16289
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Brasil - diversidade cultural

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre reconhecer-se como sujeito integrante e formador da pluralidade cultural brasileira.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Karina Steluti Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Wordart.

Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos

Apresentação do tema da aula
De maneira assincrônica, peça aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta utilizada ou recomendada pela escola, que pesquisem no dicionário a palavra PLURALIDADE.

Contextualização
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos o seguinte vídeo:
     - Brasil: Diversidade cultural – disponível aqui.

A sugestão desse vídeo está prevista no plano original.
Solicite que os alunos registrem o que aparece no vídeo. Faça perguntas como:
     - O que essas pessoas estão fazendo?
     - Como as pessoas estão vestidas?
     - As pessoas aparecem sozinhas ou em grupo?
     - As imagens retratam locais diferentes?
     - É possível encontrar alguma situação retratada no local onde você mora?

Problematização
Encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou na página virtual da classe, a problematização apresentada no plano original, e prossiga como sugerido.

Ação propositiva
Peça que os alunos pesquisem sobre as culturas do lugar onde vivem. As familiares podem ajudá-los.
Isso pode ser registrado em uma tabela, como o exemplo a seguir:

Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
     - Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.

Sistematização
A sugestão é uma adaptação do plano original. A ideia agora é a realização da atividade de maneira individual. Peça aos alunos para criarem uma nuvem de palavras com o tema: A diversidade cultural do lugar onde moro.
Os alunos precisam:
     - Escolher as palavras que serão utilizadas;
     - Assistir ao tutorial disponível aqui;
     - Acessar o site do Wordart, disponível aqui, e fazer a nuvem;
     - Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.

Convite às famílias
Acessem e assistam juntos ao vídeo:
     - Filhos da Terra: Diversidade e Cultura – disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_01UND01

(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas