tabela, clique no link a seguir:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2KSHPJ2TBvVvuuc3huxQgerNRt9GCNHQ9ZMCAnn6WGuQrmz7QnQspsTX6vB9/ge04-03und01-acao-propositiva-municipio-e-cidade.pdf
Caso não disponha de impressora, desenhe essa tabela no quadro e peça aos estudantes que registrem-na numa folha de sulfite.
Espera-se que os estudantes cheguem às respostas, como:
Município: Demarcação espacial / Contorno da área do município / Desenho do espaço territorial de um município, entre outros aspectos.
Cidade: Dentro do município é possível observar a área de maior concentração populacional, urbanização, maior industrialização, centros comerciais e culturais.
Contudo, você é o par mais experiente em sala de aula e irá fazer as mediações e intervenções necessárias para que os conteúdos sejam trabalhados, bem como as habilidades e competências sejam desenvolvidas.
Como adequar à sua realidade: Neste momento, se você já acessou as informações do seu município no Google Maps, será possível que os estudantes visualizem as áreas da cidade e do município.
Caso você não tenha esse recurso da internet, procure dialogar com os estudantes, relacionando os aspectos que eles já compreendem de sua própria cidade. Resgate com eles, por exemplo, os locais onde a ocupação humana é mais concentrada. Desse modo, sua aula estará contextualizada e atendendo à realidade dos mesmos. A ideia de ter trazido os mapas do município de São Paulo seria a compreensão de que São Paulo é a maior cidade do nosso país, em virtude de sua ocupação humana e urbanização bem evidenciada.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Para finalizar a aula, mostre uma imagem da cidade de São Paulo (maior cidade do nosso país). Numa conversa final com os estudantes, peça que eles observem a imagem. Após a observação, peça para que um ou dois estudantes, exponham o que concluíram da aula. Por fim, encerre a aula, mediando e retomando que o município compreende o espaço referente à divisão administrativa e que cidade (não é sinônimo de município), cidade refere-se à concentração humana em virtude da maior urbanização, industrialização, centros comerciais e culturais.
Como adequar à sua realidade:
Finalize a aula conversando com os estudantes e, após a conceitualização (diferença entre município e cidade), exponha uma imagem da maior cidade do país que é São Paulo.
Sugestão: Caso queira continuar o tema dessa aula, você poderá comparar o município de São Paulo com o seu próprio município. Dessa forma, não se esqueça de utilizar a mesma escala para que essa comparação possa ser feita adequadamente.
Para você saber mais:
Consultar o site do IBGE - https://cidades.ibge.gov.br/
No site do IBGE Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/historico acesso em 03/11/2018, você poderá encontrar imagens da sua própria cidade e sistematizar a diferença entre município e cidade.
Materiais complementares:
Imagem da cidade de São Paulo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uNFACnR7xdwxsn2HWQTjmRJc66Hz2Z5vSHxDbWxyPJSBdZxC9yXpchDBxaD3/ge04-03und01-sistematizacao-imagem-da-cidade-de-sao-paulo.pdf
Fonte: Wikimedia Commons.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- WhatsApp e e-mail.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
No plano de aula original, a ideia era projetar ou escrever no quadro o tema “Cidade ou município”, e dialogar com os alunos sobre as diferenças entre ambos. Agora, a proposta é que a turma realize a tarefa prévia de reflexão sobre o tema. Para isso, um dia antes da aula de Geografia, peça que respondam à pergunta: cidade e município são a mesma coisa? Oriente-os a responderem à questão com ajuda dos familiares ou por meio de uma pesquisa na internet.
Lembre-se de que este momento é de levantamento de conhecimentos prévios. O importante agora não é verificar se os alunos responderam à questão corretamente ou não, mas dar oportunidade para que se atentem a esses termos e a seus usos. Por isso, no dia do encontro virtual, propicie que cada um expresse sua ideia ou resposta ao questionamento realizado.
Contextualização
O ideal é que esta etapa seja realizada virtualmente, de forma síncrona. Projete o mapa do município de São Paulo. Projete a imagem que representa a cidade de São Paulo. Faça perguntas como:
- De onde é este mapa?
- E esta imagem?
Em seguida, conduza a etapa de contextualização como sugerida originalmente no plano.
Problematização
Ainda reunido com os alunos em um encontro virtual, apresente a seguinte manchete: “Veja o que pode reabrir a partir do dia 1º de junho na cidade de São Paulo”, disponível aqui. Proponha a reflexão sobre o uso do termo “cidade” na frase. Questione-os, a partir dos diálogos anteriores, se esse uso está correto ou se o correto, neste caso, não seria “município”.
Ação propositiva
Neste momento, duas atividades podem ser propostas aos alunos:
- A atividade original de preenchimento da tabela, indicando as características dos termos “cidade” e “município”;
- Pesquisa de manchetes de notícias na internet com o uso das palavras “cidade” ou “município”.
Observe que tanto o preenchimento da tabela quanto a pesquisa podem ser feitos de forma assíncrona. Os alunos podem usar ferramentas como o WhatsApp para preencherem a tabela em duplas. Para a pesquisa de manchetes, eles podem tirar um print ou uma foto da tela, e encaminhar a você.
Retome em aula virtual todas as atividades realizadas, compartilhando o material recebido. É importante que, nesse momento, qualquer equívoco sobre o uso dos termos seja sanado.
Sistematização
Na proposta original, o professor finaliza mostrando a todos uma imagem de São Paulo. A proposta, agora, é pedir que os alunos procurem uma imagem (sincronicamente, ou seja, durante a aula) que represente uma cidade qualquer, colem o endereço no chat e indiquem de qual município essa cidade faz parte. Dessa maneira, o professor retoma o equívoco e esclarece que município não é sinônimo de cidade, e reforça a compreensão sobre a delimitação administrativa do município e as características do espaço compreendido pelo centro urbano.
Convite às famílias
Posteriormente, sugira que os alunos assistam com seus familiares a alguns vídeos:
- "Por que não tem muitos índios na cidade?", disponível aqui;
- "Sésamo: Vamos Cuidar da Cidade", disponível aqui;
- "Férias na cidade grande | Cocoricó", disponível aqui;
- "Conte Sua História de São Paulo: o cordel da cidade multicolorida", disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Giani Peres Pirozzi
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar as diferenças entre município e cidade.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE03) Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.
Curso sobre Educação Antirracista
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