Trecho livro Ser escravo no Brasil, Kátia Mattoso
Plano de Aula
Plano de aula: A organização do Quilombo dos Palmares e as noções de resistência de seus líderes Ganga Zumba e Zumbi
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Revoltas na América portuguesa
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI05, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folhas com textos impressos, caixa de som.
Material complementar:
Texto Kátia Mattoso: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8ent3dgAZ7kJ8nfuHTExpeqV7us6X77Ex5e4h2kJjYHtaCKbkhhYYUyqD6Je/trecho-livro-ser-escravo-no-brasil-katia-mattoso.pdf
Letra da música: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/T7ZfuyprYZVMUUXSESYWHbVxBd3fuSpnsmNwBspahXUMFNyEYsAsgN23qSn6/homenagem-a-zumbi-dos-palmares-recuperado.pdf
Link música: https://www.youtube.com/watch?v=qKq9Lu7Qzsk&t=70s
Carta do rei de Portugal a Zumbi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SnjGkQ4WUhqHqDBj9a6rfshYjWPCYWnSNKmezN7NHV326JqKUuqDdXjetTnp/carta-do-rei-de-portugal-a-zumbi-dos-palmares.pdf
LEI Nº 12.519, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2011: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JTspqvEQdnwrpnu8NFBBb72XGCsJaMdBRWpTPQtzQMPXqwgQBfWUGKrutz7G/lei-n-12519-10-de-novembro-de-2011.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Peça que os alunos leiam o objetivo da aula ou leia para a turma. Ao longo da aula os alunos devem conseguir relacionar as ideias de liberdade defendidas pelos dois líderes do Quilombo dos Palmares, considerando que Ganga Zumba negociou com a Coroa e acabou assassinado e
Zumbi resistiu por anos, defendendo o Quilombo e recusando tentativas de negociação com a Coroa portuguesa.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Professor, para dar início à aula mostre aos alunos o trecho da letra da música “Homenagem a Zumbi dos Palmares” e, se houver recursos, mostre também o áudio da canção (caso prefira, você pode trabalhar com a letra inteira). A proposta é que reconheçam, por meio deste tipo de expressão, algumas referências a respeito dos líderes que serão estudados nesta aula (Ganga Zumba e Zumbi) e inserir um debate acerca das possibilidades de resistência dos escravizados diante da exploração e da dominação, tais como a própria prática da capoeira e a formação de quilombos. Com base na letra
os alunos podem identificar que Zumbi é considerado um guerreiro que foi abrigado por Ganga Zumba no Quilombo dos Palmares, posteriormente, tornando-se líder do local. É importante que os alunos identifiquem elementos que compõem não somente a letra mas também o ritmo da música apresentada (capoeira).
Algumas questões podem ser propostas aos estudantes para refletir acerca da música, tais como:
- A música possui um ritmo característico de uma forte expressão da cultura afrodescente, você sabe qual?
- Qual instrumento é fortemente presente no ritmo da música? (Os alunos podem identificar que a música tem o ritmo marcado pelo som do berimbau, relacionando a capoeira.)
- Qual relação foi estabelecida na letra entre Ganga Zumba e Zumbi?
- O que é um quilombo?
Link para letra da música:
Abada capoeira, Grupo. Homenagem a Zumbi dos Palmares: CD Boa Voz. Disponível em: http://www.abadadc.org/paginas/musicas/abada_BoaVoz1.htm#cd%20boa%20voz%201%20-%201 Acesso em: 19 de dezembro de 2018.
Link para áudio da música:
Abada capoeira, Grupo. Homenagem a Zumbi dos Palmares: CD Boa Voz. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qKq9Lu7Qzsk&t=70s Acesso em: 19 de dezembro de 2018.
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Contexto
Continuação
Orientações: Professor, peça aos alunos que leiam o texto sobre a capoeira como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Os alunos podem reconhecer na capoeira uma forma de resistência negra que, neste caso, faz referência a líderes políticos negros. Os alunos também devem identificar que a capoeira é um importante marco cultural da resistência negra no Brasil e que tal importância é reconhecida oficialmente a partir de seu tombamento. Após a leitura, faça os seguintes questionamentos aos alunos:
- Qual a importância da capoeira para a formação cultural do Brasil?
- Qual relação o texto estabelece entre a capoeira e a formação dos quilombos no período colonial? (Espera-se que entendam que ambos eram estratégias de resistência diante da escravidão.)
Para saber mais: A respeito da nomeação da capoeira como Patrimônio Imaterial da Humanidade, indicamos a leitura da reportagem “Capoeira torna-se patrimônio imaterial da humanidade”. Unesco. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/capoeira_becomes_intangible_cultural_heritage_of_humanity/>.
Acesso em: 6 dez. 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nesta parte da aula os alunos devem ler e analisar a carta do rei a Zumbi do século XVII, a lei que tornou 20 de novembro o Dia da Consciência Negra no Brasil e um trecho do livro Ser escravo no Brasil, da historiadora Kátia Mattoso. Por meio deles, os alunos devem reconhecer que Zumbi e Ganga adotaram estratégias diferentes para conquistar a liberdade e manter o Quilombo dos Palmares.
Você poderá projetar ou imprimir os documentos e entregar aos alunos. Para mediar a leitura e análise destes documentos, algumas questões podem ser sugeridas, como:
- Como era organizado o Quilombo de Palmares?
- Como podemos diferenciar as maneiras que Ganga e Zumbi lutaram pela liberdade?
- Com base na observação da data da carta e das datas mencionadas no texto de Kátia Mattoso é possível identificar se Zumbi aceitou ou não a proposta da Coroa?
- Quanto tempo durou ainda o Quilombo dos Palmares após a morte de Ganga Zumba e sob a liderança de Zumbi, que o sucedeu?
- O quilombo estava ativo e bem organizado quando os portugueses o destruíram, em 1695?
Carta do rei de Portugal a Zumbi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SnjGkQ4WUhqHqDBj9a6rfshYjWPCYWnSNKmezN7NHV326JqKUuqDdXjetTnp/carta-do-rei-de-portugal-a-zumbi-dos-palmares.pdf
Texto Kátia Mattoso:
LEI Nº 12.519, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2011: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JTspqvEQdnwrpnu8NFBBb72XGCsJaMdBRWpTPQtzQMPXqwgQBfWUGKrutz7G/lei-n-12519-10-de-novembro-de-2011.pdf
Para você saber mais: Recomenda-se a leitura completa do livro da historiadora Kátia Mattoso:
MATTOSO, Kátia. Ser escravo no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2003.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Professor, no final da aula os alunos devem conseguir identificar o Quilombo dos Palmares como um local de resistência dos escravizados
no período colonial, além disso reconhecer que o quilombo possuía uma estrutura de organização. Espera-se que conseguirá diferenciar as atuações de seus dois líderes e reconhecer os motivos que levaram Zumbi a ser mais destacado como importante líder da resistência negra na História do Brasil, levando a data da sua morte a ser reconhecida legalmente como o Dia da Consciência e da luta dos negros no país desde o período colonial até o presente.
Para que possam se expressar acerca disso, peça aos alunos que elaborem um diálogo entre Ganga Zumba e Zumbi, abordando como cada um acreditava que deveria ser a resistência em Palmares, diante dos colonizadores escravistas, lembrando que os líderes possuíam o mesmo objetivo, porém tentaram conquistá-lo de formas distintas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook, ou qualquer outra ferramenta que já utilizem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, os links para que os alunos possam acompanhar a letra da música e ouví-la no Youtube, o documento com o texto sobre a capoeira se tornar patrimônio da humanidade e os questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
- A música possui um ritmo característico de uma forte expressão da cultura afrodescente, você sabe qual?
- Qual instrumento é fortemente presente no ritmo da música?
- Qual relação foi estabelecida na letra entre Ganga Zumba e Zumbi?
- O que é um quilombo?
- Qual a importância da capoeira para a formação cultural do Brasil?
- Qual relação o texto estabelece entre a capoeira e a formação dos quilombos no período colonial?
Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, em forma de texto, áudio ou vídeo. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou separadamente.
Encaminhe os dois documentos com os trechos da Carta do rei de Portugal para Zumbi e do livro “Ser escravo no Brasil”, e alguns questionamentos.
- Como era organizado o Quilombo de Palmares?
- Como podemos diferenciar as maneiras que Ganga e Zumbi lutaram pela liberdade?
- Com base na observação da data da carta e das datas mencionadas no texto de Kátia Mattoso, é possível identificar se Zumbi aceitou ou não a proposta da Coroa?
- Quanto tempo ainda durou o Quilombo dos Palmares após a morte de Ganga Zumba e sob a liderança de Zumbi, que o sucedeu?
- O quilombo estava ativo e bem organizado quando os portugueses o destruíram, em 1695?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos contextualizando as fontes, esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras sobre o Quilombo dos Palmares e o período histórico etc.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem produzir os diálogos conjuntamente e entregá-los em formato de texto, ou gravar áudios ou vídeos encenando. Também podem criar os diálogos para postar nas redes sociais, como o Facebook, Instagram e TikTok, utilizando filtros dos aplicativos para se caracterizarem. Eles podem criar uma hashtag para divulgar os diálogos.
Incentive os alunos a compartilharem as produções com os colegas e comentarem as atividades uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
O Documentário “Retornados”, disponível no site da Tv Escola, mostra histórias de ex-escravizados que retornaram à Africa e que desempenharam papel importante na formação das sociedades africanas e brasileiras (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Thayane da Rocha Cruz Dias Freitas
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
Objeto(s) de conhecimento: Rebeliões na América portuguesa: as conjurações mineira e baiana.
Habilidade(s) da BNCC: (EF08HI05) Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
Palavras-chave: Quilombo dos Palmares, escravidão, liberdade.
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