16270
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > Lógicas comerciais e mercantis da modernidade

Plano de aula - Lógicas e práticas econômicas e comerciais no mundo Atlântico entre os períodos feudal e mercantil

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre Lógicas e práticas econômicas e comerciais no mundo Atlântico entre os períodos feudal e mercantil

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ruhama Ariella Sabião Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender como acontece a transição do sistema feudal para o mercantil.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Proponha para reflexão dos alunos:
- Você tem uma moeda atual ou antiga? Qual?
- Você tem ou conhece alguma outra moeda além da nossa? Qual?

Para promover a interação, você pode realizar um quiz virtual ou uma nuvem de palavras sobre as moedas que eles mais conhecem. Ambos podem ser elaborados utilizando o site gratuito Mentimeter (veja aqui como usá-los, respectivamente: quiz virtual e nuvem de palavras - ative a tradução da página clicando com o botão direito do mouse).

Problematização
Disponibilize as imagens e legendas das Fontes 1, 2 e 3, que contêm moedas de diferentes sociedades e épocas. Os alunos devem analisar e responder as questões no caderno ou em mídias digitais que já utilizam, como o Google sala de aula:
- De quais épocas são estas moedas?
- De onde elas são? É possível identificar algo sobre estas sociedades a partir dos símbolos, por exemplo, em relação aos modos de governo?
- Quais as diferenças entre as moedas mais antigas e as mais recentes?
- Quais são as diferenças e semelhanças delas com as que você tem em casa?

Disponibilize a Fonte 4 com o texto “El Potosí”. Eles devem analisar e registrar:
- O que eram as Casas da Moeda?
- O que as letras nas moedas identificavam?
- Onde estas moedas circulavam?
- Quem, geralmente, administrava as Casas da Moeda na América?
- Você tem uma hipótese de onde era a origem do material usado nas moedas e para onde elas eram enviadas em maior parte?

Para complementar, sugere-se que você envie aos alunos as definições:
- Feudalismo: (disponível aqui). Acesso: 17/06/2020.
- Mercantilismo: (disponível aqui). Acesso: 17/06/2020.

A partir destas definições, questione:
- Em qual dos sistemas descritos o uso das moedas parece fazer mais sentido?

Incentive que interajam com os colegas a respeito das conclusões, seja por meio de trocas de mensagens, quiz ou em um momento de videoconferência.

Sistematização
Oriente-os a criarem uma linha do tempo com referências de diferentes moedas, dos contextos estudados aos mais atuais. Indique que esta linha pode ser organizada considerando os tipos de insígnias e materiais, de forma que pode ter legendas explicativas, como, por exemplo: o que significava ter uma moeda de ouro; quem, geralmente, as tinha; as diferenças das moedas de metais preciosos para as que utilizamos hoje, dentre outras.

Esta linha do tempo pode ser feita de modo colaborativo em um mural do Padlet. Cada aluno pode contribuir inserindo uma moeda e a legenda (veja como usá-lo aqui).

Convite às famílias
Para que conheçam mais sobre a História da moeda no Brasil, sugira que acessem:
- COLLECTGRAM. 960 réis: a história dos patacões brasileiros, 28 de janeiro de 2018. Disponível aqui. Acesso em: 17/06/2020.
- Casa da Moeda do Brasil. Disponível aqui. Acesso em: 17/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS7_13UND01

(EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas comerciais e mercantis da modernidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas