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Plano de aula - O Mercantilismo e o papel do Direito

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre O Mercantilismo e o papel do Direito

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ruhama Ariella Sabião Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Kahoot, Padlet, Formulários do Google.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender o papel do Direito nas práticas mercantis dos séculos XV ao XVIII.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize aos alunos a imagem da capa da Constituição do Império do Brasil e proponha para reflexão:
- Como é possível perceber que é um documento importante?
- Para que serve a Constituição? O que ela define?
- Quais aspectos da nossa sociedade são regulamentados por leis?

Para promover a interação, você pode realizar uma enquete ou nuvem de palavras virtual, acerca de quais legislações eles conhecem ou já ouviram falar. Veja como fazer utilizando o Mentimeter (quiz nuvem de palavras) ou o Kahoot (disponivel aqui) - ative a tradução da página clicando com o botão direito do mouse. Com base nisso, eles irão aprofundar as reflexões sobre a importância das leis.

Problematização
Disponibilize o texto da Fonte 1 e proponha as reflexões a seguir para análise. Peça para que façam o registro no caderno ou em mídias digitais que já utilizam, como o Google sala de aula:
- A figura do Rei Luís XIV representava o Estado francês?
- Quais objetos são mencionados como representações do rei?
- Por que não se menciona uma Constituição ou algumas leis como representação do Estado absolutista francês? Quem fazia as leis?

Disponibilize a imagem da Fonte 2, com a legenda. Para ajudá-los a compreenderem a fonte em francês, disponibilize também o trecho de texto (adaptado das orientações aos professores) e as questões a serem analisadas:

"O título 'O perfeito negociante' remete à imagem esperada daquele que cumprisse todas as ordenanças que o manual colocava, visto que continham ordens expressamente reguladas pelo rei. Assim como a fonte salienta, o manual se destinava aos mercadores, franceses ou estrangeiros, aos banqueiros e aos comerciantes, e regulava as trocas comerciais, as compras e vendas, as falências, dívidas, acordos, etc."

- Em quais aspectos a fonte é parecida ou diferente de uma Constituição?
- Por que o título é “O perfeito negociante?”
- Qual o conteúdo do manual?
- A quem ele se destinavam?
- Por que essas pessoas tinham que seguir as instruções do rei em seus negócios?

Incentive que interajam com os colegas a respeito das conclusões, seja por meio de trocas de mensagens pelo Whatsapp, de murais virtuais ou de participação em videoconferência.

Sistematização
Proponha que os alunos elaborem uma tabela ou mapa mental: devem colocar, ao centro, o termo “leis” e, a esquerda, caracterizar quem as fazia no contexto absolutista, onde eram registradas e a quem se destinavam. No lado direito, devem caracterizar tais pontos com relação ao momento atual. O mapa mental pode ser construído colaborativamente por meio do Padlet (veja como usá-lo aqui). Com base nisso, solicite que realizem entrevistas ou enquetes com conhecidos, questionando qual dos modelos julgam ser mais adequados e por quê. Elas podem ser organizadas por meio de Formulários do Google (veja como usá-lo aqui).

Convite às famílias
Sugira que aproveitem o contexto estudado para discutir a respeito de leis que possam ser benéficas para vida familiar, como gastos, horários de estudo, lazer, regras de convivência e resolução de conflitos. É interessante que criem um painel ou caderno personalizado para expô-las e terem como guia. Eventualmente, podem voltar a conversar sobre elas, verificando se precisam de ajustes ou novas colocações.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS7_13UND03

(EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.


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