16276
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise

Plano de aula - A organização do Quilombo dos Palmares e as noções de resistência de seus líderes Ganga Zumba e Zumbi

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A organização do Quilombo dos Palmares e as noções de resistência de seus líderes Ganga Zumba e Zumbi

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thayane Da Rocha Cruz Dias Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto 

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook, ou qualquer outra ferramenta que já utilizem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe o objetivo da aula, os links para que os alunos possam acompanhar a letra da música e ouví-la no Youtube, o documento com o texto sobre a capoeira se tornar patrimônio da humanidade e os questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

- A música possui um ritmo característico de uma forte expressão da cultura afrodescente, você sabe qual?
- Qual instrumento é fortemente presente no ritmo da música?
- Qual relação foi estabelecida na letra entre Ganga Zumba e Zumbi?
- O que é um quilombo?
- Qual a importância da capoeira para a formação cultural do Brasil?
- Qual relação o texto estabelece entre a capoeira e a formação dos quilombos no período colonial?

Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, em forma de texto, áudio ou vídeo. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou separadamente.

Encaminhe os dois documentos com os trechos da Carta do rei de Portugal para Zumbi e do livro “Ser escravo no Brasil”, e alguns questionamentos.

- Como era organizado o Quilombo de Palmares?
- Como podemos diferenciar as maneiras que Ganga e Zumbi lutaram pela liberdade?
- Com base na observação da data da carta e das datas mencionadas no texto de Kátia Mattoso, é possível identificar se Zumbi aceitou ou não a proposta da Coroa?
- Quanto tempo ainda durou o Quilombo dos Palmares após a morte de Ganga Zumba e sob a liderança de Zumbi, que o sucedeu?
- O quilombo estava ativo e bem organizado quando os portugueses o destruíram, em 1695?

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos contextualizando as fontes, esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras sobre o Quilombo dos Palmares e o período histórico etc.

Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem produzir os diálogos conjuntamente e entregá-los em formato de texto, ou gravar áudios ou vídeos encenando. Também podem criar os diálogos para postar nas redes sociais, como o Facebook, Instagram e TikTok, utilizando filtros dos aplicativos para se caracterizarem. Eles podem criar uma hashtag para divulgar os diálogos.

Incentive os alunos a compartilharem as produções com os colegas e comentarem as atividades uns dos outros.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).

O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

O Documentário “Retornados”, disponível no site da Tv Escola, mostra histórias de ex-escravizados que retornaram à Africa e que desempenharam papel importante na formação das sociedades africanas e brasileiras (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_05UND02

(EF08HI05) Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas