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Plano de aula - Proporção e escala

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar no uso de materiais digitais e analógicos os conceitos de proporção e escala

Plano 03 de 4 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Da Silva Gomes

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Malha quadriculada, régua e imagem de aproximação e distanciamento, celular (para uso restrito do professor).

Material complementar: Inserir a malha quadriculada no Google Docs.

Para você saber mais: Entende-se que é de fundamental importância a construção da linguagem cartográfica para o desenvolvimento do aluno em suas atividades cotidianas, ou seja, desde uma simples localização para chegar a algum lugar ou até mesmo para compreender e transformar os lugares a sua volta. Alfabetizar cartograficamente estimula o desenvolvimento visual e contribui para melhor compreensão dos conteúdos geográficos, o conceito de escala faz parte desse processo e está embutido em várias práticas do nosso cotidiano, no que diz respeito a proporção entre a representação cartográfica (mapa, maquete, croqui) e a realidade. Podemos compreender como escala, a transformação cartográfica e geométrica a qual o mapa é submetido, no que diz respeito, à representação da realidade sem que haja muitas distorções. E para que a totalidade real seja compreendida, utilizando suas partes cartograficamente, precisamos utilizar a proporção.

Referências Bibliográficas: CASTELLAR, S. M. Noção de espaço e representação cartográfica: ensino de geografia nas séries iniciais. 1996. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 5. Ed; 2º reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.

CALLAI, H. Aprendendo a ler o mundo: A Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide e solicite aos alunos que observem a imagem. Pergunte para que serve a ferramenta ZOOM, utilizada em vários aparelhos eletrônicos. Caso haja projetor na escola, imprima a imagem e a exponha aos alunos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Desafie os alunos a decifrarem a ilusão de ótica. Peça para que eles escrevam em uma folha o que leram e assim quando todos já estiverem decifrado, eles deverão falar em coro o que está escrito na ilusão de ótica.

Questione como conseguiram identificar a mensagem. Depois de escutar a colocação de alguns alunos, comente que a aproximação ou o afastamento da imagem muda a forma como a enxergamos.

Caso não tenha projetor, poderá imprimir a imagem e expor.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Tire a foto de um objeto em sua totalidade, depois acione o zoom em várias partes do objeto. Pergunte aos alunos o que acontece quando acionamos o ZOOM? A imagem muda? Os detalhes mudam? Ocorre alguma distorção na imagem?

É importante que os alunos percebam que a aproximação da imagem permite que seja observado um maior número de detalhes. Passa-se a enxergar apenas parte da totalidade da imagem, porém com tamanho ampliado. Caso os alunos não cheguem a essa conclusão, enriqueça a percepção dos mesmos chamando atenção para esses pontos. Essa análise que trará subsídios para que sejam construídas as noções de proporção e escala.

Nesta etapa o celular é de uso restrito ao professor.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Fale com os alunos que podemos ampliar e reduzir uma imagem não só através de recursos digitais mas com recursos analógicos também, é o caso da malha quadriculada. Explique e mostre o que é a malha quadriculada. Entregue três folhas para cada um, para dar início a atividade peça que cada aluno verifique se os quadradinhos apresentam 1cm de altura e 1 cm de largura com auxílio da régua. Em seguida, eles deverão, na folha com quadriculado de 1 por 1 cm, desenhar um objeto.

Peça para que observem como ficou cada pedaço do desenho em cada um dos quadrados. Nas demais folhas eles deverão reproduzir o mesmo desenho respeitando o tamanho dos quadrados. Ou seja, em cada quadrado deverá estar representado exatamente o mesmo pedaço do primeiro desenho. Dessa forma, na malha em que os quadrados são maiores o desenho ficará ampliado, enquanto que na malha onde o quadriculado é menor, o desenho será reduzido.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente para os alunos o elemento cartográfico escala, fazendo interações com às práticas do plano e em seguida construa um texto colaborativo com os alunos sobre o que aprenderam e descobriram durante a aula. Cada aluno deverá participar dizendo uma palavra chave ou uma frase sobre aquilo que compreendeu durante a aula, relacionando realidade, representação e proporção.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Malha quadriculada, régua e imagem de aproximação e distanciamento, celular (para uso restrito do professor).

Material complementar: Inserir a malha quadriculada no Google Docs.

Para você saber mais: Entende-se que é de fundamental importância a construção da linguagem cartográfica para o desenvolvimento do aluno em suas atividades cotidianas, ou seja, desde uma simples localização para chegar a algum lugar ou até mesmo para compreender e transformar os lugares a sua volta. Alfabetizar cartograficamente estimula o desenvolvimento visual e contribui para melhor compreensão dos conteúdos geográficos, o conceito de escala faz parte desse processo e está embutido em várias práticas do nosso cotidiano, no que diz respeito a proporção entre a representação cartográfica (mapa, maquete, croqui) e a realidade. Podemos compreender como escala, a transformação cartográfica e geométrica a qual o mapa é submetido, no que diz respeito, à representação da realidade sem que haja muitas distorções. E para que a totalidade real seja compreendida, utilizando suas partes cartograficamente, precisamos utilizar a proporção.

Referências Bibliográficas: CASTELLAR, S. M. Noção de espaço e representação cartográfica: ensino de geografia nas séries iniciais. 1996. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 5. Ed; 2º reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.

CALLAI, H. Aprendendo a ler o mundo: A Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide e solicite aos alunos que observem a imagem. Pergunte para que serve a ferramenta ZOOM, utilizada em vários aparelhos eletrônicos. Caso haja projetor na escola, imprima a imagem e a exponha aos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Desafie os alunos a decifrarem a ilusão de ótica. Peça para que eles escrevam em uma folha o que leram e assim quando todos já estiverem decifrado, eles deverão falar em coro o que está escrito na ilusão de ótica.

Questione como conseguiram identificar a mensagem. Depois de escutar a colocação de alguns alunos, comente que a aproximação ou o afastamento da imagem muda a forma como a enxergamos.

Caso não tenha projetor, poderá imprimir a imagem e expor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Tire a foto de um objeto em sua totalidade, depois acione o zoom em várias partes do objeto. Pergunte aos alunos o que acontece quando acionamos o ZOOM? A imagem muda? Os detalhes mudam? Ocorre alguma distorção na imagem?

É importante que os alunos percebam que a aproximação da imagem permite que seja observado um maior número de detalhes. Passa-se a enxergar apenas parte da totalidade da imagem, porém com tamanho ampliado. Caso os alunos não cheguem a essa conclusão, enriqueça a percepção dos mesmos chamando atenção para esses pontos. Essa análise que trará subsídios para que sejam construídas as noções de proporção e escala.

Nesta etapa o celular é de uso restrito ao professor.

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Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Fale com os alunos que podemos ampliar e reduzir uma imagem não só através de recursos digitais mas com recursos analógicos também, é o caso da malha quadriculada. Explique e mostre o que é a malha quadriculada. Entregue três folhas para cada um, para dar início a atividade peça que cada aluno verifique se os quadradinhos apresentam 1cm de altura e 1 cm de largura com auxílio da régua. Em seguida, eles deverão, na folha com quadriculado de 1 por 1 cm, desenhar um objeto.

Peça para que observem como ficou cada pedaço do desenho em cada um dos quadrados. Nas demais folhas eles deverão reproduzir o mesmo desenho respeitando o tamanho dos quadrados. Ou seja, em cada quadrado deverá estar representado exatamente o mesmo pedaço do primeiro desenho. Dessa forma, na malha em que os quadrados são maiores o desenho ficará ampliado, enquanto que na malha onde o quadriculado é menor, o desenho será reduzido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente para os alunos o elemento cartográfico escala, fazendo interações com às práticas do plano e em seguida construa um texto colaborativo com os alunos sobre o que aprenderam e descobriram durante a aula. Cada aluno deverá participar dizendo uma palavra chave ou uma frase sobre aquilo que compreendeu durante a aula, relacionando realidade, representação e proporção.

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