Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Trecho do cordel projetado em slide. Fonte: Cordel adolescente, ó xente! Sylvia Orthof - São Paulo: Quinteto Editorial, 1996.
Folha de papel para produção do Cordel para cada agrupamento.
Varal ou barbante, prendedores ou clips para sistematização.
Como adequar à sua realidade: Os textos dos slides podem ser escritos no quadro ou em folha de papel cartolina ou pardo a serem afixados no quadro.
Para você saber mais:
As características do gênero Cordel podem ser encontradas nos links:
http://www.ablc.com.br/o-cordel/historia-do-cordel/
https://leiturinha.com.br/blog/literatura-de-cordel-contos-em-video-para-seu-pequeno-se-divertir/
Contextos prévios: A turma pode estar organizadas em agrupamentos de 4 alunos. É importante que já tenham conhecimento antecipado sobre as características da Literatura de Cordel, como: texto em rima, representação de questões do cotidiano do povo nordestino, é exposto em varal nas feiras para serem vendidos, daí a origem do nome, geralmente são acompanhados por xilogravuras.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Com a turma já organizada em agrupamentos de 4 alunos, leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Diga que o assunto dessa aula será Cordel, um gênero de texto presente na cultura nordestina.
Explique que Cordel é uma forma de expressão vinda de Portugal que surgiu e se desenvolveu principalmente na região Nordeste do Brasil. Diga que os lugares não são formados apenas de objetos materiais, mas também de patrimônio imaterial, como é o caso do Cordel.
Para você saber mais:
As características do gênero Cordel podem ser encontrados nos links:
http://www.ablc.com.br/o-cordel/historia-do-cordel/
https://leiturinha.com.br/blog/literatura-de-cordel-contos-em-video-para-seu-pequeno-se-divertir/
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Apresente o texto projetado em slide. Diga que é um trecho de um Cordel.
Converse com as crianças sobre o contexto do trecho. Foque em expressões que tratam das características de Cordel. No trecho “falo tudo rimado no adoçado da palavra”, comente com as crianças sobre qual característica de Cordel está sendo representada. Já no trecho “todo fato acontecido eu coloco no papel”, levante os possíveis assuntos que o autor do Cordel sendo morador Nordestino poderia ter escrito. Levante as características que poderia ter o brasileiro quando o autor escreve “no meu jeito brasileiro aqui vim dizer e digo”. Nesse momento é importante que os alunos percebam que o autor representa seu cotidiano valorizando o lugar em que vive, no caso o Nordeste.
Espera-se que o aluno identifique essas características marcantes de um Cordel.
Se houver a impossibilidade de projeção em slides, escreva o texto numa folha de cartolina ou papel pardo a ser afixado no quadro.
Para saber mais:
Leia o Cordel na íntegra. Fonte: Cordel adolescente, ó xente! Sylvia Orthof - São Paulo: Quinteto Editorial, 1996.
Acesse os links
http://www.ablc.com.br/o-cordel/historia-do-cordel/
https://leiturinha.com.br/blog/literatura-de-cordel-contos-em-video-para-seu-pequeno-se-divertir/
Contextos prévios: É importante que já tenham conhecimento antecipado sobre as características da Literatura de Cordel, como: texto em rima, representação de questões do cotidiano do povo nordestino, é exposto em varal nas feiras para serem vendidos, daí a origem do nome.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Com os alunos ainda em agrupamentos, projete a frase ou escreva no quadro. Apresente a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre seu lugar de vivência. Questione seus alunos: Como poderíamos representar o lugar que vivemos em um Cordel? Converse com as crianças sobre as características do lugar onde vivem, como: tipo de paisagem, situações sociais, pontos turísticos, costumes locais.
Como adequar à sua realidade: Se o seu município tiver destaque em alguma atividade turística, industrial, comercial, agrícola ou histórica, você poderá dar enfoque a essas funções e levantar ideias sobre elas.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações:
Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva no quadro a frase “Represente o lugar onde você vive com um Cordel”.
Diga que cada agrupamento irá produzir um cordel representando o seu lugar de vivência. Oriente que não é necessário ser um Cordel extenso. Peça que escolham apenas uma característica do lugar para ser representada, podendo ser paisagem, costume da população, vida escolar, seu bairro e outras que tiverem sido exploradas na problematização. Circule pelos grupos e garanta que nesse momento estejam fazendo uso da estrutura do gênero cordel para a produção (rima, representação do lugar).
Materiais necessários:
Papel (sulfite ou folha de caderno) para produção do cordel
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Peça para os agrupamentos escolherem um membro para ler o Cordel produzido para a turma. Em seguida prenda com prendedores ou clips os Cordéis num barbante para exposição em sala de aula. Espera-se que o aluno identifique as características de seu lugar de vivência representadas no Cordel.
Materiais necessários:
Barbante, prendedores ou clips.