16247
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Escala global e local: atuação da empresa McDonald’s na Europa

Plano de aula de Geografia com atividades para 9°ano do Fundamental sobre Abordar a temática sobre a escala global e local analisando a atuação da empresa McDonald's em um contexto de mundialização

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano:

Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade tem como objetivo analisar fatos e situações para compreender a integração mundial, sob o aspecto político, econômico e cultural, tecendo uma comparação entre as diferentes interpretações de globalização e mundialização. Nesta aula a finalidade específica é levar o aluno a compreender a articulação entre as escalas global e local a partir da análise da atuação da empresa McDonald's na Europa em um contexto de mundialização, na qual é dado ênfase aos aspectos culturais. Para abordar essa temática se faz uso de charge, imagens e de dados quantitativos (gráfico e tabela).

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material (slides de 3 a 15). O ideal é que a cópia seja colorida, caso não seja possível, ao apresentar as imagens ao aluno, dê ênfase aos detalhes. As cópias das imagens da mudança da cor do logotipo, slide 3 e 11, precisam ser coloridas. Será necessário lápis preto, régua, borracha e também 1 folha da atividade norteadora por dupla, entregue por você; caso não seja possível reproduzir a atividade, ela deve ser escrita no quadro.

Material complementar:

Etapa de contextualização:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hW67vsdBQ4AfGRnxCVz2gPhCRws7fVacNhZYmVEuQB8SD2ehYwAJZccjSKcG/geo9-05und01-contextualizacao-imagens.pdf>

Etapa de problematização:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wmnBkaEwG59xZSspk96KxjPTjRhEj7yp6NSSRmk3ejECSBKxBa3RNS2dkseN/geo9-05und01-problematizacao-material-para-impressao.pdf>

Etapa da ação propositiva:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TYUHTStdeMQ8XmczBNZAwznQwPvFN64sAGdk2qTzsu9yewjkpE6wDeacEEAU/geo9-05und01-acao-propositiva-atividade-para-impressao.pdf>

Etapa da sistematização

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FcCjyWeNcN3ANGrJaGwCvh7tvcFZHEh56A2RPjkhpkCk3fjBVmeMQGK9UsQv/geo9-05und01-sistematizacao-resolucao-da-atividade.pdf>

Para você saber mais:

É importante contextualizar que grande parte dos autores entendem que globalização e mundialização são sinônimos, sendo uma distinção idiomática, na qual os ingleses preferem utilizar da terminologia globalização e franceses adotam mundialização. No entanto, alguns autores preferem se ater ao termo globalização como um processo econômico-tecnológico e mundialização atrelado aos processos de ordem cultural (HAESBAERT; LIMONAD, 2007).

O território em tempos de globalização de Rogério Haesbaert e Ester Limonad. Disponível em:

<http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/6477dd13d45c1917f9e8147345657e7e.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2018.

Globalização de Wagner de Cerqueira e Francisco. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm>. Acesso em: 05 nov. 2018.

McDonald’s: Implantação e apropriação de um fenômeno global no espaço nacional de Ana Isabel Jorge Soares Mantas. Disponível em:

<https://aps.pt/wp-content/uploads/2017/08/DPR4628d6b350935_1.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2018.

McDonald´s de Mundo das Marcas. Disponível em: http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/mcdonalds-inveno-do-fast-food.html>. Acesso em: 05 nov. 2018.

O ensino de geografia a partir da compreensão do contexto local e suas relações com a totalidade de

Sandro de Castro Pitano e Rosa Elena Noal. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/14530>. Acesso em: 17 nov. 2018.

Contextos prévios:

É necessário que ao aplicar este plano de aula o aluno já tenha compreensão dos aspectos que envolvem a temática sobre globalização e mundialização.

Referência:

HAESBAERT, Rogério; LIMONAD, Ester. O território em tempos de globalização. Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas e outras coisas. Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 39-52, 2007. Disponível em: <http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/6477dd13d45c1917f9e8147345657e7e.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em duplas a temática sobre a escala global e local analisando o exemplo da atuação da rede McDonald's no continente europeu. A partir da análise de uma charge, imagens, gráfico e uma tabela os alunos deverão estabelecer relações de como uma empresa que atua no nível global se estrutura e adapta à cultura local. Os alunos apresentarão como atividade final um quadro com reflexões a partir de perguntas norteadoras.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete ou mostre as cópias (providenciadas por você), para os alunos das duas imagens desta etapa (contextualização) e fale para os alunos sobre a quantidade e abrangência de lojas da rede McDonald's no mundo. A imagem deste slide precisa ser colorida, já que trata da substituição da cor do logotipo.

Peça para eles falarem sobre os diferenciais que eles notaram em relação às lojas do Brasil. Na imagem da loja da Finlândia a cor vermelha foi substituída pela verde, neste momento não é pertinente você comunicar sobre o motivo da mudança, que é uma tentativa de tornar a imagem da franquia mais ecológica no continente europeu. Essa abordagem será feita na etapa de problematização.

Material complementar:

Imagens da etapa de contextualização:

.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

A imagem deste slide é de uma loja na Rússia, na qual McDonald´s está grafado com o alfabeto cirílico (inspirado no grego e hebraico). Evidencie o fato da loja nesse país ter sido aberta em 1990, quando no país ainda vigorava o sistema socialista e a Rússia fazia parte da União Soviética. A inauguração da loja, após a queda do Muro de Berlim (1989), foi um dos símbolos da abertura ao país ao capitalismo.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

Projete ou mostre (cópias) todo o material contido nesta etapa de problematização, slides de número 05 a 13.

Se não for possível projetar e nem providenciar todas as cópias desta etapa (problematização), priorize a dos slides 06, 07 e 10. Você pode reutilizar a imagem do slide 03 no lugar do slide 11. Os dados contidos no gráfico (slide 12) podem ser anotados no quadro, assim como os dados da tabela (slide 13), na qual você pode elencar algumas quantidades de lojas, ou simplesmente falar para os alunos.

Leve os alunos a analisarem em duplas sobre o processo de mundialização na qual a rede de fast food McDonald’s age localmente introduzindo modificações adaptadas à cultura dos europeus.

Projete ou leia para eles o slide 05, na qual são apresentados três questionamentos, deixe claro que não é para responder. Essas questões visam levar o aluno a refletir sobre a atuação da franquia na Europa e sobre a relação local e global.

A charge, slide 06, tem como objetivo levar o aluno a pensar sobre a marca McDonald´s como um símbolo da globalização. Um fato conexo com essa questão, que denota uma referência global, é que a revista The Economist criou em 1986 um indicador denominado “The Big Mac Index”; esse parâmetro passou a ser utilizado por inúmeros países para fazer comparações do poder de compra da população desse lanche, que é vendido de forma padronizada em todas as lojas da rede pelo mundo. Comente sobre esse índice se você julgar necessário no momento que eles estiverem analisando a charge.

Os slides 07, 08, 09 e 10 trazem imagens da adaptação do cardápio da rede respectivamente na Itália, Espanha, Alemanha e Grécia. Essas imagens tem como objetivo contextualizar um pouco da diversidade de produtos que são introduzidos em sociedades locais a fim de agradar culturalmente os hábitos alimentares da população, já que a culinária faz parte da cultura de um povo, sendo uma forma de se buscar e fazer permanecer aquilo que é considerado como típico de um lugar.

Se for preciso, já que poderá ter aluno que não conhece as particularidades das refeições, comente com eles sobre cada um deles.

  • Slide 07 - Itália - sanduíche recheado com creme de avelã da marca Nutella que é italiana.
  • Slide 08 - Espanha - o gaspacho é uma sopa batida servida fria, principalmente no verão, que tem como base tomate, pão e temperos. O prato é bastante típico desse país.
  • Slide 09 - Alemanha - currywurst é um popular tira gosto comercializado na Alemanha que consiste em salsicha de porco fatiada e temperada com ketchup e curry.
  • Slide 10 - Grécia - lanche feito com pão pita e molho de pepino denominado “tzatziki”, típicos desse país.

O slide 11 traz outra questão cultural que os alunos deverão refletir. A mudança da cor da logomarca que substituiu o vermelho pela cor verde buscando dar uma identidade mais ecológica para a empresa. Essa ação aconteceu porque a rede foi alvo, principalmente no continente europeu, de protestos de ativistas ambientais.

Os slides 12 e 13 trazem dados quantitativos. No gráfico consta a porcentagem e o número de lojas por continente. Em relação à tabela, chame a atenção dos alunos para o número de restaurantes na Grécia, pois mesmo tendo somente 24 unidades em todo o país, este tem seu cardápio adaptado à culinária local.

Material complementar:

Materiais para impressão da etapa de problematização:

.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

A charge, slide 6, tem como objetivo levar o aluno a pensar sobre a marca McDonald´s como um símbolo da globalização. Um fato conexo com essa questão, que denota uma referência global, é que a revista The Economist criou em 1986 um indicador denominado “The Big Mac Index”; esse parâmetro passou a ser utilizado por inúmeros países para fazer comparações do poder de compra da população desse lanche, que é vendido de forma padronizada em todas as lojas da rede pelo mundo. Comente sobre esse índice se você julgar necessário no momento que eles estiverem analisando a charge.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

O slide 07 traz imagem da adaptação do cardápio da rede McDonald's na Itália. Esta imagem tem como objetivo contextualizar um pouco da diversidade de produtos que são introduzidos em sociedades locais a fim de agradar culturalmente os hábitos alimentares da população, já que a culinária faz parte da cultura de um povo, sendo uma forma de se buscar e fazer permanecer aquilo que é considerado como típico de um lugar.

  • Slide 07 - Itália - sanduíche recheado com creme de avelã da marca Nutella que é italiana.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

O slide 08 traz imagem da adaptação do cardápio da rede McDonald's na Espanha. Esta imagem tem como objetivo contextualizar um pouco da diversidade de produtos que são introduzidos em sociedades locais a fim de agradar culturalmente os hábitos alimentares da população, já que a culinária faz parte da cultura de um povo, sendo uma forma de se buscar e fazer permanecer aquilo que é considerado como típico de um lugar.

  • Slide 08 - Espanha - o gaspacho é uma sopa batida servida fria, principalmente no verão.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

O slide 09 traz imagem da adaptação do cardápio da rede McDonald's na Alemanha. Esta imagem tem como objetivo contextualizar um pouco da diversidade de produtos que são introduzidos em sociedades locais a fim de agradar culturalmente os hábitos alimentares da população, já que a culinária faz parte da cultura de um povo, sendo uma forma de se buscar e fazer permanecer aquilo que é considerado como típico de um lugar.

  • Slide 09 - Alemanha - currywurst é um popular tira gosto comercializado na Alemanha que consiste em salsicha de porco fatiada e temperada com ketchup e curry.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

O slide 10 traz imagem da adaptação do cardápio da rede McDonald's na Grécia. Esta imagem tem como objetivo contextualizar um pouco da diversidade de produtos que são introduzidos em sociedades locais a fim de agradar culturalmente os hábitos alimentares da população, já que a culinária faz parte da cultura de um povo, sendo uma forma de se buscar e fazer permanecer aquilo que é considerado como típico de um lugar.

  • Slide 10 - Grécia - lanche feito com pão pita e molho de pepino denominado “tzatziki”, típicos desse país.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

O slide 11 traz outra questão cultural que os alunos deverão refletir. A mudança da cor da logomarca que substituiu o vermelho pela cor verde buscando dar uma identidade mais ecológica para a empresa. Essa ação aconteceu porque a rede foi alvo, principalmente no continente europeu, de protestos de ativistas ambientais.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Os slides 12 traz dados quantitativos. No gráfico consta a porcentagem e o número de lojas por continente.

Se você não conseguir projetar ou imprimir uma cópia do gráfico, coloque em um canto do quadro as quantidades de lojas por continentes para que os alunos tenham conhecimento desses números.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Os slides 13 traz também dados quantitativos. Chame a atenção dos alunos para o número de restaurantes na Grécia, pois mesmo tendo somente 24 unidades em todo o país, este tem lanche adaptado à culinária local.

Se não for possível projetar ou providenciar cópias, coloque no quadro alguns dados, ou simplesmente fale de alguns deles para os alunos.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

Com as duplas já divididas apresente as orientações para a o desenvolvimento da ação propositiva. Eles devem fazer anotações sobre o que está sendo discutido no próprio caderno, estes registros são importantes, pois consistem em identificar os pontos-chave para solucionar as questões da problematização e poder preencher o quadro com as reflexões.

Se necessário esclareça as dúvidas quanto às análises realizadas. Circule pela sala e acompanhe o trabalho dos alunos.

Devido a quantidade de lojas existentes de McDonald's no mundo, é esperado que os alunos compreendam que a rede é sim um símbolo da mundialização, que está presente nos cinco continentes e possui mais de 37 mil lojas, levando um estilo de alimentação padronizada, servida de maneira rápida e que possui características muito notórias da cultura estadunidense.

É esperado que os alunos não tenham dificuldade de fazer a associação das refeições apresentadas à cultura dos países, pelo fato das imagens terem referência de onde são servidas. Deixe bem claro que elas são consideradas como comidas típicas de cada país. O mesmo deve acontecer com a substituição da cor da logomarca, pois o próprio questionamento da situação problema deixará clara essa questão. Caso algum aluno não tenha atentado para esses pontos, será necessário que você assinale sobre eles novamente.

Os dados do gráfico e da tabela contribuem para elucidar a grandiosidade da rede pelo mundo. É previsto que também sobre este material os alunos terão compreensão já que são apresentados de maneira simples para leitura e interpretação.

Material complementar:

Atividade para impressão da ação propositiva:

Como adequar a sua realidade:

Se tiver uma loja da rede em seu município ou próximo a ele, você pode falar sobre a atuação do McDonald's em relação ao conhecimento que o aluno tem sobre a adequação e criação de produtos para o mercado brasileiro. Essa abordagem será necessária para a próxima etapa, de sistematização.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Esta etapa contempla o registro e a apresentação das reflexões sobre a situação problema.

Entregue uma cópia do material por dupla, ou reproduza as questões no quadro para que preencham com as reflexões. A ideia é que o quadro seja preenchido com poucas palavras, para que os alunos possam socializar as questões com a sala.

O essencial é que os alunos tenham conseguido compreender que uma empresa de atuação global, para obter êxito necessita se adaptar à cultura local, o que sintetiza a lógica do “pensar globalmente e agir localmente”. Mediante tanta concorrência, às adaptações à cultura local, principalmente na Europa, onde a população tem um alto grau de instrução, repercute diretamente na atuação da empresa. Neste caso apresentado o sucesso do agir localmente perpassa pela adaptação do cardápio nos países europeus.

A mudança da cor do logotipo, que substituiu o vermelho pelo verde, reforça essa necessidade de transparecer uma empresa mais ecológica e preocupada com questões ambientais. A compreensão sobre esse fato é esperada, já que os alunos puderam discutir com a dupla, refletir e tirar eventuais dúvidas na etapa anterior.

Em relação ao Brasil é possível que os alunos tenham dificuldade de associar as adaptações, já que não há uma ênfase da mídia, como acontece na Europa. A dificuldade de exemplificar pode levar os alunos a entenderem essas adaptações não são tão recorrentes. Você pode ajudar nessa reflexão.

Se julgar necessário fale sobre a opção do peixe inserido para a versão “McFish” que tem é feita com merluza, peixe encontrado na maior parte da costa atlântica brasileira. Ou as opções introduzidas em 2018 que trazem lanche com queijo de coalho, consumido principalmente no Nordeste, e com picanha, corte de carne típico brasileiro. Não há problema em exemplificar os casos brasileiros, mesmo nesta etapa, já que o essencial é levar o aluno a compreender sobre as relações que se estabelecem em função da mundialização.

Como adequar a sua realidade:

No momento da socialização, quando for abordado o item 03, é importante que os alunos ou você citem exemplos de empresas globais com atualização local no município, região ou estado onde se localiza a unidade escolar.

Material complementar:

Tabela para impressão da etapa da sistematização

.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano:

Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade tem como objetivo analisar fatos e situações para compreender a integração mundial, sob o aspecto político, econômico e cultural, tecendo uma comparação entre as diferentes interpretações de globalização e mundialização. Nesta aula a finalidade específica é levar o aluno a compreender a articulação entre as escalas global e local a partir da análise da atuação da empresa McDonald's na Europa em um contexto de mundialização, na qual é dado ênfase aos aspectos culturais. Para abordar essa temática se faz uso de charge, imagens e de dados quantitativos (gráfico e tabela).

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material (slides de 3 a 15). O ideal é que a cópia seja colorida, caso não seja possível, ao apresentar as imagens ao aluno, dê ênfase aos detalhes. As cópias das imagens da mudança da cor do logotipo, slide 3 e 11, precisam ser coloridas. Será necessário lápis preto, régua, borracha e também 1 folha da atividade norteadora por dupla, entregue por você; caso não seja possível reproduzir a atividade, ela deve ser escrita no quadro.

Material complementar:

Etapa de contextualização:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hW67vsdBQ4AfGRnxCVz2gPhCRws7fVacNhZYmVEuQB8SD2ehYwAJZccjSKcG/geo9-05und01-contextualizacao-imagens.pdf>

Etapa de problematização:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wmnBkaEwG59xZSspk96KxjPTjRhEj7yp6NSSRmk3ejECSBKxBa3RNS2dkseN/geo9-05und01-problematizacao-material-para-impressao.pdf>

Etapa da ação propositiva:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TYUHTStdeMQ8XmczBNZAwznQwPvFN64sAGdk2qTzsu9yewjkpE6wDeacEEAU/geo9-05und01-acao-propositiva-atividade-para-impressao.pdf>

Etapa da sistematização

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FcCjyWeNcN3ANGrJaGwCvh7tvcFZHEh56A2RPjkhpkCk3fjBVmeMQGK9UsQv/geo9-05und01-sistematizacao-resolucao-da-atividade.pdf>

Para você saber mais:

É importante contextualizar que grande parte dos autores entendem que globalização e mundialização são sinônimos, sendo uma distinção idiomática, na qual os ingleses preferem utilizar da terminologia globalização e franceses adotam mundialização. No entanto, alguns autores preferem se ater ao termo globalização como um processo econômico-tecnológico e mundialização atrelado aos processos de ordem cultural (HAESBAERT; LIMONAD, 2007).

O território em tempos de globalização de Rogério Haesbaert e Ester Limonad. Disponível em:

<http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/6477dd13d45c1917f9e8147345657e7e.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2018.

Globalização de Wagner de Cerqueira e Francisco. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm>. Acesso em: 05 nov. 2018.

McDonald’s: Implantação e apropriação de um fenômeno global no espaço nacional de Ana Isabel Jorge Soares Mantas. Disponível em:

<https://aps.pt/wp-content/uploads/2017/08/DPR4628d6b350935_1.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2018.

McDonald´s de Mundo das Marcas. Disponível em: http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/mcdonalds-inveno-do-fast-food.html>. Acesso em: 05 nov. 2018.

O ensino de geografia a partir da compreensão do contexto local e suas relações com a totalidade de

Sandro de Castro Pitano e Rosa Elena Noal. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/14530>. Acesso em: 17 nov. 2018.

Contextos prévios:

É necessário que ao aplicar este plano de aula o aluno já tenha compreensão dos aspectos que envolvem a temática sobre globalização e mundialização.

Referência:

HAESBAERT, Rogério; LIMONAD, Ester. O território em tempos de globalização. Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas e outras coisas. Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 39-52, 2007. Disponível em: <http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/6477dd13d45c1917f9e8147345657e7e.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em duplas a temática sobre a escala global e local analisando o exemplo da atuação da rede McDonald's no continente europeu. A partir da análise de uma charge, imagens, gráfico e uma tabela os alunos deverão estabelecer relações de como uma empresa que atua no nível global se estrutura e adapta à cultura local. Os alunos apresentarão como atividade final um quadro com reflexões a partir de perguntas norteadoras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete ou mostre as cópias (providenciadas por você), para os alunos das duas imagens desta etapa (contextualização) e fale para os alunos sobre a quantidade e abrangência de lojas da rede McDonald's no mundo. A imagem deste slide precisa ser colorida, já que trata da substituição da cor do logotipo.

Peça para eles falarem sobre os diferenciais que eles notaram em relação às lojas do Brasil. Na imagem da loja da Finlândia a cor vermelha foi substituída pela verde, neste momento não é pertinente você comunicar sobre o motivo da mudança, que é uma tentativa de tornar a imagem da franquia mais ecológica no continente europeu. Essa abordagem será feita na etapa de problematização.

Material complementar:

Imagens da etapa de contextualização:

.

Slide Plano Aula

Orientações:

A imagem deste slide é de uma loja na Rússia, na qual McDonald´s está grafado com o alfabeto cirílico (inspirado no grego e hebraico). Evidencie o fato da loja nesse país ter sido aberta em 1990, quando no país ainda vigorava o sistema socialista e a Rússia fazia parte da União Soviética. A inauguração da loja, após a queda do Muro de Berlim (1989), foi um dos símbolos da abertura ao país ao capitalismo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

Projete ou mostre (cópias) todo o material contido nesta etapa de problematização, slides de número 05 a 13.

Se não for possível projetar e nem providenciar todas as cópias desta etapa (problematização), priorize a dos slides 06, 07 e 10. Você pode reutilizar a imagem do slide 03 no lugar do slide 11. Os dados contidos no gráfico (slide 12) podem ser anotados no quadro, assim como os dados da tabela (slide 13), na qual você pode elencar algumas quantidades de lojas, ou simplesmente falar para os alunos.

Leve os alunos a analisarem em duplas sobre o processo de mundialização na qual a rede de fast food McDonald’s age localmente introduzindo modificações adaptadas à cultura dos europeus.

Projete ou leia para eles o slide 05, na qual são apresentados três questionamentos, deixe claro que não é para responder. Essas questões visam levar o aluno a refletir sobre a atuação da franquia na Europa e sobre a relação local e global.

A charge, slide 06, tem como objetivo levar o aluno a pensar sobre a marca McDonald´s como um símbolo da globalização. Um fato conexo com essa questão, que denota uma referência global, é que a revista The Economist criou em 1986 um indicador denominado “The Big Mac Index”; esse parâmetro passou a ser utilizado por inúmeros países para fazer comparações do poder de compra da população desse lanche, que é vendido de forma padronizada em todas as lojas da rede pelo mundo. Comente sobre esse índice se você julgar necessário no momento que eles estiverem analisando a charge.

Os slides 07, 08, 09 e 10 trazem imagens da adaptação do cardápio da rede respectivamente na Itália, Espanha, Alemanha e Grécia. Essas imagens tem como objetivo contextualizar um pouco da diversidade de produtos que são introduzidos em sociedades locais a fim de agradar culturalmente os hábitos alimentares da população, já que a culinária faz parte da cultura de um povo, sendo uma forma de se buscar e fazer permanecer aquilo que é considerado como típico de um lugar.

Se for preciso, já que poderá ter aluno que não conhece as particularidades das refeições, comente com eles sobre cada um deles.

  • Slide 07 - Itália - sanduíche recheado com creme de avelã da marca Nutella que é italiana.
  • Slide 08 - Espanha - o gaspacho é uma sopa batida servida fria, principalmente no verão, que tem como base tomate, pão e temperos. O prato é bastante típico desse país.
  • Slide 09 - Alemanha - currywurst é um popular tira gosto comercializado na Alemanha que consiste em salsicha de porco fatiada e temperada com ketchup e curry.
  • Slide 10 - Grécia - lanche feito com pão pita e molho de pepino denominado “tzatziki”, típicos desse país.

O slide 11 traz outra questão cultural que os alunos deverão refletir. A mudança da cor da logomarca que substituiu o vermelho pela cor verde buscando dar uma identidade mais ecológica para a empresa. Essa ação aconteceu porque a rede foi alvo, principalmente no continente europeu, de protestos de ativistas ambientais.

Os slides 12 e 13 trazem dados quantitativos. No gráfico consta a porcentagem e o número de lojas por continente. Em relação à tabela, chame a atenção dos alunos para o número de restaurantes na Grécia, pois mesmo tendo somente 24 unidades em todo o país, este tem seu cardápio adaptado à culinária local.

Material complementar:

Materiais para impressão da etapa de problematização:

.

Slide Plano Aula

Orientações:

A charge, slide 6, tem como objetivo levar o aluno a pensar sobre a marca McDonald´s como um símbolo da globalização. Um fato conexo com essa questão, que denota uma referência global, é que a revista The Economist criou em 1986 um indicador denominado “The Big Mac Index”; esse parâmetro passou a ser utilizado por inúmeros países para fazer comparações do poder de compra da população desse lanche, que é vendido de forma padronizada em todas as lojas da rede pelo mundo. Comente sobre esse índice se você julgar necessário no momento que eles estiverem analisando a charge.

Slide Plano Aula

Orientações:

O slide 07 traz imagem da adaptação do cardápio da rede McDonald's na Itália. Esta imagem tem como objetivo contextualizar um pouco da diversidade de produtos que são introduzidos em sociedades locais a fim de agradar culturalmente os hábitos alimentares da população, já que a culinária faz parte da cultura de um povo, sendo uma forma de se buscar e fazer permanecer aquilo que é considerado como típico de um lugar.

  • Slide 07 - Itália - sanduíche recheado com creme de avelã da marca Nutella que é italiana.

Slide Plano Aula

Orientações:

O slide 08 traz imagem da adaptação do cardápio da rede McDonald's na Espanha. Esta imagem tem como objetivo contextualizar um pouco da diversidade de produtos que são introduzidos em sociedades locais a fim de agradar culturalmente os hábitos alimentares da população, já que a culinária faz parte da cultura de um povo, sendo uma forma de se buscar e fazer permanecer aquilo que é considerado como típico de um lugar.

  • Slide 08 - Espanha - o gaspacho é uma sopa batida servida fria, principalmente no verão.

Slide Plano Aula

Orientações:

O slide 09 traz imagem da adaptação do cardápio da rede McDonald's na Alemanha. Esta imagem tem como objetivo contextualizar um pouco da diversidade de produtos que são introduzidos em sociedades locais a fim de agradar culturalmente os hábitos alimentares da população, já que a culinária faz parte da cultura de um povo, sendo uma forma de se buscar e fazer permanecer aquilo que é considerado como típico de um lugar.

  • Slide 09 - Alemanha - currywurst é um popular tira gosto comercializado na Alemanha que consiste em salsicha de porco fatiada e temperada com ketchup e curry.

Slide Plano Aula

Orientações:

O slide 10 traz imagem da adaptação do cardápio da rede McDonald's na Grécia. Esta imagem tem como objetivo contextualizar um pouco da diversidade de produtos que são introduzidos em sociedades locais a fim de agradar culturalmente os hábitos alimentares da população, já que a culinária faz parte da cultura de um povo, sendo uma forma de se buscar e fazer permanecer aquilo que é considerado como típico de um lugar.

  • Slide 10 - Grécia - lanche feito com pão pita e molho de pepino denominado “tzatziki”, típicos desse país.

Slide Plano Aula

Orientações:

O slide 11 traz outra questão cultural que os alunos deverão refletir. A mudança da cor da logomarca que substituiu o vermelho pela cor verde buscando dar uma identidade mais ecológica para a empresa. Essa ação aconteceu porque a rede foi alvo, principalmente no continente europeu, de protestos de ativistas ambientais.

Slide Plano Aula

Orientações:

Os slides 12 traz dados quantitativos. No gráfico consta a porcentagem e o número de lojas por continente.

Se você não conseguir projetar ou imprimir uma cópia do gráfico, coloque em um canto do quadro as quantidades de lojas por continentes para que os alunos tenham conhecimento desses números.

Slide Plano Aula

Orientações:

Os slides 13 traz também dados quantitativos. Chame a atenção dos alunos para o número de restaurantes na Grécia, pois mesmo tendo somente 24 unidades em todo o país, este tem lanche adaptado à culinária local.

Se não for possível projetar ou providenciar cópias, coloque no quadro alguns dados, ou simplesmente fale de alguns deles para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

Com as duplas já divididas apresente as orientações para a o desenvolvimento da ação propositiva. Eles devem fazer anotações sobre o que está sendo discutido no próprio caderno, estes registros são importantes, pois consistem em identificar os pontos-chave para solucionar as questões da problematização e poder preencher o quadro com as reflexões.

Se necessário esclareça as dúvidas quanto às análises realizadas. Circule pela sala e acompanhe o trabalho dos alunos.

Devido a quantidade de lojas existentes de McDonald's no mundo, é esperado que os alunos compreendam que a rede é sim um símbolo da mundialização, que está presente nos cinco continentes e possui mais de 37 mil lojas, levando um estilo de alimentação padronizada, servida de maneira rápida e que possui características muito notórias da cultura estadunidense.

É esperado que os alunos não tenham dificuldade de fazer a associação das refeições apresentadas à cultura dos países, pelo fato das imagens terem referência de onde são servidas. Deixe bem claro que elas são consideradas como comidas típicas de cada país. O mesmo deve acontecer com a substituição da cor da logomarca, pois o próprio questionamento da situação problema deixará clara essa questão. Caso algum aluno não tenha atentado para esses pontos, será necessário que você assinale sobre eles novamente.

Os dados do gráfico e da tabela contribuem para elucidar a grandiosidade da rede pelo mundo. É previsto que também sobre este material os alunos terão compreensão já que são apresentados de maneira simples para leitura e interpretação.

Material complementar:

Atividade para impressão da ação propositiva:

Como adequar a sua realidade:

Se tiver uma loja da rede em seu município ou próximo a ele, você pode falar sobre a atuação do McDonald's em relação ao conhecimento que o aluno tem sobre a adequação e criação de produtos para o mercado brasileiro. Essa abordagem será necessária para a próxima etapa, de sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Esta etapa contempla o registro e a apresentação das reflexões sobre a situação problema.

Entregue uma cópia do material por dupla, ou reproduza as questões no quadro para que preencham com as reflexões. A ideia é que o quadro seja preenchido com poucas palavras, para que os alunos possam socializar as questões com a sala.

O essencial é que os alunos tenham conseguido compreender que uma empresa de atuação global, para obter êxito necessita se adaptar à cultura local, o que sintetiza a lógica do “pensar globalmente e agir localmente”. Mediante tanta concorrência, às adaptações à cultura local, principalmente na Europa, onde a população tem um alto grau de instrução, repercute diretamente na atuação da empresa. Neste caso apresentado o sucesso do agir localmente perpassa pela adaptação do cardápio nos países europeus.

A mudança da cor do logotipo, que substituiu o vermelho pelo verde, reforça essa necessidade de transparecer uma empresa mais ecológica e preocupada com questões ambientais. A compreensão sobre esse fato é esperada, já que os alunos puderam discutir com a dupla, refletir e tirar eventuais dúvidas na etapa anterior.

Em relação ao Brasil é possível que os alunos tenham dificuldade de associar as adaptações, já que não há uma ênfase da mídia, como acontece na Europa. A dificuldade de exemplificar pode levar os alunos a entenderem essas adaptações não são tão recorrentes. Você pode ajudar nessa reflexão.

Se julgar necessário fale sobre a opção do peixe inserido para a versão “McFish” que tem é feita com merluza, peixe encontrado na maior parte da costa atlântica brasileira. Ou as opções introduzidas em 2018 que trazem lanche com queijo de coalho, consumido principalmente no Nordeste, e com picanha, corte de carne típico brasileiro. Não há problema em exemplificar os casos brasileiros, mesmo nesta etapa, já que o essencial é levar o aluno a compreender sobre as relações que se estabelecem em função da mundialização.

Como adequar a sua realidade:

No momento da socialização, quando for abordado o item 03, é importante que os alunos ou você citem exemplos de empresas globais com atualização local no município, região ou estado onde se localiza a unidade escolar.

Material complementar:

Tabela para impressão da etapa da sistematização

.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano