Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Video https://youtu.be/pDPWIGjVN_k. Acesso em 31 de janeiro de 2019.
Papel pardo ou cartolina para nuvem de palavras
Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de assistir o vídeo, faça recortes de revistas que representem diferentes aspectos culturais do Brasil, por exemplo, danças, religiões, comidas, e tradições típicas de regiões variadas do Brasil. Cole os recortes em papel a ser afixado no quadro, ou colocado no chão com os alunos em círculo.
Para você saber mais: Para saber mais sobre diversidade cultural brasileira acesse:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm
Contextos prévios:
Os alunos podem estar organizados em círculo para que facilite a roda de conversa na ação propositiva. Essa formação permite que o aluno identifique o outro como igual, ou seja, que desenvolva a empatia e o respeito pelo outro, despertando sentimento de pertencimento.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Com a turma já organizada em círculo, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que iremos falar sobre a diversidade cultural da população brasileira. Comente que o tema da aula trata sobre a pluralidade cultural brasileira, como: comida, religião, danças, enfim da variedade existente no Brasil.
Contextualização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Com os alunos organizados em círculo, projete o vídeo, disponível neste link: https://youtu.be/pDPWIGjVN_k
Em seguida permita que façam colocações sobre as imagens, que falem sobre as danças, religiões, tradições vistas no vídeo. Nesse momento os alunos podem relacionar algumas imagens com regiões brasileiras, no entanto a mediação do professor deve estar voltada especialmente para o seu lugar de vivência. Valorize a pluralidade cultural existente no país, de maneira que os alunos percebam que a sua cultura local é formadora da diversidade cultural brasileira.
Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de assistir ao vídeo, faça recortes de revistas que representem diferentes aspectos culturais do Brasil, por exemplo, danças, religiões, comidas, e tradições típicas de regiões variadas do Brasil. Cole os recortes em papel a ser afixado no quadro, ou colocado no chão com os alunos em círculo.
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Com os alunos ainda em círculo, projete a frase ou escreva no quadro. Apresente a pergunta como forma de aguçar a curiosidade. Questione seus alunos sobre a diversidade cultural do lugar onde moram. Comente que existe uma rica diversidade de religiões, comidas, músicas. Diga que as pessoas tem gostos variados no modo de se vestir, de ouvir músicas, de ver filmes e de se divertir.
Como adequar à sua realidade: Se no seu grupo houver alguma tradição cultural que faz parte do patrimônio imaterial, ou que seja atração turística, enfatize a importância da cidade no contexto cultural brasileiro.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações:
Com a turma organizada em círculos, promova uma roda de conversa em que os alunos troquem informações sobre a cultura local. Se necessário faça inferências que permita os alunos refletirem sobre a diversidade religiosa, musical, danças e até mesmo comidas, vestuário e diversão. Garanta que haja socialização das ideias e a valorização e aceitação da diversidade do grupo, para assim desenvolver empatia e sentimento de pertencimento da turma. Você pode focar em alguns tópicos como: Quais tipos de música são mais ouvidas? Como costumam se vestir? Qual a melhor maneira de se divertir no lugar onde vivem? Quais alimentos vocês gostam mais? Quais esportes ou brincadeiras preferidas?
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Com a turma em círculos, coloque o papel pardo ou cartolina no quadro. Peça para que cada aluno fale uma palavra que represente a cultura do lugar onde vive. Pode ser sobre comida, diversão, música, vestuário, dança, religião. Escreva as palavras que foram ditas no cartaz e deixe-o afixado no mural. Espera-se nesse momento que o aluno se identifique como sujeito integrante e formador da diversidade cultural brasileira, ou seja, que ele contribui para essa diversidade.
Materiais necessários: Papel cartolina ou pardo
Como adequar à sua realidade: Se no seu grupo houver alguma tradição cultural que faz parte do patrimônio imaterial, ou que seja atração turística, peça que a nuvem de palavras seja sobre esse tema.