Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Desenhos, Youtube e Paint
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (25 minutos)
Neste plano de aula o objetivo é que os estudantes conheçam costumes e tradições do povo indígena. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que nesta aula será apresentada uma atividade sobre comunidade indígena.
Contextualização (40 minutos - assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Pergunte o que eles acham que estão fazendo na imagem. Explique que muitos povos constituem a sociedade brasileira e que eles têm costumes e tradições específicas. Faça a relação da roda, da posição em que se sentaram, com a posição em que os índios se encontram na imagem apresentada.
Explique sobre a enorme diversidade de povos indígenas no Brasil, que não são todos iguais e não vivem do mesmo jeito. Oriente os alunos que os índios usam a roda, a música e a dança para celebrar, agradecer, pedir bênçãos. As imagens para esta etapa estão disponíveis aqui.
Problematização (60 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com toda a problematização, envie as imagens do plano original utilizando algum dos recursos mencionados no início do plano.
Faça questionamentos como: quem são essas pessoas? O que elas estão fazendo? Por que estão em roda? O que vocês acham que os índios fazem em formação de roda? As respostas deverão ser enviadas por mensagens de texto ou áudio.
Envie a cantiga aos estudantes, disponível aqui. Questione-os se eles identificam semelhança nessa canção com alguma intenção dos indígenas quando cantam e dançam em roda (celebrar, agradecer, pedir bênçãos). Reforce que a letra versa sobre a ausência da água buscada no Itororó. Pergunte aos alunos qual a importância da água para os povos indígenas e para eles.
Ação propositiva (40 minutos - assincronamente)
Grave uma videoaula orientando as crianças como elas devem organizar esta etapa em suas residências. Peça aos alunos que, em um espaço amplo, levantem e se movimentem lateralmente no ritmo do trecho da música indígena, marcando passo: afastando a perna direita (1) e juntando a perna esquerda (2), no ritmo 1-2; 1-2; 1-2.
Relacione esta atividade com a dança e o cântico como forma de fé, pois a falta de água é momentânea, voltará logo. Não há necessidade de ficar acordado, preocupado. No dia seguinte, a água retornará, como afirma a música, disponível aqui.
Sistematização (60 minutos - assincronamente)
Nesta etapa, reflita com eles sobre a formação em roda ser um legado para a sociedade, que esta posição favorece o diálogo, para que todos se vejam e se ouçam. Mostre o vídeo disponível aqui. Peça que eles produzam desenhos de suas percepções sobre a dança de roda dos povos indígenas. Os desenhos podem ser feitos com o auxílio do Google Desenhos (veja aqui o tutorial de uso da ferramenta) ou do Paint.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças ao vídeo Raízes do Brasil, disponível aqui.