Sobre este plano
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Neste plano, será proposta a construção de um circuito com obstáculos a ser transposto de acordo com a leitura de símbolos cartográficos.
Será necessário levar o desenho de um circuito a ser seguido pelos alunos, veja modelo disponibilizado nos materiais complementares.
Procure espaços na escola que ajudem no desenvolvimento da prática.
Exemplos: Arraste as cadeiras da sala de aula e deixe o centro livre ; utilize o pátio; a quadra.
Divida a turma em duplas antes de iniciar o plano.
Materiais necessários: Giz para riscar o chão e folha para montar o modelo do circuito.
Material complementar:
Imagens para a problematização:
Trajeto da escola até a casa de Ana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q5WTwFUgP7RJMQnbDWyRU3ED6XTgBNGRhx6NhtsC3TGZ6CR9ZUC9eHm8SFYG/geo3-07und01-sistematizacao-trajeto-de-ana.pdf
Para você saber mais:
Para a construção de mapas futuramente precisamos passar por alguns assuntos, que é o caso desse plano de aula, em que trabalharemos a formação dos conceitos de ponto, linha e símbolo. As linhas são de grande importância para o traçado do mapa e de seus caminhos, o ponto nos ajuda na localização de específicos espaços no mapa e o símbolo dá significado às temáticas trabalhadas no mapa.
Sugestão de leitura: ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 5. Ed; 2º reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.
CALLAI, H. Aprendendo a ler o mundo: A Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Fale para os alunos que a aula será diferente e animada, pois iremos construir um circuito para trabalhar os conceitos de ponto, linha e símbolo que são muito importantes na construção dos mapas.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Converse com os alunos a respeito dos obstáculos encontrados no caminho de casa até a escola. Pergunte sobre quais seriam as dificuldades e as facilidades dessa caminhada. Em seguida, dialogue sobre as dificuldades ou a facilidades de locomoção em outra perspectiva, como por exemplo, a de um deficiente visual.
Para saber mais: O cartunista e empresário brasileiro Mauricio de Sousa, criou para seus quadrinhos uma personagem que apresenta deficiência visual. Caso queira, ampliar o assunto com seus alunos visite o site da Turma da Mônica e compartilhe a história da personagem Dorinha com seus alunos. Disponível em: http://turmadamonica.uol.com.br/personagem/dorinha/. Acesso em 17/11/18.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Mostre imagens ou relatos de vivência de pessoas que têm algum tipo de deficiência e lutam com os obstáculos na cidade. Veja alguns exemplos que podem ser impressos ou projetados no seguinte link.
Explique que todas as pessoas ao sair de casa, tem um ponto de partida e um ponto de chegada mas o seu trajeto (a linha) nem sempre é tão simples.
Pergunte aos alunos se conhecem alguma pessoa que passe por problemas e se os obstáculos por eles são vistos e ultrapassados.
Continue contando a história da Ana para os alunos : “Para ajudá-la, sua mãe construiu um pequeno circuito que facilita a chegada até a escola. Mas para cumprir o circuito a mãe de Ana estabeleceu as seguintes regras: ao falar a palavra: ponto, Ana daria um pulo. Quando sua mãe falasse “linha” Ana daria um passo para direita ou esquerda conforme a sua mãe alertasse”
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Entregue uma cópia do circuito para os alunos para que eles desenhem no chão conforme está desenhado no papel.
Caso considere necessário, faça um circuito para exemplificar o que os alunos deverão desenhar.
Caso seu espaço seja restrito a sala de aula, podemos transformar em jogo de tabuleiro, ao invés de riscar o chão para montagem da atividade, os alunos podem usar uma folha A4, lápis de cor e pinos para se movimentar no tabuleiro. Se o seu tempo estiver curto, uma outra opção é imprimir as fichas com os circuitos. É importante que todos os demais alunos da classe devem fazer, enquanto apenas dois jogam (caso seja desenhado o circuito no chão da sala ou quadra).
Materiais complementares:
Ação Propositiva
Orientações:
Entregue uma cópia da seguinte ficha com as regras para a construção do circuito e faça a leitura compartilhada com os alunos.
Circule entre eles para verificar se entenderam o que foi solicitado.
Como adequar à sua realidade: Caso seu espaço seja restrito a sala de aula, podemos transformar em jogo de tabuleiro, ao invés de riscar o chão para montagem da atividade, os alunos podem usar uma folha A4, lápis de cor e pinos para se movimentar no tabuleiro. Se o seu tempo estiver curto, uma outra opção é imprimir as fichas com os circuitos.
Materiais complementares:
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Resgate as orientações propostas no circuito feito pelos alunos. Conduza os alunos a relatarem as dificuldades, facilidades enfrentadas na realização de circuito. Diante dos relatos os alunos poderiam sugerir mudanças nas orientações, nos símbolos do trajeto.
Faça perguntas para ajudar o aluno a relembrar o que foi feito durante a aula. Tais como: Se eu desenhar vários pontos no espaço e ligar um ao outro o que aparecem? O que representava as linhas no circuito? E os pontos? Vocês saberiam onde é a casa e a escola se não tivessem os símbolos?
Se compararmos os circuitos com o trajeto de casa à escola de Ana, o que seriam as linhas? E os pontos? Espera-se que os alunos percebam que as linhas representam as ruas e que os pontos representam o local de saída e o local de chegada.
Materiais complementares:
O trajeto de Ana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q5WTwFUgP7RJMQnbDWyRU3ED6XTgBNGRhx6NhtsC3TGZ6CR9ZUC9eHm8SFYG/geo3-07und01-sistematizacao-trajeto-de-ana.pdf