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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Antártida: uma região de disputas

Plano de aula de Geografia com atividades para 8°ano do Fundamental sobre Compreender o interesse geopolítico mundial no continente antártico.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érika Cardoso Da Silva Baptista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail; Google Meet ou Zoom

Valor trabalhado
Cidadania

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender o interesse geopolítico mundial no continente antártico. Os alunos irão aprender que o continente Antártico vem sendo alvo de interesses econômicos, dentre outras razões, devido à sua localização ser vista como estratégica para os países que desejam explorá-lo, bem como a disponibilidade de água doce potável e minérios como urânio e carvão. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a cidadania estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie aos alunos o mapa disponível aqui. Exponha os motivos que levam a Antártida a ser alvo de interesse de diversos países que reivindicam seu domínio. Em seguida, comente a respeito da disponibilidade de água doce potável, minérios e da localização estratégica. Comente que cerca de 90% da água doce potável do planeta se encontra na Antártida, além de reservas de minérios como urânio e carvão. Ressalte também que, por ser tratar de um ponto de encontro dos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico, o continente possui uma localização estratégica que pode vir a se tornar uma rota comercial de tráfego de navios. Envie aos alunos as imagens disponíveis aqui e aqui. Após analisarem as imagens, faça o questionamento: se a sociedade, em sua maioria, não utiliza de forma sustentável a água doce a que tem acesso, será que explorando esse continente agiriam de outra forma? Tempo estimado: 15 minutos.

Problematização
Grave um áudio e apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta: uma conferência foi agendada por governadores de alguns países a fim de discutir a exploração econômica do continente antártico em 2045. Por essa razão, ativistas entraram em contato com a ONU e estão também pedindo ajuda à população para divulgar a importância da preservação da Antártida. Faça questionamentos como: “Por quais motivos governantes de diversos países querem explorar a Antártida?”; “Você acredita que a exploração do continente antártico iria trazer mais benefícios ou malefícios para o planeta?”. Posteriormente, ressalte que os países-membros do Tratado da Antártica se comprometeram a preservar a região e, apesar das diversas nacionalidades dos cientistas, os estudos são realizados de forma pacífica entre eles. Em seguida, questione se os alunos possuem conhecimento prévio de recursos naturais existentes na Antártida que possam ser alvo de interesse econômico, ainda que, atualmente, eles não sejam vistos com fins lucrativos.
Tempo estimado: 10 minutos.

Ação propositiva
Divida a turma em grupos e, em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. Houve uma modificação do plano original para o ensino remoto. A atividade proposta deve ser realizada em grupos; eles podem marcar um horário e trabalhar de forma colaborativa pelo Google Meet ou pelo Zoom, por exemplo. Na etapa 1, cada grupo escreverá uma carta dirigida aos governantes, conforme explicitado no slide. Na etapa 2, as cartas serão direcionadas para outro grupo responder, através de uma negativa ao apoio, seguida de justificativas que os alunos acreditam que os governantes dariam. Na etapa 3, mais uma vez as cartas irão para outro grupo mas, nesse momento, eles deverão escrever uma resposta de apoio à preservação do continente. Sane as dúvidas pelo WhatsApp. Quando todos os grupos terminarem as três etapas, devem enviar suas ideias a toda a turma. Tempo estimado: 50 minutos.

Sistematização
Com base no que foi apresentado e discutido em sala, oriente os alunos a pensarem na forma como agimos em nosso dia a dia e na importância de conhecermos os ideais dos governantes que escolhemos para nos representar. Comente a relevância do Tratado da Antártida, acordo realizado por diversos países que objetiva preservar as regiões polares. Posteriormente, faça os questionamentos: se você fosse um governante, quais seriam as suas prioridades: questões econômicas ou preservação da natureza? Você acha que estamos no caminho certo? O intuito é que os alunos tomem consciência de que todo ato gera consequências, sejam elas positivas ou negativas, e, por isso, devemos ter responsabilidade e buscar conhecer as situações e atos que nos permeiam direta ou indiretamente. Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem disponível aqui, sobre o Tratado Antártico. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_21UND03

(EF08GE21) Analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global.


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