HIS7_08UND01 - Recorte inteiro
Plano de Aula
Plano de aula: Eram os povos nativo americanos “atrasados” ?
Plano 1 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre As sociedades americanas no tempo da conquista
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07HI08) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. Seria interessante levar lápis de cor e folhas em branco para a atividade final.
Material complementar:
Recorte do livro de Bernal Dias del Castilho (Recorte inteiro)
Recorte do livro de Bernal Dias del Castilho (Trechos já selecionados e marcados no documento para a utilização na atividade de análise)
Imagens 1 e 2 - Mapa de Tenochtitlán do século XVI e Mural de Diego Rivera feito no Palácio Nacional do México.
Para você saber mais: Um glossário para auxiliar nos termos que podem ser levantados durante a aula pelos alunos.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre onde vão chegar na aula. Tome cuidado para não acabar por tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente, que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula.
O objetivo é compreender que as sociedades nativas eram desenvolvidas e tinham sua própria concepção de civilidade e complexidade social.
Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre a conceituação de desenvolvimento e “atraso” em relação a um povo nativo americano em contraste aos conquistadores espanhóis e sua visão sobre os povos recém encontrados na América. Caso você viva em uma cidade considerada pequena, ou até mesmo uma capital, tente fazer o paralelo utilizando a sua região e as cidades vizinhas.
Para você saber mais: Um glossário para auxiliar nos termos que podem ser levantados durante a aula pelos alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kj54RwrfYU6aUY6jsM6HZJBczsAfhpU4dXFYfbXP25TJdWyhwnrSExA8gRPT/his7-08und01-glossario.pdf
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Organize os alunos em 4 grupos. Para acelerar esse processo, numere os alunos em 1, 2, 3 e 4 e peça para eles se reunirem com os seus números equivalentes. Por exemplo, quem foi colocado como 1 se reúne com os outros alunos 1, e assim por diante. Projete, leia ou imprima uma cópia para cada grupo da questão. (Você pode projetar e entregar, se possível, uma cópia para cada grupo, assim a questão não foge da mente dos alunos durante a aula)
Cuidado com os termos das respostas dos alunos, pois alguns como “Civilização Avançada”, “Sociedade atrasada”, “Tecnologia”, carregam em si um julgamento prévio dessas sociedades ameríndias que serão tratadas nesta aula. Tente problematizar esses termos e conceitos com os alunos.
Para você saber mais: Um glossário para auxiliar nos termos que podem ser levantados durante a aula pelos alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kj54RwrfYU6aUY6jsM6HZJBczsAfhpU4dXFYfbXP25TJdWyhwnrSExA8gRPT/his7-08und01-glossario.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Dê aos 4 grupos uma fonte diferente (um dos 3 recortes ou as duas imagens). Peça a eles para que a analisem e anotem brevemente, em forma de tópicos, guiados pelas questões do slide, que podem ser tanto projetadas, escritas no quadro ou entregue impressas. Após 5 minutos, entregue outra fonte a cada grupo. Repita este processo mais duas vezes, até que todos os grupos recebam as 4 fontes no final do processo. (Ou seja, serão 5 minutos para analisar cada fonte, para cada grupo.)
São 2 links para os trechos em texto: Em um dos links (Link 1) o relato de Bernal está em texto corrido, sem os recortes, para ser verificado pelo professor caso haja necessidade. No segundo link se encontram os 3 recortes em uma só página, possibilitando a economia de papel e tinta pelo professor, podendo imprimir, se assim desejar, 3 cópias da página e recortando os 3 trechos
Link 1 Texto completo do relato de Bernal
Link 2 Texto recortado nos três trechos
No trecho recortado de Bernal Dias (Link 2) seria interessante centrar a discussão em torno da questão do desenvolvimento econômico da cidade de Tenochtitlán, que se destaca pela complexidade e atividade tão rica como foi descrita. Esse ponto é central na discussão sobre desenvolvimento da cidade em questão.Levante questões sobre isso como, por exemplo: “Sobre a atividade econômica que foi descrita nessa carta, se não fosse falado que era em Tenochtitlán, vocês acreditariam que poderia ser em algum grande centro comercial europeu da época? Por quê?”.
Já em relação às imagens, fomente a discussão da amplitude urbana desenvolvida e da quantidade de caminhos e setores que estavam delineados, tanto no meio rural quanto no centro da cidade.
Link para as imagens
É importante que os alunos pensem na grandeza dessa cidade em relação a outras cidades europeias da época.Questione os alunos da mesma forma que fez com a carta, perguntando: “Se o desenho marcasse uma cidade européia central na época, vocês duvidariam que ela poderia ser representada nas imagens?”
Também é interessante ressaltar a quantidade de cores nas imagens. Roupas coloridas na Europa eram muitas vezes artigos de luxo pela complexidade de se conseguir alguns tons de cor para pintura. Indague também isso aos alunos, perguntando, por exemplo: “Olhem as cores, vejam quantas roupas coloridas e construções pintadas: o que isso representa naquela época?”.
Para você saber mais: Um glossário para auxiliar nos termos que podem ser levantados durante a aula pelos alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kj54RwrfYU6aUY6jsM6HZJBczsAfhpU4dXFYfbXP25TJdWyhwnrSExA8gRPT/his7-08und01-glossario.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Com os grupos com todas as fontes analisadas e discutidas, peça para que façam um texto pequeno, de no máximo 10 linhas, e um desenho da cidade de Tenochtitlán. Os alunos podem se basear na imagem fonte, mas seria interessante que eles não a copiassem, mas sim tentassem imaginar ela de um outro ponto de vista. Reforce aos alunos a importância de se utilizar as cores no desenho.
Para você saber mais: Um glossário para auxiliar nos termos que podem ser levantados durante a aula pelos alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kj54RwrfYU6aUY6jsM6HZJBczsAfhpU4dXFYfbXP25TJdWyhwnrSExA8gRPT/his7-08und01-glossario.pdf
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google classroom.
- Optativas: Hangouts, Movavi, Loom.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender como eram formadas as sociedades nativo americanas antes da colonização.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google classroom, os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula estimulando os alunos a refletirem quanto às concepções que já detém sobre o assunto:
- O que vocês conhecem como uma sociedade desenvolvida nos dias de hoje?
- E em tempos antigos, por exemplo no século 16? O que poderia ser considerado desenvolvido?
Elas não precisam ser, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilharem as percepções por meio de mensagens curtas ou participação em videoconferência, junto aos colegas.
Problematização
Disponibilize aos alunos os trechos do relato de Bernal Dias del Castilho a respeito da cidade asteca de Tenochtitlán. Oriente-os a fazerem uma leitura atenta. Caso estejam em videoconferência, convide alguns alunos para fazerem a leitura em voz alta (lembre-se de abrir os microfones). Eles deverão analisar:
- O que te chama atenção no relato sobre a cidade de Tenochtitlán? E no mapa?
- Quais aspectos retratados nos dois documentos te lembra o conceito de desenvolvimento? Por quê?
Como complemento, você pode indicar que assistam a um curto vídeo em que se mostra uma reconstituição daquela cidade, utilizando programas 3D:
- “Mindscape3D Tenochtitlan 3D Flyby”. Mindscape, 11/12/2011. Disponível aqui.
Os alunos devem responder às questões no caderno ou em arquivos digitais que já fazem uso. Incentive a interação com os colegas por meio de mensagens ou participação em videoconferência.
Sistematização
Oriente os alunos a redigirem um texto e desenho acerca de Tenochtitlán. Uma sugestão de direcionamento é de que se coloquem no lugar de uma pessoa do povo asteca, contando sobre a vida naquele local.
Dê a opção de que gravem, em forma de áudios ou vídeos curtos, as leituras destes relatos e compartilhem com os colegas. Caso desejem, podem fazer a edição deles em aplicativos de celular (Movavi) ou sites gratuitos (Loom - veja aqui como usá-lo).
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem a curtos vídeos a respeito da grandeza da cidade asteca de Tenochtitlán, inclusive em sua possível reconstrução utilizando programas 3D:
“Mindscape3D Tenochtitlan 3D Flyby”. Mindscape, 11/12/2011. Disponível aqui.
Tenochtitlán: Expressão da riqueza asteca. FTD, 17/09/2018. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Felipe Pedoneze
Mentor: Andrea Kamensky
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano.
Objeto (s) de conhecimento: A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação.
Habilidade(s) da BNCC: (EF07HI08) Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
Palavras Chave: América pré-colombiana; Astecas; Tenochtitlán; Civilização Ameríndia; Colonização.
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