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Plano de aula > História > 7º ano > Lógicas comerciais e mercantis da modernidade

Plano de aula - A exploração dos recursos naturais do continente africano no mercantilismo: o comércio de marfim

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre A exploração dos recursos naturais do continente africano no mercantilismo: o comércio de marfim

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ruhama Ariella Sabião Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é associar a ideia de acumulação de riquezas do mercantilismo com a lógica de exploração dos recursos naturais na África.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize aos alunos a imagem do Elefante e acrescente um breve verbete com a definição de Mercantilismo (disponível aqui, acesso: 17/06/2020). Proponha que os alunos reflitam:
- Como podemos relacionar um elefante com a ideia de Mercantilismo?

Para promover a interação, você pode realizar um quiz virtual com esta pergunta. (veja aqui como fazer utilizando o Mentimeter - ative a tradução da página clicando com o botão direito do mouse).

Problematização
Disponibilize as imagens das obras de arte produzidas com marfim. Acrescente, para análise, os seguinte trechos (adaptados das orientações ao professor):

- Trecho 1 - Os séculos XV a XVIII foram marcados pelas idéias mercantilistas (...). Um dos princípios mercantilistas era a acumulação de riquezas, regulamentada pela balança comercial favorável (exportar mais do que importar). Baseadas neste princípio, as viagens marítimas encontraram no território africano, principalmente em Congo e Loango (no caso de Portugal), um território fértil para a exploração do marfim.

- Trecho 2 - “O marfim advém dos dentes do elefante e do hipopótamo, chifres de rinoceronte e da presa do narval. De acordo com José Horta e Luís Afonso, este produto é “uma das raras matérias de origem orgânica que foi suficientemente forte para rivalizar com matérias mais preciosas, de origem inteiramente mineral, como as gemas e os metais nobres” (HORTA; AFONSO, 1995, p. 189).

Os alunos devem analisar e responder no caderno ou em mídias digitais que já utilizam, como o Google sala de aula, as questões:
- Qual princípio do Mercantilismo justifica o interesse pela exploração do Marfim entre o século XV e XVIII?
- Em qual território ele era encontrado?
- Qual país explorava o marfim nestes territórios?
- Qual trecho mostra que o marfim era tão importante, como o ouro e a prata, no contexto Mercantilista?
- Quais os possíveis usos do Marfim? Para quem se destinavam?

Incentive que os estudantes interajam com os colegas a respeito das conclusões, seja por meio de trocas de mensagens, quiz ou em um momento de videoconferência.

Sistematização
Disponibilize a manchete referente a criminalização do Marfim. Oriente-os a lerem com atenção para chegarem a uma conclusão sobre a importância desta lei. Com base nisso, devem elaborar uma campanha de conscientização a respeito desta lei, esclarecendo, também, como o material tem sido explorado, desde o contexto Mercantilista do século XVI e os impactos causados por isso.

A campanha pode ser feita em formato de texto, áudio ou vídeos educativos, e compartilhada entre a turma em redes sociais ou em um mural virtual colaborativo do Padlet (veja como usá-lo aqui).

Convite às famílias
Para que conheçam mais sobre a exploração e comércio de marfim na atualidade, sugira que acessem: O comércio de marfim. AFP, 21/02/2017. Disponível aqui. Acesso em: 17/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS7_13UND02

(EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.


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