16274
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise

Plano de aula - Revolução nas ideias: Iluminismo e enciclopédias

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Revolução nas ideias: Iluminismo e enciclopédias

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriel Amato Bruno De Lima

Manter o aprendizado das crianças em tempos de isolamento social é um desafio bem grande! A escola como um espaço de multi aprendizados faz uma falta danada aos nossos pequenos.

Estamos aqui para ajudar você a manter um bom ritmo de aprendizado e ajudar seus filhos/as a estudarem História. É normal que você esteja pensando “Mas eu não sei nada de História!!!”. Então vou te contar um segredo: nem os historiadores sabem! Os conteúdos de história são fascinantes e fundamentais na escola, mas o que um professor de História busca em sala de aula não é ensinar os conteúdos, queremos nossos alunos e alunas pensando historicamente.

O objetivo, pautado na nossa BNCC, é promover a atitude historiadora.

Queremos que nossos alunos e alunas sejam capazes de identificar, comparar, contextualizar, interpretar e analisar um fato histórico, seja ele qual for. É importante dizer a você que a História está além dos fatos históricos em si, “ela é a correlação de forças, de enfrentamentos e da batalha para a produção de sentidos e significados, que são constantemente reinterpretados por diferentes grupos sociais e suas demandas – o que, consequentemente, suscita outras questões e discussões.” (BNCC, p 395). Sabendo disso você pode proporcionar um aprendizado histórico em casa, e de quebra aprender junto com seus filhos e filhas! Temos bastante conteúdo histórico nas redes, abaixo vou indicar pra você quais são os mais indicados para cada fase do ensino fundamental e apontar alguns planos de aula elaborados pelo Time de Autores da Nova Escola que podem te auxiliar nessas atividades, mas antes quero dar umas dicas de como selecionar os materiais disponíveis nas redes: - cheque a fonte da informação, prefira sites de universidades, centros de pesquisas e blogs de professores de história. - busque fontes primárias – nós, historiadores, chamamos de fontes primárias os registros feitos na época dos acontecimentos, e hoje boa parte deles está disponível para acesso virtual.

Na página do Arquivo Nacional é possível ler jornais brasileiros desde 1808!! - envolva seu filho/a na busca.

Estudar história pode ser uma ótima oportunidade para brincar de detetive: elaborar boas perguntas e ir atrás das pistas! - leiam juntos! Ler é uma viagem no tempo! Vou deixar aqui algumas indicações de livros que tem um contexto histórico.

Lembram da atitude historiadora? É isso! Poder reconhecer acontecimentos do passado e conectá-los às nossas vivências é um dos nossos objetivos nas aulas de história. - leiam sempre! A leitura é um hábito que contribuiu muito para entender melhor os conteúdos de História. Livros históricos: A menina que descobriu o Brasil (História do Brasil) Desafio nas Missões (História do Brasil) O vampiro que descobriu o Brasil (História do Brasil) Nonô descobre o espelho (História do Brasil) O Diário de Anne Frank (Segunda Guerra Mundial) A menina que roubava livros.

(Segunda Guerra Mundial) John Steinbeck: As Vinhas da Ira (crise de 1929) De mim já nem se lembra - Luiz Ruffato (Ditadura no Brasil) Ainda estou aqui - Marcelo Rubens Paiva (Ditadura no Brasil) Variados contos de Machado de Assis (História do Brasil) Visite Museus sem sair de casa! O projeto ERA Virtual disponibiliza visitas pela internet com visualização 360º dos museus brasileiros e seus acervos: http://eravirtual.org/ Nesta etapa começamos a aprofundar as relações entre o Brasil e o Mundo Atlântico, os principais assuntos se referem aos processos de independência dos países americanos.

A partir das questões levantadas pelo iluminismo e as agitações da Revolução francesa e da Revolução Industrial é possível analisar os movimentos de Independência nas Américas.

Estes três temas são amplamente trabalhados em filmes, séries e documentários. O Plano de Aula “O protagonismo negro no processo de Independência do Haiti” é uma boa opção para relacionar diversos conceitos sobre as articulações do Mundo Atlântico.

Nesta atividade, além de conhecer alguns líderes da Revolução haitiana as crianças poderão ler documentos históricos e analisar representações sobre esse movimento. Sobre a Revolução Francesa há uma profusão de filmes, séries e documentários disponíveis na internet, um dos mais completos foi produzido pelo Canal History Channel (intitulado Revolução Francesa e disponível no YouTube).

Esse episódio histórico foi alvo inclusive de jogos eletrônicos, especificamente Assassins Creed - Unity. A revolução industrial foi retratada pela rede de televisão BBC que produziu um documentário bastante completo em 2018, que também pode ser encontrado no YouTube.

Sugestão Enviada Por: Sherol dos Santos e Renata Capovilla


Código: HIS8_01UND02

(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas