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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Há um caos no transporte Urbano na América do Sul?

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Este plano pretende investigar situação do trânsito e transporte urbano nas grandes cidades da América Latina

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ricardo Quirino Alves De Sousa

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você professor possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE16) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste sentido, analisar a situação do trânsito e transporte urbano, enquanto fruto do processo de urbanização e expansão das cidades, principalmente nas grandes cidades da América Latina. A partir da análise, levantar a problemática do modo de transporte mais usado, o carro, e os problemas gerados a partir deste modal. Com isso os alunos poderão levantar possíveis soluções mais adequadas ao transporte urbano.

Materiais necessários: Lápis, folha papel sulfite, cartolina, caneta ou canetinha.

Material complementar: Imagens presentes neste plano.

Contextualização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VQjGrtjCqsJ7W66rTh6dvbwgVffSrkzp6BmJKayR47XdnqMmnpauke88efFS/geo08-16unid02-contextualizacao.pdf

Caso não haja trânsito da magnitude apresentada na contextualização, faça uma exercício de imaginação, ou apresente o vídeo diponível em: https://youtu.be/WP_gcRCs9xM (acesso em 09 de novembro de 2018) mostrando a realidade do Rio de Janeiro.

Ação propositiva - Material para impressão https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NeWNEQvwP8RthRPns8nbuDTwF7FejhUMeaAJBVQ2ARMPTBEz4dvzy9vjSEKM/geo08-16unid02-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

Contextualização - MAPA - Região Metropolitana da Cidade do México - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P5wTfFsCYSFa3FnwxNq277cDERWc5YPEHMtNr6WY8Fsd4JAenBTmAQtWNhYz/mapa-regiao-metropolitana-da-cidade-do-mexico-problematizacao.pdf

MAPA - Região Metropolitana da Cidade do México. Diponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Regi%C3%A3o_Metropolitana_da_Cidade_do_M%C3%A9xico.png. Acesso em: 09 de novembro de 2018.

Atividade complementar- Esta atividade visa trabalhar leitura de tabela, integrada ao mapa e assim criar a possibilidade de leitura e interpretação cartográfica aplicada a habilidade. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n4rzbSANnyM27TzRGPfPdfNZDtN5WCBChDEVvZnSaCaa9YU8GqqVkAzHz5Ns/geo08-16unid02-atividade-cmplementar.pdf

Para você saber mais: Artigo disponível em:

http://www.mobilize.org.br/noticias/10624/como-buenos-aires-esta-renovando-sua-mobilidade-urbana.html . Acesso em: 09 de novembro de 2018, apresenta um bom exemplo de mobilidade urbana na cidade de Buenos Aires, que resignifica o papel do automóvel no espaço urbano.

Sobre a metodologia ativa utilizada neste plano você pode saber mais em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem acesso em 25 de novembro de 2018.

Contextos prévios:

Urbanização: Em Geografia a urbanização é caracterizada pelo processo histórico de concentração populacional nas cidades impulsionado pelo êxodo rural, e tem como reflexo a Expansão Urbana que é a ampliação do uso do solo para construção de habitações e equipamentos urbanos, também conhecido como horizontalização e verticalização do espaço das cidades.

Uma das consequências mais marcante deste processo é refletida nos meios de transportes urbanos, dentro de um contexto histórico em que o modo de transporte mais utilizado nas Grandes cidades da América Latina, é o automóvel, o carro, moldado por uma forte política histórica ligada ao próprio crescimento urbano/industrial. Nesta perspectiva, os problemas associados a esta opção são sentidas pela densa população, como o congestionamentos, a poluição do ar, a poluição sonora, entre outros associados a expansão do solo urbano como os alagamentos.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos ou escreva o tema no quadro. Faça uma fala inicial sobre o tema da aula, mostrando que apesar do tema fazer uma análise do trânsito e transporte da América Latina.

Para você saber mais:

Este artigo apresenta informações sobre o congestionamento no mundo, disponível em https://g1.globo.com/carros/noticia/mesmo-com-melhora-rio-e-uma-das-10-cidades-mais-congestionadas-do-mundo.ghtml acesso em 09 de novembro de 2018.

Este trabalho está disponível em: https://www3.ethos.org.br/wp-content/uploads/2018/05/Artigo-Mobilidade.pdf . Acesso em: 27 de novembro de 2018, apresenta um relatório sobre a situação da mobilidade urbana sob perspectiva do uso da tecnologia na cidade de São Paulo.

Este capítulo do Estatuto da Cidade, apresenta um diagnóstico geral da situação da mobilidade urbana no Brasil, traça dos desafios e as perspectivas, disponível em http://ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/livros/160920_estatuto_cidade_cap14.pdf . Acesso em 27 de novembro de 2018.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Nesta etapa solicite ao alunos que observem a foto, questionando se sabem onde é este lugar? Resposta: cidade de São Paulo. Pergunte ainda qual o principal meio de transporte apresentado na imagem? será que isso ocorre todo dia? na sua cidade é assim? qual é o meio de transporte mais usado em sua cidade? Existe alguma época que o trânsito em sua cidade fica mais intenso? Por quais motivos?

Explique ainda que nas grandes cidades como São Paulo (aproximadamente 12 milhões de habitantes e 20 milhões em sua região metropolitana), Cidade do México (aproximadamente 9 milhões de habitantes) a concentração populacional é um fator que colabora para acirrar a disputa pelo espaço, e que historicamente o meio de transporte mais usado é o automóvel.

Contextualização para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VQjGrtjCqsJ7W66rTh6dvbwgVffSrkzp6BmJKayR47XdnqMmnpauke88efFS/geo08-16unid02-contextualizacao.pdf

Fonte da imagem disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Congestionamento_no_Vale_do_Anhagaba%C3%BA.JPG acesso em 07 de novembro de 2018.

Como adequar à sua realidade: Procure reportagens em jornais locais que abordam essa problemática do trânsito, seja em função do excesso de automóveis ou ainda a população reivindicando melhores condições de transporte público.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Esta imagem apresenta a situação do trânsito na Região Metropolitana da Cidade do México. Peça que observem a malha metropolitana, explique o significado das cores: a cor vermelha significa mais congestionado, amarela trânsito mediano, até a verde que mostra sem congestionamento. Esse mapa é o mesmo que aparece no google maps ou no Waze.

Problematização - Mapa para impressão- Região Metropolitana da Cidade do México - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P5wTfFsCYSFa3FnwxNq277cDERWc5YPEHMtNr6WY8Fsd4JAenBTmAQtWNhYz/mapa-regiao-metropolitana-da-cidade-do-mexico-problematizacao.pdf

Mapa Região Metropolitana da Cidade do México disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Regi%C3%A3o_Metropolitana_da_Cidade_do_M%C3%A9xico.png> acesso em 07 de novembro de 2018

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Esta imagem apresenta a situação do trânsito na Região Metropolitana da Cidade do México. Peça que observem a malha metropolitana, explique o significado das cores: a cor vermelha significa que está mais congestionado, amarela trânsito mediano, até a verde, que mostra sem congestionamento. Esse mapa é o mesmo que aparece no google maps ou no Waze.

Problematização - MAPA - Região Metropolitana da Cidade do México - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P5wTfFsCYSFa3FnwxNq277cDERWc5YPEHMtNr6WY8Fsd4JAenBTmAQtWNhYz/mapa-regiao-metropolitana-da-cidade-do-mexico-problematizacao.pdf

Mapa Região Metropolitana da Cidade do México disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Regi%C3%A3o_Metropolitana_da_Cidade_do_M%C3%A9xico.png> .Acesso em 07 de novembro de 2018.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Forme grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo irá analisar uma situação diferenciada:

Estação 1 - Levantar os Problemas associado ao excesso de automóveis nas cidades;

Estação 2 - Como os problemas de trânsito afetam nossa cidade?;

Estação 3 - Proponha soluções para o problema do excesso de automóveis nas cidades;

Estação 4 - Quais impactos ambientais são decorrentes do modelo de trânsito e transporte utilizado na cidade?

Assim cada grupo ocupará uma estação de trabalho. Caso tenha mais grupos repita as estações, de modo que todos os grupos transitem pelas quatro estações durante os 32 minutos. Imprima as perguntas e entregue para cada grupo, observando o tempo disponível para a resolução, totalizando 8 minutos para cada estação. Marque o tempo e avise o início da atividade. Ao final dos 8 minutos, recolha as questões e redistribua, ou solicite aos alunos para que eles se desloquem pelas estações. Para isso deixe sala organizada em agrupamentos antes do início da aula.

Material para impressão https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NeWNEQvwP8RthRPns8nbuDTwF7FejhUMeaAJBVQ2ARMPTBEz4dvzy9vjSEKM/geo08-16unid02-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

artigo disponível em: www.ojs.ufpi.br/index.php/equador/article/download/4851/2835 acesso em 08 de dezembro de 2018. Intitulado A DETERIORAÇÃO URBANA E “A CULTURA MOTORIZADA” NA AMÉRICA LATINA apresenta uma excelente abordagem sobre a situação do transporte urbano na América Latina e a primazia do transporte individual em detrimento do transporte coletivo.

Sobre Rotação por Estações, artigo disponível https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem >. Acesso em 25 de novembro de 2018

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: A partir dos encaminhamentos anteriores, oriente os alunos a expor verbalmente uma reflexão sobre cada estação. Na oportunidade observe se as conclusões dos alunos produziram uma reflexão sobre a situação do transporte nas cidades. Se ainda conseguiram estabelecer uma conexão entre o modo de vida urbano e necessidade real de planejamento em função da mobilidade urbana, que precisa ser direcionada para o transporte coletivo. E assim, tirar do transporte individual o foco de expansão da infraestrutura. Outra conclusão que os alunos podem observar é a condição ambiental da cidade em função da poluição do ar e sonora e as doenças relacionadas.

Atividade Complementar - Esta atividade poderá ser feita pelos alunos como lição de casa, e visa trabalhar as características da habilidade usando uma linguagem cartográfica aplicada a uma tabela. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n4rzbSANnyM27TzRGPfPdfNZDtN5WCBChDEVvZnSaCaa9YU8GqqVkAzHz5Ns/geo08-16unid02-atividade-cmplementar.pdf

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você professor possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE16) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste sentido, analisar a situação do trânsito e transporte urbano, enquanto fruto do processo de urbanização e expansão das cidades, principalmente nas grandes cidades da América Latina. A partir da análise, levantar a problemática do modo de transporte mais usado, o carro, e os problemas gerados a partir deste modal. Com isso os alunos poderão levantar possíveis soluções mais adequadas ao transporte urbano.

Materiais necessários: Lápis, folha papel sulfite, cartolina, caneta ou canetinha.

Material complementar: Imagens presentes neste plano.

Contextualização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VQjGrtjCqsJ7W66rTh6dvbwgVffSrkzp6BmJKayR47XdnqMmnpauke88efFS/geo08-16unid02-contextualizacao.pdf

Caso não haja trânsito da magnitude apresentada na contextualização, faça uma exercício de imaginação, ou apresente o vídeo diponível em: https://youtu.be/WP_gcRCs9xM (acesso em 09 de novembro de 2018) mostrando a realidade do Rio de Janeiro.

Ação propositiva - Material para impressão https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NeWNEQvwP8RthRPns8nbuDTwF7FejhUMeaAJBVQ2ARMPTBEz4dvzy9vjSEKM/geo08-16unid02-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

Contextualização - MAPA - Região Metropolitana da Cidade do México - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P5wTfFsCYSFa3FnwxNq277cDERWc5YPEHMtNr6WY8Fsd4JAenBTmAQtWNhYz/mapa-regiao-metropolitana-da-cidade-do-mexico-problematizacao.pdf

MAPA - Região Metropolitana da Cidade do México. Diponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Regi%C3%A3o_Metropolitana_da_Cidade_do_M%C3%A9xico.png. Acesso em: 09 de novembro de 2018.

Atividade complementar- Esta atividade visa trabalhar leitura de tabela, integrada ao mapa e assim criar a possibilidade de leitura e interpretação cartográfica aplicada a habilidade. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n4rzbSANnyM27TzRGPfPdfNZDtN5WCBChDEVvZnSaCaa9YU8GqqVkAzHz5Ns/geo08-16unid02-atividade-cmplementar.pdf

Para você saber mais: Artigo disponível em:

http://www.mobilize.org.br/noticias/10624/como-buenos-aires-esta-renovando-sua-mobilidade-urbana.html . Acesso em: 09 de novembro de 2018, apresenta um bom exemplo de mobilidade urbana na cidade de Buenos Aires, que resignifica o papel do automóvel no espaço urbano.

Sobre a metodologia ativa utilizada neste plano você pode saber mais em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem acesso em 25 de novembro de 2018.

Contextos prévios:

Urbanização: Em Geografia a urbanização é caracterizada pelo processo histórico de concentração populacional nas cidades impulsionado pelo êxodo rural, e tem como reflexo a Expansão Urbana que é a ampliação do uso do solo para construção de habitações e equipamentos urbanos, também conhecido como horizontalização e verticalização do espaço das cidades.

Uma das consequências mais marcante deste processo é refletida nos meios de transportes urbanos, dentro de um contexto histórico em que o modo de transporte mais utilizado nas Grandes cidades da América Latina, é o automóvel, o carro, moldado por uma forte política histórica ligada ao próprio crescimento urbano/industrial. Nesta perspectiva, os problemas associados a esta opção são sentidas pela densa população, como o congestionamentos, a poluição do ar, a poluição sonora, entre outros associados a expansão do solo urbano como os alagamentos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos ou escreva o tema no quadro. Faça uma fala inicial sobre o tema da aula, mostrando que apesar do tema fazer uma análise do trânsito e transporte da América Latina.

Para você saber mais:

Este artigo apresenta informações sobre o congestionamento no mundo, disponível em https://g1.globo.com/carros/noticia/mesmo-com-melhora-rio-e-uma-das-10-cidades-mais-congestionadas-do-mundo.ghtml acesso em 09 de novembro de 2018.

Este trabalho está disponível em: https://www3.ethos.org.br/wp-content/uploads/2018/05/Artigo-Mobilidade.pdf . Acesso em: 27 de novembro de 2018, apresenta um relatório sobre a situação da mobilidade urbana sob perspectiva do uso da tecnologia na cidade de São Paulo.

Este capítulo do Estatuto da Cidade, apresenta um diagnóstico geral da situação da mobilidade urbana no Brasil, traça dos desafios e as perspectivas, disponível em http://ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/livros/160920_estatuto_cidade_cap14.pdf . Acesso em 27 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Nesta etapa solicite ao alunos que observem a foto, questionando se sabem onde é este lugar? Resposta: cidade de São Paulo. Pergunte ainda qual o principal meio de transporte apresentado na imagem? será que isso ocorre todo dia? na sua cidade é assim? qual é o meio de transporte mais usado em sua cidade? Existe alguma época que o trânsito em sua cidade fica mais intenso? Por quais motivos?

Explique ainda que nas grandes cidades como São Paulo (aproximadamente 12 milhões de habitantes e 20 milhões em sua região metropolitana), Cidade do México (aproximadamente 9 milhões de habitantes) a concentração populacional é um fator que colabora para acirrar a disputa pelo espaço, e que historicamente o meio de transporte mais usado é o automóvel.

Contextualização para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VQjGrtjCqsJ7W66rTh6dvbwgVffSrkzp6BmJKayR47XdnqMmnpauke88efFS/geo08-16unid02-contextualizacao.pdf

Fonte da imagem disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Congestionamento_no_Vale_do_Anhagaba%C3%BA.JPG acesso em 07 de novembro de 2018.

Como adequar à sua realidade: Procure reportagens em jornais locais que abordam essa problemática do trânsito, seja em função do excesso de automóveis ou ainda a população reivindicando melhores condições de transporte público.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Esta imagem apresenta a situação do trânsito na Região Metropolitana da Cidade do México. Peça que observem a malha metropolitana, explique o significado das cores: a cor vermelha significa mais congestionado, amarela trânsito mediano, até a verde que mostra sem congestionamento. Esse mapa é o mesmo que aparece no google maps ou no Waze.

Problematização - Mapa para impressão- Região Metropolitana da Cidade do México - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P5wTfFsCYSFa3FnwxNq277cDERWc5YPEHMtNr6WY8Fsd4JAenBTmAQtWNhYz/mapa-regiao-metropolitana-da-cidade-do-mexico-problematizacao.pdf

Mapa Região Metropolitana da Cidade do México disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Regi%C3%A3o_Metropolitana_da_Cidade_do_M%C3%A9xico.png> acesso em 07 de novembro de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Esta imagem apresenta a situação do trânsito na Região Metropolitana da Cidade do México. Peça que observem a malha metropolitana, explique o significado das cores: a cor vermelha significa que está mais congestionado, amarela trânsito mediano, até a verde, que mostra sem congestionamento. Esse mapa é o mesmo que aparece no google maps ou no Waze.

Problematização - MAPA - Região Metropolitana da Cidade do México - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P5wTfFsCYSFa3FnwxNq277cDERWc5YPEHMtNr6WY8Fsd4JAenBTmAQtWNhYz/mapa-regiao-metropolitana-da-cidade-do-mexico-problematizacao.pdf

Mapa Região Metropolitana da Cidade do México disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Regi%C3%A3o_Metropolitana_da_Cidade_do_M%C3%A9xico.png> .Acesso em 07 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Forme grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo irá analisar uma situação diferenciada:

Estação 1 - Levantar os Problemas associado ao excesso de automóveis nas cidades;

Estação 2 - Como os problemas de trânsito afetam nossa cidade?;

Estação 3 - Proponha soluções para o problema do excesso de automóveis nas cidades;

Estação 4 - Quais impactos ambientais são decorrentes do modelo de trânsito e transporte utilizado na cidade?

Assim cada grupo ocupará uma estação de trabalho. Caso tenha mais grupos repita as estações, de modo que todos os grupos transitem pelas quatro estações durante os 32 minutos. Imprima as perguntas e entregue para cada grupo, observando o tempo disponível para a resolução, totalizando 8 minutos para cada estação. Marque o tempo e avise o início da atividade. Ao final dos 8 minutos, recolha as questões e redistribua, ou solicite aos alunos para que eles se desloquem pelas estações. Para isso deixe sala organizada em agrupamentos antes do início da aula.

Material para impressão https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NeWNEQvwP8RthRPns8nbuDTwF7FejhUMeaAJBVQ2ARMPTBEz4dvzy9vjSEKM/geo08-16unid02-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

artigo disponível em: www.ojs.ufpi.br/index.php/equador/article/download/4851/2835 acesso em 08 de dezembro de 2018. Intitulado A DETERIORAÇÃO URBANA E “A CULTURA MOTORIZADA” NA AMÉRICA LATINA apresenta uma excelente abordagem sobre a situação do transporte urbano na América Latina e a primazia do transporte individual em detrimento do transporte coletivo.

Sobre Rotação por Estações, artigo disponível https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem >. Acesso em 25 de novembro de 2018

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: A partir dos encaminhamentos anteriores, oriente os alunos a expor verbalmente uma reflexão sobre cada estação. Na oportunidade observe se as conclusões dos alunos produziram uma reflexão sobre a situação do transporte nas cidades. Se ainda conseguiram estabelecer uma conexão entre o modo de vida urbano e necessidade real de planejamento em função da mobilidade urbana, que precisa ser direcionada para o transporte coletivo. E assim, tirar do transporte individual o foco de expansão da infraestrutura. Outra conclusão que os alunos podem observar é a condição ambiental da cidade em função da poluição do ar e sonora e as doenças relacionadas.

Atividade Complementar - Esta atividade poderá ser feita pelos alunos como lição de casa, e visa trabalhar as características da habilidade usando uma linguagem cartográfica aplicada a uma tabela. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n4rzbSANnyM27TzRGPfPdfNZDtN5WCBChDEVvZnSaCaa9YU8GqqVkAzHz5Ns/geo08-16unid02-atividade-cmplementar.pdf

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