10217
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Fatos básicos da adição

Plano de aula de Matemática com atividades para o 2º ano do Fundamental sobre fatos básicos da adição.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

Mentor: Carina Espírito Santo.

Especialista de área: Luciana Tenuta.

Habilidade da BNCC

(EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.

Objetivos específicos

  • Construção dos fatos  básicos da adição utilizando a Escala de Cuisenaire e a malha quadriculada.
  • Representação, em linguagem matemática, dos fatos básicos da adição.

Conceito-chave

Fatos básicos da adição.

Recursos necessários

  • Escala de Cuisenaire.
  • Malha quadriculada 1x1.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula Aquecimento

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Verifique se há esse material na sua escola. Se houver, separe uma caixa para cada dupla. Se não houver, prepare um envelope para cada dupla de alunos contendo um conjunto de barras da Escala de Cuisinaire. Para isso você irá precisar de:

68 peças, sendo 15 cubos 1 x 1 x 1 (natural); 13 peças 1 x 1 x 2 (vermelho); 7 peças 1 x 1 x 3 (verde claro); 6 peças 1 x 1 x 4 (lilás); 5 peças 1 x 1 x 5 (amarelo); 4 peças 1 x 1 x 6 (verde escuro); 5 peças 1 x 1 x 7 (preto); 5 peças 1 x 1 x 8 (marrom); 4 peças 1 x 1 x 9 (azul); 4 peças 1 x 1 x 10 (laranja). Você pode preparar previamente esse material com as crianças, fornecendo-lhes papel quadriculado 1x1 e combinando as cores com as quais devem pintar as barrinhas de diferentes tamanhos.

  • Apresente o material para as crianças, convidando-as a observar a relação entre as cores e as quantidades de quadradinhos representadas.
  • Deixe-os manipularem à vontade.
  • Incentive-os a buscarem equivalências entre as barrinhas com perguntas do tipo: De quantas barrinhas brancas eu preciso para formar uma barrinha vermelha? De quantas barrinhas vermelhas eu preciso para formar uma barrinha azul?

Propósito: Explorar a Escala de Cuisenaire.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a Escala de Cuisenaire. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Peça que registrem, na folha quadriculada uma maneira diferente adotada pelo colega e que escrevam o nome do colega. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Durante a realização da atividade, circule pela sala fazendo intervenções que possibilitem avanços no processo de construção de conhecimentos pelos alunos. Para isso, faça perguntas do tipo:

  • Como você escolheu a primeira barrinha para representar o número?
  • Como você analisou as outras opções para completar o número?
  • Por que fez essas e não outras escolhas?

Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.

Para saber mais sobre as barrinhas de Cuisenaire clique aqui

Materiais complementares para impressão:

Guia de Intervenção

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete esse e os próximos slides (5-9), somente após ter ouvido as crianças falarem sobre as soluções que eles encontraram. Mostre uma a uma as possibilidades de solução e sempre que possível estabeleça uma relação com a criança que encontrou essa mesma solução (“Aqui temos a barrinha de um e a barrinha de nove. Foi desse jeito que a “fulana” fez.) Observe se todas as possibilidades foram contempladas. Se houver alguma que não foi, ressalte-a.

Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete esse e os próximos slides (5-9), somente após ter ouvido as crianças falarem sobre as soluções que eles encontraram. Mostre uma a uma as possibilidades de solução e sempre que possível estabeleça uma relação com a criança que encontrou essa mesma solução (“Aqui temos a barrinha de um e a barrinha de nove. Foi desse jeito que a “fulana” fez.) Observe se todas as possibilidades foram contempladas. Se houver alguma que não foi, ressalte-a.

Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete esse e os próximos slides (5-9), somente após ter ouvido as crianças falarem sobre as soluções que eles encontraram. Mostre uma a uma as possibilidades de solução e sempre que possível estabeleça uma relação com a criança que encontrou essa mesma solução (“Aqui temos a barrinha de um e a barrinha de nove. Foi desse jeito que a “fulana” fez.) Observe se todas as possibilidades foram contempladas. Se houver alguma que não foi, ressalte-a.

Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos .

Orientação: Projete esse e os próximos slides (5-9), somente após ter ouvido as crianças falarem sobre as soluções que eles encontraram. Mostre uma a uma as possibilidades de solução e sempre que possível estabeleça uma relação com a criança que encontrou essa mesma solução (“Aqui temos a barrinha de um e a barrinha de nove. Foi desse jeito que a “fulana” fez.) Observe se todas as possibilidades foram contempladas. Se houver alguma que não foi, ressalte-a.

Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete esse e os próximos slides (5-9), somente após ter ouvido as crianças falarem sobre as soluções que eles encontraram. Mostre uma a uma as possibilidades de solução e sempre que possível estabeleça uma relação com a criança que encontrou essa mesma solução (“Aqui temos a barrinha de um e a barrinha de nove. Foi desse jeito que a “fulana” fez.) Observe se todas as possibilidades foram contempladas. Se houver alguma que não foi, ressalte-a.

Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 10_12).

Orientação: Faça a pergunta para as crianças e escute as respostas atentamente. Peça para que alguns alunos representem, no quadro, como fariam a representação em linguagem matemática.

Propósito: Introduzir a linguagem matemática como forma de representação das diferentes composições do número 10.

Discuta com a turma:

  • Para que servem os símbolos matemáticos?
  • Será que esses símbolos são utilizados em outros lugares do mundo ou só no Brasil?
  • É importante que tenhamos uma linguagem matemática que seja compartilhada por todas as pessoas?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides10-12).

Orientação: Apresente, para as crianças, as representações utilizando os símbolos matemáticos de “=” e “+”.I

Propósito: Introduzir a linguagem matemática como forma de representação das diferentes composições do número 10.

Discuta com a turma:

  • Qual é, na opinião de vocês, a representação mais fácil? Por que?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 10- 12).

Orientação: Apresente, para as crianças, as representações utilizando os símbolos matemáticos de “=” e “+”.I

Propósito: Introduzir a linguagem matemática como forma de representação das diferentes composições do número 10.

Discuta com a turma:

  • Qual é, na opinião de vocês, a representação mais fácil? Por que?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia para as crianças o slide. Pergunte se todas compreenderam ou se ainda tem alguma dúvida.

Propósito: Encerrar a aula, retomando as aprendizagens realizadas.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as barrinhas da Escala de Cuisenaire. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da composição de um número pela adição de diferentes parcelas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

Mentor: Carina Espírito Santo.

Especialista de área: Luciana Tenuta.

Habilidade da BNCC

(EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.

Objetivos específicos

  • Construção dos fatos  básicos da adição utilizando a Escala de Cuisenaire e a malha quadriculada.
  • Representação, em linguagem matemática, dos fatos básicos da adição.

Conceito-chave

Fatos básicos da adição.

Recursos necessários

  • Escala de Cuisenaire.
  • Malha quadriculada 1x1.
Slide Plano Aula
Aquecimento

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Verifique se há esse material na sua escola. Se houver, separe uma caixa para cada dupla. Se não houver, prepare um envelope para cada dupla de alunos contendo um conjunto de barras da Escala de Cuisinaire. Para isso você irá precisar de:

68 peças, sendo 15 cubos 1 x 1 x 1 (natural); 13 peças 1 x 1 x 2 (vermelho); 7 peças 1 x 1 x 3 (verde claro); 6 peças 1 x 1 x 4 (lilás); 5 peças 1 x 1 x 5 (amarelo); 4 peças 1 x 1 x 6 (verde escuro); 5 peças 1 x 1 x 7 (preto); 5 peças 1 x 1 x 8 (marrom); 4 peças 1 x 1 x 9 (azul); 4 peças 1 x 1 x 10 (laranja). Você pode preparar previamente esse material com as crianças, fornecendo-lhes papel quadriculado 1x1 e combinando as cores com as quais devem pintar as barrinhas de diferentes tamanhos.

  • Apresente o material para as crianças, convidando-as a observar a relação entre as cores e as quantidades de quadradinhos representadas.
  • Deixe-os manipularem à vontade.
  • Incentive-os a buscarem equivalências entre as barrinhas com perguntas do tipo: De quantas barrinhas brancas eu preciso para formar uma barrinha vermelha? De quantas barrinhas vermelhas eu preciso para formar uma barrinha azul?

Propósito: Explorar a Escala de Cuisenaire.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a Escala de Cuisenaire. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Peça que registrem, na folha quadriculada uma maneira diferente adotada pelo colega e que escrevam o nome do colega. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Durante a realização da atividade, circule pela sala fazendo intervenções que possibilitem avanços no processo de construção de conhecimentos pelos alunos. Para isso, faça perguntas do tipo:

  • Como você escolheu a primeira barrinha para representar o número?
  • Como você analisou as outras opções para completar o número?
  • Por que fez essas e não outras escolhas?

Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.

Para saber mais sobre as barrinhas de Cuisenaire clique aqui

Materiais complementares para impressão:

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete esse e os próximos slides (5-9), somente após ter ouvido as crianças falarem sobre as soluções que eles encontraram. Mostre uma a uma as possibilidades de solução e sempre que possível estabeleça uma relação com a criança que encontrou essa mesma solução (“Aqui temos a barrinha de um e a barrinha de nove. Foi desse jeito que a “fulana” fez.) Observe se todas as possibilidades foram contempladas. Se houver alguma que não foi, ressalte-a.

Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete esse e os próximos slides (5-9), somente após ter ouvido as crianças falarem sobre as soluções que eles encontraram. Mostre uma a uma as possibilidades de solução e sempre que possível estabeleça uma relação com a criança que encontrou essa mesma solução (“Aqui temos a barrinha de um e a barrinha de nove. Foi desse jeito que a “fulana” fez.) Observe se todas as possibilidades foram contempladas. Se houver alguma que não foi, ressalte-a.

Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete esse e os próximos slides (5-9), somente após ter ouvido as crianças falarem sobre as soluções que eles encontraram. Mostre uma a uma as possibilidades de solução e sempre que possível estabeleça uma relação com a criança que encontrou essa mesma solução (“Aqui temos a barrinha de um e a barrinha de nove. Foi desse jeito que a “fulana” fez.) Observe se todas as possibilidades foram contempladas. Se houver alguma que não foi, ressalte-a.

Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos .

Orientação: Projete esse e os próximos slides (5-9), somente após ter ouvido as crianças falarem sobre as soluções que eles encontraram. Mostre uma a uma as possibilidades de solução e sempre que possível estabeleça uma relação com a criança que encontrou essa mesma solução (“Aqui temos a barrinha de um e a barrinha de nove. Foi desse jeito que a “fulana” fez.) Observe se todas as possibilidades foram contempladas. Se houver alguma que não foi, ressalte-a.

Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete esse e os próximos slides (5-9), somente após ter ouvido as crianças falarem sobre as soluções que eles encontraram. Mostre uma a uma as possibilidades de solução e sempre que possível estabeleça uma relação com a criança que encontrou essa mesma solução (“Aqui temos a barrinha de um e a barrinha de nove. Foi desse jeito que a “fulana” fez.) Observe se todas as possibilidades foram contempladas. Se houver alguma que não foi, ressalte-a.

Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 10_12).

Orientação: Faça a pergunta para as crianças e escute as respostas atentamente. Peça para que alguns alunos representem, no quadro, como fariam a representação em linguagem matemática.

Propósito: Introduzir a linguagem matemática como forma de representação das diferentes composições do número 10.

Discuta com a turma:

  • Para que servem os símbolos matemáticos?
  • Será que esses símbolos são utilizados em outros lugares do mundo ou só no Brasil?
  • É importante que tenhamos uma linguagem matemática que seja compartilhada por todas as pessoas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides10-12).

Orientação: Apresente, para as crianças, as representações utilizando os símbolos matemáticos de “=” e “+”.I

Propósito: Introduzir a linguagem matemática como forma de representação das diferentes composições do número 10.

Discuta com a turma:

  • Qual é, na opinião de vocês, a representação mais fácil? Por que?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 10- 12).

Orientação: Apresente, para as crianças, as representações utilizando os símbolos matemáticos de “=” e “+”.I

Propósito: Introduzir a linguagem matemática como forma de representação das diferentes composições do número 10.

Discuta com a turma:

  • Qual é, na opinião de vocês, a representação mais fácil? Por que?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia para as crianças o slide. Pergunte se todas compreenderam ou se ainda tem alguma dúvida.

Propósito: Encerrar a aula, retomando as aprendizagens realizadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as barrinhas da Escala de Cuisenaire. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da composição de um número pela adição de diferentes parcelas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano