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Plano de aula > Geografia > 3º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Proporção e escala

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar no uso de materiais digitais e analógicos os conceitos de proporção e escala

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Da Silva Gomes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos

- Optativas: Google Classroom, Google Jamboard, Google Docs e Youtube

Valores trabalhados

- Cidadania

- Protagonismo

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem no uso de materiais digitais e analógicos os conceitos de proporção e escala. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo perguntando para que serve a ferramenta de zoom, utilizada em vários aparelhos eletrônicos, entre eles o celular. Peça que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto ou áudio.

Contextualização (30 minutos – assincronamente)

Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Desafie-os a decifrarem a ilusão de ótica. Peça para que eles escrevam o que leram e que compartilhem suas respostas no grupo de comunicação que turma esteja usando, em um horário determinado previamente por você. Questione como conseguiram identificar a mensagem. Comente que a aproximação ou o afastamento da imagem muda a forma como a enxergamos.

Problematização (25 minutos – assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização. Oriente que os estudantes tirem uma foto de um objeto em sua totalidade e que depois acionem o zoom em várias partes do objeto. Pergunte o que acontece. A imagem muda? Os detalhes se alteram? Ocorre alguma distorção na imagem? Oriente que todos esses registros sejam feitos no caderno.

Ação propositiva (dois dias – assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Fale com os alunos que podemos ampliar e reduzir uma imagem não só através de recursos digitais, mas com recursos analógicos também, como é o caso da malha quadriculada. Explique e mostre o que é a malha quadriculada. Em seguida, eles deverão, na folha com quadriculado de 1 por 1 centímetro, desenhar um objeto. Caso eles não possuam a folha quadriculada, disponibilize uma por meio do Google Docs para que façam a impressão.

Sistematização (30 minutos – assincronamente)

Grave um vídeo e apresente para os alunos o elemento cartográfico escala, fazendo interações com as práticas do plano. Em seguida, construa um texto colaborativo com eles sobre o que aprenderam e descobriram na aula. Cada aluno deverá participar dizendo uma palavra-chave ou uma frase sobre aquilo que compreendeu, relacionando realidade, representação e proporção.

Fica a sugestão do uso da ferramenta do Google Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google, onde os estudantes poderão colocar suas respostas. O vídeo com o passo a passo para acesso a essa ferramenta encontra-se disponível aqui.

Convite às famílias

Oriente que as famílias assistam com as crianças ao vídeo “Mapas do mundo”, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO3_07UND03

(EF03GE07) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.


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