Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Discutindo as modernidades: Idade Média x Moderna
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modernidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pincel ou giz, folhas em branco, cartolinas (ou outro papel para confecção de cartões postais), canetas hidrográficas.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cxyBkBx9BaPC5Kwpq3b2YBn4J5gc93tq5GzmnVrXrx98RNJh4AE3GwjTQuVH/his7-01und03-contextualizacao.pdf
Diário de Bordo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SmbUXc9g5ZJXmFrWRDZusYg4WeZ6AHwRYRpFHArerrX8kBmJSMbGKKkDME8p/his7-01und03-diario-de-bordo-viajantes.pdf
Guia do Anfitrião: Antropocentrismo X Teocentrismo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RMrpqnt87RRAWcnfacWr26VZWpNUf2ke5p23NJqKtBfCT54rntjtgQbqUmGj/his7-01und03-guia-anfitriao-antropocentrismo-x-teocentrismo.pdf
Guia do Anfitrião: Economia: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thhyNd7txHtpg4XK4sUQG8pFq72ZYHF4EpcE4JZz8SrTuVwsksqt2nUjgP4R/his7-01und03-guia-anfitriao-economia.pdf
Guia do Anfitrião: O renascimento urbano: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4vXjp4E9fAWTgVcHHMw8gyp2yX4JeFwCR7AtGZs9XVqEb4YJUWgqGbnQYsKA/his7-01und03-guia-anfitriao-o-renascimento-urbano.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Professor, neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula, deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no final da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.
Para você saber mais: (Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a esse item - e recorra ao especialista, se necessário - se o seu plano é voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental)
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: O objetivo da contextualização é aproximar os alunos do conteúdo da aula. Projete a imagem do slide, que representa uma linha do tempo de nossa vida, as etapas que todos nós passamos. Acima e abaixo da linha estão as palavras “continuidades” e “rupturas”, que significam aquilo que nos acompanha em todas as fases e as “rupturas” são as coisas que temos que deixar para trás para continuarmos.
Peça aos alunos para que, em 2 minutos, pensem em elementos que representam continuidades e rupturas na vida deles. Peça para que pensem e escrevam, num pedaço de papel, no mínimo duas continuidades e duas rupturas.
Passados os 2 minutos, peça para que socializem com a turma o que foi escrito, reserve 3 minutos para essa etapa.
Nos 3 minutos finais encerre a contextualização esclarecendo que todos nós passamos trazemos aspectos que nos acompanham durante a vida e outros que temos que abandonar para prosseguir, assim como é na nossa sociedade.
Como adequar à sua realidade: Se você não contar com equipamentos multimídia, poderá imprimir a imagem ou desenhar a linha do tempo no quadro. Exemplifique exemplos de continuidades e rupturas regionais, que ocorreram em sua cidade/região para que os alunos compreendam com maior facilidade.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: A dinâmica que que servirá de base para esta aula chama-se “World Café”. O objetivo é que a sala interaja e ocorra o compartilhamento de informações e discussões. Para a atividade você deve dividir a sala em cinco grupos, cada um deles terá um anfitrião e um tema específico para a discussão.
A função do anfitrião é receber os “viajantes” no seu “mundo” e propor a discussão ao grupo, ele é a única pessoa que não girará nos outros “mundos”, ele apenas recepciona os viajantes.
Siga os passos a seguir:
- Divida a sala em grupos ( forme grupos de com 4 ou 5 pessoas). Tenha o cuidado de observar se os grupos estão heterogêneos. Como a dinâmica baseia-se no discussão, não deixe que os alunos que têm mais facilidade em se expressar fiquem em um único grupo. O ideal é mesclar alunos mais tímidos com alunos que os impulsionarão ao debate.
- A sala deverá contar com 9 grupos e teremos 3 temáticas distintas, desse modo, três grupos sempre trabalharão com a mesma temática.
- Com os grupos formados, escolha quem deverá ser o anfitrião de cada “mundo”. Para ser um anfitrião, o aluno deverá:
- Ter facilidade para mediar uma discussão;
- Ser observador e atento
- Ser extrovertido e ter uma boa relação com os outros alunos
- Peça para que cada grupo escolha um representante para:
- Ser o escritor: escreverá (resumirá) o que foi discutido pelo grupo em cada um dos mundos;
- Ser o Senhor do Tempo: alertar ao grupo sobre o tempo corrido em cada estação;
- Ser o viajante espacial: pedir informações/ajuda ao professor, se necessário.
Explicando a dinâmica para a turma:
- Explique que a ideia do “World Café” é proporcionar uma troca de experiência e discussões sobre determinado ponto. No nosso caso, cada anfitrião terá um comando a seguir para discutirmos as continuidades e rupturas da Idade Média e Moderna (agricultura, ensino (universidades), teocentrismo x antropocentrismo, economia e política);
- Diga que o anfitrião de cada grupo deverá permanecer e os outros integrantes “viajam” para o próximo “mundo”;
- Os viajantes deverão levar seu “diário de bordo” para anotar os principais pontos que foram debatidos em cada “mundo” e, no fim, compartilhar com seu anfitrião original;
- Cada anfitrião receberá um “Guia para receber seus visitantes” distinto. Este guia servirá como base para ele mediar a discussão e levar as informações àqueles que chegam em seu mundo;
- A sala contará contará com 9 mundos, sendo apenas 3 temáticas. Desse modo os viajantes poderão aproveitar melhor o tempo em cada um dos mundos.
- Cada grupo conhecerá 3 mundos
- O tempo de cada um dos mundos é 7 minutos; você deverá estipular a maneira como observarão o tempo (se sua escola contar com equipamento multimídia, você pode projetar o cronômetro online (http://cronometronline.com.br/)
- Os viajantes deverão seguir as viagens no sentido horário.
- O anfitrião deve trabalhar com a fonte com todos os viajantes, ele é o responsável por transmitir o conteúdo daquele “mundo” aos visitantes. (Professor(a), deixe claro que o anfitrião é apenas o mediador, ele irá ler a fonte para o grupo e mediar a discussão, realizando as perguntas presente nos documento para a melhor compreensão e reflexão de todos)
Guia Anfitrião: Economia - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thhyNd7txHtpg4XK4sUQG8pFq72ZYHF4EpcE4JZz8SrTuVwsksqt2nUjgP4R/his7-01und03-guia-anfitriao-economia.pdf
Guia Anfitrião: Teocentrismo x Antropocentrismo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RMrpqnt87RRAWcnfacWr26VZWpNUf2ke5p23NJqKtBfCT54rntjtgQbqUmGj/his7-01und03-guia-anfitriao-antropocentrismo-x-teocentrismo.pdf
Guia Anfitrião: Renascimento urbano - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4vXjp4E9fAWTgVcHHMw8gyp2yX4JeFwCR7AtGZs9XVqEb4YJUWgqGbnQYsKA/his7-01und03-guia-anfitriao-o-renascimento-urbano.pdf
Diário de Bordo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SmbUXc9g5ZJXmFrWRDZusYg4WeZ6AHwRYRpFHArerrX8kBmJSMbGKKkDME8p/his7-01und03-diario-de-bordo-viajantes.pdf
Fontes da imagem da contextualização
Imagem 1: Antropocentrismo, Robert Fludd. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Antropocentrismo#/media/File:Frontpage_-_Robert_Fludd_-_Utriusque_cosmi_Historia_-_1617-19.png>. Acesso em: 11 dez 2018.
Imagem 2: O Velho, de Pieter Brueghel. Disponível em: <https://pt.wikibooks.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Europa/Europa_renascentista#/media/File:Pieter_Brueghel_the_Elder_-_The_Dutch_Proverbs_-_Google_Art_Project.jpg>. Acesso em: 11 dez. 2018.
Imagem 3: Novgorod torg. Wikimedia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Novgorod_torg.JPG>. Acesso em: 11 dez 2018.
Como adequar à sua realidade: Você pode combinar com a classe diferentes formas de estarem conectados ao tempo, pode pedir para que um aluno por grupo, faça uso do cronômetro do celular, levar um relógio grande para deixar na sala, etc.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para concluir esse plano, após todos os viajantes terem regressado para seu “mundo” de origem, peça para que continuem no grupo. Você deverá orientá-los para que produzam um cartão postal onde seja mostrado as diferentes visões acerca da Idade Média e sua transição para a Idade Moderna. Você pode especificar que cada grupo deve escolher um “mundo” que mais se interessou e focar na relação das discussões feitas nele com os outros “mundos”.
O cartão deve ser escrito para um destinatário que não conhece os mundos, dessa forma o conteúdo apresentado deve estar claro e explicativo, indicando os pontos centrais de cada um deles. O aluno deve mostrar a seu interlocutor o ponto central do mundo que ele escolheu, expondo as permanências e rupturas ocorridas entre a Idade Média e a Idade Moderna.
Nesse momento, separe a sala em trios ou quartetos para que a discussão e produção dos postais fique mais colaborativa.
Exponha o trabalho dos alunos na sala ou, se for o caso, na escola.
Sistematização
Orientações: Aqui está um exemplo de redação que você pode exibir a seus alunos. O texto pode ser simples e retomar os conceitos que foram utilizados durante a aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Youtube.
Contexto
O objetivo desta aula é comparar as formas de pensamento do sujeito medieval e renascentista.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula, propondo uma reflexão aos alunos:
- Ao longo das etapas da nossa vida, quais coisas mudam e quais continuam nos acompanhando?
Neste primeiro momento, a pergunta serve para levantar algumas percepções a serem retomadas posteriormente. Elas não precisam ser, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilhar as percepções por meio de mensagens curtas trocadas pelo Whatsapp, quiz virtual (pode ser feito com o Mentimeter - veja como usá-lo aqui) ou de participação em videoconferência.
Problematização
O material desta etapa contém os textos e imagens a respeito da transição entre a Idade Média e Idade Moderna, assim como as perguntas centrais para as análises bem direcionadas. Disponibilize-os aos alunos e estabeleça um prazo para a resolução.
Caso pretenda manter a atividade em grupos, peça que os alunos criem grupos de trabalho no Whatsapp para interação. Também é possível realizá-la coletivamente em videoconferência, dividindo os alunos, que devem interagir na leitura e análise de cada documento: enquanto parte deles participa se expressando oralmente, os demais grupos interagem avaliando as respostas com mensagens no chat.
Sistematização
Os alunos poderão ter a opção de escrever cartas do tempo, relatando como era a vida em um dos “mundos” visitados durante a aula. Depois de redigi-las, podem registrar a leitura em um áudio ou vídeo curto (criando um cenário simples de fundo, com um elemento que remeta ao que está sendo mencionado, que pode ser palavras ou desenho), e compartilhar com os colegas.
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem uma breve vídeo aula a respeito da Transição entre o mundo Medieval e Moderno. Uma sugestão é: “Rumo à época moderna” - Novo Telecurso. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Luís Antônio Morais
Mentor: Luis Felipe Nóbrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias
Objeto (s) de conhecimento: A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História.A ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno
Habilidade(s) da BNCC: (EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
Palavras-Chave: Idade Média, sociedade medieval, Idade Moderna
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