Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Texto sobre a comunidade extrativista -Disponível em: http://www.ecobrasil.eco.br/30-restrito/categoria-conceitos/1103-comunidades-tradicionais-extrativistas-seringueiros Acesso em: 30/11/2018
Imagem do Balaio para apresentar aos alunos: Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ea/Balaio_Karaj%C3%A1_1939_MN_01.jpg/446px-Balaio_Karaj%C3%A1_1939_MN_01.jpg Acesso em: 30/11/2018
Cantiga popular “Balaio”: Disponível em: https://www.letras.mus.br/cantigas-populares/983982/ acesso em: 30/11/2018
Passo à passo para confeccionar o balaio: Disponível em: https://www.fazfacil.com.br/artesanato/cesto-jornal-reciclavel/ Acesso em: 30/11/2018
Jornal, cola e tesoura.
Material complementar:
Texto para leitura: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4YTgqzahRuPYhnftXhnphbAx88U6aTeaktvmaaCDjYdtNGD98sPeGuH8hsFy/geo3-03und03-contextualizacao-texto-sobre-a-comunidade-extrativista.pdf
Passo a passo do balaio de jornal: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8rFfZykxY73Ae9dhFSKjXJAGrgGBMEwKvcJHPZJpXHNeQ9VYahvqhbpzg62T/geo3-03und03-acao-propositiva-passo-a-passo-balaio-de-jornal.pdf
Para você saber mais:
Conceito de comunidades tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição. Disponível em: (Decreto Federal Nº6.040 de 7 de fevereiro de 2000) Acesso em: 13 de novembro de 2018 e http://www.ecobrasil.eco.br/30-restrito/categoria-conceitos/976-comunidades-ou-populacoes-tradicionais Acesso em: 13 de novembro de 2018
Conceito de comunidade Extrativista: O termo extrativismo, em geral é utilizado para designar toda atividade de coleta de produtos naturais, seja de origem mineral, animal, ou vegetal. Extrativismo significa resumidamente todas as atividades de coleta de produtos naturais, sejam estes produtos de origem animal, vegetal ou mineral. É a mais antiga atividade humana, antecedendo a agricultura, a pecuária e a indústria. Disponível em: https://educalingo.com/pt/dic-pt/extrativista Acesso em: 30/11/2018
Balaio: Cesto grande feito de palha, usado antigamente para armazenar ou carregar mantimentos (milho na espiga, ração para o gado, etc...) Disponível em: https://www.dicionarioinformal.com.br/balaio/ Acesso em: 30/11/2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Nesta aula, será apresentada uma atividade da comunidade extrativista. Para iniciar, sentem-se em duplas na sala de aula para receber as orientações do professor.
Contextualização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Leia o texto sobre a comunidade extrativista para os alunos que já deverão estar sentados em duplas a fim de fazer uma linha do tempo sobre a atividade de extração de recursos minerais para a turma.
Materiais complementares:
Texto sobre a comunidade extrativista: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4YTgqzahRuPYhnftXhnphbAx88U6aTeaktvmaaCDjYdtNGD98sPeGuH8hsFy/geo3-03und03-contextualizacao-texto-sobre-a-comunidade-extrativista.pdf
Fonte Imagem Extrativista açaizeiro: https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/artigos/extrativismo%20vegetal%20na%20regiao%20norte1.jpg?i=https://brasilescola.uol.com.br/upload/e/extrativismo%20vegetal%20na%20regiao%20norte1.jpg&w=600&h=350&c=FFFFFF&t=1 Acesso em: 30/11/2018
Como adequar à sua realidade: Caso não haja como imprimir um texto para cada dupla, leia para a turma.
Problemalização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Após a leitura do texto sobre a comunidade extrativista, pergunte aos alunos como acham que os extrativistas carregam os produtos, e pergunte se já ouviram falar sobre o “balaio”. Pergunte aos alunos o que eles usam para carregar coisas. Que tipos de materiais e objetos são utilizados para carregar seus produtos. Se for possível, mostre o trecho da música, tocando o áudio disponível no link, se não for possível cante ou leia a letra para eles, explicando o conceito de balaio (no primeiro slide).
Materiais complementares
Cantiga popular “Balaio” - Disponível em: https://www.letras.mus.br/cantigas-populares/983982/ acesso em: 30/11/2018
Letra da cantiga “Balaio” - Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8XwS5GRpCgf9652YJy8NKQ93KYGdAGje6tbz6ntaUfpfNjJK8fBTjvXBbrgU/geo3-03und03-problemalizacao-musica-balaio.pdf
Imagem Balaio - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ea/Balaio_Karaj%C3%A1_1939_MN_01.jpg/446px-Balaio_Karaj%C3%A1_1939_MN_01.jpg Acesso em: 30/11/2018
Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível tocar o áudio para os alunos, ouça a música a cante no ritmo acompanhando a letra disponível no documento.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 46 minutos
Orientações: Convide os alunos para que, em duplas, construam um balaio de rolinhos de jornal. cada dupla deve receber uma tesoura, cola e rolinhos de jornal. Oriente que primeiro façam rolinhos com a folha de jornal na diagonal.
Ensine o passo a passo da trama disponibilizado no link. Caso seja possível, projete o passo a passo para que os alunos sigam. Se não for possível, imprima o passo a passo disponibilizado nos materiais complementares e faça junto com os alunos.
Material necessário: tesoura, cola e jornal
Materiais complementares:
Acesse o passo a passo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8rFfZykxY73Ae9dhFSKjXJAGrgGBMEwKvcJHPZJpXHNeQ9VYahvqhbpzg62T/geo3-03und03-acao-propositiva-passo-a-passo-balaio-de-jornal.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso não haja jornal suficiente para atividade ela poderá ser feita com qualquer tipo de papel reutilizável, como papel de pão, papel revista.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Converse com a turma sobre o que acharam de construir seu balaio e qual é a importância desse objeto para as comunidades extrativistas. Permita que exponham suas opiniões livremente.
Oriente os alunos que usem seus balaios para coletar algo da natureza no caminho para casa ou em uma volta no pátio da escola, ou ainda no quarteirão. Oriente que pode ser flores, pedras, galhos (madeira) ou o que acharem, mas que não degradem a natureza arrancando, que devem “coletar” pedras, flores, frutos como amêndoas entre outros que já estiverem pelo no chão. Explique que existem muitas pessoas que vivem da exploração da natureza e que devemos preservá-la para que não se esgotem os recursos naturais que provém a subsistência dessa população.