16248
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 3º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Diversidade Cultural dos Grupos Sociais

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre retratar características de vida própria para percepção da diversidade cultural na sala de aula e na sociedade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisabeth Cristina Dantas De Araújo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos

- Optativas: Google Classroom, Google Desenhos e Paint

Valor trabalhado

- Cidadania

- Solidariedade

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo deste plano de aula é que os estudantes retratem características da própria vida para perceberem a diversidade cultural na sala de aula e na sociedade. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique o tema da aula: diversidade cultural dos grupos sociais.

Contextualização (30 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. 

Contextualize a aula dizendo que as pessoas possuem diferentes estilos de vida, que variam de acordo com a área em que habitam, seus costumes, tradições e a diversidade cultural. Por isso, nossas diferenças estão relacionadas com os lugares que temos relações de identidade a afetividade.

Fale aos alunos sobre as diferenças que existem dentro da própria sala de aula e como cada pessoa possui elementos específicos que as diferenciam umas das outras. Tais elementos não devem se ater às características pessoais físicas, mas sim de hábitos, costumes e tradições. Se preferir, complemente este momento enviando imagens sobre que corroborem com a contextualização. 

Problematização (30 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização. Proponha aos alunos questões iniciais para que eles possam refletir sobre o tema da aula. Uma sugestão de questão norteadora é: nossas roupas, hábitos, costumes e estilos de vida são iguais? Por quê?

Aguarde as respostas por mensagens de texto ou áudio no grupo da turma.

Ação propositiva (dois dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Diga aos alunos que eles irão precisar de lápis, lápis de cor e de uma folha de papel sulfite A4.

Comente o enunciado da atividade e peça que escrevam o nome deles na folha. Solicite que, individualmente, os alunos produzam desenhos que retratem seu próprio modo de vida. Para tanto, eles podem eleger hábitos, costumes e tradições que têm relação com os seus antepassados (avós, bisavós, tios), ou seja, hábitos cotidianos, que foram herdados a partir da cultura da própria família, como usar determinados tipos de roupas, comer certos alimentos, entre outros. Esclareça que o desenho é livre e que os eles também podem fazer pequenas histórias, caso desejem.

Deixe, também, a sugestão de que os desenhos sejam feitos no Google Desenhos (clique aqui para acessar o tutorial da plataforma) ou no Paint. O modelo para a atividade está disponível aqui

Sistematização (40 minutos - assincronamente)

Solicite que os alunos enviem suas produções. Organize um vídeo com todos os desenhos e, posteriormente, compartilhe com a turma. Cada criança pode apresentar seu trabalho, falando um pouco sobre seus hábitos e tradições culturais herdados. Para isso, peça que gravem um vídeo de no máximo três minutos.

Convite às famílias

Oriente que as famílias assistam aos dois vídeos que seguem como sugestão de complemento do plano adaptado:

- “Mundo Bita - Todos os povos”, disponível aqui

- “Trabalhando as diferenças”, disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO3_02UND03

(EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 3º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas