9490
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Pensando sobre dobro e triplo

Plano de aula de matemática com atividades para 2 do Fundamental sobre compreender que o dobro é duas vezes uma quantidade determinada e triplo é três vezes alguma quantidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Ariane Capovilla

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_10NUM03

Recursos
- Essenciais: Cartela do jogo, tabela, regras e dado específico para este jogo (material enviado impresso, por WhatsApp ou e-mail)
- Optativas: Gravação de áudio, Zoom, Google Meets; link de jogos de multiplicação NOVA ESCOLA; Link para o jogo tiro ao alvo Archery Doubles - mobile friendly

Para este plano foque na etapa da Atividade Principal.

Atividade principal
Para esta atividade, o jogo proposto deve ser adaptado para que os alunos possam jogar sozinhos em suas casas. Por isso, na hora de enviar, imprimir ou compartilhar as regras do jogo, retire a primeira parte ( ESSE JOGO PODE SER FEITO COM 2 ATÉ 5 PESSOAS, PREFERENCIALMENTE EM TRIOS.)
A realização desta atividade demanda dois momentos, o primeiro de cálculos feitos à partir da análise de simulação de jogadas, e o segundo os alunos são desafiados a jogar sozinhos, registrar os dados, fazer cálculos e compará-los.
Se você estiver em um momento de aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide 4, da atividade principal; fazer a leitura conjuntamente com os alunos e discutir as regras do jogo. Informe que o jogo será realizado depois da análise de situações hipotéticas de jogadas. Então compartilhe sua tela com os slides 5, 6 e 7 e incentive que troquem ideias pelo bate-papo. Pode ser que os alunos tenham dúvidas quanto a leitura da tabela. Observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias. Pergunte:
     - Como devemos registrar essas rodadas?
     - Como saberemos o vencedor do jogo?
Eles devem jogar sozinhos, mas explique que serão agrupados em dois ou cinco alunos, para que depois quando todos apresentarem suas tabelas com suas jogadas, possam comparar as pontuações e estabelecer o vencedor de cada grupo.
Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou fazer um print da tela dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles podem copiar a tabela no caderno e confeccionar seus próprios dados. Você pode gravar um áudio falando sobre as regras e dar orientações para registro das jogadas na tabela.
Se essas opções não forem possíveis, você pode imprimir todo o material e disponibilizar aos responsáveis pelos alunos. Neste caso, inclua no material impresso duas questões que envolvem os conceitos de dobro e triplo:
     - De que forma podemos chamar o resultado da multiplicação por 2?
     - E o resultado da multiplicação por 3?

Discussão das soluções
É fundamental que os alunos tenham oportunidade de socializar as suas jogadas e discutir as estratégias que usaram para registrar os pontos. Por isso, após a turma realizar o jogo, peça que gravem áudio e compartilhem a experiência. Eles podem conversar por meio do bate-papo ou enviar imagens de como ficaram suas tabelas. pós jogo. Depois promova a discussão utilizando as perguntas:
     - Quais as formas usadas para fazer o registro na tabela de pontos?
     - Que nome podemos dar às multiplicações por 2? E por 3?
Se tiver possibilidade de reunir seus alunos usando uma ferramenta síncrona, apresente as tabelas com os resultados das jogadas dos grupos, e desafie-os a encontrar os vencedores Se isto não for possível, encaminhe estas tabelas impressas, ou envie imagens no grupo de whatsApp.

Sistematização
Nas devolutivas enviadas aos alunos, via texto, mensagem ou áudio, finalize a atividade e sistematize a aprendizagem. Você pode compartilhar as imagens dos slides 11 e 12.

Raio X
A atividade de Raio X pode ser usada para verificar se os alunos entenderam o conceito de dobro e triplo, associando-os com a multiplicação. Você pode enviar, impressa ou online, compartilhar sua tela , tirar print do slide 13 e encaminhar a imagem via WhatsApp, ou seja, faça uso da ferramenta que for possível. Peça que resolvam individualmente e encaminhem a resposta para você.

Convite às famílias
Convide os familiares a se envolverem nas atividades propostas de acordo com as suas possibilidades. Sugira por exemplo, que ajudem seus filhos na leitura das regras do jogo e no preenchimento da tabela com as respostas. Se eles tiverem acesso à internet, compartilhe com eles o link de jogos sugerido nos recursos. Há também um jogo on-line simples e divertido de tiro ao alvo que aborda essa temática. Este pode ser um momento muito divertido de interação na família, e de grande aprendizado.

Plano adaptado por Eliane Zanin
Nesta adaptação foi incluída a sugestão do link de um jogo, enviada por Renata Ariane Capovilla.

Link para o jogo: https://www.ictgames.com/mobilePage/archeryDoubles/index.html

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_10NUM03

(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas