16269
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Capitanias e suas bases econômicas

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre Capitanias e suas bases econômicas

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alana Pacheco Lemes

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07HI11) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Projetor (se tiver) ;
  • Computador(se tiver);
  • Pequenos papéis para escrever os nomes dos produtos agrícolas exportados no estado e nas capitanias da América portuguesa;
  • Documentos impressos que serão utilizados para leitura dos alunos.

Material complementar:

Trecho do livro “História em curso”. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4n7mys3wrc6krKXpvkv4sRkepVxywS7bTExXfCcXUNmFWkbVKqxPFv4U6vRV/his07-11und01-trecho-do-livro-historia-em-curso.pdf

Trechos do livro “História econômica do Brasil” para consulta dos produtos produzidos na América portuguesa. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MMxmFvpDTmzrTP9DxcXS6pRmVX2GFSduB5nrKN693VTy3GxuHtxxsJQXKna8/his07-11und01-trechos-do-livro-historia-economica-do-brasil.pdf Acesso em: 06/11/2018

Para você saber mais: É importante se atentar ao estado em que a escola se localiza para que os alunos possam aprender sobre sua própria região. O mapa interativo serve para o professor procurar os produtos exportados de acordo com o estado da escola. Se achar necessário, é possível mostrar o que se produz no Brasil todo apesar do foco ser somente o estado da escola em questão. É imprescindível trazer os produtos exportados na América portuguesa e atualmente, impressos em desenho ou forma escrita.

Mapa interativo para consulta de produtos de exploração atual. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/indicacao-geografica/mapa-interativo Acesso em: 06/11/2018

Mapa disponível em:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/00/Novo_mapa_Capitanias.jpg Acesso em: 06/11/2018

Mapa disponível em: https://atlas.fgv.br/sites/atlas.fgv.br/files/marcos/midias/2_1.jpg Acesso em: 06/11/2018

Objetivo select-down

Slide Plano Aula Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesse plano, o objetivo é que o aluno compreenda como foi a formação do território da América Portuguesa, através das bases econômicas de produção nas capitanias hereditárias, entendendo a importância da agropecuária, presente no Brasil até a atualidade. Para isso, apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É preciso organizar a sala em duplas ou trios para a realização das atividades.

Para você saber mais: É importante se atentar ao estado em que está localizada a escola, para que os alunos possam aprender sobre sua própria região. O mapa interativo serve para o professor procurar os produtos exportados, de acordo com o estado da escola.

Se achar necessário, mostre o que se produz no Brasil todo, apesar do foco ser somente o estado da escola em questão. É imprescindível também trazer de forma impressa desenhos ou escritos que ilustrem os produtos exportados na América portuguesa e atualmente.

Mapa interativo para consulta de produtos de exploração atual. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/indicacao-geografica/mapa-interativo>. Acesso em: 06 nov. 18.

Mapa das capitanias disponível em:

<https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/00/Novo_mapa_Capitanias.jpg> Acesso em: 06 dez. 18.

Mapa histórico das capitanias disponível em: < https://atlas.fgv.br/sites/atlas.fgv.br/files/marcos/midias/2_1.jpg>. Acesso em: 06 dez. 18.

Contexto select-down

Slide Plano Aula Contexto

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Apresente o mapa do estado no qual a escola está inserida. Nesse caso, foi utilizado o do estado de São Paulo apenas a título de exemplo. Após apresentar seu estado, o docente deve perguntar aos alunos se conhecem este mapa, bem como a sua localização no mapa do Brasil.

Realize perguntas para aguçar a curiosidade dos alunos. Neste momento, dependendo do estado em que se encontra a escola, pergunte se eles conhecem esse ou outros estados, se já os visitaram ou conhecem alguém que more neles.

Se atente ao estado (SP, RJ, BA, RS, AM, por exemplo) onde está situada a escola para que os alunos possam aprender sobre sua própria região. Além disso, na pergunta “O que vocês sabem sobre o estado em que vocês moram?”, instigue o aluno a partir de elementos como: cultura, alimentação, clima, sotaques, etc.

O mapa interativo tem o intuito de possibilitar a pesquisa por produtos exportados, de acordo com o estado e região no qual a escola se localiza. Se achar necessário, mostre o que se produz no Brasil todo, apesar do foco ser somente no estado da escola em questão. É imprescindível trazer impressos imagens ou escritos ou para a projeção sobre os produtos exportados pela América portuguesa (Brasil Colônia) e no Brasil atualmente.

Link: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0a/Regi%C3%B5es_Geogr%C3%A1ficas_do_Estado_de_S%C3%A3o_Paulo.svg . Acesso em: 06/11/2018

Como adequar à sua realidade: Para atender a todos, adeque esse mapa ao estado no qual a escola está inserida. Caso a escola possua projetor e computador, o mapa será melhor trabalhado no slide. Mas, para todos, é necessário a impressão do mapa do seu estado, pois é nele que será realizada a sistematização.

Problematização select-down

Slide Plano Aula Problematização

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Apresente o mapa histórico da época da colonização com a divisão das capitanias. Explique como podem ser lidos seus elementos. É preciso ter em mente que é normal o aluno não compreender este documento, já que houve mudanças na estrutura do território brasileiro e na própria construção da representação do mesmo, ou seja, de um mapa.

Descrição da fonte

Título: Mapa de Luís Teixeira (c. 1574) com a divisão da América portuguesa em capitanias. A linha de Tordesilhas está deslocada dez graus mais a oeste.

O mapa mostra a costa brasileira no século XVI, quando os portugueses chegaram. Está dividido em pequenos pedaços de terra como retângulos, alguns mais largos, outros mais estreitos. Há alguns desenhos na área em que está localizado o mar, juntamente com uma rosa dos ventos ao sul. Existe também um texto localizado no interior do mapa. O texto diz respeito ao decreto de D. João na divisão da terra do Brasil. Há também pequenas linhas, simbolizando relevos no território. Na legenda está escrito: “Em 1532 Dom João III dividiu o Brasil em capitanias, tentando incentivar o povoamento. A partir do litoral, a terra foi repartida em faixas paralelas e irregulares, doadas aos mais ilustres fidalgo da côrte portuguêsa. Muito tempo depois, em 1574, Luís Teixeira desenhava êste mapa (hoje na Biblioteca da Ajuda, Portugal), em que aparecem as capitanias hereditárias com seus respectivos donatários (do norte para o sul): Rio Grande do Sul, Itamaracá, Pernambuco, Bahia, Ilhéus, Pôrto Seguro, Espírito Santo, Paraíba do Sul e São Vicente. A Bahia, considerada capitania de Sua Majestade, era a sede do govêrno-geral do Brasil. No mapa, a linha de Tordesilhas aparece deslocada dez graus para oeste, mas é provável que o êrro seja proposital, pois favorecia aos portuguêses, estendendo mais para ocidente as fronteiras da colónia brasileira.”

Entregue aos alunos também o texto indicado para entenderem como se formaram as capitanias. Com esse mapa, instigue a criatividade dos alunos, perguntando sobre os desenhos presentes no mapa e se eles sabem para que servem. Faça uma comparação com os mapas atuais, pois os mesmos não possuem mais os desenhos e não são feitos a mão. O mesmo equivale para o texto contando um pouco da história da divisão das capitanias e seus processos políticos e até comparar com a divisão política dos estados brasileiros hoje. Para isso ver: “O sistema de capitanias hereditárias” na seção “Para saber mais”

Fonte: disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Capitanias_do_Brasil#/media/File:Capitanias.jpg>. Acesso em: 06 nov. 2018

Texto disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4n7mys3wrc6krKXpvkv4sRkepVxywS7bTExXfCcXUNmFWkbVKqxPFv4U6vRV/his07-11und01-trecho-do-livro-historia-em-curso.pdf

Mesmo tendo projetor e computador na escola, é necessário trazer impressos as imagens e textos a serem utilizados.

Para você saber mais:

FREIRE, Américo. MOTTA, Marly da Silva. ROCHA, Dora. História em curso: o Brasil e suas relações com o mundo ocidental. Editora do Brasil, São Paulo. Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. 2004. Parte 2.

Sistema de capitanias hereditárias. Disponivel em: <http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo01/cap_hereditarias.html> Acesso em 07 de dez. 18

Problematização select-down

Slide Plano Aula Problematização

Tempo sugerido: Continuação

Orientações: Mostre essa imagem, evidenciando de maneira mais clara suas definições e nome.

Descrição da fonte:

Título: Mapa capitanias hereditárias 1534 - 1536

Autor: Jorge Pimentel Silva

O mapa mostra a divisão das capitanias de uma maneira mais didática. Neste mapa pode-se observar uma sobreposição do fundo do atual mapa do Brasil, acima, em evidência, o antigo mapa das capitanias. É possível observar também o nome das capitanias com maior clareza e seus respectivos portos comerciais.

Posteriormente, peça para o aluno reparar na demarcação que atualmente corresponde ao seu estado. Procure continuamente guiá-lo nessa observação, fazendo-o observar se antes poderia ser uma capitania ou não ser território da América portuguesa, a depender do estado:

  • Pergunte se ele consegue ver seu estado atual no mapa;
  • Caso o aluno consiga, peça para que diga em qual capitania está seu estado e se é território português (Ver “O tratado de Madrid” na seção “Para saber mais”);
  • Caso não consiga, explique que naquela época não era território da América portuguesa, mas sim, da América espanhola (Ver “O tratado de Madrid” na seção “para saber mais" );
  • Em seguida peça para que descreva o mapa;

Essa descrição poderá ser feita desde as cores das diferentes capitanias até seus diferentes formatos. O aluno poderá descrever também o nome em vermelho que representa os respectivos portos de cada capitania. Ele pode reconhecer o nome de algumas delas, como São Vicente, Bahia, Ilhéus, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco e Ceará.

Instigue o conhecimento dos alunos perguntando se eles acham esse mapa estranho. Se sim, cabe iniciar uma reflexão baseada no Tratado de Tordesilhas, que dividiu o território entre Portugal e Espanha, observando que, se tivesse permanecido assim, boa parte da Amazônia estaria falando espanhol. Da mesma forma, se a Espanha tivesse ficado com a costa brasileira, boa parte do Nordeste e Sudeste estaria falando espanhol. Essas observações e análises que comparam os mapas antigos com o território atual auxiliam os alunos a entenderem a divisão territorial e como ela funcionava no século XVI. (Ver “Tratado de Madrid” na seção “Para saber mais”)

Mapa disponível em:

<https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/00/Novo_mapa_Capitanias.jpg> Acesso em: 06 dez. 18.

Ainda que haja projetor e computador na escola, é necessário que trazer impressos imagens e textos a serem utilizados.

Para você saber mais:

PRADO JUNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. Editora Brasiliense. 26 ed, 1976.

Tratado de Madrid. Disponível em: <http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo01/tratado_madri.html> Acesso em: 08 de dez. de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula Problematização

Tempo sugerido: Continuação

Orientações: Peça para os alunos se dividirem em duplas ou trios. A proposta é que eles relacionem o texto de Caio Prado Júnior com o mapa anterior.

O referido texto fala das formas econômicas que estiveram presentes no Brasil. Neste plano, o recorte feito é até 1808, antes da chegada da Corte Real portuguesa no Brasil. Devido a esse recorte, guie os alunos nos momentos em que cada produto foi primordial para o comércio, desconstruindo a questão cíclica da economia brasileira, pois todos os produtos, mesmo em menor escala, continuaram a ser comercializados.

Depois disso, eles devem relacionar as características do território e da produção ditas no texto com a imagem do mapa das capitanias. Por exemplo, colocar no mapa onde se cultivava cana de acordo com o texto. A ideia é que os alunos consigam identificar a região política onde cada produto era ou foi cultivado.

Texto que será utilizado para realização da atividade:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MMxmFvpDTmzrTP9DxcXS6pRmVX2GFSduB5nrKN693VTy3GxuHtxxsJQXKna8/his07-11und01-trechos-do-livro-historia-economica-do-brasil.pdf

Mapa utilizado para realização da atividade:

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/00/Novo_mapa_Capitanias.jpg Aceso em 08/02/2019.

Será necessário imprimir os mapas e textos. Se houver equipamento, projete o mapa com uso do computador e projetor.

Para você saber mais:

PRADO JUNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. Editora Brasiliense. 26ª Edição, 1976.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula Sistematização

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações: Na sistematização, retome o mapa do estado em que está a escola e peça aos alunos que, com o auxílio dos textos e da atividade da problematização, marquem quais eram os produtos exportados na América Portuguesa e, agora, no Brasil. Traga dois mapas impressos do Estado em que está a escola (um como antes e outro como atualmente) para que os alunos percebam as mudanças e reflitam sobre elas.

Após feita a reflexão, os alunos devem descrever, por exemplo, se um produto antes exportado ainda é nos dias de hoje. O mesmo equivale para os produtos que mudaram, antes produzidos e agora não são mais. (Para saber sobre os produtos que são comercializados agora ver Mapa para consulta dos produtos exportados atualmente na seção “para saber mais” )

Para você saber mais:

Mapa para consulta dos produtos exportados atualmente: <http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/indicacao-geografica/mapa-interativo>. Acesso em: 06 dez. 18.

Resumo da aula

download Baixar plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07HI11) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Projetor (se tiver) ;
  • Computador(se tiver);
  • Pequenos papéis para escrever os nomes dos produtos agrícolas exportados no estado e nas capitanias da América portuguesa;
  • Documentos impressos que serão utilizados para leitura dos alunos.

Material complementar:

Trecho do livro “História em curso”. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4n7mys3wrc6krKXpvkv4sRkepVxywS7bTExXfCcXUNmFWkbVKqxPFv4U6vRV/his07-11und01-trecho-do-livro-historia-em-curso.pdf

Trechos do livro “História econômica do Brasil” para consulta dos produtos produzidos na América portuguesa. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MMxmFvpDTmzrTP9DxcXS6pRmVX2GFSduB5nrKN693VTy3GxuHtxxsJQXKna8/his07-11und01-trechos-do-livro-historia-economica-do-brasil.pdf Acesso em: 06/11/2018

Para você saber mais: É importante se atentar ao estado em que a escola se localiza para que os alunos possam aprender sobre sua própria região. O mapa interativo serve para o professor procurar os produtos exportados de acordo com o estado da escola. Se achar necessário, é possível mostrar o que se produz no Brasil todo apesar do foco ser somente o estado da escola em questão. É imprescindível trazer os produtos exportados na América portuguesa e atualmente, impressos em desenho ou forma escrita.

Mapa interativo para consulta de produtos de exploração atual. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/indicacao-geografica/mapa-interativo Acesso em: 06/11/2018

Mapa disponível em:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/00/Novo_mapa_Capitanias.jpg Acesso em: 06/11/2018

Mapa disponível em: https://atlas.fgv.br/sites/atlas.fgv.br/files/marcos/midias/2_1.jpg Acesso em: 06/11/2018

Slide Plano Aula
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesse plano, o objetivo é que o aluno compreenda como foi a formação do território da América Portuguesa, através das bases econômicas de produção nas capitanias hereditárias, entendendo a importância da agropecuária, presente no Brasil até a atualidade. Para isso, apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É preciso organizar a sala em duplas ou trios para a realização das atividades.

Para você saber mais: É importante se atentar ao estado em que está localizada a escola, para que os alunos possam aprender sobre sua própria região. O mapa interativo serve para o professor procurar os produtos exportados, de acordo com o estado da escola.

Se achar necessário, mostre o que se produz no Brasil todo, apesar do foco ser somente o estado da escola em questão. É imprescindível também trazer de forma impressa desenhos ou escritos que ilustrem os produtos exportados na América portuguesa e atualmente.

Mapa interativo para consulta de produtos de exploração atual. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/indicacao-geografica/mapa-interativo>. Acesso em: 06 nov. 18.

Mapa das capitanias disponível em:

<https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/00/Novo_mapa_Capitanias.jpg> Acesso em: 06 dez. 18.

Mapa histórico das capitanias disponível em: < https://atlas.fgv.br/sites/atlas.fgv.br/files/marcos/midias/2_1.jpg>. Acesso em: 06 dez. 18.

Slide Plano Aula
Contexto

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Apresente o mapa do estado no qual a escola está inserida. Nesse caso, foi utilizado o do estado de São Paulo apenas a título de exemplo. Após apresentar seu estado, o docente deve perguntar aos alunos se conhecem este mapa, bem como a sua localização no mapa do Brasil.

Realize perguntas para aguçar a curiosidade dos alunos. Neste momento, dependendo do estado em que se encontra a escola, pergunte se eles conhecem esse ou outros estados, se já os visitaram ou conhecem alguém que more neles.

Se atente ao estado (SP, RJ, BA, RS, AM, por exemplo) onde está situada a escola para que os alunos possam aprender sobre sua própria região. Além disso, na pergunta “O que vocês sabem sobre o estado em que vocês moram?”, instigue o aluno a partir de elementos como: cultura, alimentação, clima, sotaques, etc.

O mapa interativo tem o intuito de possibilitar a pesquisa por produtos exportados, de acordo com o estado e região no qual a escola se localiza. Se achar necessário, mostre o que se produz no Brasil todo, apesar do foco ser somente no estado da escola em questão. É imprescindível trazer impressos imagens ou escritos ou para a projeção sobre os produtos exportados pela América portuguesa (Brasil Colônia) e no Brasil atualmente.

Link: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0a/Regi%C3%B5es_Geogr%C3%A1ficas_do_Estado_de_S%C3%A3o_Paulo.svg . Acesso em: 06/11/2018

Como adequar à sua realidade: Para atender a todos, adeque esse mapa ao estado no qual a escola está inserida. Caso a escola possua projetor e computador, o mapa será melhor trabalhado no slide. Mas, para todos, é necessário a impressão do mapa do seu estado, pois é nele que será realizada a sistematização.

Slide Plano Aula
Problematização

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Apresente o mapa histórico da época da colonização com a divisão das capitanias. Explique como podem ser lidos seus elementos. É preciso ter em mente que é normal o aluno não compreender este documento, já que houve mudanças na estrutura do território brasileiro e na própria construção da representação do mesmo, ou seja, de um mapa.

Descrição da fonte

Título: Mapa de Luís Teixeira (c. 1574) com a divisão da América portuguesa em capitanias. A linha de Tordesilhas está deslocada dez graus mais a oeste.

O mapa mostra a costa brasileira no século XVI, quando os portugueses chegaram. Está dividido em pequenos pedaços de terra como retângulos, alguns mais largos, outros mais estreitos. Há alguns desenhos na área em que está localizado o mar, juntamente com uma rosa dos ventos ao sul. Existe também um texto localizado no interior do mapa. O texto diz respeito ao decreto de D. João na divisão da terra do Brasil. Há também pequenas linhas, simbolizando relevos no território. Na legenda está escrito: “Em 1532 Dom João III dividiu o Brasil em capitanias, tentando incentivar o povoamento. A partir do litoral, a terra foi repartida em faixas paralelas e irregulares, doadas aos mais ilustres fidalgo da côrte portuguêsa. Muito tempo depois, em 1574, Luís Teixeira desenhava êste mapa (hoje na Biblioteca da Ajuda, Portugal), em que aparecem as capitanias hereditárias com seus respectivos donatários (do norte para o sul): Rio Grande do Sul, Itamaracá, Pernambuco, Bahia, Ilhéus, Pôrto Seguro, Espírito Santo, Paraíba do Sul e São Vicente. A Bahia, considerada capitania de Sua Majestade, era a sede do govêrno-geral do Brasil. No mapa, a linha de Tordesilhas aparece deslocada dez graus para oeste, mas é provável que o êrro seja proposital, pois favorecia aos portuguêses, estendendo mais para ocidente as fronteiras da colónia brasileira.”

Entregue aos alunos também o texto indicado para entenderem como se formaram as capitanias. Com esse mapa, instigue a criatividade dos alunos, perguntando sobre os desenhos presentes no mapa e se eles sabem para que servem. Faça uma comparação com os mapas atuais, pois os mesmos não possuem mais os desenhos e não são feitos a mão. O mesmo equivale para o texto contando um pouco da história da divisão das capitanias e seus processos políticos e até comparar com a divisão política dos estados brasileiros hoje. Para isso ver: “O sistema de capitanias hereditárias” na seção “Para saber mais”

Fonte: disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Capitanias_do_Brasil#/media/File:Capitanias.jpg>. Acesso em: 06 nov. 2018

Texto disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4n7mys3wrc6krKXpvkv4sRkepVxywS7bTExXfCcXUNmFWkbVKqxPFv4U6vRV/his07-11und01-trecho-do-livro-historia-em-curso.pdf

Mesmo tendo projetor e computador na escola, é necessário trazer impressos as imagens e textos a serem utilizados.

Para você saber mais:

FREIRE, Américo. MOTTA, Marly da Silva. ROCHA, Dora. História em curso: o Brasil e suas relações com o mundo ocidental. Editora do Brasil, São Paulo. Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. 2004. Parte 2.

Sistema de capitanias hereditárias. Disponivel em: <http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo01/cap_hereditarias.html> Acesso em 07 de dez. 18

Slide Plano Aula
Problematização

Tempo sugerido: Continuação

Orientações: Mostre essa imagem, evidenciando de maneira mais clara suas definições e nome.

Descrição da fonte:

Título: Mapa capitanias hereditárias 1534 - 1536

Autor: Jorge Pimentel Silva

O mapa mostra a divisão das capitanias de uma maneira mais didática. Neste mapa pode-se observar uma sobreposição do fundo do atual mapa do Brasil, acima, em evidência, o antigo mapa das capitanias. É possível observar também o nome das capitanias com maior clareza e seus respectivos portos comerciais.

Posteriormente, peça para o aluno reparar na demarcação que atualmente corresponde ao seu estado. Procure continuamente guiá-lo nessa observação, fazendo-o observar se antes poderia ser uma capitania ou não ser território da América portuguesa, a depender do estado:

  • Pergunte se ele consegue ver seu estado atual no mapa;
  • Caso o aluno consiga, peça para que diga em qual capitania está seu estado e se é território português (Ver “O tratado de Madrid” na seção “Para saber mais”);
  • Caso não consiga, explique que naquela época não era território da América portuguesa, mas sim, da América espanhola (Ver “O tratado de Madrid” na seção “para saber mais" );
  • Em seguida peça para que descreva o mapa;

Essa descrição poderá ser feita desde as cores das diferentes capitanias até seus diferentes formatos. O aluno poderá descrever também o nome em vermelho que representa os respectivos portos de cada capitania. Ele pode reconhecer o nome de algumas delas, como São Vicente, Bahia, Ilhéus, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco e Ceará.

Instigue o conhecimento dos alunos perguntando se eles acham esse mapa estranho. Se sim, cabe iniciar uma reflexão baseada no Tratado de Tordesilhas, que dividiu o território entre Portugal e Espanha, observando que, se tivesse permanecido assim, boa parte da Amazônia estaria falando espanhol. Da mesma forma, se a Espanha tivesse ficado com a costa brasileira, boa parte do Nordeste e Sudeste estaria falando espanhol. Essas observações e análises que comparam os mapas antigos com o território atual auxiliam os alunos a entenderem a divisão territorial e como ela funcionava no século XVI. (Ver “Tratado de Madrid” na seção “Para saber mais”)

Mapa disponível em:

<https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/00/Novo_mapa_Capitanias.jpg> Acesso em: 06 dez. 18.

Ainda que haja projetor e computador na escola, é necessário que trazer impressos imagens e textos a serem utilizados.

Para você saber mais:

PRADO JUNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. Editora Brasiliense. 26 ed, 1976.

Tratado de Madrid. Disponível em: <http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo01/tratado_madri.html> Acesso em: 08 de dez. de 2018.

Slide Plano Aula
Problematização

Tempo sugerido: Continuação

Orientações: Peça para os alunos se dividirem em duplas ou trios. A proposta é que eles relacionem o texto de Caio Prado Júnior com o mapa anterior.

O referido texto fala das formas econômicas que estiveram presentes no Brasil. Neste plano, o recorte feito é até 1808, antes da chegada da Corte Real portuguesa no Brasil. Devido a esse recorte, guie os alunos nos momentos em que cada produto foi primordial para o comércio, desconstruindo a questão cíclica da economia brasileira, pois todos os produtos, mesmo em menor escala, continuaram a ser comercializados.

Depois disso, eles devem relacionar as características do território e da produção ditas no texto com a imagem do mapa das capitanias. Por exemplo, colocar no mapa onde se cultivava cana de acordo com o texto. A ideia é que os alunos consigam identificar a região política onde cada produto era ou foi cultivado.

Texto que será utilizado para realização da atividade:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MMxmFvpDTmzrTP9DxcXS6pRmVX2GFSduB5nrKN693VTy3GxuHtxxsJQXKna8/his07-11und01-trechos-do-livro-historia-economica-do-brasil.pdf

Mapa utilizado para realização da atividade:

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/00/Novo_mapa_Capitanias.jpg Aceso em 08/02/2019.

Será necessário imprimir os mapas e textos. Se houver equipamento, projete o mapa com uso do computador e projetor.

Para você saber mais:

PRADO JUNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. Editora Brasiliense. 26ª Edição, 1976.

Slide Plano Aula
Sistematização

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações: Na sistematização, retome o mapa do estado em que está a escola e peça aos alunos que, com o auxílio dos textos e da atividade da problematização, marquem quais eram os produtos exportados na América Portuguesa e, agora, no Brasil. Traga dois mapas impressos do Estado em que está a escola (um como antes e outro como atualmente) para que os alunos percebam as mudanças e reflitam sobre elas.

Após feita a reflexão, os alunos devem descrever, por exemplo, se um produto antes exportado ainda é nos dias de hoje. O mesmo equivale para os produtos que mudaram, antes produzidos e agora não são mais. (Para saber sobre os produtos que são comercializados agora ver Mapa para consulta dos produtos exportados atualmente na seção “para saber mais” )

Para você saber mais:

Mapa para consulta dos produtos exportados atualmente: <http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/indicacao-geografica/mapa-interativo>. Acesso em: 06 dez. 18.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano do 7º ano :

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07HI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano