16259
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - As regiões polares e suas fragilidades

Plano de aula de Geografia com atividades para 8°ano do Fundamental sobre Reconhecer a fragilidade das regiões polares e conhecer o Tratado da Antártida.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érika Cardoso Da Silva Baptista

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE21) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Providenciar, seja por meio de impressão ou projetor, as reportagens que serão utilizadas na ação propositiva indicada no slide 8. Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.

Material complementar:

Reportagens - Ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9z9T8GgVJH5fvMyxwD52nKyVZX8gHANT2Sa6G6f3kbtge49CxyTHRyMNC8tD/geo8-21und02-acao-propositiva-reportagens.pdf

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zWQUAsxdcUD9bDcCweqGVqP27jGPmR99dDgBSRsYz2m4vgvMcqVXK3jdEfyt/geo8-21und02-contextualizacao-mapa-mundi.pdf

Antártida - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VzGqgPnAXZYVzW7ZHFzDB3bcxthMessvsUQ7g4gqzaSsgAcM4b432buC68XN/geo8-21und02-contextualizacao-antartida-slide-4.pdf

Antártida - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2VeZnuMWz5xdvPNnXNu48f7zPASnUGcS6YTHKDmrVNathFj9etXWZNq7mHym/geo8-21und02-contextualizacao-antartida-slide-5.pdf

Antártida - slide 6: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zZQNNDPhvUD6EQWNfahaVBQVRNVFeNdDb9TVNQm5VpKfr3dRURgQ8jMd94SH/geo8-21und02-contextualizacao-artico-slide-6.pdf

Para você saber mais:

Fonte: SIMÕES, J. C. Ciência Antártica para o Brasil: um plano de ação para o período 2013-2022. Comitê Nacional de Pesquisas Antárticas, Brasília, 2013. pp. 3-6, disponível em: http://www.ufrgs.br/inctcriosfera/arquivos/PlanoAcaoCienciav1.10.pdf Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Fonte: Antártida termômetro do mundo, de Heitor e Silvia Reali, disponível em: https://www.revistaplaneta.com.br/antartida-termometro-do-mundo/ Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Fonte: O que há de mudanças climáticas na onda de frio na Europa?, de Deutsche Welle, disponível em: https://www.dw.com/pt-br/o-que-h%C3%A1-de-mudan%C3%A7as-clim%C3%A1ticas-na-onda-de-frio-na-europa/a-42776248

Acesso em: 12 de dezembro de 2018.

Fonte: Antártida já foi coberta por florestas há 250 milhões de anos, de Redação Galileu, disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2017/11/antartida-ja-foi-coberta-por-florestas-ha-250-milhoes-de-anos.html Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Fonte: Antártida Verde, de Evanildo da Silveira, disponível em: https://www.revistaplaneta.com.br/antartida-verde/ Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Fonte: Aquecimento global já atinge até as regiões mais frias do planeta, de Redação Galileu, disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/aquecimento-global-ja-atinge-ate-regioes-mais-frias-do-planeta.html Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Fonte: Antártida - Tratado da Antártida, de Ministério do Meio Ambiente, disponível em: http://www.mma.gov.br/acessibilidade/item/878-tratado-da-antartida Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Fonte: MARINHA DO BRASIL. Tratado da Antártida e Protocolo de Madri. Brasília, 2016. pp 1-5, disponível em: https://www.marinha.mil.br/sites/www.marinha.mil.br.secirm/files/tratado-protocolo-madri.pdf Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Neste momento, comente com os alunos que as regiões polares possuem fragilidades que são consequências dos nossos atos no dia-a-dia. Em seguida, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio das transformações climáticas e dos impactos negativos na biota que ocorrem devido à desenfreada ação antrópica em todo o mundo. Como exemplo, comente sobre a emissão de gases poluentes na atmosfera, os lixos despejados em locais inapropriados, sobretudo no que tange aos mares e oceanos. Mencione também o consumismo que está diretamente vinculado ao desperdício de materiais ainda em condições de uso, a utilização exacerbada de materiais que possuem períodos prolongados de decomposição (como plásticos, borracha e metais encontrados em aparelhos celulares que, por sua vez, podem impactar negativamente o solo e o lençol freático), dentre outros.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi disponível na escola, e apresente as regiões polares.

Durante o período de contextualização, questione se os alunos acreditam que suas ações cotidianas podem afetar áreas mais distantes, como as regiões polares e outros continentes. Em seguida, ressalte que o aquecimento global gera inúmeros impactos além da elevação da temperatura média do planeta, como o derretimento das geleiras nas regiões polares, a elevação do nível do mar e do vapor d’água na atmosfera, a modificação na cadeia alimentar que ocasiona fome e consequente morte de espécies de animais, a transformação de espécies vegetais e surgimento de espécies endêmicas (antes inexistentes em determinadas regiões), o aumento da temperatura das águas dos oceanos e da produção de dióxido de carbono (CO2), dentre outros. Explique aos alunos que esses impactos são consequências de ações locais que afetam o planeta em sua totalidade, como a emissão de gases poluentes na atmosfera por meio de veículos automotores, indústrias, o aumento das queimadas, dentre outros; o aumento dos hábitos de consumo, sobretudo em sociedades capitalistas, com o consequente descarte inadequado de materiais que ainda poderiam ser utilizados; o lixo despejado em locais inapropriados que acarreta a contaminação do lençol freático, mares, rios e lagos, dentre outros fatores. Nos próximos três slides, serão apresentadas imagens do Ártico e Antártida.

Material Complementar:

Mapa Mundi para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zWQUAsxdcUD9bDcCweqGVqP27jGPmR99dDgBSRsYz2m4vgvMcqVXK3jdEfyt/geo8-21und02-contextualizacao-mapa-mundi.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: No decorrer dos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens do Ártico e, no slide 6, uma imagem da Antártida. Após as reflexões levantadas durante os slides 2 e 3, apresente as imagens a seguir, por meio de projetor ou impressão. Neste momento, faça questionamentos como “Por que o urso parece ter dificuldade para se deslocar de um bloco de gelo para outro?”.

Material Complementar:

Imagem Antártida - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VzGqgPnAXZYVzW7ZHFzDB3bcxthMessvsUQ7g4gqzaSsgAcM4b432buC68XN/geo8-21und02-contextualizacao-antartida-slide-4.pdf

Imagem Antártida - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2VeZnuMWz5xdvPNnXNu48f7zPASnUGcS6YTHKDmrVNathFj9etXWZNq7mHym/geo8-21und02-contextualizacao-antartida-slide-5.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: No decorrer dos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens do Ártico e, no slide 6, uma imagem da Antártida. Após as reflexões levantadas durante os slides 2 e 3, apresente as imagens a seguir, por meio de projetor ou impressão. Neste momento, peça que os alunos façam a reflexão do porquê o urso polar se encontra nessas condições. Faça questionamentos como “Será que os ursos polares sempre se encontraram com estas condições físicas?”, “Será que não temos influência quanto aos impactos que eles e outros seres vivos sofrem, seja nas regiões polares ou em qualquer lugar do planeta?”.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: No decorrer dos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens do Ártico e, no slide 6, uma imagem da Antártida. Após as reflexões levantadas durante os slides 2 e 3, apresente as imagens a seguir, por meio de projetor ou impressão. Neste momento, ressalte que a vegetação característica da Antártida vem sofrendo transformações, dentre elas o aumento na proporção de vegetação exposta em períodos que deveriam estar cobertas de gelo e neve. Saliente, também, que essas transformações evidenciam mudanças climáticas que vêm ocorrendo no planeta e que interferem diretamente na cadeia alimentar da região.

Material complementar

Imagem Ártico - slide 6: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zZQNNDPhvUD6EQWNfahaVBQVRNVFeNdDb9TVNQm5VpKfr3dRURgQ8jMd94SH/geo8-21und02-contextualizacao-artico-slide-6.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Neste slide, apresente a situação que dará início à atividade proposta a seguir. Diga para os alunos que separou alguns trechos de reportagens sobre as regiões polares e que distribuirá entre eles na atividade que virá na sequência. Neste momento, questione se os alunos já tiveram acesso a materiais e notícias sobre o Ártico e Antártida.

Caso respondam que não tiveram acesso, enfatize que a partir de agora distribuirá algumas notícias para que eles tenham conhecimento da importância das regiões polares e da influência que a sociedade exerce nas diversas regiões do planeta.

Caso respondam que já tiveram algum contato, questione se acham que foi o suficiente para que tivessem conhecimento e domínio sobre as fragilidades que assolam estas áreas.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos.

Orientações: Divida a turma em grupos e, em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. As orientações da ação proposta podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.

A atividade proposta deve ser realizada em estações de rotação, ou seja, cada grupo terá acesso a uma das três reportagens a cada 7 minutos.

A reportagem 1 é intitulada “O que há de mudanças climáticas na onda de frio na Europa?”, de Deutsche Welle.

A reportagem 2 é intitulada “Antártida já foi coberta por florestas há 250 milhões de anos”, de Redação Galileu.

A reportagem 3 é intitulada “Aquecimento global já atinge até as regiões mais frias do planeta”, de Redação Galileu.

Quando todos tiverem trabalhado os textos disponibilizados, o ciclo estará concluído.

Oriente os alunos a fazerem uma listagem, em seus cadernos, com os principais impactos expostos em cada uma das reportagens e, concomitantemente, solicite que indiquem métodos de redução dos impactos ambientais em escala local e global. Enquanto os alunos desenvolvem as atividades de leitura dos trechos das reportagens e indicação dos impactos evidenciados e métodos de redução desses impactos ambientais, certifique-se de que estão realizando-as adequadamente.

Em seguida, nos 8 minutos finais, solicite aos alunos que apresentem as sugestões propostas aos demais grupos e questione se eles têm o costume de executar essas ações em seu dia-a-dia.

Material complementar

Reportagens - Ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9z9T8GgVJH5fvMyxwD52nKyVZX8gHANT2Sa6G6f3kbtge49CxyTHRyMNC8tD/geo8-21und02-acao-propositiva-reportagens.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Com base no que foi apresentado e discutido em sala, exponha a necessidade de preservação das regiões polares, habitat natural de espécies que necessitam dessas áreas para sobreviverem. Exponha o Tratado da Antártida como um acordo realizado por diversos países que objetiva preservar essas regiões.

Posteriormente, faça os questionamentos indicados neste slide com o intuito de que os alunos tenham consciência de que seus atos são intrínsecos aos acontecimentos que permeiam o planeta, seja em escala local ou global.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE21) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Providenciar, seja por meio de impressão ou projetor, as reportagens que serão utilizadas na ação propositiva indicada no slide 8. Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.

Material complementar:

Reportagens - Ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9z9T8GgVJH5fvMyxwD52nKyVZX8gHANT2Sa6G6f3kbtge49CxyTHRyMNC8tD/geo8-21und02-acao-propositiva-reportagens.pdf

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zWQUAsxdcUD9bDcCweqGVqP27jGPmR99dDgBSRsYz2m4vgvMcqVXK3jdEfyt/geo8-21und02-contextualizacao-mapa-mundi.pdf

Antártida - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VzGqgPnAXZYVzW7ZHFzDB3bcxthMessvsUQ7g4gqzaSsgAcM4b432buC68XN/geo8-21und02-contextualizacao-antartida-slide-4.pdf

Antártida - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2VeZnuMWz5xdvPNnXNu48f7zPASnUGcS6YTHKDmrVNathFj9etXWZNq7mHym/geo8-21und02-contextualizacao-antartida-slide-5.pdf

Antártida - slide 6: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zZQNNDPhvUD6EQWNfahaVBQVRNVFeNdDb9TVNQm5VpKfr3dRURgQ8jMd94SH/geo8-21und02-contextualizacao-artico-slide-6.pdf

Para você saber mais:

Fonte: SIMÕES, J. C. Ciência Antártica para o Brasil: um plano de ação para o período 2013-2022. Comitê Nacional de Pesquisas Antárticas, Brasília, 2013. pp. 3-6, disponível em: http://www.ufrgs.br/inctcriosfera/arquivos/PlanoAcaoCienciav1.10.pdf Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Fonte: Antártida termômetro do mundo, de Heitor e Silvia Reali, disponível em: https://www.revistaplaneta.com.br/antartida-termometro-do-mundo/ Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Fonte: O que há de mudanças climáticas na onda de frio na Europa?, de Deutsche Welle, disponível em: https://www.dw.com/pt-br/o-que-h%C3%A1-de-mudan%C3%A7as-clim%C3%A1ticas-na-onda-de-frio-na-europa/a-42776248

Acesso em: 12 de dezembro de 2018.

Fonte: Antártida já foi coberta por florestas há 250 milhões de anos, de Redação Galileu, disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2017/11/antartida-ja-foi-coberta-por-florestas-ha-250-milhoes-de-anos.html Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Fonte: Antártida Verde, de Evanildo da Silveira, disponível em: https://www.revistaplaneta.com.br/antartida-verde/ Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Fonte: Aquecimento global já atinge até as regiões mais frias do planeta, de Redação Galileu, disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/aquecimento-global-ja-atinge-ate-regioes-mais-frias-do-planeta.html Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Fonte: Antártida - Tratado da Antártida, de Ministério do Meio Ambiente, disponível em: http://www.mma.gov.br/acessibilidade/item/878-tratado-da-antartida Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Fonte: MARINHA DO BRASIL. Tratado da Antártida e Protocolo de Madri. Brasília, 2016. pp 1-5, disponível em: https://www.marinha.mil.br/sites/www.marinha.mil.br.secirm/files/tratado-protocolo-madri.pdf Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Neste momento, comente com os alunos que as regiões polares possuem fragilidades que são consequências dos nossos atos no dia-a-dia. Em seguida, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio das transformações climáticas e dos impactos negativos na biota que ocorrem devido à desenfreada ação antrópica em todo o mundo. Como exemplo, comente sobre a emissão de gases poluentes na atmosfera, os lixos despejados em locais inapropriados, sobretudo no que tange aos mares e oceanos. Mencione também o consumismo que está diretamente vinculado ao desperdício de materiais ainda em condições de uso, a utilização exacerbada de materiais que possuem períodos prolongados de decomposição (como plásticos, borracha e metais encontrados em aparelhos celulares que, por sua vez, podem impactar negativamente o solo e o lençol freático), dentre outros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi disponível na escola, e apresente as regiões polares.

Durante o período de contextualização, questione se os alunos acreditam que suas ações cotidianas podem afetar áreas mais distantes, como as regiões polares e outros continentes. Em seguida, ressalte que o aquecimento global gera inúmeros impactos além da elevação da temperatura média do planeta, como o derretimento das geleiras nas regiões polares, a elevação do nível do mar e do vapor d’água na atmosfera, a modificação na cadeia alimentar que ocasiona fome e consequente morte de espécies de animais, a transformação de espécies vegetais e surgimento de espécies endêmicas (antes inexistentes em determinadas regiões), o aumento da temperatura das águas dos oceanos e da produção de dióxido de carbono (CO2), dentre outros. Explique aos alunos que esses impactos são consequências de ações locais que afetam o planeta em sua totalidade, como a emissão de gases poluentes na atmosfera por meio de veículos automotores, indústrias, o aumento das queimadas, dentre outros; o aumento dos hábitos de consumo, sobretudo em sociedades capitalistas, com o consequente descarte inadequado de materiais que ainda poderiam ser utilizados; o lixo despejado em locais inapropriados que acarreta a contaminação do lençol freático, mares, rios e lagos, dentre outros fatores. Nos próximos três slides, serão apresentadas imagens do Ártico e Antártida.

Material Complementar:

Mapa Mundi para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zWQUAsxdcUD9bDcCweqGVqP27jGPmR99dDgBSRsYz2m4vgvMcqVXK3jdEfyt/geo8-21und02-contextualizacao-mapa-mundi.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: No decorrer dos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens do Ártico e, no slide 6, uma imagem da Antártida. Após as reflexões levantadas durante os slides 2 e 3, apresente as imagens a seguir, por meio de projetor ou impressão. Neste momento, faça questionamentos como “Por que o urso parece ter dificuldade para se deslocar de um bloco de gelo para outro?”.

Material Complementar:

Imagem Antártida - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VzGqgPnAXZYVzW7ZHFzDB3bcxthMessvsUQ7g4gqzaSsgAcM4b432buC68XN/geo8-21und02-contextualizacao-antartida-slide-4.pdf

Imagem Antártida - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2VeZnuMWz5xdvPNnXNu48f7zPASnUGcS6YTHKDmrVNathFj9etXWZNq7mHym/geo8-21und02-contextualizacao-antartida-slide-5.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: No decorrer dos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens do Ártico e, no slide 6, uma imagem da Antártida. Após as reflexões levantadas durante os slides 2 e 3, apresente as imagens a seguir, por meio de projetor ou impressão. Neste momento, peça que os alunos façam a reflexão do porquê o urso polar se encontra nessas condições. Faça questionamentos como “Será que os ursos polares sempre se encontraram com estas condições físicas?”, “Será que não temos influência quanto aos impactos que eles e outros seres vivos sofrem, seja nas regiões polares ou em qualquer lugar do planeta?”.

Slide Plano Aula

Orientações: No decorrer dos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens do Ártico e, no slide 6, uma imagem da Antártida. Após as reflexões levantadas durante os slides 2 e 3, apresente as imagens a seguir, por meio de projetor ou impressão. Neste momento, ressalte que a vegetação característica da Antártida vem sofrendo transformações, dentre elas o aumento na proporção de vegetação exposta em períodos que deveriam estar cobertas de gelo e neve. Saliente, também, que essas transformações evidenciam mudanças climáticas que vêm ocorrendo no planeta e que interferem diretamente na cadeia alimentar da região.

Material complementar

Imagem Ártico - slide 6: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zZQNNDPhvUD6EQWNfahaVBQVRNVFeNdDb9TVNQm5VpKfr3dRURgQ8jMd94SH/geo8-21und02-contextualizacao-artico-slide-6.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Neste slide, apresente a situação que dará início à atividade proposta a seguir. Diga para os alunos que separou alguns trechos de reportagens sobre as regiões polares e que distribuirá entre eles na atividade que virá na sequência. Neste momento, questione se os alunos já tiveram acesso a materiais e notícias sobre o Ártico e Antártida.

Caso respondam que não tiveram acesso, enfatize que a partir de agora distribuirá algumas notícias para que eles tenham conhecimento da importância das regiões polares e da influência que a sociedade exerce nas diversas regiões do planeta.

Caso respondam que já tiveram algum contato, questione se acham que foi o suficiente para que tivessem conhecimento e domínio sobre as fragilidades que assolam estas áreas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos.

Orientações: Divida a turma em grupos e, em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. As orientações da ação proposta podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.

A atividade proposta deve ser realizada em estações de rotação, ou seja, cada grupo terá acesso a uma das três reportagens a cada 7 minutos.

A reportagem 1 é intitulada “O que há de mudanças climáticas na onda de frio na Europa?”, de Deutsche Welle.

A reportagem 2 é intitulada “Antártida já foi coberta por florestas há 250 milhões de anos”, de Redação Galileu.

A reportagem 3 é intitulada “Aquecimento global já atinge até as regiões mais frias do planeta”, de Redação Galileu.

Quando todos tiverem trabalhado os textos disponibilizados, o ciclo estará concluído.

Oriente os alunos a fazerem uma listagem, em seus cadernos, com os principais impactos expostos em cada uma das reportagens e, concomitantemente, solicite que indiquem métodos de redução dos impactos ambientais em escala local e global. Enquanto os alunos desenvolvem as atividades de leitura dos trechos das reportagens e indicação dos impactos evidenciados e métodos de redução desses impactos ambientais, certifique-se de que estão realizando-as adequadamente.

Em seguida, nos 8 minutos finais, solicite aos alunos que apresentem as sugestões propostas aos demais grupos e questione se eles têm o costume de executar essas ações em seu dia-a-dia.

Material complementar

Reportagens - Ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9z9T8GgVJH5fvMyxwD52nKyVZX8gHANT2Sa6G6f3kbtge49CxyTHRyMNC8tD/geo8-21und02-acao-propositiva-reportagens.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Com base no que foi apresentado e discutido em sala, exponha a necessidade de preservação das regiões polares, habitat natural de espécies que necessitam dessas áreas para sobreviverem. Exponha o Tratado da Antártida como um acordo realizado por diversos países que objetiva preservar essas regiões.

Posteriormente, faça os questionamentos indicados neste slide com o intuito de que os alunos tenham consciência de que seus atos são intrínsecos aos acontecimentos que permeiam o planeta, seja em escala local ou global.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano