Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom e Youtube
Valores trabalhados
- Cidadania
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes elaborarem legendas com diferentes símbolos e representações. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e pergunte o que eles pensam ao saber sobre o tema, se as placas nos ajudam a saber o que fazer e para onde ir. Peça que as respostas sejam enviadas por mensagens de texto ou áudio.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Fale com eles que as placas de trânsito são importantes para manter a ordem e, muitas vezes, impedir acidentes. A partir dos desenhos que estão estampados nelas, podemos ver símbolos que compõem uma linguagem universal. Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma das placas do slide e o que elas significam. As imagens para serem usadas nesta etapa estão disponíveis aqui.
Problematização (40 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Conte brevemente a história de Dory para os alunos. Dory, a personagem do filme “Procurando Nemo”, sofre de perda de memória recente (esquece de tudo bem rápido) e, ao invés de ajudar o pai de Nemo a procurar o filho, ela se perde a todo momento, deixando ele em apuros.
Existem horas que, assim como Dory, não sabemos onde estamos e para onde podemos ir. Questione-os: as placas de sinalização e de advertência podem nos ajudar? Como? Quando você ou sua família precisam ir para um lugar que não conhecem, como fazem para se localizar? Exiba o trecho do filme que você encontra disponível aqui.
Ação propositiva (um dia – assincronamente)
Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Diga que, assim como a Dory, os novos estudantes da escola e os visitantes podem se perder no espaço. Para que isso não aconteça, os lugares devem ser sinalizados.
Cada aluno ficará responsável por criar símbolos e construir placas para os ambientes do slide (sala de aula, biblioteca e quadra). Peça que eles façam seus desenhos em folhas de papel sulfite A4 ou que utilizem o Google Desenhos (veja aqui como usar a ferramenta) ou Paint para isso. Oriente-os na criação do símbolo, dizendo que ele deve ser de fácil comunicação visual, sem muitas cores para não confundir o leitor e que deve ocupar a folha toda, pois as placas são vistas de longe e ficam em posições estratégicas.
Sistematização (30 minutos – assincronamente)
Por fim, grave um áudio e questione os alunos sobre a disposição das placas pela escola, se elas realmente podem auxiliar na sinalização e se os símbolos criados ficaram claros para o público que frequenta a escola. Diga que quando retornarem as aulas, elas deverão ser coladas nos espaços para cumprirem seu propósito.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças aos vídeos que seguem como sugestão. Eles complementam as informações a respeito de placas de sinalização:
- “Agentes do trânsito”, disponível aqui
- “Clubinho Honda – Segurança no trânsito”, disponível aqui
- “O trânsito – Música educativa”, disponível aqui