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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Antártida: uma região de disputas

Plano de aula de Geografia com atividades para 8°ano do Fundamental sobre Compreender o interesse geopolítico mundial no continente antártico.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érika Cardoso Da Silva Baptista

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE21) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.

Link para o mapa e figuras:

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/36zENKwYkT8Nr7VdW39Uk4eaDB8ura6yZ4ra2KgePN6x7vDkN8M2n4bDazqr/geo8-21und03-contextualizacao-mapa-mundi.pdf

Antártida - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e8aMGjjGqGVQ5vNPevtxyPTGKnbaexXYMKGfNhBZ7cSgZN5rg7QfAmgpT5kc/geo8-21und03-contextualizacao-antartida-slide-4.pdf

Antártida - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/69Mbz5TmDVSPFbKaM6JYySSFvcnPvxExYEyagn8MEsPeUshUUZuWgKKjDHgH/geo8-21und03-contextualizacao-antartida-slide-5.pdf

Para você saber mais:

Fonte: Continente antártico, por que tanto interesse?, de João Lara Mesquita, disponível em: https://marsemfim.com.br/continente-antartico-por-que-tanto-interesse/ . Acesso em: 04 de dezembro de 2018.

Fonte: Antártida - a geografia do continente gelado e as operações brasileiras, de Ricardo Felício, disponível em: https://journals.openedition.org/confins/122 . Acesso em: 04 de dezembro de 2018.

Fonte: MARINHA DO BRASIL. Tratado da Antártida e Protocolo de Madri. Brasília, 2016. pp 1-5, disponível em: https://www.marinha.mil.br/sites/www.marinha.mil.br.secirm/files/tratado-protocolo-madri.pdf Acesso em: 04 de dezembro de 2018.

Fonte: Antártida - Tratado da Antártida, de Ministério do Meio Ambiente, disponível em: http://www.mma.gov.br/acessibilidade/item/878-tratado-da-antartida Acesso em: 04 de dezembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio dos motivos que levam diversos países a terem interesse em explorar a Antártida. Posteriormente, comente com a turma que o continente vem sendo alvo de interesses econômicos, dentre outras razões, devido à sua localização ser vista como estratégica para os países que desejam explorá-lo, bem como a disponibilidade de água doce potável e minérios; como urânio e carvão.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi disponível na escola, e apresente as regiões polares.

Durante o período de contextualização, exponha os motivos que levam a Antártida a ser alvo de interesse de diversos países que reivindicam seu domínio. Em seguida, desenvolva os temas citados no slide anterior: disponibilidade de água doce potável, minérios e localização estratégica. Comente que cerca de 90% da água doce potável do planeta se encontra na Antártida, além de reservas de minérios como o urânio e o carvão. Ressalte, também, que, por ser tratar de um ponto de encontro dos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico, o continente possui uma localização estratégica que pode vir a se tornar uma rota comercial de tráfego de navios. Posteriormente, dialogue sobre a importância do Tratado da Antártida, que se trata de um acordo que objetiva preservar o continente, que pode ser utilizado apenas para fins pacíficos, com ênfase no desenvolvimento de pesquisas científicas acerca da região. Nos próximos dois slides, serão apresentadas imagens da Antártida.

Material complementar

Mapa mundi para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/36zENKwYkT8Nr7VdW39Uk4eaDB8ura6yZ4ra2KgePN6x7vDkN8M2n4bDazqr/geo8-21und03-contextualizacao-mapa-mundi.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens da Antártida. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como “Se a sociedade, em sua maioria, não utiliza de forma sustentável a água doce a que tem acesso, será que explorando este continente agiriam de outra forma?”.

Materiais complementares

Imagem Antártida - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e8aMGjjGqGVQ5vNPevtxyPTGKnbaexXYMKGfNhBZ7cSgZN5rg7QfAmgpT5kc/geo8-21und03-contextualizacao-antartida-slide-4.pdf

Imagem Antártida - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/69Mbz5TmDVSPFbKaM6JYySSFvcnPvxExYEyagn8MEsPeUshUUZuWgKKjDHgH/geo8-21und03-contextualizacao-antartida-slide-5.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens da Antártida. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como “Com a exploração dos recursos naturais existentes na Antártida, as características peculiares desse continente seriam preservadas?”, “De que forma a exploração dessas áreas afetaria a fauna e flora local?”.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta. Faça questionamentos como “Por quais motivos governantes de diversos países querem explorar a Antártida?”, “Você acredita que a exploração do continente antártico iria trazer mais benefícios ou malefícios para o planeta?”. Posteriormente, ressalte que os países-membros do Tratado da Antártica se comprometeram em preservar a região e, apesar das diversas nacionalidades dos cientistas, os estudos são realizados de forma pacífica entre eles. Em seguida, questione se os alunos possuem conhecimento prévio de recursos naturais existentes na Antártida que possam ser alvo de interesse econômico, ainda que, atualmente, eles não sejam vistos com fins lucrativos.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Divida a turma em grupos e, em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. As orientações da ação proposta podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.

A atividade proposta deve ser realizada em estações de rotação, ou seja, cada grupo realizará as três etapas da atividade. Entretanto, cada etapa será desenvolvida em 8 minutos.

Na etapa 1, cada grupo confeccionará uma carta dirigida aos governantes, conforme explicitado no slide.

Na etapa 2, as cartas confeccionadas serão direcionadas para outro grupo responder, através de uma negativa ao apoio, seguida de justificativas que os alunos acreditam que os governantes dariam.

Na etapa 3, mais uma vez as cartas irão para um outro grupo mas, neste momento, eles deverão confeccionar uma resposta de apoio à preservação do continente.

Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, certifique-se de que estão realizando-a adequadamente.

Quando todos os grupos terminarem as três etapas, o ciclo estará concluído.

Em seguida, nos 6 minutos finais, solicite aos alunos que leiam as cartas com suas respectivas respostas para a turma.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Com base no que foi apresentado e discutido em sala, oriente os alunos a pensarem na forma como agimos em nosso dia-a-dia e na importância de conhecermos os ideais dos governantes que escolhemos para nos representar. Comente sobre a relevância do Tratado da Antártida, acordo realizado por diversos países que objetiva preservar as regiões polares.

Posteriormente, faça os questionamentos indicados neste slide com o intuito de que os alunos tenham consciência de que todo ato gera consequências, sejam elas positivas ou negativas e, por isso, devemos ter responsabilidade e buscar conhecer as situações e atos que nos permeiam direta ou indiretamente.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE21) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.

Link para o mapa e figuras:

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/36zENKwYkT8Nr7VdW39Uk4eaDB8ura6yZ4ra2KgePN6x7vDkN8M2n4bDazqr/geo8-21und03-contextualizacao-mapa-mundi.pdf

Antártida - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e8aMGjjGqGVQ5vNPevtxyPTGKnbaexXYMKGfNhBZ7cSgZN5rg7QfAmgpT5kc/geo8-21und03-contextualizacao-antartida-slide-4.pdf

Antártida - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/69Mbz5TmDVSPFbKaM6JYySSFvcnPvxExYEyagn8MEsPeUshUUZuWgKKjDHgH/geo8-21und03-contextualizacao-antartida-slide-5.pdf

Para você saber mais:

Fonte: Continente antártico, por que tanto interesse?, de João Lara Mesquita, disponível em: https://marsemfim.com.br/continente-antartico-por-que-tanto-interesse/ . Acesso em: 04 de dezembro de 2018.

Fonte: Antártida - a geografia do continente gelado e as operações brasileiras, de Ricardo Felício, disponível em: https://journals.openedition.org/confins/122 . Acesso em: 04 de dezembro de 2018.

Fonte: MARINHA DO BRASIL. Tratado da Antártida e Protocolo de Madri. Brasília, 2016. pp 1-5, disponível em: https://www.marinha.mil.br/sites/www.marinha.mil.br.secirm/files/tratado-protocolo-madri.pdf Acesso em: 04 de dezembro de 2018.

Fonte: Antártida - Tratado da Antártida, de Ministério do Meio Ambiente, disponível em: http://www.mma.gov.br/acessibilidade/item/878-tratado-da-antartida Acesso em: 04 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio dos motivos que levam diversos países a terem interesse em explorar a Antártida. Posteriormente, comente com a turma que o continente vem sendo alvo de interesses econômicos, dentre outras razões, devido à sua localização ser vista como estratégica para os países que desejam explorá-lo, bem como a disponibilidade de água doce potável e minérios; como urânio e carvão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi disponível na escola, e apresente as regiões polares.

Durante o período de contextualização, exponha os motivos que levam a Antártida a ser alvo de interesse de diversos países que reivindicam seu domínio. Em seguida, desenvolva os temas citados no slide anterior: disponibilidade de água doce potável, minérios e localização estratégica. Comente que cerca de 90% da água doce potável do planeta se encontra na Antártida, além de reservas de minérios como o urânio e o carvão. Ressalte, também, que, por ser tratar de um ponto de encontro dos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico, o continente possui uma localização estratégica que pode vir a se tornar uma rota comercial de tráfego de navios. Posteriormente, dialogue sobre a importância do Tratado da Antártida, que se trata de um acordo que objetiva preservar o continente, que pode ser utilizado apenas para fins pacíficos, com ênfase no desenvolvimento de pesquisas científicas acerca da região. Nos próximos dois slides, serão apresentadas imagens da Antártida.

Material complementar

Mapa mundi para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/36zENKwYkT8Nr7VdW39Uk4eaDB8ura6yZ4ra2KgePN6x7vDkN8M2n4bDazqr/geo8-21und03-contextualizacao-mapa-mundi.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens da Antártida. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como “Se a sociedade, em sua maioria, não utiliza de forma sustentável a água doce a que tem acesso, será que explorando este continente agiriam de outra forma?”.

Materiais complementares

Imagem Antártida - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e8aMGjjGqGVQ5vNPevtxyPTGKnbaexXYMKGfNhBZ7cSgZN5rg7QfAmgpT5kc/geo8-21und03-contextualizacao-antartida-slide-4.pdf

Imagem Antártida - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/69Mbz5TmDVSPFbKaM6JYySSFvcnPvxExYEyagn8MEsPeUshUUZuWgKKjDHgH/geo8-21und03-contextualizacao-antartida-slide-5.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens da Antártida. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como “Com a exploração dos recursos naturais existentes na Antártida, as características peculiares desse continente seriam preservadas?”, “De que forma a exploração dessas áreas afetaria a fauna e flora local?”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta. Faça questionamentos como “Por quais motivos governantes de diversos países querem explorar a Antártida?”, “Você acredita que a exploração do continente antártico iria trazer mais benefícios ou malefícios para o planeta?”. Posteriormente, ressalte que os países-membros do Tratado da Antártica se comprometeram em preservar a região e, apesar das diversas nacionalidades dos cientistas, os estudos são realizados de forma pacífica entre eles. Em seguida, questione se os alunos possuem conhecimento prévio de recursos naturais existentes na Antártida que possam ser alvo de interesse econômico, ainda que, atualmente, eles não sejam vistos com fins lucrativos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Divida a turma em grupos e, em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. As orientações da ação proposta podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.

A atividade proposta deve ser realizada em estações de rotação, ou seja, cada grupo realizará as três etapas da atividade. Entretanto, cada etapa será desenvolvida em 8 minutos.

Na etapa 1, cada grupo confeccionará uma carta dirigida aos governantes, conforme explicitado no slide.

Na etapa 2, as cartas confeccionadas serão direcionadas para outro grupo responder, através de uma negativa ao apoio, seguida de justificativas que os alunos acreditam que os governantes dariam.

Na etapa 3, mais uma vez as cartas irão para um outro grupo mas, neste momento, eles deverão confeccionar uma resposta de apoio à preservação do continente.

Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, certifique-se de que estão realizando-a adequadamente.

Quando todos os grupos terminarem as três etapas, o ciclo estará concluído.

Em seguida, nos 6 minutos finais, solicite aos alunos que leiam as cartas com suas respectivas respostas para a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Com base no que foi apresentado e discutido em sala, oriente os alunos a pensarem na forma como agimos em nosso dia-a-dia e na importância de conhecermos os ideais dos governantes que escolhemos para nos representar. Comente sobre a relevância do Tratado da Antártida, acordo realizado por diversos países que objetiva preservar as regiões polares.

Posteriormente, faça os questionamentos indicados neste slide com o intuito de que os alunos tenham consciência de que todo ato gera consequências, sejam elas positivas ou negativas e, por isso, devemos ter responsabilidade e buscar conhecer as situações e atos que nos permeiam direta ou indiretamente.

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