16288
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Uma Cidade, Vários Mundos!

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Este plano pretende apresentar aos alunos as problemáticas das grandes cidades do Brasil e América Latina em relação a segregação espacial das cidades

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ricardo Quirino Alves De Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO8_16UND01

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou E-mail

Valor trabalhado
Cidadania

Apresentação do tema da aula
O objetivo dessa aula é apresentar aos alunos as problemáticas das grandes cidades do Brasil e América Latina em relação à segregação espacial das cidades. Caso a turma ainda não tenha um grupo virtual, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor cidadania estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Grave um áudio e peça aos alunos que façam apontamentos sobre a situação do bairro que moram em comparação a outros bairros da cidade. Procure questionar os alunos com as seguintes indagações sobre o lugar que eles vivem: como é o saneamento básico? A estrutura das moradias dos bairros de nossa cidade são iguais? O acesso ao transporte público é igual? Reflita com os alunos as localizações dos bairros da cidade, comparando com o centro da cidade, os condomínios fechados e os bairros mais nobres que não apresentam tantos problemas estruturais. Tempo estimado: 10 minutos.

Problematização
Envie as imagens para os alunos. Grave um áudio e solicite que eles analisem cada uma e reflita sobre a problematização. Para provocar um debate, pergunte também, se as imagens refletem a situação econômica dessa população. E por que as pessoas vivem nesses lugares? Revele a localização das imagens: La Paz, na Bolívia (imagem 1), Rio de Janeiro, Brasil (imagem 2) e Cidade do México, México (imagem 3). Incentive-os a exporem suas opiniões via WhatsApp da turma. Tempo estimado: 15 minutos.

Ação propositiva
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada membro do grupo destaca 02 elementos na paisagem que mais chamaram atenção nas fotografias da etapa anterior. Oriente os alunos a observarem as semelhanças entre as fotografias, explicando que os elementos sugeridos são fruto da organização socioeconômica do espaço da América Latina. Por fim, eles devem anotar suas respostas em uma folha e depois compartilhar com toda a turma pelo WhatsApp. Tempo estimado: 30 minutos.

Sistematização
Professor, este é o momento para sistematizar o que foi estudado. Leve os alunos a questionarem se a lógica de ocupação apresentada na problematização e na ação propositiva refletem os elementos também presentes nas grandes cidades brasileiras, encontrando pontos comuns na América Latina. Retome o objetivo de aprendizagem e finalize a aula. Tempo estimado: 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem sobre urbanização da América Latina. Assim, eles podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: LEANDRO CAMPELO


Código: GEO8_16UND01

(EF08GE16) Analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas