Tabela de Planejamento da Unidade - EF08GE16UNID01
Plano de Aula
Plano de aula: Uma Cidade, Vários Mundos!
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas de moradia, circulação e trabalho nas cidades latino-americanas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE16 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Imagens presentes neste plano ou impressas, folha de caderno, caneta, lápis, dicionário.
Material complementar:
Problematização - Imagens para impressão caso não tenha projetor: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MwfQTDz7x6YN8G2nJC5J7PxsB6Eyy9Ktc8uVqBYPKp9XHgjuFKrc92kZH6pq/imagens-para-impressao-etapa-problamatizacao.pdf
Caso não consiga imprimir para todos os grupos, imprima uma imagem de cada e cole no quadro ou em cantos separados da sala.
Problematização - material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xknHNZffRnvGWdPpT9rP9GE6xC9FhV4NgARpkgWXHrmEa6yt85wmdHwc5qU9/atividade-complementar-localizacao-em-uma-contexto-regional-da-america-latina.pdf Esta atividade poderá ser realizada pelos alunos em outra aula, ou ainda como atividade complementar.
Para você saber mais:
Texto: Segregação Socioeconômica das Cidades Latino-Americanas Aprofunda a Violência - este texto apresenta uma série de dados sobre atual situação da segregação socioeconômica. Disponível em: https://nacoesunidas.org/cepal-segregacao-socioeconomica-das-cidades-latino-americanas-aprofunda-violencia/ acesso em 03 de novembro de 2018.
Artigo periódico apresenta uma análise do conceito de segregação socioeconômica. http://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/coletaneas/article/download/108/99 acesso 09 de novembro de 2018.
Ao longo da construção do conceito a ser trabalhado, alguns tópicos são de suma importância como: ação dos agentes hegemônicos, que controlam a especulação imobiliária, produzindo habitações adequadas há uma camada capaz de adquirir. O processo de periferização que historicamente marcou o processo de urbanização na América Latina, e ação dos agentes políticos que corroboram com a especulação imobiliária e relegam ao descaso a camada da população marginalizada pelo processo. Logo, essa camada adquire uma ação de expansão espacial descontroladas sem acesso ao mínimo de saneamento básico, condições de infraestrutura habitacional como ruas, problemas ligados à violência, enfim, ausência do Estado.
Vídeo diponível em : https://www.youtube.com/watch?v=puIh8Hr8tX4 acesso em 13 de novembro de 2018. O vídeo trata do crescimento das cidades e a periferização/ Sala de notícias - Canal Futura - contemplando os conceitos da aula de maneira direta e contextualizada.
Livro: A Cidade Contemporânea. Segregação Espacial: Segregação Espacial. Corrêa (Org.),Roberto Lobato; Vasconcelos (Org.),Pedro De Almeida; Pintaudi (Org.),Silvana Maria - Contexto, São Paulo, 2013, 208 p.
Contextos prévios:
Definição de Urbanização - processo histórico de crescimento das áreas urbanas em contingente populacional, fruto do êxodo rural;
Êxodo Rural - Saída das famílias do campo para a cidade, enquanto processo migratório que iniciou no século XVIII e se consolidou no século XX.
Crescimento Urbano - Processo de verticalização e horizontalização do espaço da cidade, muitas vez ocorrendo de forma desordenada, gerando os problemas urbanos: violência, saúde pública, trânsito e transporte, poluição do ar e dos rios, impermeabilização do solo, entre outros.
Observação: Boa parte destes elementos são ensinados no 7º ano em um contexto de Brasil, porém por vez é necessário estes contextos serem relembrados na contextualização, que pode ser feito de maneira integrada.
Segregação Socioeconômica
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos ou escreva no centro do quadro da sala. Utilize o dicionário para explicar o significado da palavra “socioeconômico”. Explique que a palavra é a junção do termo “sócio” com o termo “econômico”, e a palavra tem um sentido de caracterizar a situação de isolamento espacial em função da situação econômica de um grupo de pessoas.
Para você saber mais:
Se os alunos questionarem o que significa Segregar, explique que segundo dicionário online disponível em : www.dicio.com.br/segregacao/ acesso em 03 de novembro de 2018. Segregação significa separar, isolar, separar (caso queira leve um dicionário disponível na escola) e Socioeconômico é a junção da palavra sócio - que remete a sociedade, e econômico remete a situação econômica de um grupo social.
Contextualização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça aos alunos que façam apontamentos sobre a situação do bairro que moram em comparação a outros bairros da cidade. Procure questionar os alunos com as seguintes indagações sobre o lugar que eles vivem: como é o saneamento básico? A estrutura das moradias dos bairros de nossa cidade são iguais? O acesso ao transporte público é igual? Reflita com os alunos as localizações dos bairros da cidade, comparando com o centro da cidade, os condomínios fechados, os bairro mais nobres, que não apresentam tantos problemas estruturais.
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Instrua os alunos a observarem as fotografias. Durante a observação pontue as características do lugar observado pelos alunos. Questione: Quais problemas as imagens apresentam? As imagens refletem a situação econômica dessa população? Por que essas pessoas vivem nesse lugar?
Revele ainda a das localização das imagens: imagem 1: La Paz - Bolívia, Imagem 2 : Rio de Janeiro - Brasil, Imagem 3 - Cidade do México - México.
Fonte da imagem 1 Disponível em : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Barrio_Valladolid_(Localidad_de_Kennedy).JPG - acesso em 03 de novembro de 2018.
Fonte da imagem 2 Disponível em : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rocinha_Favela_Brazil_Slums.jpg- acesso em 03 de novembro de 2018.
Fonte da imagem 3 disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vivir_en_la_basura_(4304397107).jpg acesso em 04 de novembro de 2018.
Como adequar à sua realidade: Caso não tenha projetor, imprima uma imagem de cada e cole no quadro ou nos cantos da sala. Instrua os alunos a observarem imagem por imagem, e anotar as características apresentadas, com o seguinte roteiro:
1- Como é o tipo de edificação da imagem?
2 - Quais as condições das moradias da imagem?
3 - O espaço é organizado?
Explique como essa situação se materializa no espaço, pontuando as responsabilidades dos agentes públicos e população envolvida. Outra possibilidade é procurar no livro didático do 8º imagens que tratam da urbanização da América Latina e executar a mesma proposta.
As imagens podem ser impressa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MwfQTDz7x6YN8G2nJC5J7PxsB6Eyy9Ktc8uVqBYPKp9XHgjuFKrc92kZH6pq/imagens-para-impressao-etapa-problamatizacao.pdf
Para você saber mais:
Texto que pode ser usado para captar dados - diponível em https://nacoesunidas.org/cepal-segregacao-socioeconomica-das-cidades-latino-americanas-aprofunda-violencia/ acesso em 05 de novembro de 2018.
Problematização
Orientações: Orientações: Instrua os alunos a observarem as fotografias. Durante a observação pontue as características do lugar observado pelos alunos. Questione: Quais problemas as imagens apresentam? As imagens refletem a situação econômica dessa população? Por que essas pessoas vivem nesse lugar?
Revele ainda a das localização das imagens: imagem 1: La Paz - Bolívia, Imagem 2 : Rio de Janeiro - Brasil, Imagem 3 - Cidade do México - México.
Fonte da imagem 1 Disponível em : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Barrio_Valladolid_(Localidad_de_Kennedy).JPG - acesso em 03 de novembro de 2018.
Fonte da imagem 2 Disponível em : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rocinha_Favela_Brazil_Slums.jpg- acesso em 03 de novembro de 2018.
Fonte da imagem 3 disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vivir_en_la_basura_(4304397107).jpg acesso em 04 de novembro de 2018.
Como adequar à sua realidade: Caso não tenha projetor, imprima uma imagem de cada e cole no quadro ou nos cantos da sala. Instrua os alunos a observarem imagem por imagem, e anotar as características apresentadas, com o seguinte roteiro:
1- Como é o tipo de edificação da imagem?
2 - Quais as condições das moradias da imagem?
3 - O espaço é organizado?
Explique como essa situação se materializa no espaço, pontuando as responsabilidades dos agentes públicos e população envolvida. Outra possibilidade é procurar no livro didático do 8º imagens que tratam da urbanização da América Latina e executar a mesma proposta.
As imagens podem ser impressa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MwfQTDz7x6YN8G2nJC5J7PxsB6Eyy9Ktc8uVqBYPKp9XHgjuFKrc92kZH6pq/imagens-para-impressao-etapa-problamatizacao.pdf
Para você saber mais:
Texto que pode ser usado para captar dados - diponível em https://nacoesunidas.org/cepal-segregacao-socioeconomica-das-cidades-latino-americanas-aprofunda-violencia/ acesso em 05 de novembro de 2018.
Problematização
Orientações: Instrua os alunos a observarem as fotografias, questione os alunos sobre: Quais problemas as imagens apresentam? As imagens refletem a situação econômica dessa população? Por que essas pessoas vivem nesse lugar?
Revele ainda as localizações das imagens: imagem 1: La Paz - Bolívia, Imagem 2 : Rio de Janeiro - Brasil, Imagem 3 - Cidade do México - México.
Fonte da imagem 1, disponível em : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Barrio_Valladolid_(Localidad_de_Kennedy).JPG - acesso em 03 de novembro de 2018.
Fonte da imagem 2, disponível em : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rocinha_Favela_Brazil_Slums.jpg- acesso em 03 de novembro de 2018.
Fonte da imagem 3, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vivir_en_la_basura_(4304397107).jpg acesso em 04 de novembro de 2018.
Como adequar à sua realidade: Caso não tenha projetor, imprima uma imagem de cada e cole no quadro ou nos cantos da sala. Instrua os alunos a observarem imagem por imagem, e anotar as características apresentadas, com o seguinte roteiro:
1- Como é o tipo de edificação da imagem?
2 - Quais as condições das moradias da imagem?
3 - O espaço é organizado?
Explique como essa situação se materializa no espaço, pontuando as responsabilidades dos agentes públicos e população envolvida. Outra possibilidade é procurar no livro didático do 8º imagens que tratam da urbanização da América Latina e executar a mesma proposta.
As imagens podem ser impressa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MwfQTDz7x6YN8G2nJC5J7PxsB6Eyy9Ktc8uVqBYPKp9XHgjuFKrc92kZH6pq/imagens-para-impressao-etapa-problamatizacao.pdf
Para você saber mais:
Texto que pode ser usado para captar dados - diponível em https://nacoesunidas.org/cepal-segregacao-socioeconomica-das-cidades-latino-americanas-aprofunda-violencia/ acesso em 05 de novembro de 2018.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: - 14 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos de 4 integrantes. Cada grupo recebe uma folha sulfite, e cada membro do grupo destaca 02 elementos na paisagem que mais chamaram atenção nas fotografias. Oriente os alunos a observar as semelhanças entre as fotografias, explicando que os elementos sugeridos são fruto da organização socioeconômica do espaço da América Latina. Por fim, conduza os alunos a concluírem que os elementos elencados pelo grupo, sobre as grandes cidades apresentadas são características presentes nessa parte da América.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Oriente os alunos a apresentarem os elementos sugeridos. Explique que mesmo que as observações sejam repetidas, não há problema, pois marcam as características dos lugares que por consequências são semelhantes, e logo conduzirão para a conclusão da organização do espaço urbano nessas cidades, dentro de uma lógica regional (América Latina). Por fim, leve os alunos a questionarem se a lógica de ocupação apresentada na problematização e na ação propositiva refletem os elementos também presentes nas grandes cidades brasileiras, encontrando pontos comuns na América Latina.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é apresentar aos alunos as problemáticas das grandes cidades do Brasil e da América Latina em relação à segregação espacial das cidades. Caso a turma ainda não tenha um grupo virtual, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor cidadania estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Grave um áudio e peça aos alunos que façam apontamentos sobre a situação do bairro onde moram em comparação com outros bairros da cidade. Procure questionar os alunos com as seguintes indagações sobre o lugar onde vivem: como é o saneamento básico? A estrutura das moradias dos bairros de nossa cidade são iguais? O acesso ao transporte público é igual? Reflita com os alunos as localizações dos bairros da cidade; em comparação com o centro da cidade, os condomínios fechados e os bairros mais nobres não apresentam tantos problemas estruturais. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Envie as imagens disponíveis aqui aos alunos. Grave um áudio e solicite que analisem cada uma e reflitam sobre a problematização. Para provocar um debate, pergunte também se as imagens refletem a situação econômica dessa população. E por que as pessoas vivem nesses lugares? Revele a localização das imagens: La Paz, Bolívia (imagem 1); Rio de Janeiro, Brasil (imagem 2) e Cidade do México, México (imagem 3). Incentive-os a exporem suas opiniões via WhatsApp da turma. Tempo estimado: 15 minutos.
Ação propositiva
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada membro do grupo deve destacar dois elementos na paisagem que mais chamaram a atenção nas fotografias da etapa anterior. Oriente os alunos a observarem as semelhanças entre as fotografias, explicando que os elementos sugeridos são fruto da organização socioeconômica do espaço da América Latina. Por fim, eles devem anotar suas respostas em uma folha e depois compartilhá-las com toda a turma pelo WhatsApp. Tempo estimado: 30 minutos.
Sistematização
Professor, este é o momento para sistematizar o que foi estudado. Leve os alunos a questionarem se a lógica de ocupação apresentada na problematização e na ação propositiva refletem os elementos também presentes nas grandes cidades brasileiras, encontrando pontos comuns na América Latina. Retome o objetivo de aprendizagem e finalize a aula. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem disponível aqui, sobre a urbanização da América Latina. Assim, eles podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ricardo Quirino
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objetivo(s) de aprendizagem: Este plano pretende apresentar aos alunos as problemáticas das grandes cidades do Brasil e América Latina em relação a segregação espacial das cidades
Habilidade (s) da Base: (EF08GE16) Analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho
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