16241
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano

Plano de aula - Eram os povos nativo americanos “atrasados” ?

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre Eram os povos nativo americanos “atrasados” ?

Plano 01 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Felipe Asbahr Pedoneze

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07HI08) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. Seria interessante levar lápis de cor e folhas em branco para a atividade final.

Material complementar:

Recorte do livro de Bernal Dias del Castilho (Recorte inteiro)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tuRVJypbxEwH9Jx4R5fEv7qatbFc8zTgxkQChkG4jRuhdMHENGVPFV4Dspnw/his7-08und01-recorte-inteiro.pdf

Recorte do livro de Bernal Dias del Castilho (Trechos já selecionados e marcados no documento para a utilização na atividade de análise)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tw5WPSyqfK7TyhUQB9uuMv3wXDrkyKzhT9tFgPDVuXk3nwGYA5CgN5YeKtpt/his7-08und01-arquivo-com-os-trechos-destaca.pdf

Imagens 1 e 2 - Mapa de Tenochtitlán do século XVI e Mural de Diego Rivera feito no Palácio Nacional do México.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DjVdGY6bTxWFUJp7c4AFMJpRwx3anYnvbPbJ36jqyvN48xbUz7qMBAfJ3rpc/his7-08und01-imagens-1-e-2-mapa-de-tenochtitlan.pdf

Para você saber mais: Um glossário para auxiliar nos termos que podem ser levantados durante a aula pelos alunos.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kj54RwrfYU6aUY6jsM6HZJBczsAfhpU4dXFYfbXP25TJdWyhwnrSExA8gRPT/his7-08und01-glossario.pdf

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre onde vão chegar na aula. Tome cuidado para não acabar por tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente, que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula.

O objetivo é compreender que as sociedades nativas eram desenvolvidas e tinham sua própria concepção de civilidade e complexidade social.

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre a conceituação de desenvolvimento e “atraso” em relação a um povo nativo americano em contraste aos conquistadores espanhóis e sua visão sobre os povos recém encontrados na América. Caso você viva em uma cidade considerada pequena, ou até mesmo uma capital, tente fazer o paralelo utilizando a sua região e as cidades vizinhas.

Para você saber mais: Um glossário para auxiliar nos termos que podem ser levantados durante a aula pelos alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kj54RwrfYU6aUY6jsM6HZJBczsAfhpU4dXFYfbXP25TJdWyhwnrSExA8gRPT/his7-08und01-glossario.pdf

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Organize os alunos em 4 grupos. Para acelerar esse processo, numere os alunos em 1, 2, 3 e 4 e peça para eles se reunirem com os seus números equivalentes. Por exemplo, quem foi colocado como 1 se reúne com os outros alunos 1, e assim por diante. Projete, leia ou imprima uma cópia para cada grupo da questão. (Você pode projetar e entregar, se possível, uma cópia para cada grupo, assim a questão não foge da mente dos alunos durante a aula)

Cuidado com os termos das respostas dos alunos, pois alguns como “Civilização Avançada”, “Sociedade atrasada”, “Tecnologia”, carregam em si um julgamento prévio dessas sociedades ameríndias que serão tratadas nesta aula. Tente problematizar esses termos e conceitos com os alunos.

Para você saber mais: Um glossário para auxiliar nos termos que podem ser levantados durante a aula pelos alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kj54RwrfYU6aUY6jsM6HZJBczsAfhpU4dXFYfbXP25TJdWyhwnrSExA8gRPT/his7-08und01-glossario.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Dê aos 4 grupos uma fonte diferente (um dos 3 recortes ou as duas imagens). Peça a eles para que a analisem e anotem brevemente, em forma de tópicos, guiados pelas questões do slide, que podem ser tanto projetadas, escritas no quadro ou entregue impressas. Após 5 minutos, entregue outra fonte a cada grupo. Repita este processo mais duas vezes, até que todos os grupos recebam as 4 fontes no final do processo. (Ou seja, serão 5 minutos para analisar cada fonte, para cada grupo.)

São 2 links para os trechos em texto: Em um dos links (Link 1) o relato de Bernal está em texto corrido, sem os recortes, para ser verificado pelo professor caso haja necessidade. No segundo link se encontram os 3 recortes em uma só página, possibilitando a economia de papel e tinta pelo professor, podendo imprimir, se assim desejar, 3 cópias da página e recortando os 3 trechos

Link 1 Texto completo do relato de Bernal

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tuRVJypbxEwH9Jx4R5fEv7qatbFc8zTgxkQChkG4jRuhdMHENGVPFV4Dspnw/his7-08und01-recorte-inteiro.pdf

Link 2 Texto recortado nos três trechos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tw5WPSyqfK7TyhUQB9uuMv3wXDrkyKzhT9tFgPDVuXk3nwGYA5CgN5YeKtpt/his7-08und01-arquivo-com-os-trechos-destaca.pdf

No trecho recortado de Bernal Dias (Link 2) seria interessante centrar a discussão em torno da questão do desenvolvimento econômico da cidade de Tenochtitlán, que se destaca pela complexidade e atividade tão rica como foi descrita. Esse ponto é central na discussão sobre desenvolvimento da cidade em questão.Levante questões sobre isso como, por exemplo: “Sobre a atividade econômica que foi descrita nessa carta, se não fosse falado que era em Tenochtitlán, vocês acreditariam que poderia ser em algum grande centro comercial europeu da época? Por quê?”.

Já em relação às imagens, fomente a discussão da amplitude urbana desenvolvida e da quantidade de caminhos e setores que estavam delineados, tanto no meio rural quanto no centro da cidade.

Link para as imagens

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DjVdGY6bTxWFUJp7c4AFMJpRwx3anYnvbPbJ36jqyvN48xbUz7qMBAfJ3rpc/his7-08und01-imagens-1-e-2-mapa-de-tenochtitlan.pdf

É importante que os alunos pensem na grandeza dessa cidade em relação a outras cidades europeias da época.Questione os alunos da mesma forma que fez com a carta, perguntando: “Se o desenho marcasse uma cidade européia central na época, vocês duvidariam que ela poderia ser representada nas imagens?

Também é interessante ressaltar a quantidade de cores nas imagens. Roupas coloridas na Europa eram muitas vezes artigos de luxo pela complexidade de se conseguir alguns tons de cor para pintura. Indague também isso aos alunos, perguntando, por exemplo: “Olhem as cores, vejam quantas roupas coloridas e construções pintadas: o que isso representa naquela época?”.

Para você saber mais: Um glossário para auxiliar nos termos que podem ser levantados durante a aula pelos alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kj54RwrfYU6aUY6jsM6HZJBczsAfhpU4dXFYfbXP25TJdWyhwnrSExA8gRPT/his7-08und01-glossario.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com os grupos com todas as fontes analisadas e discutidas, peça para que façam um texto pequeno, de no máximo 10 linhas, e um desenho da cidade de Tenochtitlán. Os alunos podem se basear na imagem fonte, mas seria interessante que eles não a copiassem, mas sim tentassem imaginar ela de um outro ponto de vista. Reforce aos alunos a importância de se utilizar as cores no desenho.

Para você saber mais: Um glossário para auxiliar nos termos que podem ser levantados durante a aula pelos alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kj54RwrfYU6aUY6jsM6HZJBczsAfhpU4dXFYfbXP25TJdWyhwnrSExA8gRPT/his7-08und01-glossario.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07HI08) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. Seria interessante levar lápis de cor e folhas em branco para a atividade final.

Material complementar:

Recorte do livro de Bernal Dias del Castilho (Recorte inteiro)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tuRVJypbxEwH9Jx4R5fEv7qatbFc8zTgxkQChkG4jRuhdMHENGVPFV4Dspnw/his7-08und01-recorte-inteiro.pdf

Recorte do livro de Bernal Dias del Castilho (Trechos já selecionados e marcados no documento para a utilização na atividade de análise)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tw5WPSyqfK7TyhUQB9uuMv3wXDrkyKzhT9tFgPDVuXk3nwGYA5CgN5YeKtpt/his7-08und01-arquivo-com-os-trechos-destaca.pdf

Imagens 1 e 2 - Mapa de Tenochtitlán do século XVI e Mural de Diego Rivera feito no Palácio Nacional do México.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DjVdGY6bTxWFUJp7c4AFMJpRwx3anYnvbPbJ36jqyvN48xbUz7qMBAfJ3rpc/his7-08und01-imagens-1-e-2-mapa-de-tenochtitlan.pdf

Para você saber mais: Um glossário para auxiliar nos termos que podem ser levantados durante a aula pelos alunos.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kj54RwrfYU6aUY6jsM6HZJBczsAfhpU4dXFYfbXP25TJdWyhwnrSExA8gRPT/his7-08und01-glossario.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre onde vão chegar na aula. Tome cuidado para não acabar por tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente, que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula.

O objetivo é compreender que as sociedades nativas eram desenvolvidas e tinham sua própria concepção de civilidade e complexidade social.

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre a conceituação de desenvolvimento e “atraso” em relação a um povo nativo americano em contraste aos conquistadores espanhóis e sua visão sobre os povos recém encontrados na América. Caso você viva em uma cidade considerada pequena, ou até mesmo uma capital, tente fazer o paralelo utilizando a sua região e as cidades vizinhas.

Para você saber mais: Um glossário para auxiliar nos termos que podem ser levantados durante a aula pelos alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kj54RwrfYU6aUY6jsM6HZJBczsAfhpU4dXFYfbXP25TJdWyhwnrSExA8gRPT/his7-08und01-glossario.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Organize os alunos em 4 grupos. Para acelerar esse processo, numere os alunos em 1, 2, 3 e 4 e peça para eles se reunirem com os seus números equivalentes. Por exemplo, quem foi colocado como 1 se reúne com os outros alunos 1, e assim por diante. Projete, leia ou imprima uma cópia para cada grupo da questão. (Você pode projetar e entregar, se possível, uma cópia para cada grupo, assim a questão não foge da mente dos alunos durante a aula)

Cuidado com os termos das respostas dos alunos, pois alguns como “Civilização Avançada”, “Sociedade atrasada”, “Tecnologia”, carregam em si um julgamento prévio dessas sociedades ameríndias que serão tratadas nesta aula. Tente problematizar esses termos e conceitos com os alunos.

Para você saber mais: Um glossário para auxiliar nos termos que podem ser levantados durante a aula pelos alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kj54RwrfYU6aUY6jsM6HZJBczsAfhpU4dXFYfbXP25TJdWyhwnrSExA8gRPT/his7-08und01-glossario.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Dê aos 4 grupos uma fonte diferente (um dos 3 recortes ou as duas imagens). Peça a eles para que a analisem e anotem brevemente, em forma de tópicos, guiados pelas questões do slide, que podem ser tanto projetadas, escritas no quadro ou entregue impressas. Após 5 minutos, entregue outra fonte a cada grupo. Repita este processo mais duas vezes, até que todos os grupos recebam as 4 fontes no final do processo. (Ou seja, serão 5 minutos para analisar cada fonte, para cada grupo.)

São 2 links para os trechos em texto: Em um dos links (Link 1) o relato de Bernal está em texto corrido, sem os recortes, para ser verificado pelo professor caso haja necessidade. No segundo link se encontram os 3 recortes em uma só página, possibilitando a economia de papel e tinta pelo professor, podendo imprimir, se assim desejar, 3 cópias da página e recortando os 3 trechos

Link 1 Texto completo do relato de Bernal

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tuRVJypbxEwH9Jx4R5fEv7qatbFc8zTgxkQChkG4jRuhdMHENGVPFV4Dspnw/his7-08und01-recorte-inteiro.pdf

Link 2 Texto recortado nos três trechos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tw5WPSyqfK7TyhUQB9uuMv3wXDrkyKzhT9tFgPDVuXk3nwGYA5CgN5YeKtpt/his7-08und01-arquivo-com-os-trechos-destaca.pdf

No trecho recortado de Bernal Dias (Link 2) seria interessante centrar a discussão em torno da questão do desenvolvimento econômico da cidade de Tenochtitlán, que se destaca pela complexidade e atividade tão rica como foi descrita. Esse ponto é central na discussão sobre desenvolvimento da cidade em questão.Levante questões sobre isso como, por exemplo: “Sobre a atividade econômica que foi descrita nessa carta, se não fosse falado que era em Tenochtitlán, vocês acreditariam que poderia ser em algum grande centro comercial europeu da época? Por quê?”.

Já em relação às imagens, fomente a discussão da amplitude urbana desenvolvida e da quantidade de caminhos e setores que estavam delineados, tanto no meio rural quanto no centro da cidade.

Link para as imagens

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DjVdGY6bTxWFUJp7c4AFMJpRwx3anYnvbPbJ36jqyvN48xbUz7qMBAfJ3rpc/his7-08und01-imagens-1-e-2-mapa-de-tenochtitlan.pdf

É importante que os alunos pensem na grandeza dessa cidade em relação a outras cidades europeias da época.Questione os alunos da mesma forma que fez com a carta, perguntando: “Se o desenho marcasse uma cidade européia central na época, vocês duvidariam que ela poderia ser representada nas imagens?

Também é interessante ressaltar a quantidade de cores nas imagens. Roupas coloridas na Europa eram muitas vezes artigos de luxo pela complexidade de se conseguir alguns tons de cor para pintura. Indague também isso aos alunos, perguntando, por exemplo: “Olhem as cores, vejam quantas roupas coloridas e construções pintadas: o que isso representa naquela época?”.

Para você saber mais: Um glossário para auxiliar nos termos que podem ser levantados durante a aula pelos alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kj54RwrfYU6aUY6jsM6HZJBczsAfhpU4dXFYfbXP25TJdWyhwnrSExA8gRPT/his7-08und01-glossario.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com os grupos com todas as fontes analisadas e discutidas, peça para que façam um texto pequeno, de no máximo 10 linhas, e um desenho da cidade de Tenochtitlán. Os alunos podem se basear na imagem fonte, mas seria interessante que eles não a copiassem, mas sim tentassem imaginar ela de um outro ponto de vista. Reforce aos alunos a importância de se utilizar as cores no desenho.

Para você saber mais: Um glossário para auxiliar nos termos que podem ser levantados durante a aula pelos alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kj54RwrfYU6aUY6jsM6HZJBczsAfhpU4dXFYfbXP25TJdWyhwnrSExA8gRPT/his7-08und01-glossario.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano do 7º ano :

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07HI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano