16236
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

Plano de aula - Discutindo as modernidades: Idade Média x Moderna

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre Discutindo as modernidades: Idade Média x Moderna

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luís Antônio de Castro Morais

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Youtube.

Contexto
O objetivo desta aula é comparar as formas de pensamento do sujeito medieval e renascentista.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Inicie a aula, propondo uma reflexão aos alunos:
- Ao longo das etapas da nossa vida, quais coisas mudam e quais continuam nos acompanhando?

Neste primeiro momento, a pergunta serve para levantar algumas percepções a serem retomadas posteriormente. Elas não precisam ser, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilhar as percepções por meio de mensagens curtas trocadas pelo Whatsapp, quiz virtual (pode ser feito com o Mentimeter - veja como usá-lo aqui) ou de participação em videoconferência.

Problematização
O material desta etapa contém os textos e imagens a respeito da transição entre a Idade Média e Idade Moderna, assim como as perguntas centrais para as análises bem direcionadas. Disponibilize-os aos alunos e estabeleça um prazo para a resolução.
Caso pretenda manter a atividade em grupos, peça que os alunos criem grupos de trabalho no Whatsapp para interação. Também é possível realizá-la coletivamente em videoconferência, dividindo os alunos, que devem interagir na leitura e análise de cada documento: enquanto parte deles participa se expressando oralmente, os demais grupos interagem avaliando as respostas com mensagens no chat.

Sistematização
Os alunos poderão ter a opção de escrever cartas do tempo, relatando como era a vida em um dos “mundos” visitados durante a aula. Depois de redigi-las, podem registrar a leitura em um áudio ou vídeo curto (criando um cenário simples de fundo, com um elemento que remeta ao que está sendo mencionado, que pode ser palavras ou desenho), e compartilhar com os colegas.

Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem uma breve vídeo aula a respeito da Transição entre o mundo Medieval e Moderno. Uma sugestão é: “Rumo à época moderna” - Novo Telecurso. Disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_01UND03

(EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias do 7º ano:

7º ano / História / O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas