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Plano de aula - Mapeando a mortalidade infantil na América

Plano de aula de Geografia com atividades para 8°ano do Fundamental sobre Comparar mapas de mortalidade infantil e saneamento básico dos países do continente americano

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Machado Leal

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail

Valor trabalhado
Direitos humanos

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é comparar o desenvolvimento humano dos países da África a partir de mapas temáticos. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, os direitos humanos estarão presentes. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie aos alunos a imagem disponível aqui. Grave um áudio lendo para a turma a pergunta: “Qual a relação entre mortalidade infantil e saneamento básico?”. Observe se os alunos conseguem estabelecer alguma relação entre a ausência de infraestrutura e de serviços de saneamento básico, a possibilidade de disseminação de doenças e, consequentemente, o aumento da mortalidade infantil. Vale a pena destacar, no entanto, que não é esperado que os alunos respondam a essa pergunta de maneira assertiva e contextualizada. O objetivo da etapa é justamente apresentar as primeiras discussões sobre o assunto, de modo que, no decorrer da aula, eles consigam analisar essa problemática por meio de mapas e dados. Tempo estimado: 10 minutos.

Problematização
Grave um áudio comentando com a turma que, a partir desse momento, eles irão discutir a relação entre a mortalidade infantil e o acesso aos serviços de saneamento básico na América, a partir da interpretação e comparação de dados e de representações cartográficas. Questione os alunos se eles sabem o que é mortalidade infantil, bem como os serviços que abarcam o sistema de saneamento básico de um determinado lugar. Na sequência, apresente o título do artigo disponível aqui, publicado pela agência EBC: “Falta de água de qualidade mata uma criança a cada 15 segundos no mundo, revela UNICEF”. Após a leitura do título e, se possível, dos trechos (disponíveis aqui), questione a turma como eles imaginam que é a situação do continente americano em relação à mortalidade infantil, ou ainda quais países do continente eles acham que apresentam os melhores e os piores índices de mortalidade infantil. Tempo estimado: 15 minutos.

Ação propositiva
Divida a turma em grupos de 4 alunos. Professor, na aula presencial, o Plano apresenta uma metodologia ativa chamada de rotação por estações. Para o ensino remoto, vamos adaptá-la. Os grupos irão realizar as atividades das estações, disponível aqui. Reforce que, apesar de as estações estarem numeradas de 1 a 3, elas não são sequenciais. Envie o mapa político do IBGE, disponível aqui, que irá ajudá-los durante a atividade. Para as atividades da estação 1, os alunos irão precisar desses dois mapas disponíveis aqui (mapa 1 ) e aqui (mapa 2). Para a estação dois, os alunos irão precisar do mapa sobre o saneamento básico 1, disponível aqui. Já para a estação 3, envie o mapa de doenças, disponível aqui. Nas três estações, os alunos podem usar a tabela 1, disponível aqui, e a tabela 2, disponível aqui. Professor, você deve consultar o Plano de Aula, disponível aqui, para mais detalhes. Tempo estimado: 50 minutos.

Sistematização
Após a realização das atividades da Ação propositiva, os alunos devem compartilhar suas produções com toda a turma. Utilize o momento da Sistematização para finalizar a aula e para que os grupos compartilhem suas impressões sobre as atividades realizadas. Para tanto, peça que reflitam sobre como os mapas são importantes para se compreender e relacionar fenômenos. Nesse momento, espera-se que eles percebam a relação existente entre a mortalidade infantil e as condições da infraestrutura de saneamento básico de um país. De maneira geral, quanto maiores os problemas de saneamento, maiores as taxas de mortalidade infantil, bem como as mortes de crianças provocadas por doenças diarreicas. Países como Haiti e Bolívia evidenciam essa situação. Tempo estimado: 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem sobre a mortalidade infantil na África, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_19UND02

(EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.


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