GEO09_02UND01 - Ação Propositiva - Alternativa
Plano de Aula
Plano de aula: A formação do mundo global contemporâneo
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Globalização econômica
Sobre este plano
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09GE02) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade está relacionada com a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais, e como ,estas afetam diretamente o cotidiano das populações
Materiais necessários: Um mapa mundi em branco para cada dupla, a charge, lápis de cor, lápis preto, borracha e régua.
Material complementar:
Imagens da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6aEhg2VYzy6wjNG5kSWHDFf9GxhfgJXX48N3gfgKHYRwhT8F4dXqHJmDbxAF/geo09-02und01-contextualizacao-imagens.pdf
Imagem sul pobre x norte rico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7MTbKXnpD6WVakrUG2F2z5ExqWwZbBGX2JAPG9h7Yrdbqrtx2uVKppPPU6hM/geo09-02und01-problematizacao-imagem-sul-x-norte.pdf
Ação propositiva - Mapa-mundi em branco: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7TGMRBeynEnUwpff8tMKN5jbtBcveAkvhwGyR5gXfZPKkZFy44pxreG9BCHW/geo09-02und01-acao-propositiva-mapa-mundi-em-branco.pdf
Ação propositiva - alternativa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yvdDXYrdXuuEQHn3YstbcEaFz3dj6SSaWBfWyj4D3B8JUEZcykfc8Azt55nr/geo09-02und01-acao-propositiva-alternativa.pdf
Mapa-mundi - resolução: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SwjN4FATtNCbRx7qHznwVGsCQZhpdDzf6jfvG6qkCWZVEpqGUdNX9qw6JxSN/geo09-02und01-sistematizacao-mapa-paises-pobres-e-paises-ricos.pdf
Para você saber mais: Nessa aula nós vamos iniciar o trabalho com os conceitos de dispersão industrial e da Divisão Internacional do trabalho. Estes dois processos são pilares para entendermos como se dá a atuação das grandes corporações internacionais dentro do mundo globalizado.
A dispersão industrial ocorreu a partir de meados do século XX em meio a 3° Revolução Industrial, também chamada de Revolução técnico-científico informacional, esse fenômeno foi responsável pela robotização da produção, da melhoria dos meios de comunicação (informatização da sociedade) e dos meios de transportes. Todas essas mudanças facilitou para as indústrias transnacionais a se dispersarem pelo mundo, sobretudo para países de industrialização tardia (Brasil, México, China, Tailândia entre outros). Essas transnacionais buscavam a exploração de uma força de trabalho mais barata, leis ambientais mais flexíveis, isenções de impostos, além da expansão para novos mercados consumidores.
Esse processo abriu as portas para a Nova Divisão Internacional do trabalho, em que, esses países de industrialização tardia passaram a exportar para os países ricos não só matérias primas (como na DIT clássica), mas também, produtos industriais semi-elaborados ou de baixo valor agregado. Já os países centrais passaram a exportar além de máquinas e equipamentos, tecnologias e capitais. Dessa forma, segundo Coutinho e Belluzo (1983) “um grupo relevantes de economias nacionais transformou-se em campo de absorção de investimentos produtivos, contribuindo para que o capital se reproduza a uma taxa de lucro mais elevada e num ritmo mais intenso”.
Abaixo listamos dois links de textos para aprofundar sua leitura sobre o tema.
DECICINO, Ronaldo. Divisão Internacional do Trabalho: Os países e a economia mundial. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/divisao-internacional-do-trabalho-os-paises-e-a-economia-mundial.htm. Acesso em: 05 de novembro de 2018
FIRKOWSKI, Olga Lúcia. A Nova Divisão Internacional do trabalho e o surgimentos dos NIC's (Newly Industrializing Countries). Disponível em:http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/viewFile/9901/8711. 14 de novembro de 2018
HARVEY, David. A transformação político-econômico do capitalismo do final do século XX. In_____. A Condição Pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Edições Loyola, 1992
POCHMANN, Fábio. Economia Global e a nova Divisão Internacional do trabalho. Disponivel em http://decon.edu.uy/network/panama/POCHMANN.PDF. Acessado em 05 de novembro de 2018
Contextos Prévios: Para ter um melhor aproveitamento dos conceitos trabalhados nessa aula é necessário que aluno já tenha estudado a divisão norte e sul entre países pobres e ricos e o processo de industrialização mundial.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicialmente, agrupe os alunos em duplas. Após esse primeiro momento, projete, ou escreva no quadro o tema: O Mundo “globalizado” e desigual. As aspas no termo globalizado é intencional, quando se iniciou as discussões sobre a globalização, os países ricos tinham o discurso que esse fenômeno iria equalizar as desigualdades entre as nações, no entanto, as iniquidades só aprofundaram. Dessa forma o termo “globalizado” é uma crítica a um fenômeno que é extremamente desigual. De forma breve apresente o tema para a turma, uma possível abordagem é mostrar que todos, de uma forma ou de outra, participamos como atores dentro da ordem global.
Como adequar a sua realidade: Procure informações sobre a presença de fábricas e complexos industriais na sua cidade ou na região em que mora. Caso tenha levante informações sobre a origem da empresa, se é brasileira ou filial de alguma multinacional (empresa com sede em outro país do mundo). Essa adequação é importante para que o estudante perceba que esse tema faz parte da realidade cotidiana dele.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Projete as imagens ou imprima o slide e entregue para as duplas discutir de forma breve, no quadro, escreva as principais respostas do alunos. A transnacional Coca Cola é mundialmente famosa, um dos símbolos do capitalismo estadunidense, mas grande parte da sua produção está em países do sul global. Provavelmente os alunos irão apontar que a empresa é estadunidense, mas que existem fábricas em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil. Já o videogame, é o famoso Playstation 4, a grande maioria dos adolescentes conhecem o console e sabem que a empresa fabricante é a japonesa Sony. No entanto, toda a produção fabril da Sony está na China. Utilize os conhecimentos prévios dos alunos sobre industrialização, que certamente irão apontar que, possivelmente, o “chão de fábrica” da Sony está em um país que oferece uma força de trabalho barata. A partir das respostas, faça uma rápida contextualização, já apontado que há países que são as sedes das empresas e outros que recebem as fábricas.
Material complementar:
Imagem Coca Cola e Playstation para impressão https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6aEhg2VYzy6wjNG5kSWHDFf9GxhfgJXX48N3gfgKHYRwhT8F4dXqHJmDbxAF/geo09-02und01-contextualizacao-imagens.pdf
Fontes:
IMAGEM 1:
https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Coca-Cola#/media/File:15-09-26-RalfR-WLC-0098.jpg
IMAGEM 2:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:PS4-Console-wDS4.png
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou entregue a imagem impressa para os alunos. Em duplas eles irão discutir sobre a imagem, as perguntas norteadoras são: O que a imagem mostra? Peça aos alunos para evidenciar a contradição evidenciada. Possivelmente, os alunos irão mostrar que a imagem que mostra a parte norte do globo estão as indústrias enquanto a outra que mostra a parte sul do globo fica com a agricultura. Demonstrando a divisão de trabalho que acontece entre países pobre e países ricos.
A ideia é demonstrar as implicações da Divisão Internacional do Trabalho no mundo globalizado, em que os países pobres são exportadores de matéria primas e de industrializados de baixo valor agregado, enquanto, os países ricos são exportadores de tecnologia, ciência e de produtos industriais de altíssimo valor agregado. Processo que aprofunda a desigualdade entre os países ricos e pobre.
Material complementar:
Charge para impressão
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Entregue o mapa-mundi em branco para os alunos. Em duplas, os alunos terão que sinalizar os países em que o vestuário e acessórios (celulares, relógios e óculos) que estão utilizando foi produzido, para isso terão que olhar nas etiquetas (made in). Em um segundo momento, os alunos terão que sinalizar em quais países estão as sedes das empresas. Para essa rápida pesquisa os alunos deverão ter acesso a internet, livros didáticos, revistas, jornais ou livros. Algumas empresas indicam onde estão as sedes na própria etiqueta (Ex: Designed in California Made in China), ou seja, o produto foi desenvolvido nos EUA e fabricado na China.
É importante que os alunos criem legendas para identificar os países produtores e os países sedes. Exemplo: Os países sedes deverão ser pintados na cor verde enquanto os países onde estão as fábricas terão que ser pintados com a cor vermelha.
Ademais, os alunos terão que criar um título para o mapa.
Finalmente, os alunos terão que Mobilizar os conceitos chaves da aula, a Divisão Internacional do Trabalho e o mundo “globalizado”. A partir do mapa, os alunos irão perceber que existe uma tendência que os países ricos são os que concentram as empresas sedes enquanto os países pobres é onde estão as fábricas, sendo assim podemos fazer alusão à charge do slide anterior, no entanto de maneira, atualizada, uma vez que os países pobres agora estão industrializados.
Caso você esteja em uma realidade em que essa atividade seja impossibilitada pelas condições sociais e materiais dos aluno, temos um plano B. Em conteúdo anexo ao plano, selecionamos o logo de diversas de grandes empresas transnacionais e colocamos o País sede e a localização das principais fábricas dessas transnacionais. Peça ao aluno para assinalar no mapa onde estão os países sedes e onde estão localizadas as fábricas e siga as orientações do plano.
Materiais complementares
O arquivo Plano B: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yvdDXYrdXuuEQHn3YstbcEaFz3dj6SSaWBfWyj4D3B8JUEZcykfc8Azt55nr/geo09-02und01-acao-propositiva-alternativa.pdf
Como adequar a sua realidade: Produtos de empresas transnacionais estão no nosso cotidiano, para que o plano seja mais atrativo, pode se falar de elementos usados no cotidiano, como a TV, rádio, automóveis, bicicletas e até mesmo, produtos alimentícios, como a Coca Cola. Para tornar mais próximo da realidade do estudante, você pode fazer uma lista de empresas de sua região que são grandes transnacionais mais produzem em região do Brasil por uma opção mercadológica, menor custo de produção, ampliação do mercado consumidor, entre outros.
Ação Propositiva
Orientações: Entregue o mapa-mundi em branco para os alunos. Em duplas, os alunos terão que sinalizar os países em que o vestuário e acessórios (celulares, relógios e óculos) que estão utilizando foi produzido, para isso terão que olhar nas etiquetas (made in). Em um segundo momento, os alunos terão que sinalizar em quais países estão as sedes das empresas. Para essa rápida pesquisa os alunos deverão ter acesso a internet, livros didáticos, revistas, jornais ou livros. Algumas empresas indicam onde estão as sedes na própria etiqueta (Ex: Designed in California Made in China), ou seja, o produto foi desenvolvido nos EUA e fabricado na China.
É importante que os alunos criem legendas para identificar os países produtores e os países sedes. Exemplo: Os países sedes deverão ser pintados na cor verde enquanto os países onde estão as fábricas terão que ser pintados com a cor vermelha.
Ademais, os alunos terão que criar um título para o mapa.
Finalmente, os alunos terão que Mobilizar os conceitos chaves da aula, a Divisão Internacional do Trabalho e o mundo “globalizado”. A partir do mapa, os alunos irão perceber que existe uma tendência que os países ricos são os que concentram as empresas sedes enquanto os países pobres é onde estão as fábricas, sendo assim podemos fazer alusão à charge do slide anterior, no entanto de maneira, atualizada, uma vez que os países pobres agora estão industrializados.
Caso você esteja em uma realidade em que essa atividade seja impossibilitada pelas condições sociais e materiais dos aluno, temos um plano B. Em conteúdo anexo ao plano, selecionamos o logo de diversas de grandes empresas transnacionais e colocamos o País sede e a localização das principais fábricas dessas transnacionais. Peça ao aluno para assinalar no mapa onde estão os países sedes e onde estão localizadas as fábricas e siga as orientações do plano.
Materiais complementares
O arquivo Plano B: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yvdDXYrdXuuEQHn3YstbcEaFz3dj6SSaWBfWyj4D3B8JUEZcykfc8Azt55nr/geo09-02und01-acao-propositiva-alternativa.pdf
Como adequar a sua realidade: Produtos de empresas transnacionais estão no nosso cotidiano, para que o plano seja mais atrativo, pode se falar de elementos usados no cotidiano, como a TV, rádio, automóveis, bicicletas e até mesmo, produtos alimentícios, como a Coca Cola. Para tornar mais próximo da realidade do estudante, você pode fazer uma lista de empresas de sua região que são grandes transnacionais mais produzem em região do Brasil por uma opção mercadológica, menor custo de produção, ampliação do mercado consumidor, entre outros.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Antes de projetar ou entregar essa imagem impressa para os alunos, escolha ou sorteie duas duplas para apresentar de forma breve o mapa feito. Após essa apresentação projete ou entregue o mapa impresso da divisão entre o “norte” rico “sul” pobre.
A partir das informações das apresentações dos alunos, compare o mapa feito pelos alunos com o mapa da divisão entre países ricos e países pobre. A ideia é tentar mostrar que a Divisão internacional do trabalho está, diretamente, atrelada ao nível de desenvolvimento das nações, como já foi escrito anteriormente, segundo Coutinho e Belluzo (1983) “um grupo relevantes de economias nacionais transformou-se em campo de absorção de investimentos produtivos, contribuindo para que o capital se reproduza a uma taxa de lucro mais elevada e num ritmo mais intenso”. Dessa forma, se intensifica a exploração dos países mais pobres, aquela ideia da globalização como uma “aldeia” global, em que todos os Estados nacionais teriam condições para se desenvolverem, é rompida. O que temos é uma intensificação das desigualdades entre as nações devido às diferentes condições materiais e históricas de desenvolvimento entre as nações.
Para finalizarmos, é mister, ter claro que a Revolução técnico-científico informacional nos deixou a melhoria nos transportes e comunicação que aprofundou o processo de globalização, no entanto, esse mundo “globalizado” se tornou hiper desigual devido ao aprofundamento da Nova Divisão Internacional do Trabalho imposto principalmente pelas grandes transnacionais.
Material complementar:
Mapa para impressão:
Fonte do mapa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Divis%C3%A3o_norte-sul#/media/File:North_South_divide.svg. Acessado em 10/11/2018
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Google Meet e WhatsApp
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula
Professor, nesta aula o objetivo é trabalhar com os conceitos de dispersão industrial e divisão internacional do trabalho. Esses dois processos são pilares para entendermos como se dá a atuação das grandes corporações internacionais no mundo globalizado. Esses aspectos impactam diretamente o respeito ao ambiente, sobre o qual iremos refletir. Nesta aula, é sugerido que haja momentos síncronos via Google Meet (para mais detalhes, assista ao vídeo da Nova Escola disponível aqui). Agende com a turma um horário em que todos possam participar, preferencialmente no período de aulas dos alunos. Aconselhe que os alunos estejam num local adequado, com mesa, caderno, lápis etc. O local deve ser silencioso para que o aluno se concentre na aula. Para apresentar o tema, comente que a dispersão industrial ocorreu a partir de meados do século XX, em meio à 3° Revolução Industrial, também chamada de Revolução técnico-científico informacional, fenômeno responsável pela robotização da produção, dos meios de comunicação (informatização da sociedade) e de transportes. Todas essas mudanças facilitaram as indústrias transnacionais a se dispersarem pelo mundo, sobretudo em países de industrialização tardia (Brasil, México, China, Tailândia, entre outros). Professor, para mais detalhes, acesse o Plano de Aula, disponível aqui. Tempo estimado: 10 minutos.
Contextualização
Professor, mostre para os alunos as imagens disponíveis aqui. Pergunte: “Qual é o país de origem dessas duas grandes empresas? Em quais países os produtos são produzidos? Quem são os principais consumidores?”. Escute os alunos e entenda os conhecimentos prévios deles sobre o tema. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
A seguir, apresente as imagens disponíveis aqui. Pergunte aos alunos: “O que as imagens mostram?”. Peça para evidenciarem a contradição existente nas imagens. Possivelmente, os alunos dirão que a imagem que mostra a parte norte do globo está associada às indústrias, enquanto a outra, que mostra a parte sul do globo, fica com a agricultura, demonstrando a divisão de trabalho entre países pobres e ricos. Tempo estimado: 5 minutos.
Ação propositiva
Pergunte aos alunos onde os vestuários deles são produzidos. Envie-lhes um mapa em branco, disponível aqui. Peça para imprimirem o mapa e pintarem os países com o auxílio de um atlas. Se não for possível imprimir, solicite que localizem os países e escrevam seus nomes numa folha. É importante que os alunos criem legendas para identificar os países produtores e os países sedes. Exemplo: os países sedes deverão ser pintados com a cor verde, enquanto os países onde estão as fábricas terão que ser pintados com a cor vermelha. Os alunos terão que criar um título para o mapa e, finalmente, mobilizar os conceitos chaves da aula: a Divisão Internacional do Trabalho e o mundo “globalizado”. A partir do mapa, os alunos irão perceber que existe uma tendência em que os países ricos são os que concentram as sedes das empresas, enquanto as fábricas se localizam no países pobres. Tempo estimado: 25 minutos.
Sistematização
Para finalizar, peça que alguns alunos apresentem seus mapas produzidos. Solicite que todos os enviem por e-mail ou WhatsApp; depois, dê um retorno a respeito de cada mapa produzido. A ideia é tentar mostrar que a Divisão Internacional do Trabalho está diretamente atrelada ao nível de desenvolvimento das nações. Dessa forma, intensifica-se a exploração dos países mais pobres, e aquela ideia da globalização como uma “aldeia global”, em que todos os Estados nacionais teriam condições para se desenvolverem, é rompida. O que temos é uma intensificação das desigualdades entre as nações devido às diferentes condições materiais e históricas de desenvolvimento existentes entre elas. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Professor, convide os pais para assistirem com seus filhos ao documentário “Globalização: o mundo visto do lado de cá”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Cristiano Sena
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender a Divisão Internacional do trabalho na atual fase do capitalismo
Habilidade (s) da Base: (EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
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