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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Uma Cidade, Vários Mundos!

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Este plano pretende apresentar aos alunos as problemáticas das grandes cidades do Brasil e América Latina em relação a segregação espacial das cidades

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ricardo Quirino Alves De Sousa

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE16 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Imagens presentes neste plano ou impressas, folha de caderno, caneta, lápis, dicionário.

Material complementar:

Problematização - Imagens para impressão caso não tenha projetor: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MwfQTDz7x6YN8G2nJC5J7PxsB6Eyy9Ktc8uVqBYPKp9XHgjuFKrc92kZH6pq/imagens-para-impressao-etapa-problamatizacao.pdf

Caso não consiga imprimir para todos os grupos, imprima uma imagem de cada e cole no quadro ou em cantos separados da sala.

Problematização - material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xknHNZffRnvGWdPpT9rP9GE6xC9FhV4NgARpkgWXHrmEa6yt85wmdHwc5qU9/atividade-complementar-localizacao-em-uma-contexto-regional-da-america-latina.pdf Esta atividade poderá ser realizada pelos alunos em outra aula, ou ainda como atividade complementar.

Para você saber mais:

Texto: Segregação Socioeconômica das Cidades Latino-Americanas Aprofunda a Violência - este texto apresenta uma série de dados sobre atual situação da segregação socioeconômica. Disponível em: https://nacoesunidas.org/cepal-segregacao-socioeconomica-das-cidades-latino-americanas-aprofunda-violencia/ acesso em 03 de novembro de 2018.

Artigo periódico apresenta uma análise do conceito de segregação socioeconômica. http://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/coletaneas/article/download/108/99 acesso 09 de novembro de 2018.

Ao longo da construção do conceito a ser trabalhado, alguns tópicos são de suma importância como: ação dos agentes hegemônicos, que controlam a especulação imobiliária, produzindo habitações adequadas há uma camada capaz de adquirir. O processo de periferização que historicamente marcou o processo de urbanização na América Latina, e ação dos agentes políticos que corroboram com a especulação imobiliária e relegam ao descaso a camada da população marginalizada pelo processo. Logo, essa camada adquire uma ação de expansão espacial descontroladas sem acesso ao mínimo de saneamento básico, condições de infraestrutura habitacional como ruas, problemas ligados à violência, enfim, ausência do Estado.

Vídeo diponível em : https://www.youtube.com/watch?v=puIh8Hr8tX4 acesso em 13 de novembro de 2018. O vídeo trata do crescimento das cidades e a periferização/ Sala de notícias - Canal Futura - contemplando os conceitos da aula de maneira direta e contextualizada.

Livro: A Cidade Contemporânea. Segregação Espacial: Segregação Espacial. Corrêa (Org.),Roberto Lobato; Vasconcelos (Org.),Pedro De Almeida; Pintaudi (Org.),Silvana Maria - Contexto, São Paulo, 2013, 208 p.

Contextos prévios:

Definição de Urbanização - processo histórico de crescimento das áreas urbanas em contingente populacional, fruto do êxodo rural;

Êxodo Rural - Saída das famílias do campo para a cidade, enquanto processo migratório que iniciou no século XVIII e se consolidou no século XX.

Crescimento Urbano - Processo de verticalização e horizontalização do espaço da cidade, muitas vez ocorrendo de forma desordenada, gerando os problemas urbanos: violência, saúde pública, trânsito e transporte, poluição do ar e dos rios, impermeabilização do solo, entre outros.

Observação: Boa parte destes elementos são ensinados no 7º ano em um contexto de Brasil, porém por vez é necessário estes contextos serem relembrados na contextualização, que pode ser feito de maneira integrada.

Segregação Socioeconômica select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos ou escreva no centro do quadro da sala. Utilize o dicionário para explicar o significado da palavra “socioeconômico”. Explique que a palavra é a junção do termo “sócio” com o termo “econômico”, e a palavra tem um sentido de caracterizar a situação de isolamento espacial em função da situação econômica de um grupo de pessoas.

Para você saber mais:

Se os alunos questionarem o que significa Segregar, explique que segundo dicionário online disponível em : www.dicio.com.br/segregacao/ acesso em 03 de novembro de 2018. Segregação significa separar, isolar, separar (caso queira leve um dicionário disponível na escola) e Socioeconômico é a junção da palavra sócio - que remete a sociedade, e econômico remete a situação econômica de um grupo social.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça aos alunos que façam apontamentos sobre a situação do bairro que moram em comparação a outros bairros da cidade. Procure questionar os alunos com as seguintes indagações sobre o lugar que eles vivem: como é o saneamento básico? A estrutura das moradias dos bairros de nossa cidade são iguais? O acesso ao transporte público é igual? Reflita com os alunos as localizações dos bairros da cidade, comparando com o centro da cidade, os condomínios fechados, os bairro mais nobres, que não apresentam tantos problemas estruturais.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Instrua os alunos a observarem as fotografias. Durante a observação pontue as características do lugar observado pelos alunos. Questione: Quais problemas as imagens apresentam? As imagens refletem a situação econômica dessa população? Por que essas pessoas vivem nesse lugar?

Revele ainda a das localização das imagens: imagem 1: La Paz - Bolívia, Imagem 2 : Rio de Janeiro - Brasil, Imagem 3 - Cidade do México - México.

Fonte da imagem 1 Disponível em : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Barrio_Valladolid_(Localidad_de_Kennedy).JPG - acesso em 03 de novembro de 2018.

Fonte da imagem 2 Disponível em : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rocinha_Favela_Brazil_Slums.jpg- acesso em 03 de novembro de 2018.

Fonte da imagem 3 disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vivir_en_la_basura_(4304397107).jpg acesso em 04 de novembro de 2018.

Como adequar à sua realidade: Caso não tenha projetor, imprima uma imagem de cada e cole no quadro ou nos cantos da sala. Instrua os alunos a observarem imagem por imagem, e anotar as características apresentadas, com o seguinte roteiro:

1- Como é o tipo de edificação da imagem?

2 - Quais as condições das moradias da imagem?

3 - O espaço é organizado?

Explique como essa situação se materializa no espaço, pontuando as responsabilidades dos agentes públicos e população envolvida. Outra possibilidade é procurar no livro didático do 8º imagens que tratam da urbanização da América Latina e executar a mesma proposta.

As imagens podem ser impressa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MwfQTDz7x6YN8G2nJC5J7PxsB6Eyy9Ktc8uVqBYPKp9XHgjuFKrc92kZH6pq/imagens-para-impressao-etapa-problamatizacao.pdf

Para você saber mais:

Texto que pode ser usado para captar dados - diponível em https://nacoesunidas.org/cepal-segregacao-socioeconomica-das-cidades-latino-americanas-aprofunda-violencia/ acesso em 05 de novembro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Orientações: Instrua os alunos a observarem as fotografias. Durante a observação pontue as características do lugar observado pelos alunos. Questione: Quais problemas as imagens apresentam? As imagens refletem a situação econômica dessa população? Por que essas pessoas vivem nesse lugar?

Revele ainda a das localização das imagens: imagem 1: La Paz - Bolívia, Imagem 2 : Rio de Janeiro - Brasil, Imagem 3 - Cidade do México - México.

Fonte da imagem 1 Disponível em : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Barrio_Valladolid_(Localidad_de_Kennedy).JPG - acesso em 03 de novembro de 2018.

Fonte da imagem 2 Disponível em : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rocinha_Favela_Brazil_Slums.jpg- acesso em 03 de novembro de 2018.

Fonte da imagem 3 disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vivir_en_la_basura_(4304397107).jpg acesso em 04 de novembro de 2018.

Como adequar à sua realidade: Caso não tenha projetor, imprima uma imagem de cada e cole no quadro ou nos cantos da sala. Instrua os alunos a observarem imagem por imagem, e anotar as características apresentadas, com o seguinte roteiro:

1- Como é o tipo de edificação da imagem?

2 - Quais as condições das moradias da imagem?

3 - O espaço é organizado?

Explique como essa situação se materializa no espaço, pontuando as responsabilidades dos agentes públicos e população envolvida. Outra possibilidade é procurar no livro didático do 8º imagens que tratam da urbanização da América Latina e executar a mesma proposta.

As imagens podem ser impressa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MwfQTDz7x6YN8G2nJC5J7PxsB6Eyy9Ktc8uVqBYPKp9XHgjuFKrc92kZH6pq/imagens-para-impressao-etapa-problamatizacao.pdf

Para você saber mais:

Texto que pode ser usado para captar dados - diponível em https://nacoesunidas.org/cepal-segregacao-socioeconomica-das-cidades-latino-americanas-aprofunda-violencia/ acesso em 05 de novembro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Instrua os alunos a observarem as fotografias, questione os alunos sobre: Quais problemas as imagens apresentam? As imagens refletem a situação econômica dessa população? Por que essas pessoas vivem nesse lugar?

Revele ainda as localizações das imagens: imagem 1: La Paz - Bolívia, Imagem 2 : Rio de Janeiro - Brasil, Imagem 3 - Cidade do México - México.

Fonte da imagem 1, disponível em : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Barrio_Valladolid_(Localidad_de_Kennedy).JPG - acesso em 03 de novembro de 2018.

Fonte da imagem 2, disponível em : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rocinha_Favela_Brazil_Slums.jpg- acesso em 03 de novembro de 2018.

Fonte da imagem 3, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vivir_en_la_basura_(4304397107).jpg acesso em 04 de novembro de 2018.

Como adequar à sua realidade: Caso não tenha projetor, imprima uma imagem de cada e cole no quadro ou nos cantos da sala. Instrua os alunos a observarem imagem por imagem, e anotar as características apresentadas, com o seguinte roteiro:

1- Como é o tipo de edificação da imagem?

2 - Quais as condições das moradias da imagem?

3 - O espaço é organizado?

Explique como essa situação se materializa no espaço, pontuando as responsabilidades dos agentes públicos e população envolvida. Outra possibilidade é procurar no livro didático do 8º imagens que tratam da urbanização da América Latina e executar a mesma proposta.

As imagens podem ser impressa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MwfQTDz7x6YN8G2nJC5J7PxsB6Eyy9Ktc8uVqBYPKp9XHgjuFKrc92kZH6pq/imagens-para-impressao-etapa-problamatizacao.pdf

Para você saber mais:

Texto que pode ser usado para captar dados - diponível em https://nacoesunidas.org/cepal-segregacao-socioeconomica-das-cidades-latino-americanas-aprofunda-violencia/ acesso em 05 de novembro de 2018.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: - 14 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos de 4 integrantes. Cada grupo recebe uma folha sulfite, e cada membro do grupo destaca 02 elementos na paisagem que mais chamaram atenção nas fotografias. Oriente os alunos a observar as semelhanças entre as fotografias, explicando que os elementos sugeridos são fruto da organização socioeconômica do espaço da América Latina. Por fim, conduza os alunos a concluírem que os elementos elencados pelo grupo, sobre as grandes cidades apresentadas são características presentes nessa parte da América.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Oriente os alunos a apresentarem os elementos sugeridos. Explique que mesmo que as observações sejam repetidas, não há problema, pois marcam as características dos lugares que por consequências são semelhantes, e logo conduzirão para a conclusão da organização do espaço urbano nessas cidades, dentro de uma lógica regional (América Latina). Por fim, leve os alunos a questionarem se a lógica de ocupação apresentada na problematização e na ação propositiva refletem os elementos também presentes nas grandes cidades brasileiras, encontrando pontos comuns na América Latina.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE16 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Imagens presentes neste plano ou impressas, folha de caderno, caneta, lápis, dicionário.

Material complementar:

Problematização - Imagens para impressão caso não tenha projetor: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MwfQTDz7x6YN8G2nJC5J7PxsB6Eyy9Ktc8uVqBYPKp9XHgjuFKrc92kZH6pq/imagens-para-impressao-etapa-problamatizacao.pdf

Caso não consiga imprimir para todos os grupos, imprima uma imagem de cada e cole no quadro ou em cantos separados da sala.

Problematização - material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xknHNZffRnvGWdPpT9rP9GE6xC9FhV4NgARpkgWXHrmEa6yt85wmdHwc5qU9/atividade-complementar-localizacao-em-uma-contexto-regional-da-america-latina.pdf Esta atividade poderá ser realizada pelos alunos em outra aula, ou ainda como atividade complementar.

Para você saber mais:

Texto: Segregação Socioeconômica das Cidades Latino-Americanas Aprofunda a Violência - este texto apresenta uma série de dados sobre atual situação da segregação socioeconômica. Disponível em: https://nacoesunidas.org/cepal-segregacao-socioeconomica-das-cidades-latino-americanas-aprofunda-violencia/ acesso em 03 de novembro de 2018.

Artigo periódico apresenta uma análise do conceito de segregação socioeconômica. http://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/coletaneas/article/download/108/99 acesso 09 de novembro de 2018.

Ao longo da construção do conceito a ser trabalhado, alguns tópicos são de suma importância como: ação dos agentes hegemônicos, que controlam a especulação imobiliária, produzindo habitações adequadas há uma camada capaz de adquirir. O processo de periferização que historicamente marcou o processo de urbanização na América Latina, e ação dos agentes políticos que corroboram com a especulação imobiliária e relegam ao descaso a camada da população marginalizada pelo processo. Logo, essa camada adquire uma ação de expansão espacial descontroladas sem acesso ao mínimo de saneamento básico, condições de infraestrutura habitacional como ruas, problemas ligados à violência, enfim, ausência do Estado.

Vídeo diponível em : https://www.youtube.com/watch?v=puIh8Hr8tX4 acesso em 13 de novembro de 2018. O vídeo trata do crescimento das cidades e a periferização/ Sala de notícias - Canal Futura - contemplando os conceitos da aula de maneira direta e contextualizada.

Livro: A Cidade Contemporânea. Segregação Espacial: Segregação Espacial. Corrêa (Org.),Roberto Lobato; Vasconcelos (Org.),Pedro De Almeida; Pintaudi (Org.),Silvana Maria - Contexto, São Paulo, 2013, 208 p.

Contextos prévios:

Definição de Urbanização - processo histórico de crescimento das áreas urbanas em contingente populacional, fruto do êxodo rural;

Êxodo Rural - Saída das famílias do campo para a cidade, enquanto processo migratório que iniciou no século XVIII e se consolidou no século XX.

Crescimento Urbano - Processo de verticalização e horizontalização do espaço da cidade, muitas vez ocorrendo de forma desordenada, gerando os problemas urbanos: violência, saúde pública, trânsito e transporte, poluição do ar e dos rios, impermeabilização do solo, entre outros.

Observação: Boa parte destes elementos são ensinados no 7º ano em um contexto de Brasil, porém por vez é necessário estes contextos serem relembrados na contextualização, que pode ser feito de maneira integrada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos ou escreva no centro do quadro da sala. Utilize o dicionário para explicar o significado da palavra “socioeconômico”. Explique que a palavra é a junção do termo “sócio” com o termo “econômico”, e a palavra tem um sentido de caracterizar a situação de isolamento espacial em função da situação econômica de um grupo de pessoas.

Para você saber mais:

Se os alunos questionarem o que significa Segregar, explique que segundo dicionário online disponível em : www.dicio.com.br/segregacao/ acesso em 03 de novembro de 2018. Segregação significa separar, isolar, separar (caso queira leve um dicionário disponível na escola) e Socioeconômico é a junção da palavra sócio - que remete a sociedade, e econômico remete a situação econômica de um grupo social.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça aos alunos que façam apontamentos sobre a situação do bairro que moram em comparação a outros bairros da cidade. Procure questionar os alunos com as seguintes indagações sobre o lugar que eles vivem: como é o saneamento básico? A estrutura das moradias dos bairros de nossa cidade são iguais? O acesso ao transporte público é igual? Reflita com os alunos as localizações dos bairros da cidade, comparando com o centro da cidade, os condomínios fechados, os bairro mais nobres, que não apresentam tantos problemas estruturais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Instrua os alunos a observarem as fotografias. Durante a observação pontue as características do lugar observado pelos alunos. Questione: Quais problemas as imagens apresentam? As imagens refletem a situação econômica dessa população? Por que essas pessoas vivem nesse lugar?

Revele ainda a das localização das imagens: imagem 1: La Paz - Bolívia, Imagem 2 : Rio de Janeiro - Brasil, Imagem 3 - Cidade do México - México.

Fonte da imagem 1 Disponível em : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Barrio_Valladolid_(Localidad_de_Kennedy).JPG - acesso em 03 de novembro de 2018.

Fonte da imagem 2 Disponível em : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rocinha_Favela_Brazil_Slums.jpg- acesso em 03 de novembro de 2018.

Fonte da imagem 3 disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vivir_en_la_basura_(4304397107).jpg acesso em 04 de novembro de 2018.

Como adequar à sua realidade: Caso não tenha projetor, imprima uma imagem de cada e cole no quadro ou nos cantos da sala. Instrua os alunos a observarem imagem por imagem, e anotar as características apresentadas, com o seguinte roteiro:

1- Como é o tipo de edificação da imagem?

2 - Quais as condições das moradias da imagem?

3 - O espaço é organizado?

Explique como essa situação se materializa no espaço, pontuando as responsabilidades dos agentes públicos e população envolvida. Outra possibilidade é procurar no livro didático do 8º imagens que tratam da urbanização da América Latina e executar a mesma proposta.

As imagens podem ser impressa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MwfQTDz7x6YN8G2nJC5J7PxsB6Eyy9Ktc8uVqBYPKp9XHgjuFKrc92kZH6pq/imagens-para-impressao-etapa-problamatizacao.pdf

Para você saber mais:

Texto que pode ser usado para captar dados - diponível em https://nacoesunidas.org/cepal-segregacao-socioeconomica-das-cidades-latino-americanas-aprofunda-violencia/ acesso em 05 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Orientações: Instrua os alunos a observarem as fotografias. Durante a observação pontue as características do lugar observado pelos alunos. Questione: Quais problemas as imagens apresentam? As imagens refletem a situação econômica dessa população? Por que essas pessoas vivem nesse lugar?

Revele ainda a das localização das imagens: imagem 1: La Paz - Bolívia, Imagem 2 : Rio de Janeiro - Brasil, Imagem 3 - Cidade do México - México.

Fonte da imagem 1 Disponível em : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Barrio_Valladolid_(Localidad_de_Kennedy).JPG - acesso em 03 de novembro de 2018.

Fonte da imagem 2 Disponível em : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rocinha_Favela_Brazil_Slums.jpg- acesso em 03 de novembro de 2018.

Fonte da imagem 3 disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vivir_en_la_basura_(4304397107).jpg acesso em 04 de novembro de 2018.

Como adequar à sua realidade: Caso não tenha projetor, imprima uma imagem de cada e cole no quadro ou nos cantos da sala. Instrua os alunos a observarem imagem por imagem, e anotar as características apresentadas, com o seguinte roteiro:

1- Como é o tipo de edificação da imagem?

2 - Quais as condições das moradias da imagem?

3 - O espaço é organizado?

Explique como essa situação se materializa no espaço, pontuando as responsabilidades dos agentes públicos e população envolvida. Outra possibilidade é procurar no livro didático do 8º imagens que tratam da urbanização da América Latina e executar a mesma proposta.

As imagens podem ser impressa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MwfQTDz7x6YN8G2nJC5J7PxsB6Eyy9Ktc8uVqBYPKp9XHgjuFKrc92kZH6pq/imagens-para-impressao-etapa-problamatizacao.pdf

Para você saber mais:

Texto que pode ser usado para captar dados - diponível em https://nacoesunidas.org/cepal-segregacao-socioeconomica-das-cidades-latino-americanas-aprofunda-violencia/ acesso em 05 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Instrua os alunos a observarem as fotografias, questione os alunos sobre: Quais problemas as imagens apresentam? As imagens refletem a situação econômica dessa população? Por que essas pessoas vivem nesse lugar?

Revele ainda as localizações das imagens: imagem 1: La Paz - Bolívia, Imagem 2 : Rio de Janeiro - Brasil, Imagem 3 - Cidade do México - México.

Fonte da imagem 1, disponível em : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Barrio_Valladolid_(Localidad_de_Kennedy).JPG - acesso em 03 de novembro de 2018.

Fonte da imagem 2, disponível em : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rocinha_Favela_Brazil_Slums.jpg- acesso em 03 de novembro de 2018.

Fonte da imagem 3, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vivir_en_la_basura_(4304397107).jpg acesso em 04 de novembro de 2018.

Como adequar à sua realidade: Caso não tenha projetor, imprima uma imagem de cada e cole no quadro ou nos cantos da sala. Instrua os alunos a observarem imagem por imagem, e anotar as características apresentadas, com o seguinte roteiro:

1- Como é o tipo de edificação da imagem?

2 - Quais as condições das moradias da imagem?

3 - O espaço é organizado?

Explique como essa situação se materializa no espaço, pontuando as responsabilidades dos agentes públicos e população envolvida. Outra possibilidade é procurar no livro didático do 8º imagens que tratam da urbanização da América Latina e executar a mesma proposta.

As imagens podem ser impressa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MwfQTDz7x6YN8G2nJC5J7PxsB6Eyy9Ktc8uVqBYPKp9XHgjuFKrc92kZH6pq/imagens-para-impressao-etapa-problamatizacao.pdf

Para você saber mais:

Texto que pode ser usado para captar dados - diponível em https://nacoesunidas.org/cepal-segregacao-socioeconomica-das-cidades-latino-americanas-aprofunda-violencia/ acesso em 05 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: - 14 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos de 4 integrantes. Cada grupo recebe uma folha sulfite, e cada membro do grupo destaca 02 elementos na paisagem que mais chamaram atenção nas fotografias. Oriente os alunos a observar as semelhanças entre as fotografias, explicando que os elementos sugeridos são fruto da organização socioeconômica do espaço da América Latina. Por fim, conduza os alunos a concluírem que os elementos elencados pelo grupo, sobre as grandes cidades apresentadas são características presentes nessa parte da América.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Oriente os alunos a apresentarem os elementos sugeridos. Explique que mesmo que as observações sejam repetidas, não há problema, pois marcam as características dos lugares que por consequências são semelhantes, e logo conduzirão para a conclusão da organização do espaço urbano nessas cidades, dentro de uma lógica regional (América Latina). Por fim, leve os alunos a questionarem se a lógica de ocupação apresentada na problematização e na ação propositiva refletem os elementos também presentes nas grandes cidades brasileiras, encontrando pontos comuns na América Latina.

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