Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo principal
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Para essa proposta é necessário que o professor providencie uma caixa que pode ser de sapato ou qualquer outra que tiver disponível e uma tampinha de garrafa.
Para iniciar a conversa, o professor deve projetar o slide e ler o texto, se não for possível deve somente ler o contexto e pode simular a situação desenhando no quadro.
Discuta com a turma:
- Qual bola cairá dentro da cesta?
- E a outra, qual a posição dela?
Em seguida irá propor para as crianças uma rápida brincadeira de jogar a tampa de garrafa em uma caixa.
Organizar os alunos em uma fila única e pedir para que joguem a tampa dentro da caixa.
Se a tampa cair dentro da caixa o aluno deve dizer DENTRO e se cair fora, deve dizer FORA.
Espera-se que: Os alunos utilizem a linguagem correta conforme a posição que a tampa cair.
Propósito: De forma lúdica as crianças já começam a ter contato com os conceitos dentro e fora.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (4 e 5)
Orientações: O objetivo principal dessa aula é que os alunos utilizem de forma correta a linguagem dentro e fora, para isso utilizaremos o contexto da caixa misteriosa.
Essa será uma atividade em grupo e para a sua realização é necessário que o professor providencie algumas caixas para representar a caixa misteriosa e dentro delas deve haver as imagens de objetos, acessar o arquivo com o modelo de impressão das figuras.
Em seguida, leia o contexto da atividade, se possível projetar o slide.
Converse com os alunos sobre o que pode ter dentro dessa caixa misteriosa. Deixe que os alunos levantem suas hipóteses.
Propósito: Posicionar objetos a partir de informações.
Materiais Complementares:
Guia de intervenções
Resolução da atividade principal
Atividade principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (4 e 5)
Orientações: Converse com os alunos que na caixa deles estarão todas as figuras desses objetos, mas somente uma delas ficará lá dentro, as outras devem ficar fora. Ler juntamente com as crianças os nomes dos objetos, para isso projetar o slide se não for possível, colar um modelo de impressão contendo as figuras dos objetos em um local onde todos os alunos possam observar.
Distribuir para cada grupo uma caixa com as figuras dentro.
Conversar com a turma que para descobrir qual é o objeto que ficará dentro da caixa é necessário seguir as dicas.
Discuta com a turma:
- Que tipo de linguagem eu tenho que utilizar para vocês descobrirem o objeto?
- Conversar com a turma que agora é hora de seguir as dicas.
Dicas (o professor fará o papel de leitor):
Os objetos que tem amarelo devem ficar fora da caixa.
O objeto que abre porta deve ficar fora da caixa.
Os objetos que são brinquedos devem ficar fora da caixa.
O objeto que esquenta o pé deve ficar do lado de fora da caixa.
O objeto que enfeita o pescoço deve ficar fora da caixa.
Qual objeto sobrou dentro da caixa?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Perguntar para os alunos:
- Todos conseguiram deixar só uma figura dentro?
Deixar que os grupos falem as suas respostas.
Se as respostas forem divergentes, o professor pode perguntar de um grupo para outro:
- A resposta desse grupo é diferente daquele, o que vocês acham que aconteceu?
Perguntar para a turma se eles acharam que as dicas foram boas para descobrir o objeto que ficaria dentro da caixa.
- Há alguma outra forma de dar dicas para descobrir a localização das figuras?
No final da conversa o professor pode eleger um grupo para repetir a atividade, o mesmo deve escolher a figura que ficará dentro da caixa e dar dicas para as figuras que ficarão fora.
Propósito: Perceber que para determinar se algo ou alguém está dentro ou fora é necessário perguntar: Dentro ou fora do quê?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Conceito principal: dentro e fora
Para localizar objetos e/ou pessoas dentro e fora é fundamental determinar uma referência.
Orientações: Agora é hora de sistematizar o que foi aprendido.
O professor deve projetar o slide, se não for possível simular a situação desenhando-a no quadro.
Após a leitura, o professor deve fazer a pergunta para os alunos.
Depois de respondida a pergunta o professor pode concluir com a turma que para saber se os animais estavam dentro ou fora de um espaço foi necessário determinar uma referência, nesse caso a cerca.
Propósito: Sistematizar o conceito dentro e fora.
Indicação:
SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CANDIDO, Patricia. Figuras e Formas, 2. ed. rev - Porto Alegre:Penso, 2014.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: O professor deve retomar os conceitos dentro e fora. Abrir um rápido espaço para os alunos tirarem suas dúvidas.
Propósito: Retomar o conceito da aula dentro e fora.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para brincar da “Brincadeira dentro e fora” é necessário espaço para as crianças se movimentarem e bambolês (um para cada aluno). Na falta do bambolê, o professor pode desenhar com o giz um círculo no chão.
Em seguida deve orientar as crianças que essa é uma brincadeira que devem prestar bastante atenção nas instruções.
O professor deve distribuir os bambolês (um para cada aluno) e pedir para que o coloquem no chão. Dica: O professor pode dividir a turma em dois grupos para poder observar melhor quem consegue se orientar no espaço a partir da instrução dada.
Pedir para os alunos ficarem fora do bambolê.
A brincadeira começa quando o professor iniciar as instruções. O professor pode utilizar as instruções abaixo ou criar outras.
Instruções:
- Todo mundo dentro do bambolê.
- Fora do bambolê.
- Um pé dentro do bambolê.
- Uma mão fora do bambolê e os dois pés dentro.
- Os dois pés fora do bambolê e as mãos dentro.
- Bumbum fora do bambolê e pés dentro.
Para cada instrução dada pedir para os aluno voltarem a posição inicial que é fora do bambolê.
Sugestão: O professor poderá escolher um ou dois alunos para dar as instruções para a turma.
Propósito: Observar se os alunos conseguem se posicionar no espaço a partir de uma informação.
O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como, as suas observações para futuras ações.
Materiais Complementares:
Resolução das atividades complementares
Resolução da Raio X
Atividade complementar