16286
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Há um caos no transporte Urbano na América do Sul?

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Este plano pretende investigar situação do trânsito e transporte urbano nas grandes cidades da América Latina

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ricardo Quirino Alves De Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO8_16UND02

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou E-mail

Valor trabalhado
Problematização

Apresentação do tema da aula
O objetivo dessa aula é investigar a situação do trânsito e transporte urbano nas grandes cidades da América Latina. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor problematização estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Grave um áudio e envie a imagem com os questionamentos para os alunos. Explique que nas grandes cidades como São Paulo (aproximadamente 12 milhões de habitantes e 20 milhões em sua região metropolitana), Cidade do México (aproximadamente 9 milhões de habitantes) a concentração populacional é um fator que colabora para acirrar a disputa pelo espaço, e que historicamente o meio de transporte mais usado é o automóvel. Incentive-os a participarem pelo WhatsApp. Tempo estimado: 10 minutos.

Problematização
Envie o mapa para os alunos. Grave um áudio e peça para analisarem e tentarem entender as cores. Depois, comente que a imagem apresenta a situação do trânsito na Região Metropolitana da Cidade do México. Peça que observem a malha metropolitana, explique o significado das cores: a cor vermelha significa mais congestionado, amarela trânsito mediano, e a verde sem congestionamento. Esse mapa é o mesmo que aparece no Google Maps ou no Waze. Tempo estimado 10 minutos.

Ação propositiva
Reúna os alunos em grupos de 4 ou 5 membros, a ideia do Plano é fazer rotação por estações. Para o ensino remoto vamos adaptar. Envie esses arquivos com as Estações para os alunos, eles devem resolver todas em grupo. Tire dúvidas pelo WhatsApp. Tempo estimado 30 minutos.

Sistematização
A partir dos encaminhamentos anteriores, oriente os alunos a exporem pelo WhatsApp, através de áudios, uma reflexão sobre cada estação, eles devem enviar também suas produções. Na oportunidade, observe se as conclusões dos alunos produziram uma reflexão sobre a situação do transporte nas cidades, e se conseguiram estabelecer uma conexão entre o modo de vida urbano e necessidade real de planejamento em função da mobilidade urbana, que precisa ser direcionada para o transporte coletivo. E assim, tirar do transporte individual o foco de expansão da infraestrutura. Outra conclusão que os alunos podem observar é a condição ambiental da cidade em função da poluição do ar e sonora e as doenças relacionadas. Tempo estimado: 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem o vídeo sobre mobilidade urbana. Assim, eles podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_16UND02

(EF08GE16) Analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas