16249
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Origens do Carnaval

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Origens do Carnaval

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Cintra Eher

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Papéis para cartaz e para as crianças criarem seus desenhos e materiais que elas possam usar para isso (lápis de cor, giz de cera, caneta hidrocor, papéis coloridos, lantejoulas). Equipamento para música, marchinhas de carnaval, data show ou quadro.

Material complementar:

QUINTAL DA CULTURA - QUINTAL DE VERSOS: AULA DE CARNAVAL - 12/02/13. Quintal da Cultura. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aPgSJlMjXQE. Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.

Azevedo, Ricardo. Sonho Batuqueiro. Disponível em: https://www.facebook.com/rjdazevedo/posts/do-livro-aula-de-carnaval-e-outros-poemas-%C3%A1tica-2006sonho-batuqueirouma-vez-eu-t/523845831156073/. Acesso em: 12 de março de 2019.

Imagens da Problematização para colocar em ordem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SJDWWPwA7nPS7mZ2waPgWuq6EAaX26d5kTwEz9a3CCENQcqzCah7BE6A3exd/his1-08und03-imagens-da-problematizacao-para-colocar-em-ordem.pdf

Outras imagens de carnaval: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ua9WJKvmztyH89tm8g8pn9qCEmDQ4j2TFbeA5Se5fFayjraWXvp7depCaywp/his1-08und03-outras-imagens-de-carnaval.pdf

PALAVRA CANTADA: HOJE É DIA DE CARNAVAL. 2017. Palavra Cantada Oficial. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_zxoykFRP08&list=PLTVLwxU41lvwgvNyr_Wuzj1MAh8KzEodb. Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.

1 HORA DE MARCHAS DE CARNAVAL: só as melhores. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QGr3uIRCfMA. Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.

Para você saber mais:

AZEVEDO, Ricardo. Aula de Carnaval e outros poemas. Disponível em: <http://www.ricardoazevedo.com.br/en/livro/aula-de-carnaval-e-outros-poemas/>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

BERNARDO, Nairim. Como o carnaval é celebrado ao redor do mundo. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/4746/como-o-carnaval-e-celebrado-ao-redor-do-mundo>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos. Revista Educar, Curitiba, pp. 171-190, 2006. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5541/4055>. Acesso em: 03 dez. 2018.

Romanos iniciaram na Europa as festas que deram origem ao carnaval. Disponível em: <http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2003-03-01/romanos-iniciaram-na-europa-festas-que-deram-origem-ao-carnaval>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

SILVA, C. C. Qual é a origem do carnaval ? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-origem-do-carnaval/>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte o que sabem sobre o carnaval e se imaginam quais são esses elementos que fazem parte dele há muito tempo.

Nesta aula, espera-se que os alunos reconheçam que o carnaval é uma tradição muito antiga, mas que algumas de suas características permanecem até os dias de hoje. Com isso, pode-se trabalhar noções de continuidade e mudança; de tradição e do significado e da importância dessa festa.

Para você saber mais:

BERNARDO, Nairim. Como o carnaval é celebrado ao redor do mundo. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/4746/como-o-carnaval-e-celebrado-ao-redor-do-mundo>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

SILVA, C. C. Qual é a origem do carnaval ? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-origem-do-carnaval/>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Mostre o vídeo com a poesia 'Aula de Carnaval'. Você também pode imprimir a poesia, copiá-la no quadro ou lê-la no livro 'Aula de Carnaval e outros poemas' de Ricardo Azevedo.

QUINTAL DA CULTURA - QUINTAL DE VERSOS: AULA DE CARNAVAL - 12/02/13. Quintal da Cultura. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aPgSJlMjXQE. Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.

Outra sugestão de poesia do mesmo autor (no mesmo livro) que você pode imprimir ou copiar e ler para os alunos: Sonho Batuqueiro.

Azevedo, Ricardo. Sonho Batuqueiro. Disponível em: https://www.facebook.com/rjdazevedo/posts/do-livro-aula-de-carnaval-e-outros-poemas-%C3%A1tica-2006sonho-batuqueirouma-vez-eu-t/523845831156073/. Acesso em: 12 de março de 2019.

Passe o vídeo (ou leia a poesia) mais de uma vez e depois converse com os alunos a respeito dos elementos que ela apresenta para caracterizar o carnaval. Na segunda leitura, leia uma estrofe por vez e pergunte aos alunos sobre seu significado.

Partindo do texto, converse com eles sobre essa data, sobre suas experiências e sua forma de comemorá-la, com questões como:

  • Vocês já festejaram o carnaval? Onde? Com quem? Como foi?
  • Vocês gostam do carnaval? Por quê?
  • Vocês conhecem alguma música de carnaval? Qual?
  • O que a gente costuma fazer em uma festa de carnaval?
  • Será que todo mundo comemora o carnaval do mesmo jeito?
  • Será que só aqui existe carnaval ou existe em outros lugares também?
  • Será que o carnaval existe faz muito tempo? Será que ele já existia quando os pais de vocês eram crianças? E quando os avós de vocês eram crianças?

Se na sua escola tiver festa de carnaval, mostre fotos de anos anteriores aos alunos para que possam usá-las como fontes históricas também, retirando delas elementos e informações sobre a forma como a data é celebrada na escola.

Com esses questionamentos, espera-se que os alunos relacionem o tema com sua realidade e que possam, a partir disso, durante a aula, refletir que o carnaval é muito mais antigo do que, provavelmente, imaginavam e que algumas formas de comemoração (como o uso de máscaras e fantasias, de música e dança, de jogar coisas nas pessoas) já eram feitas por outras pessoas muito antes de eles nascerem.

Conte para os alunos que o carnaval surgiu de festas para comemorar a primavera e os deuses e que depois virou uma festa para que as pessoas pudessem comemorar antes da quaresma, um período importante para os cristãos (não precisa se aprofundar nessa questão, só apresentá-la aos alunos).

Como adequar à sua realidade: Acrescente à essa conversa inicial, elementos e características próprios do carnaval na sua região.

Para você saber mais:

AZEVEDO, Ricardo. Aula de Carnaval e outros poemas. Disponível em: <http://www.ricardoazevedo.com.br/en/livro/aula-de-carnaval-e-outros-poemas/>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

Romanos iniciaram na Europa as festas que deram origem ao carnaval. Disponível em: <http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2003-03-01/romanos-iniciaram-na-europa-festas-que-deram-origem-ao-carnaval>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos com cerca de 4 alunos. Procure reunir crianças com diferentes personalidades e habilidades a fim de enriquecer o trabalho.

Relate que o carnaval é uma festa que surgiu muito antes de elas nascerem, muito antes de seus pais e avós nascerem, numa época em que tudo era muito diferente do que é hoje. Apresente as três imagens, que podem ser projetadas no data show ou impressas, e informe que vai dar alguns minutos para que elas as observem, conversem com seu grupo e tentem ordená-las da mais antiga à mais recente.

Se preferir imprimir as imagens, entregue as três para cada grupo, assim eles podem observá-las mais de perto e ordená-las.

Imagens da Problematização para colocar em ordem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SJDWWPwA7nPS7mZ2waPgWuq6EAaX26d5kTwEz9a3CCENQcqzCah7BE6A3exd/his1-08und03-imagens-da-problematizacao-para-colocar-em-ordem.pdf

Enquanto isso, circule pela sala escutando (e anotando) os comentários que os alunos fizerem para retomá-los no momento em que for conversar com todos, tanto levando uma boa indicação feita por alguns deles quanto para discutir sobre alguma informação sobre a qual eles podem olhar de uma outra forma. Oriente os grupos que precisarem.

Depois desse tempo, peça que um dos grupos compartilhe a sequência que escolheu e que justifique a posição das imagens. Peça que os outros grupos apontem se concordam ou não e expliquem suas respostas e escolhas. A sequência correta é: a imagem 3 (1650/1651), a imagem 2 (1937) e a imagem 1 (2015). Mais importante do que acertar a posição das imagens, é que os alunos tenham argumentos para justificar a posição que escolheram. Ouça as justificativas dos grupos, valorize e valide o que trazem. Faça intervenções que os levem a observar e comparar as vestimentas usadas, o cenário etc. Eles podem, por exemplo, inferir que a imagem 2 é a mais antiga por ser em preto e branco, nesse caso esclareça que essa imagem é uma foto, enquanto a imagem 3 é uma pintura feita em uma época em que nem existia câmera fotográfica.

Quando tiverem resolvido a sequência, peça que procurem elementos em comum nas fotos. As pessoas estão usando fantasias, máscaras e acessórios, por exemplo. Na 1 e na 3, há a ideia de movimento, de bagunça. Nas três imagens, há muitas pessoas presentes na comemoração. Não dê as respostas aos alunos, faça questionamentos que lhes guiem na investigação das imagens para que eles mesmos encontrem as respostas, por exemplo:

  • O que há de semelhante nessas fotos?
  • O que as pessoas estão usando? Por que será que elas estão usando essas roupas?
  • Elas estão em um espaço aberto ou fechado? Há muitas ou poucas pessoas?
  • O que será que essas pessoas estão fazendo? Elas parecem estar felizes ou tristes?

Fonte das imagens:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Diga aos alunos que vai mostrar mais algumas imagens de Carnaval, algumas bem antigas e outras mais recentes, para que eles observem e comparem.

Você pode mostrar os slides com a imagens, pode imprimi-las e ir passando entre eles ou pode selecionar outras imagens em livros, revistas, acervo de fotos ou internet.

Outras imagens de Carnaval: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ua9WJKvmztyH89tm8g8pn9qCEmDQ4j2TFbeA5Se5fFayjraWXvp7depCaywp/his1-08und03-outras-imagens-de-carnaval.pdf

Enquanto mostra as diferentes imagens, faça questionamentos que levem os alunos a observar os seguintes aspectos: que o carnaval existe desde o passado (o que é possível de ser observado pelas vestimentas, cenários e situações das imagens) e que podemos encontrar nessas imagens elementos semelhantes que ainda estão presentes nas comemorações das quais os próprios alunos participam.

Questionamentos a serem feitos sobre essa e as próximas imagens:

  • O carnaval é uma festa antiga ou recente? Como podemos saber disso?
  • O carnaval sempre foi comemorado da mesma forma?
  • O que podemos ver nessa imagem?
  • O que as pessoas estão fazendo? O que estão vestindo? Como será que estão se sentindo?
  • O que as imagens mostram de diferente nas comemorações?
  • O que as imagens mostram de semelhante nas comemorações?
  • Tem algo nessa imagem que você já usou ou viu em algum carnaval que você foi? O quê?
  • Tem algo no carnaval de hoje que não apareceu em nenhuma imagem? O quê?
  • Se não houvessem esses registros (de pinturas e fotos) como poderíamos saber que o carnaval já existe há tanto tempo?
  • Qual a importância desses registros?

Ao comparar passado e presente, os alunos começam a estabelecer relações e a detectar a ocorrência de mudanças.

"Desenvolver uma consciência do passado no contexto de nossas próprias vidas, por meio de histórias sobre o passado mais distante, é importante para a compreensão de quem somos, como nos relacionamos com os outros e sobre as semelhanças e diferenças entre nós. Isso permite que possamos entender a maneira pela qual as pessoas se comportam e possibilita entender suas ações, como elas podem sentir e pensar, por que as coisas acontecem." (COOPER, 2006).

Quadro: 'Uma dança no país' de Giovanni Domenico Tiepolo (cerca de 1755)

Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_Dance_in_the_Country_MET_DT8976.jpg>. Acesso em: 30 nov. 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Quadro: Jogos durante o carnaval no Rio de Janeiro (Entrudo familiar) de Augustus Earle (cerca de 1822)

Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Games_during_the_carnival_at_Rio_de_Janeiro.jpg>. Acesso em: 30 nov. 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Foto: Carnaval de rua

Fonte da imagem: Biblioteca Nacional Digital. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon299056/icon981683.jpg>. Acesso em: 30 nov. 2018.

Como adequar à sua realidade: Se preferir, você pode usar fotos ou imagens retiradas de livros, de jornais, de acervos pessoais ou da internet que mostrem carnavais antigos da sua região.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Foto presente no álbum 'O negro brasileiro nas primeiras décadas do século XX' (1900-1930)

Fonte da imagem: Biblioteca Nacional Digital. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon299056/icon981668.jpg>. Acesso em: 30 nov. 2018.

Como adequar à sua realidade: Se preferir, você pode usar fotos ou imagens retiradas de livros, de jornais, de acervos pessoais ou da internet que mostrem carnavais antigos da sua região.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Foto: Desfile da Mangueira (2007)

Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mangueira_2007_(carnaval_rio_075).jpg>. Acesso em: 30 nov. 2018.

Como adequar à sua realidade: Se preferir, você pode usar fotos ou imagens retiradas de jornais, de acervos pessoais ou da internet que mostrem carnavais recentes da sua região.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Convide os alunos a fazer uma lista coletiva com os elementos presentes no carnaval desde antigamente até os dias de hoje, como: fantasia, máscara, festa, música, dança, confete (ou outras coisas para jogar) etc. Os alunos ditam e você escreve no quadro ou em um cartaz. Também há a possibilidade de um dos alunos ser o escriba da turma.

Depois que a lista estiver pronta, diga aos alunos que vão produzir um "material para o futuro". Fale para imaginarem que daqui há muitos anos, quando já forem idosos, as crianças vão querer saber como era o carnaval em 2019 (ou no ano em que vocês estiverem) e, por isso, eles vão produzir imagens para que essas crianças possam consultar, assim como eles procuraram informações em pinturas e fotos do passado.

Converse com os alunos e promova a reflexão de que não só esses desenhos, mas tudo o que vivemos, produzimos, fotografamos e registramos diariamente pode ser usado como fonte de informação no futuro, pois todos nós somos agentes da história.

Possibilite que os alunos façam seus desenhos com materiais diversos (lápis de cor, giz de cera, caneta hidrocor, papéis coloridos, lantejoulas etc). Exponha os desenhos na sala.

Você pode colocar algumas marchinhas de carnaval para eles ouvirem enquanto fazem suas produções. Sugestões:

Palavra Cantada: Hoje é Dia de Carnaval. 2017. Disponível em: <tps://www.youtube.com/watch?v=_zxoykFRP08&list=PLTVLwxU41lvwgvNyr_Wuzj1MAh8KzEodb>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

1 Hora de Marchas de Carnaval: só as melhores. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QGr3uIRCfMA>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

Fonte da imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Papéis para cartaz e para as crianças criarem seus desenhos e materiais que elas possam usar para isso (lápis de cor, giz de cera, caneta hidrocor, papéis coloridos, lantejoulas). Equipamento para música, marchinhas de carnaval, data show ou quadro.

Material complementar:

QUINTAL DA CULTURA - QUINTAL DE VERSOS: AULA DE CARNAVAL - 12/02/13. Quintal da Cultura. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aPgSJlMjXQE. Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.

Azevedo, Ricardo. Sonho Batuqueiro. Disponível em: https://www.facebook.com/rjdazevedo/posts/do-livro-aula-de-carnaval-e-outros-poemas-%C3%A1tica-2006sonho-batuqueirouma-vez-eu-t/523845831156073/. Acesso em: 12 de março de 2019.

Imagens da Problematização para colocar em ordem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SJDWWPwA7nPS7mZ2waPgWuq6EAaX26d5kTwEz9a3CCENQcqzCah7BE6A3exd/his1-08und03-imagens-da-problematizacao-para-colocar-em-ordem.pdf

Outras imagens de carnaval: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ua9WJKvmztyH89tm8g8pn9qCEmDQ4j2TFbeA5Se5fFayjraWXvp7depCaywp/his1-08und03-outras-imagens-de-carnaval.pdf

PALAVRA CANTADA: HOJE É DIA DE CARNAVAL. 2017. Palavra Cantada Oficial. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_zxoykFRP08&list=PLTVLwxU41lvwgvNyr_Wuzj1MAh8KzEodb. Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.

1 HORA DE MARCHAS DE CARNAVAL: só as melhores. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QGr3uIRCfMA. Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.

Para você saber mais:

AZEVEDO, Ricardo. Aula de Carnaval e outros poemas. Disponível em: <http://www.ricardoazevedo.com.br/en/livro/aula-de-carnaval-e-outros-poemas/>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

BERNARDO, Nairim. Como o carnaval é celebrado ao redor do mundo. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/4746/como-o-carnaval-e-celebrado-ao-redor-do-mundo>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos. Revista Educar, Curitiba, pp. 171-190, 2006. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5541/4055>. Acesso em: 03 dez. 2018.

Romanos iniciaram na Europa as festas que deram origem ao carnaval. Disponível em: <http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2003-03-01/romanos-iniciaram-na-europa-festas-que-deram-origem-ao-carnaval>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

SILVA, C. C. Qual é a origem do carnaval ? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-origem-do-carnaval/>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte o que sabem sobre o carnaval e se imaginam quais são esses elementos que fazem parte dele há muito tempo.

Nesta aula, espera-se que os alunos reconheçam que o carnaval é uma tradição muito antiga, mas que algumas de suas características permanecem até os dias de hoje. Com isso, pode-se trabalhar noções de continuidade e mudança; de tradição e do significado e da importância dessa festa.

Para você saber mais:

BERNARDO, Nairim. Como o carnaval é celebrado ao redor do mundo. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/4746/como-o-carnaval-e-celebrado-ao-redor-do-mundo>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

SILVA, C. C. Qual é a origem do carnaval ? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-origem-do-carnaval/>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Mostre o vídeo com a poesia 'Aula de Carnaval'. Você também pode imprimir a poesia, copiá-la no quadro ou lê-la no livro 'Aula de Carnaval e outros poemas' de Ricardo Azevedo.

QUINTAL DA CULTURA - QUINTAL DE VERSOS: AULA DE CARNAVAL - 12/02/13. Quintal da Cultura. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aPgSJlMjXQE. Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.

Outra sugestão de poesia do mesmo autor (no mesmo livro) que você pode imprimir ou copiar e ler para os alunos: Sonho Batuqueiro.

Azevedo, Ricardo. Sonho Batuqueiro. Disponível em: https://www.facebook.com/rjdazevedo/posts/do-livro-aula-de-carnaval-e-outros-poemas-%C3%A1tica-2006sonho-batuqueirouma-vez-eu-t/523845831156073/. Acesso em: 12 de março de 2019.

Passe o vídeo (ou leia a poesia) mais de uma vez e depois converse com os alunos a respeito dos elementos que ela apresenta para caracterizar o carnaval. Na segunda leitura, leia uma estrofe por vez e pergunte aos alunos sobre seu significado.

Partindo do texto, converse com eles sobre essa data, sobre suas experiências e sua forma de comemorá-la, com questões como:

  • Vocês já festejaram o carnaval? Onde? Com quem? Como foi?
  • Vocês gostam do carnaval? Por quê?
  • Vocês conhecem alguma música de carnaval? Qual?
  • O que a gente costuma fazer em uma festa de carnaval?
  • Será que todo mundo comemora o carnaval do mesmo jeito?
  • Será que só aqui existe carnaval ou existe em outros lugares também?
  • Será que o carnaval existe faz muito tempo? Será que ele já existia quando os pais de vocês eram crianças? E quando os avós de vocês eram crianças?

Se na sua escola tiver festa de carnaval, mostre fotos de anos anteriores aos alunos para que possam usá-las como fontes históricas também, retirando delas elementos e informações sobre a forma como a data é celebrada na escola.

Com esses questionamentos, espera-se que os alunos relacionem o tema com sua realidade e que possam, a partir disso, durante a aula, refletir que o carnaval é muito mais antigo do que, provavelmente, imaginavam e que algumas formas de comemoração (como o uso de máscaras e fantasias, de música e dança, de jogar coisas nas pessoas) já eram feitas por outras pessoas muito antes de eles nascerem.

Conte para os alunos que o carnaval surgiu de festas para comemorar a primavera e os deuses e que depois virou uma festa para que as pessoas pudessem comemorar antes da quaresma, um período importante para os cristãos (não precisa se aprofundar nessa questão, só apresentá-la aos alunos).

Como adequar à sua realidade: Acrescente à essa conversa inicial, elementos e características próprios do carnaval na sua região.

Para você saber mais:

AZEVEDO, Ricardo. Aula de Carnaval e outros poemas. Disponível em: <http://www.ricardoazevedo.com.br/en/livro/aula-de-carnaval-e-outros-poemas/>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

Romanos iniciaram na Europa as festas que deram origem ao carnaval. Disponível em: <http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2003-03-01/romanos-iniciaram-na-europa-festas-que-deram-origem-ao-carnaval>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos com cerca de 4 alunos. Procure reunir crianças com diferentes personalidades e habilidades a fim de enriquecer o trabalho.

Relate que o carnaval é uma festa que surgiu muito antes de elas nascerem, muito antes de seus pais e avós nascerem, numa época em que tudo era muito diferente do que é hoje. Apresente as três imagens, que podem ser projetadas no data show ou impressas, e informe que vai dar alguns minutos para que elas as observem, conversem com seu grupo e tentem ordená-las da mais antiga à mais recente.

Se preferir imprimir as imagens, entregue as três para cada grupo, assim eles podem observá-las mais de perto e ordená-las.

Imagens da Problematização para colocar em ordem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SJDWWPwA7nPS7mZ2waPgWuq6EAaX26d5kTwEz9a3CCENQcqzCah7BE6A3exd/his1-08und03-imagens-da-problematizacao-para-colocar-em-ordem.pdf

Enquanto isso, circule pela sala escutando (e anotando) os comentários que os alunos fizerem para retomá-los no momento em que for conversar com todos, tanto levando uma boa indicação feita por alguns deles quanto para discutir sobre alguma informação sobre a qual eles podem olhar de uma outra forma. Oriente os grupos que precisarem.

Depois desse tempo, peça que um dos grupos compartilhe a sequência que escolheu e que justifique a posição das imagens. Peça que os outros grupos apontem se concordam ou não e expliquem suas respostas e escolhas. A sequência correta é: a imagem 3 (1650/1651), a imagem 2 (1937) e a imagem 1 (2015). Mais importante do que acertar a posição das imagens, é que os alunos tenham argumentos para justificar a posição que escolheram. Ouça as justificativas dos grupos, valorize e valide o que trazem. Faça intervenções que os levem a observar e comparar as vestimentas usadas, o cenário etc. Eles podem, por exemplo, inferir que a imagem 2 é a mais antiga por ser em preto e branco, nesse caso esclareça que essa imagem é uma foto, enquanto a imagem 3 é uma pintura feita em uma época em que nem existia câmera fotográfica.

Quando tiverem resolvido a sequência, peça que procurem elementos em comum nas fotos. As pessoas estão usando fantasias, máscaras e acessórios, por exemplo. Na 1 e na 3, há a ideia de movimento, de bagunça. Nas três imagens, há muitas pessoas presentes na comemoração. Não dê as respostas aos alunos, faça questionamentos que lhes guiem na investigação das imagens para que eles mesmos encontrem as respostas, por exemplo:

  • O que há de semelhante nessas fotos?
  • O que as pessoas estão usando? Por que será que elas estão usando essas roupas?
  • Elas estão em um espaço aberto ou fechado? Há muitas ou poucas pessoas?
  • O que será que essas pessoas estão fazendo? Elas parecem estar felizes ou tristes?

Fonte das imagens:

Slide Plano Aula

Orientações: Diga aos alunos que vai mostrar mais algumas imagens de Carnaval, algumas bem antigas e outras mais recentes, para que eles observem e comparem.

Você pode mostrar os slides com a imagens, pode imprimi-las e ir passando entre eles ou pode selecionar outras imagens em livros, revistas, acervo de fotos ou internet.

Outras imagens de Carnaval: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ua9WJKvmztyH89tm8g8pn9qCEmDQ4j2TFbeA5Se5fFayjraWXvp7depCaywp/his1-08und03-outras-imagens-de-carnaval.pdf

Enquanto mostra as diferentes imagens, faça questionamentos que levem os alunos a observar os seguintes aspectos: que o carnaval existe desde o passado (o que é possível de ser observado pelas vestimentas, cenários e situações das imagens) e que podemos encontrar nessas imagens elementos semelhantes que ainda estão presentes nas comemorações das quais os próprios alunos participam.

Questionamentos a serem feitos sobre essa e as próximas imagens:

  • O carnaval é uma festa antiga ou recente? Como podemos saber disso?
  • O carnaval sempre foi comemorado da mesma forma?
  • O que podemos ver nessa imagem?
  • O que as pessoas estão fazendo? O que estão vestindo? Como será que estão se sentindo?
  • O que as imagens mostram de diferente nas comemorações?
  • O que as imagens mostram de semelhante nas comemorações?
  • Tem algo nessa imagem que você já usou ou viu em algum carnaval que você foi? O quê?
  • Tem algo no carnaval de hoje que não apareceu em nenhuma imagem? O quê?
  • Se não houvessem esses registros (de pinturas e fotos) como poderíamos saber que o carnaval já existe há tanto tempo?
  • Qual a importância desses registros?

Ao comparar passado e presente, os alunos começam a estabelecer relações e a detectar a ocorrência de mudanças.

"Desenvolver uma consciência do passado no contexto de nossas próprias vidas, por meio de histórias sobre o passado mais distante, é importante para a compreensão de quem somos, como nos relacionamos com os outros e sobre as semelhanças e diferenças entre nós. Isso permite que possamos entender a maneira pela qual as pessoas se comportam e possibilita entender suas ações, como elas podem sentir e pensar, por que as coisas acontecem." (COOPER, 2006).

Quadro: 'Uma dança no país' de Giovanni Domenico Tiepolo (cerca de 1755)

Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_Dance_in_the_Country_MET_DT8976.jpg>. Acesso em: 30 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

Quadro: Jogos durante o carnaval no Rio de Janeiro (Entrudo familiar) de Augustus Earle (cerca de 1822)

Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Games_during_the_carnival_at_Rio_de_Janeiro.jpg>. Acesso em: 30 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

Foto: Carnaval de rua

Fonte da imagem: Biblioteca Nacional Digital. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon299056/icon981683.jpg>. Acesso em: 30 nov. 2018.

Como adequar à sua realidade: Se preferir, você pode usar fotos ou imagens retiradas de livros, de jornais, de acervos pessoais ou da internet que mostrem carnavais antigos da sua região.

Slide Plano Aula

Orientações:

Foto presente no álbum 'O negro brasileiro nas primeiras décadas do século XX' (1900-1930)

Fonte da imagem: Biblioteca Nacional Digital. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon299056/icon981668.jpg>. Acesso em: 30 nov. 2018.

Como adequar à sua realidade: Se preferir, você pode usar fotos ou imagens retiradas de livros, de jornais, de acervos pessoais ou da internet que mostrem carnavais antigos da sua região.

Slide Plano Aula

Orientações:

Foto: Desfile da Mangueira (2007)

Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mangueira_2007_(carnaval_rio_075).jpg>. Acesso em: 30 nov. 2018.

Como adequar à sua realidade: Se preferir, você pode usar fotos ou imagens retiradas de jornais, de acervos pessoais ou da internet que mostrem carnavais recentes da sua região.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Convide os alunos a fazer uma lista coletiva com os elementos presentes no carnaval desde antigamente até os dias de hoje, como: fantasia, máscara, festa, música, dança, confete (ou outras coisas para jogar) etc. Os alunos ditam e você escreve no quadro ou em um cartaz. Também há a possibilidade de um dos alunos ser o escriba da turma.

Depois que a lista estiver pronta, diga aos alunos que vão produzir um "material para o futuro". Fale para imaginarem que daqui há muitos anos, quando já forem idosos, as crianças vão querer saber como era o carnaval em 2019 (ou no ano em que vocês estiverem) e, por isso, eles vão produzir imagens para que essas crianças possam consultar, assim como eles procuraram informações em pinturas e fotos do passado.

Converse com os alunos e promova a reflexão de que não só esses desenhos, mas tudo o que vivemos, produzimos, fotografamos e registramos diariamente pode ser usado como fonte de informação no futuro, pois todos nós somos agentes da história.

Possibilite que os alunos façam seus desenhos com materiais diversos (lápis de cor, giz de cera, caneta hidrocor, papéis coloridos, lantejoulas etc). Exponha os desenhos na sala.

Você pode colocar algumas marchinhas de carnaval para eles ouvirem enquanto fazem suas produções. Sugestões:

Palavra Cantada: Hoje é Dia de Carnaval. 2017. Disponível em: <tps://www.youtube.com/watch?v=_zxoykFRP08&list=PLTVLwxU41lvwgvNyr_Wuzj1MAh8KzEodb>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

1 Hora de Marchas de Carnaval: só as melhores. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QGr3uIRCfMA>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

Fonte da imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano