16283
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Trabalhando ponto, linha e símbolo na Cartografia

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre desenvolver a noção cartográfica de ponto, linha e símbolo no espaço de vivência do aluno.

Plano 01 de 4 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Da Silva Gomes

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano, será proposta a construção de um circuito com obstáculos a ser transposto de acordo com a leitura de símbolos cartográficos.

Será necessário levar o desenho de um circuito a ser seguido pelos alunos, veja modelo disponibilizado nos materiais complementares.

Procure espaços na escola que ajudem no desenvolvimento da prática.

Exemplos: Arraste as cadeiras da sala de aula e deixe o centro livre ; utilize o pátio; a quadra.

Divida a turma em duplas antes de iniciar o plano.

Materiais necessários: Giz para riscar o chão e folha para montar o modelo do circuito.

Material complementar:

Imagens para a problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4mcXWK4qAngtRvhNGU6pcmqneF6W8DEQjyaeMmDHt8Futb5YSz5jwkZUNdsd/geo3-07und01-problematizacao-imagens.pdf

Trajeto da escola até a casa de Ana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q5WTwFUgP7RJMQnbDWyRU3ED6XTgBNGRhx6NhtsC3TGZ6CR9ZUC9eHm8SFYG/geo3-07und01-sistematizacao-trajeto-de-ana.pdf

Circuito:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3PkHytjbk973dg3ZmGumR5PPZTKh3GRDrByvDTfy96n5zzncSgwuWjwjrq6W/geo3-07und01-acao-propositiva-circuito.pdf

Orientações:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CzbgJpg44qfSa3VW3QCXSS7h6TvSpagmwkBueyGa8gMCwxeENmGZEJZdsasE/geo3-07und01-acao-propositiva-orientacoes-para-o-circuito.pdf

Para você saber mais:

Para a construção de mapas futuramente precisamos passar por alguns assuntos, que é o caso desse plano de aula, em que trabalharemos a formação dos conceitos de ponto, linha e símbolo. As linhas são de grande importância para o traçado do mapa e de seus caminhos, o ponto nos ajuda na localização de específicos espaços no mapa e o símbolo dá significado às temáticas trabalhadas no mapa.

Sugestão de leitura: ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 5. Ed; 2º reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.

CALLAI, H. Aprendendo a ler o mundo: A Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale para os alunos que a aula será diferente e animada, pois iremos construir um circuito para trabalhar os conceitos de ponto, linha e símbolo que são muito importantes na construção dos mapas.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Converse com os alunos a respeito dos obstáculos encontrados no caminho de casa até a escola. Pergunte sobre quais seriam as dificuldades e as facilidades dessa caminhada. Em seguida, dialogue sobre as dificuldades ou a facilidades de locomoção em outra perspectiva, como por exemplo, a de um deficiente visual.

Para saber mais: O cartunista e empresário brasileiro Mauricio de Sousa, criou para seus quadrinhos uma personagem que apresenta deficiência visual. Caso queira, ampliar o assunto com seus alunos visite o site da Turma da Mônica e compartilhe a história da personagem Dorinha com seus alunos. Disponível em: http://turmadamonica.uol.com.br/personagem/dorinha/. Acesso em 17/11/18.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Mostre imagens ou relatos de vivência de pessoas que têm algum tipo de deficiência e lutam com os obstáculos na cidade. Veja alguns exemplos que podem ser impressos ou projetados no seguinte link.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4mcXWK4qAngtRvhNGU6pcmqneF6W8DEQjyaeMmDHt8Futb5YSz5jwkZUNdsd/geo3-07und01-problematizacao-imagens.pdf

Explique que todas as pessoas ao sair de casa, tem um ponto de partida e um ponto de chegada mas o seu trajeto (a linha) nem sempre é tão simples.

Pergunte aos alunos se conhecem alguma pessoa que passe por problemas e se os obstáculos por eles são vistos e ultrapassados.

Continue contando a história da Ana para os alunos : “Para ajudá-la, sua mãe construiu um pequeno circuito que facilita a chegada até a escola. Mas para cumprir o circuito a mãe de Ana estabeleceu as seguintes regras: ao falar a palavra: ponto, Ana daria um pulo. Quando sua mãe falasse “linha” Ana daria um passo para direita ou esquerda conforme a sua mãe alertasse”

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

Entregue uma cópia do circuito para os alunos para que eles desenhem no chão conforme está desenhado no papel.

Caso considere necessário, faça um circuito para exemplificar o que os alunos deverão desenhar.

Caso seu espaço seja restrito a sala de aula, podemos transformar em jogo de tabuleiro, ao invés de riscar o chão para montagem da atividade, os alunos podem usar uma folha A4, lápis de cor e pinos para se movimentar no tabuleiro. Se o seu tempo estiver curto, uma outra opção é imprimir as fichas com os circuitos. É importante que todos os demais alunos da classe devem fazer, enquanto apenas dois jogam (caso seja desenhado o circuito no chão da sala ou quadra).

Materiais complementares:

Circuito: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3PkHytjbk973dg3ZmGumR5PPZTKh3GRDrByvDTfy96n5zzncSgwuWjwjrq6W/geo3-07und01-acao-propositiva-circuito.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Entregue uma cópia da seguinte ficha com as regras para a construção do circuito e faça a leitura compartilhada com os alunos.

Circule entre eles para verificar se entenderam o que foi solicitado.

Como adequar à sua realidade: Caso seu espaço seja restrito a sala de aula, podemos transformar em jogo de tabuleiro, ao invés de riscar o chão para montagem da atividade, os alunos podem usar uma folha A4, lápis de cor e pinos para se movimentar no tabuleiro. Se o seu tempo estiver curto, uma outra opção é imprimir as fichas com os circuitos.

Materiais complementares:

Orientações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CzbgJpg44qfSa3VW3QCXSS7h6TvSpagmwkBueyGa8gMCwxeENmGZEJZdsasE/geo3-07und01-acao-propositiva-orientacoes-para-o-circuito.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Resgate as orientações propostas no circuito feito pelos alunos. Conduza os alunos a relatarem as dificuldades, facilidades enfrentadas na realização de circuito. Diante dos relatos os alunos poderiam sugerir mudanças nas orientações, nos símbolos do trajeto.

Faça perguntas para ajudar o aluno a relembrar o que foi feito durante a aula. Tais como: Se eu desenhar vários pontos no espaço e ligar um ao outro o que aparecem? O que representava as linhas no circuito? E os pontos? Vocês saberiam onde é a casa e a escola se não tivessem os símbolos?

Se compararmos os circuitos com o trajeto de casa à escola de Ana, o que seriam as linhas? E os pontos? Espera-se que os alunos percebam que as linhas representam as ruas e que os pontos representam o local de saída e o local de chegada.

Materiais complementares:

O trajeto de Ana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q5WTwFUgP7RJMQnbDWyRU3ED6XTgBNGRhx6NhtsC3TGZ6CR9ZUC9eHm8SFYG/geo3-07und01-sistematizacao-trajeto-de-ana.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano, será proposta a construção de um circuito com obstáculos a ser transposto de acordo com a leitura de símbolos cartográficos.

Será necessário levar o desenho de um circuito a ser seguido pelos alunos, veja modelo disponibilizado nos materiais complementares.

Procure espaços na escola que ajudem no desenvolvimento da prática.

Exemplos: Arraste as cadeiras da sala de aula e deixe o centro livre ; utilize o pátio; a quadra.

Divida a turma em duplas antes de iniciar o plano.

Materiais necessários: Giz para riscar o chão e folha para montar o modelo do circuito.

Material complementar:

Imagens para a problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4mcXWK4qAngtRvhNGU6pcmqneF6W8DEQjyaeMmDHt8Futb5YSz5jwkZUNdsd/geo3-07und01-problematizacao-imagens.pdf

Trajeto da escola até a casa de Ana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q5WTwFUgP7RJMQnbDWyRU3ED6XTgBNGRhx6NhtsC3TGZ6CR9ZUC9eHm8SFYG/geo3-07und01-sistematizacao-trajeto-de-ana.pdf

Circuito:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3PkHytjbk973dg3ZmGumR5PPZTKh3GRDrByvDTfy96n5zzncSgwuWjwjrq6W/geo3-07und01-acao-propositiva-circuito.pdf

Orientações:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CzbgJpg44qfSa3VW3QCXSS7h6TvSpagmwkBueyGa8gMCwxeENmGZEJZdsasE/geo3-07und01-acao-propositiva-orientacoes-para-o-circuito.pdf

Para você saber mais:

Para a construção de mapas futuramente precisamos passar por alguns assuntos, que é o caso desse plano de aula, em que trabalharemos a formação dos conceitos de ponto, linha e símbolo. As linhas são de grande importância para o traçado do mapa e de seus caminhos, o ponto nos ajuda na localização de específicos espaços no mapa e o símbolo dá significado às temáticas trabalhadas no mapa.

Sugestão de leitura: ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 5. Ed; 2º reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.

CALLAI, H. Aprendendo a ler o mundo: A Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale para os alunos que a aula será diferente e animada, pois iremos construir um circuito para trabalhar os conceitos de ponto, linha e símbolo que são muito importantes na construção dos mapas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Converse com os alunos a respeito dos obstáculos encontrados no caminho de casa até a escola. Pergunte sobre quais seriam as dificuldades e as facilidades dessa caminhada. Em seguida, dialogue sobre as dificuldades ou a facilidades de locomoção em outra perspectiva, como por exemplo, a de um deficiente visual.

Para saber mais: O cartunista e empresário brasileiro Mauricio de Sousa, criou para seus quadrinhos uma personagem que apresenta deficiência visual. Caso queira, ampliar o assunto com seus alunos visite o site da Turma da Mônica e compartilhe a história da personagem Dorinha com seus alunos. Disponível em: http://turmadamonica.uol.com.br/personagem/dorinha/. Acesso em 17/11/18.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Mostre imagens ou relatos de vivência de pessoas que têm algum tipo de deficiência e lutam com os obstáculos na cidade. Veja alguns exemplos que podem ser impressos ou projetados no seguinte link.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4mcXWK4qAngtRvhNGU6pcmqneF6W8DEQjyaeMmDHt8Futb5YSz5jwkZUNdsd/geo3-07und01-problematizacao-imagens.pdf

Explique que todas as pessoas ao sair de casa, tem um ponto de partida e um ponto de chegada mas o seu trajeto (a linha) nem sempre é tão simples.

Pergunte aos alunos se conhecem alguma pessoa que passe por problemas e se os obstáculos por eles são vistos e ultrapassados.

Continue contando a história da Ana para os alunos : “Para ajudá-la, sua mãe construiu um pequeno circuito que facilita a chegada até a escola. Mas para cumprir o circuito a mãe de Ana estabeleceu as seguintes regras: ao falar a palavra: ponto, Ana daria um pulo. Quando sua mãe falasse “linha” Ana daria um passo para direita ou esquerda conforme a sua mãe alertasse”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

Entregue uma cópia do circuito para os alunos para que eles desenhem no chão conforme está desenhado no papel.

Caso considere necessário, faça um circuito para exemplificar o que os alunos deverão desenhar.

Caso seu espaço seja restrito a sala de aula, podemos transformar em jogo de tabuleiro, ao invés de riscar o chão para montagem da atividade, os alunos podem usar uma folha A4, lápis de cor e pinos para se movimentar no tabuleiro. Se o seu tempo estiver curto, uma outra opção é imprimir as fichas com os circuitos. É importante que todos os demais alunos da classe devem fazer, enquanto apenas dois jogam (caso seja desenhado o circuito no chão da sala ou quadra).

Materiais complementares:

Circuito: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3PkHytjbk973dg3ZmGumR5PPZTKh3GRDrByvDTfy96n5zzncSgwuWjwjrq6W/geo3-07und01-acao-propositiva-circuito.pdf

Slide Plano Aula

Orientações:

Entregue uma cópia da seguinte ficha com as regras para a construção do circuito e faça a leitura compartilhada com os alunos.

Circule entre eles para verificar se entenderam o que foi solicitado.

Como adequar à sua realidade: Caso seu espaço seja restrito a sala de aula, podemos transformar em jogo de tabuleiro, ao invés de riscar o chão para montagem da atividade, os alunos podem usar uma folha A4, lápis de cor e pinos para se movimentar no tabuleiro. Se o seu tempo estiver curto, uma outra opção é imprimir as fichas com os circuitos.

Materiais complementares:

Orientações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CzbgJpg44qfSa3VW3QCXSS7h6TvSpagmwkBueyGa8gMCwxeENmGZEJZdsasE/geo3-07und01-acao-propositiva-orientacoes-para-o-circuito.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Resgate as orientações propostas no circuito feito pelos alunos. Conduza os alunos a relatarem as dificuldades, facilidades enfrentadas na realização de circuito. Diante dos relatos os alunos poderiam sugerir mudanças nas orientações, nos símbolos do trajeto.

Faça perguntas para ajudar o aluno a relembrar o que foi feito durante a aula. Tais como: Se eu desenhar vários pontos no espaço e ligar um ao outro o que aparecem? O que representava as linhas no circuito? E os pontos? Vocês saberiam onde é a casa e a escola se não tivessem os símbolos?

Se compararmos os circuitos com o trajeto de casa à escola de Ana, o que seriam as linhas? E os pontos? Espera-se que os alunos percebam que as linhas representam as ruas e que os pontos representam o local de saída e o local de chegada.

Materiais complementares:

O trajeto de Ana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q5WTwFUgP7RJMQnbDWyRU3ED6XTgBNGRhx6NhtsC3TGZ6CR9ZUC9eHm8SFYG/geo3-07und01-sistematizacao-trajeto-de-ana.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano