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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - As regiões polares e suas fragilidades

Plano de aula de Geografia com atividades para 8°ano do Fundamental sobre Reconhecer a fragilidade das regiões polares e conhecer o Tratado da Antártida.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érika Cardoso Da Silva Baptista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail; Google Meet ou Zoom

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é reconhecer a fragilidade das regiões polares e conhecer o Tratado da Antártida. Os alunos aprenderão que as regiões polares possuem fragilidades que são consequências dos nossos atos no dia a dia. Também irão estudar transformações climáticas e os impactos negativos na biota que ocorrem devido à desenfreada ação antrópica em todo o mundo. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Envie aos alunos o mapa-múndi disponível aqui. Durante o período de contextualização, grave um áudio e questione se os alunos acreditam que suas ações cotidianas podem afetar áreas mais distantes, como as regiões polares e outros continentes. Em seguida, ressalte que o aquecimento global gera inúmeros impactos além da elevação da temperatura média do planeta, como o derretimento das geleiras nas regiões polares; a elevação do nível do mar e do vapor d’água na atmosfera; a modificação na cadeia alimentar, que ocasiona fome e consequente morte de espécies de animais; a transformação de espécies vegetais e o surgimento de espécies endêmicas (antes inexistentes em determinadas regiões); o aumento da temperatura das águas dos oceanos e da produção de dióxido de carbono (CO2), dentre outros. A seguir, apresente imagens do Ártico e Antártida, disponíveis aquiaqui, e aqui. Peça que os alunos reflitam por que o urso polar se encontra nessas condições. Faça questionamentos como: “Será que os ursos polares sempre se encontraram nessas condições físicas?”; “Será que não temos influência quanto aos impactos que eles e outros seres vivos sofrem, nas regiões polares ou em qualquer lugar do planeta?”. Incentive-os a participar por mensagens ou áudios. Tempo estimado: 15 minutos.

Problematização
Grave um áudio e apresente a situação que dará início à atividade proposta a seguir. Diga aos alunos que separou alguns trechos de reportagens sobre as regiões polares e que distribuirá entre eles na atividade a seguir. Questione se os alunos já tiveram acesso a materiais e notícias sobre o Ártico e a Antártida. Caso respondam que não tiveram acesso, enfatize que, a partir de agora, distribuirá algumas notícias para que eles tenham conhecimento da importância das regiões polares e da influência que a sociedade exerce nas diversas regiões do planeta. Caso respondam que já tiveram algum contato, questione se acham que foi o suficiente para que tivessem conhecimento e domínio sobre as fragilidades que assolam essas áreas. Tempo estimado: 10 minutos.

Ação propositiva
Envie aos alunos as reportagens disponíveis aqui. Divida a turma em grupos; eles podem usar o Google Meet ou o Zoom para trabalhar em equipe. Em seguida, apresente as atividades que serão realizadas. Oriente os alunos a fazerem uma listagem, em seus cadernos, dos principais impactos expostos em cada uma das reportagens e, concomitantemente, solicite que indiquem métodos de redução dos impactos ambientais em escala local e global. Enquanto os alunos desenvolvem as atividades de leitura dos trechos das reportagens e indicação dos impactos evidenciados e métodos de redução desses impactos ambientais, certifique-se de que estão realizando-as adequadamente. Solicite que apresentem e enviem as sugestões propostas aos demais grupos pelo WhatsApp, e questione se eles têm o costume de executar essas ações em seu dia a dia. Tempo estimado: 50 minutos.

Sistematização
Com base no que foi apresentado e discutido em sala, exponha a necessidade de preservação das regiões polares, habitat natural de espécies que necessitam dessas áreas para sobreviverem. Exponha o Tratado da Antártida como um acordo realizado por diversos países que objetiva preservar essas regiões. Posteriormente, faça os questionamentos: qual a nossa responsabilidade ambiental diante dessas transformações? Você está fazendo a sua parte? Com o intuito de que os alunos tenham consciência de que seus atos são intrínsecos aos acontecimentos que permeiam o planeta, em escala local ou global. Tempo estimado: 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem disponível aqui, sobre o Brasil na Antártica. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_21UND02

(EF08GE21) Analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global.


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