10218
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Batalha da adição

Plano de aula de Matemática com atividades para [ANO] do Fundamental sobre fatos fundamentais da adição - cálculo mental - ludicidade.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

Mentor: Carina do Espírito Santo.

Especialista de área: Luciana Tenuta.

Habilidade da BNCC

EF02MA05 - Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.

Objetivo específico:

  • Utilizar o cálculo mental para resolver adições.

Conceito-chave:

Fatos fundamentais da adição - cálculo mental - ludicidade.

Recursos necessários:

Um jogo contendo 40 cartas numeradas de 1 até 10 (4 cartas de cada número) para cada grupo de 4 crianças.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientação:

  • Retome, com seus alunos, os fatos básicos da adição.
  • Escreva na lousa o número 10 e peça para as crianças apontarem diferentes formas de compor esse número, utilizando parcelas diferentes.
  • Anote as opções apontadas pelas crianças e certifique-se de que todas as possibilidades foram contempladas.
  • Explique que essas adições serão necessárias para um jogo que irão realizar na sequência.
  • Espera-se que as crianças encontrem as seguintes soluções: 1 + 9; 2 + 8; 3+7; 4+6; 5+ 5; 6+4; 7+3; 8+2; 9+1.

Propósito: Retomar os fatos básicos da adição para que possam ser utilizados na situação lúdica proposta.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slide 4 e 5)

Orientação:

Organize a sala em grupos de quatro alunos, sendo duas duplas em cada.

Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras no quadro e leia para as crianças.

Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo. Reforce a necessidade de que as duplas façam, juntas, os cálculos.

Circule entre os grupos fazendo perguntas.

Discuta com a turma:

  • O que faremos primeiro? E depois?
  • Para descobrir quantos pontos cada dupla fez em cada jogada, o que vocês precisarão fazer?
  • Quem ficará com as cartas?
  • Quem ganhará o jogo?
  • Quem ganhou essa rodada? Por que?
  • Como você fez para descobrir o resultado da adição dos valores das duas cartas?

Propósito: Oportunizar a utilização dos fatos básicos da adição em situação lúdica.

Para saber mais, leia sobre” Estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 1.º ano de escolaridade” clique aqui.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slide 4 e 5)

Orientação:

Organize a sala em grupos de quatro alunos, sendo duas duplas em cada.

Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras no quadro e leia para as crianças.

Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo. Reforce a necessidade de que as duplas façam, juntas, os cálculos.

Circule entre os grupos fazendo perguntas.

  • Discuta com a turma:
  • O que faremos primeiro? E depois?
  • Para descobrir quantos pontos cada dupla fez em cada jogada, o que vocês precisarão fazer?
  • Quem ficará com as cartas?
  • Quem ganhará o jogo?
  • Quem ganhou essa rodada? Por que?
  • Como você fez para descobrir o resultado da adição dos valores das duas cartas?

Propósito: Oportunizar a utilização dos fatos básicos da adição em situação lúdica.

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:

  • Peça que, cada dupla, relate que estratégias utilizou para realizar os cálculos de maneira rápida e correta. Procure identificar três maneiras diferentes. Divida o quadro em três partes e peça para que cada uma das três duplas coloque o caminho utilizado. Peça que contem como pensaram para fazer os cálculos mentalmente.
  • Lance o desafio de descobrirem quem fez mais pontos. As crianças já decidiram qual foi a dupla vencedora com base no número de cartas. Algumas vezes, quem tem mais cartas, não é quem tem mais pontos. Nesse caso, peça para as crianças tentarem calcular o número de pontos. Para isso, podem utilizar materiais concretos, registros pessoais ou cálculo mental. Se houver tempo, é interessante socializar as estratégias e soluções encontradas.

Propósito: Oportunizar a utilização dos fatos básicos da adição em situação lúdica.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram para encontrar, rapidamente, o resultado das adições?
  • Que estratégias foram utilizadas no jogo? Quais delas são mais eficazes?
  • Como fizeram para calcular a quantidade de pontos obtidos por cada jogador?
  • Por que nem sempre aquele que tem mais cartas é aquele que fez mais pontos?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia para as crianças o slide. Pergunte aos alunos que conhecimento matemático eles utilizaram enquanto estavam jogando, que raciocínio ajudou quem venceu, que estratégias matemáticas foram utilizadas. Estas perguntas permitem que o aluno identifique que houve um aprendizado matemático por trás do jogo.

Propósito: Retomar o objetivo da aula, resumindo as aprendizagens.

Atividade de Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando ou, as cartas do baralho ou, registros pessoais. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos realizem, mentalmente ou utilizando estratégias pessoais de registro, a adição do número 10 com diferentes parcelas, a fim de encontrar um número maior do que 13.

Discuta com a turma:

  • Que números podem ser adicionados ao número 10 para que Maria ganhe essa partida?
  • Que número fará com que ela fique empatada com Bruno?
  • Que números fariam que Bruno fosse o vencedor dessa rodada?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

Mentor: Carina do Espírito Santo.

Especialista de área: Luciana Tenuta.

Habilidade da BNCC

EF02MA05 - Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.

Objetivo específico:

  • Utilizar o cálculo mental para resolver adições.

Conceito-chave:

Fatos fundamentais da adição - cálculo mental - ludicidade.

Recursos necessários:

Um jogo contendo 40 cartas numeradas de 1 até 10 (4 cartas de cada número) para cada grupo de 4 crianças.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientação:

  • Retome, com seus alunos, os fatos básicos da adição.
  • Escreva na lousa o número 10 e peça para as crianças apontarem diferentes formas de compor esse número, utilizando parcelas diferentes.
  • Anote as opções apontadas pelas crianças e certifique-se de que todas as possibilidades foram contempladas.
  • Explique que essas adições serão necessárias para um jogo que irão realizar na sequência.
  • Espera-se que as crianças encontrem as seguintes soluções: 1 + 9; 2 + 8; 3+7; 4+6; 5+ 5; 6+4; 7+3; 8+2; 9+1.

Propósito: Retomar os fatos básicos da adição para que possam ser utilizados na situação lúdica proposta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slide 4 e 5)

Orientação:

Organize a sala em grupos de quatro alunos, sendo duas duplas em cada.

Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras no quadro e leia para as crianças.

Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo. Reforce a necessidade de que as duplas façam, juntas, os cálculos.

Circule entre os grupos fazendo perguntas.

Discuta com a turma:

  • O que faremos primeiro? E depois?
  • Para descobrir quantos pontos cada dupla fez em cada jogada, o que vocês precisarão fazer?
  • Quem ficará com as cartas?
  • Quem ganhará o jogo?
  • Quem ganhou essa rodada? Por que?
  • Como você fez para descobrir o resultado da adição dos valores das duas cartas?

Propósito: Oportunizar a utilização dos fatos básicos da adição em situação lúdica.

Para saber mais, leia sobre” Estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 1.º ano de escolaridade” clique aqui.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slide 4 e 5)

Orientação:

Organize a sala em grupos de quatro alunos, sendo duas duplas em cada.

Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras no quadro e leia para as crianças.

Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo. Reforce a necessidade de que as duplas façam, juntas, os cálculos.

Circule entre os grupos fazendo perguntas.

  • Discuta com a turma:
  • O que faremos primeiro? E depois?
  • Para descobrir quantos pontos cada dupla fez em cada jogada, o que vocês precisarão fazer?
  • Quem ficará com as cartas?
  • Quem ganhará o jogo?
  • Quem ganhou essa rodada? Por que?
  • Como você fez para descobrir o resultado da adição dos valores das duas cartas?

Propósito: Oportunizar a utilização dos fatos básicos da adição em situação lúdica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:

  • Peça que, cada dupla, relate que estratégias utilizou para realizar os cálculos de maneira rápida e correta. Procure identificar três maneiras diferentes. Divida o quadro em três partes e peça para que cada uma das três duplas coloque o caminho utilizado. Peça que contem como pensaram para fazer os cálculos mentalmente.
  • Lance o desafio de descobrirem quem fez mais pontos. As crianças já decidiram qual foi a dupla vencedora com base no número de cartas. Algumas vezes, quem tem mais cartas, não é quem tem mais pontos. Nesse caso, peça para as crianças tentarem calcular o número de pontos. Para isso, podem utilizar materiais concretos, registros pessoais ou cálculo mental. Se houver tempo, é interessante socializar as estratégias e soluções encontradas.

Propósito: Oportunizar a utilização dos fatos básicos da adição em situação lúdica.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram para encontrar, rapidamente, o resultado das adições?
  • Que estratégias foram utilizadas no jogo? Quais delas são mais eficazes?
  • Como fizeram para calcular a quantidade de pontos obtidos por cada jogador?
  • Por que nem sempre aquele que tem mais cartas é aquele que fez mais pontos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia para as crianças o slide. Pergunte aos alunos que conhecimento matemático eles utilizaram enquanto estavam jogando, que raciocínio ajudou quem venceu, que estratégias matemáticas foram utilizadas. Estas perguntas permitem que o aluno identifique que houve um aprendizado matemático por trás do jogo.

Propósito: Retomar o objetivo da aula, resumindo as aprendizagens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando ou, as cartas do baralho ou, registros pessoais. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos realizem, mentalmente ou utilizando estratégias pessoais de registro, a adição do número 10 com diferentes parcelas, a fim de encontrar um número maior do que 13.

Discuta com a turma:

  • Que números podem ser adicionados ao número 10 para que Maria ganhe essa partida?
  • Que número fará com que ela fique empatada com Bruno?
  • Que números fariam que Bruno fosse o vencedor dessa rodada?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano