Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google classroom.
- Optativas: Hangouts, Movavi, Loom.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender como eram formadas as sociedades nativo americanas antes da colonização.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google classroom, os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula estimulando os alunos a refletirem quanto às concepções que já detém sobre o assunto:
- O que vocês conhecem como uma sociedade desenvolvida nos dias de hoje?
- E em tempos antigos, por exemplo no século 16? O que poderia ser considerado desenvolvido?
Elas não precisam ser, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilharem as percepções por meio de mensagens curtas ou participação em videoconferência, junto aos colegas.
Problematização
Disponibilize aos alunos os trechos do relato de Bernal Dias del Castilho a respeito da cidade asteca de Tenochtitlán. Oriente-os a fazerem uma leitura atenta. Caso estejam em videoconferência, convide alguns alunos para fazerem a leitura em voz alta (lembre-se de abrir os microfones). Eles deverão analisar:
- O que te chama atenção no relato sobre a cidade de Tenochtitlán? E no mapa?
- Quais aspectos retratados nos dois documentos te lembra o conceito de desenvolvimento? Por quê?
Como complemento, você pode indicar que assistam a um curto vídeo em que se mostra uma reconstituição daquela cidade, utilizando programas 3D:
- “Mindscape3D Tenochtitlan 3D Flyby”. Mindscape, 11/12/2011. Disponível aqui.
Os alunos devem responder às questões no caderno ou em arquivos digitais que já fazem uso. Incentive a interação com os colegas por meio de mensagens ou participação em videoconferência.
Sistematização
Oriente os alunos a redigirem um texto e desenho acerca de Tenochtitlán. Uma sugestão de direcionamento é de que se coloquem no lugar de uma pessoa do povo asteca, contando sobre a vida naquele local.
Dê a opção de que gravem, em forma de áudios ou vídeos curtos, as leituras destes relatos e compartilhem com os colegas. Caso desejem, podem fazer a edição deles em aplicativos de celular (Movavi) ou sites gratuitos (Loom - veja aqui como usá-lo).
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem a curtos vídeos a respeito da grandeza da cidade asteca de Tenochtitlán, inclusive em sua possível reconstrução utilizando programas 3D:
“Mindscape3D Tenochtitlan 3D Flyby”. Mindscape, 11/12/2011. Disponível aqui.
Tenochtitlán: Expressão da riqueza asteca. FTD, 17/09/2018. Disponível aqui.
Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva
Código: HIS7_08UND01
(EF07HI08) Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes