16236
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Discutindo as modernidades: Idade Média x Moderna

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre Discutindo as modernidades: Idade Média x Moderna

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luís Antônio de Castro Morais

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel ou giz, folhas em branco, cartolinas (ou outro papel para confecção de cartões postais), canetas hidrográficas.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cxyBkBx9BaPC5Kwpq3b2YBn4J5gc93tq5GzmnVrXrx98RNJh4AE3GwjTQuVH/his7-01und03-contextualizacao.pdf

Diário de Bordo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SmbUXc9g5ZJXmFrWRDZusYg4WeZ6AHwRYRpFHArerrX8kBmJSMbGKKkDME8p/his7-01und03-diario-de-bordo-viajantes.pdf

Guia do Anfitrião: Antropocentrismo X Teocentrismo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RMrpqnt87RRAWcnfacWr26VZWpNUf2ke5p23NJqKtBfCT54rntjtgQbqUmGj/his7-01und03-guia-anfitriao-antropocentrismo-x-teocentrismo.pdf

Guia do Anfitrião: Economia: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thhyNd7txHtpg4XK4sUQG8pFq72ZYHF4EpcE4JZz8SrTuVwsksqt2nUjgP4R/his7-01und03-guia-anfitriao-economia.pdf

Guia do Anfitrião: O renascimento urbano: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4vXjp4E9fAWTgVcHHMw8gyp2yX4JeFwCR7AtGZs9XVqEb4YJUWgqGbnQYsKA/his7-01und03-guia-anfitriao-o-renascimento-urbano.pdf

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Professor, neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula, deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no final da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.

Para você saber mais: (Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a esse item - e recorra ao especialista, se necessário - se o seu plano é voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental)

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: O objetivo da contextualização é aproximar os alunos do conteúdo da aula. Projete a imagem do slide, que representa uma linha do tempo de nossa vida, as etapas que todos nós passamos. Acima e abaixo da linha estão as palavras “continuidades” e “rupturas”, que significam aquilo que nos acompanha em todas as fases e as “rupturas” são as coisas que temos que deixar para trás para continuarmos.

Peça aos alunos para que, em 2 minutos, pensem em elementos que representam continuidades e rupturas na vida deles. Peça para que pensem e escrevam, num pedaço de papel, no mínimo duas continuidades e duas rupturas.

Passados os 2 minutos, peça para que socializem com a turma o que foi escrito, reserve 3 minutos para essa etapa.

Nos 3 minutos finais encerre a contextualização esclarecendo que todos nós passamos trazemos aspectos que nos acompanham durante a vida e outros que temos que abandonar para prosseguir, assim como é na nossa sociedade.

Como adequar à sua realidade: Se você não contar com equipamentos multimídia, poderá imprimir a imagem ou desenhar a linha do tempo no quadro. Exemplifique exemplos de continuidades e rupturas regionais, que ocorreram em sua cidade/região para que os alunos compreendam com maior facilidade.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: A dinâmica que que servirá de base para esta aula chama-se “World Café”. O objetivo é que a sala interaja e ocorra o compartilhamento de informações e discussões. Para a atividade você deve dividir a sala em cinco grupos, cada um deles terá um anfitrião e um tema específico para a discussão.

A função do anfitrião é receber os “viajantes” no seu “mundo” e propor a discussão ao grupo, ele é a única pessoa que não girará nos outros “mundos”, ele apenas recepciona os viajantes.

Siga os passos a seguir:

  • Divida a sala em grupos ( forme grupos de com 4 ou 5 pessoas). Tenha o cuidado de observar se os grupos estão heterogêneos. Como a dinâmica baseia-se no discussão, não deixe que os alunos que têm mais facilidade em se expressar fiquem em um único grupo. O ideal é mesclar alunos mais tímidos com alunos que os impulsionarão ao debate.
  • A sala deverá contar com 9 grupos e teremos 3 temáticas distintas, desse modo, três grupos sempre trabalharão com a mesma temática.
  • Com os grupos formados, escolha quem deverá ser o anfitrião de cada “mundo”. Para ser um anfitrião, o aluno deverá:
  • Ter facilidade para mediar uma discussão;
  • Ser observador e atento
  • Ser extrovertido e ter uma boa relação com os outros alunos
  • Peça para que cada grupo escolha um representante para:
  • Ser o escritor: escreverá (resumirá) o que foi discutido pelo grupo em cada um dos mundos;
  • Ser o Senhor do Tempo: alertar ao grupo sobre o tempo corrido em cada estação;
  • Ser o viajante espacial: pedir informações/ajuda ao professor, se necessário.

Explicando a dinâmica para a turma:

  • Explique que a ideia do “World Café” é proporcionar uma troca de experiência e discussões sobre determinado ponto. No nosso caso, cada anfitrião terá um comando a seguir para discutirmos as continuidades e rupturas da Idade Média e Moderna (agricultura, ensino (universidades), teocentrismo x antropocentrismo, economia e política);
  • Diga que o anfitrião de cada grupo deverá permanecer e os outros integrantes “viajam” para o próximo “mundo”;
  • Os viajantes deverão levar seu “diário de bordo” para anotar os principais pontos que foram debatidos em cada “mundo” e, no fim, compartilhar com seu anfitrião original;
  • Cada anfitrião receberá um “Guia para receber seus visitantes” distinto. Este guia servirá como base para ele mediar a discussão e levar as informações àqueles que chegam em seu mundo;
  • A sala contará contará com 9 mundos, sendo apenas 3 temáticas. Desse modo os viajantes poderão aproveitar melhor o tempo em cada um dos mundos.
  • Cada grupo conhecerá 3 mundos
  • O tempo de cada um dos mundos é 7 minutos; você deverá estipular a maneira como observarão o tempo (se sua escola contar com equipamento multimídia, você pode projetar o cronômetro online (http://cronometronline.com.br/)
  • Os viajantes deverão seguir as viagens no sentido horário.
  • O anfitrião deve trabalhar com a fonte com todos os viajantes, ele é o responsável por transmitir o conteúdo daquele “mundo” aos visitantes. (Professor(a), deixe claro que o anfitrião é apenas o mediador, ele irá ler a fonte para o grupo e mediar a discussão, realizando as perguntas presente nos documento para a melhor compreensão e reflexão de todos)

Guia Anfitrião: Economia - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thhyNd7txHtpg4XK4sUQG8pFq72ZYHF4EpcE4JZz8SrTuVwsksqt2nUjgP4R/his7-01und03-guia-anfitriao-economia.pdf

Guia Anfitrião: Teocentrismo x Antropocentrismo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RMrpqnt87RRAWcnfacWr26VZWpNUf2ke5p23NJqKtBfCT54rntjtgQbqUmGj/his7-01und03-guia-anfitriao-antropocentrismo-x-teocentrismo.pdf

Guia Anfitrião: Renascimento urbano - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4vXjp4E9fAWTgVcHHMw8gyp2yX4JeFwCR7AtGZs9XVqEb4YJUWgqGbnQYsKA/his7-01und03-guia-anfitriao-o-renascimento-urbano.pdf

Diário de Bordo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SmbUXc9g5ZJXmFrWRDZusYg4WeZ6AHwRYRpFHArerrX8kBmJSMbGKKkDME8p/his7-01und03-diario-de-bordo-viajantes.pdf

Fontes da imagem da contextualização

Imagem 1: Antropocentrismo, Robert Fludd. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Antropocentrismo#/media/File:Frontpage_-_Robert_Fludd_-_Utriusque_cosmi_Historia_-_1617-19.png>. Acesso em: 11 dez 2018.

Imagem 2: O Velho, de Pieter Brueghel. Disponível em: <https://pt.wikibooks.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Europa/Europa_renascentista#/media/File:Pieter_Brueghel_the_Elder_-_The_Dutch_Proverbs_-_Google_Art_Project.jpg>. Acesso em: 11 dez. 2018.

Imagem 3: Novgorod torg. Wikimedia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Novgorod_torg.JPG>. Acesso em: 11 dez 2018.

Como adequar à sua realidade: Você pode combinar com a classe diferentes formas de estarem conectados ao tempo, pode pedir para que um aluno por grupo, faça uso do cronômetro do celular, levar um relógio grande para deixar na sala, etc.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para concluir esse plano, após todos os viajantes terem regressado para seu “mundo” de origem, peça para que continuem no grupo. Você deverá orientá-los para que produzam um cartão postal onde seja mostrado as diferentes visões acerca da Idade Média e sua transição para a Idade Moderna. Você pode especificar que cada grupo deve escolher um “mundo” que mais se interessou e focar na relação das discussões feitas nele com os outros “mundos”.

O cartão deve ser escrito para um destinatário que não conhece os mundos, dessa forma o conteúdo apresentado deve estar claro e explicativo, indicando os pontos centrais de cada um deles. O aluno deve mostrar a seu interlocutor o ponto central do mundo que ele escolheu, expondo as permanências e rupturas ocorridas entre a Idade Média e a Idade Moderna.

Nesse momento, separe a sala em trios ou quartetos para que a discussão e produção dos postais fique mais colaborativa.
Exponha o trabalho dos alunos na sala ou, se for o caso, na escola.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Aqui está um exemplo de redação que você pode exibir a seus alunos. O texto pode ser simples e retomar os conceitos que foram utilizados durante a aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel ou giz, folhas em branco, cartolinas (ou outro papel para confecção de cartões postais), canetas hidrográficas.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cxyBkBx9BaPC5Kwpq3b2YBn4J5gc93tq5GzmnVrXrx98RNJh4AE3GwjTQuVH/his7-01und03-contextualizacao.pdf

Diário de Bordo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SmbUXc9g5ZJXmFrWRDZusYg4WeZ6AHwRYRpFHArerrX8kBmJSMbGKKkDME8p/his7-01und03-diario-de-bordo-viajantes.pdf

Guia do Anfitrião: Antropocentrismo X Teocentrismo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RMrpqnt87RRAWcnfacWr26VZWpNUf2ke5p23NJqKtBfCT54rntjtgQbqUmGj/his7-01und03-guia-anfitriao-antropocentrismo-x-teocentrismo.pdf

Guia do Anfitrião: Economia: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thhyNd7txHtpg4XK4sUQG8pFq72ZYHF4EpcE4JZz8SrTuVwsksqt2nUjgP4R/his7-01und03-guia-anfitriao-economia.pdf

Guia do Anfitrião: O renascimento urbano: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4vXjp4E9fAWTgVcHHMw8gyp2yX4JeFwCR7AtGZs9XVqEb4YJUWgqGbnQYsKA/his7-01und03-guia-anfitriao-o-renascimento-urbano.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Professor, neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula, deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no final da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.

Para você saber mais: (Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a esse item - e recorra ao especialista, se necessário - se o seu plano é voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: O objetivo da contextualização é aproximar os alunos do conteúdo da aula. Projete a imagem do slide, que representa uma linha do tempo de nossa vida, as etapas que todos nós passamos. Acima e abaixo da linha estão as palavras “continuidades” e “rupturas”, que significam aquilo que nos acompanha em todas as fases e as “rupturas” são as coisas que temos que deixar para trás para continuarmos.

Peça aos alunos para que, em 2 minutos, pensem em elementos que representam continuidades e rupturas na vida deles. Peça para que pensem e escrevam, num pedaço de papel, no mínimo duas continuidades e duas rupturas.

Passados os 2 minutos, peça para que socializem com a turma o que foi escrito, reserve 3 minutos para essa etapa.

Nos 3 minutos finais encerre a contextualização esclarecendo que todos nós passamos trazemos aspectos que nos acompanham durante a vida e outros que temos que abandonar para prosseguir, assim como é na nossa sociedade.

Como adequar à sua realidade: Se você não contar com equipamentos multimídia, poderá imprimir a imagem ou desenhar a linha do tempo no quadro. Exemplifique exemplos de continuidades e rupturas regionais, que ocorreram em sua cidade/região para que os alunos compreendam com maior facilidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: A dinâmica que que servirá de base para esta aula chama-se “World Café”. O objetivo é que a sala interaja e ocorra o compartilhamento de informações e discussões. Para a atividade você deve dividir a sala em cinco grupos, cada um deles terá um anfitrião e um tema específico para a discussão.

A função do anfitrião é receber os “viajantes” no seu “mundo” e propor a discussão ao grupo, ele é a única pessoa que não girará nos outros “mundos”, ele apenas recepciona os viajantes.

Siga os passos a seguir:

  • Divida a sala em grupos ( forme grupos de com 4 ou 5 pessoas). Tenha o cuidado de observar se os grupos estão heterogêneos. Como a dinâmica baseia-se no discussão, não deixe que os alunos que têm mais facilidade em se expressar fiquem em um único grupo. O ideal é mesclar alunos mais tímidos com alunos que os impulsionarão ao debate.
  • A sala deverá contar com 9 grupos e teremos 3 temáticas distintas, desse modo, três grupos sempre trabalharão com a mesma temática.
  • Com os grupos formados, escolha quem deverá ser o anfitrião de cada “mundo”. Para ser um anfitrião, o aluno deverá:
  • Ter facilidade para mediar uma discussão;
  • Ser observador e atento
  • Ser extrovertido e ter uma boa relação com os outros alunos
  • Peça para que cada grupo escolha um representante para:
  • Ser o escritor: escreverá (resumirá) o que foi discutido pelo grupo em cada um dos mundos;
  • Ser o Senhor do Tempo: alertar ao grupo sobre o tempo corrido em cada estação;
  • Ser o viajante espacial: pedir informações/ajuda ao professor, se necessário.

Explicando a dinâmica para a turma:

  • Explique que a ideia do “World Café” é proporcionar uma troca de experiência e discussões sobre determinado ponto. No nosso caso, cada anfitrião terá um comando a seguir para discutirmos as continuidades e rupturas da Idade Média e Moderna (agricultura, ensino (universidades), teocentrismo x antropocentrismo, economia e política);
  • Diga que o anfitrião de cada grupo deverá permanecer e os outros integrantes “viajam” para o próximo “mundo”;
  • Os viajantes deverão levar seu “diário de bordo” para anotar os principais pontos que foram debatidos em cada “mundo” e, no fim, compartilhar com seu anfitrião original;
  • Cada anfitrião receberá um “Guia para receber seus visitantes” distinto. Este guia servirá como base para ele mediar a discussão e levar as informações àqueles que chegam em seu mundo;
  • A sala contará contará com 9 mundos, sendo apenas 3 temáticas. Desse modo os viajantes poderão aproveitar melhor o tempo em cada um dos mundos.
  • Cada grupo conhecerá 3 mundos
  • O tempo de cada um dos mundos é 7 minutos; você deverá estipular a maneira como observarão o tempo (se sua escola contar com equipamento multimídia, você pode projetar o cronômetro online (http://cronometronline.com.br/)
  • Os viajantes deverão seguir as viagens no sentido horário.
  • O anfitrião deve trabalhar com a fonte com todos os viajantes, ele é o responsável por transmitir o conteúdo daquele “mundo” aos visitantes. (Professor(a), deixe claro que o anfitrião é apenas o mediador, ele irá ler a fonte para o grupo e mediar a discussão, realizando as perguntas presente nos documento para a melhor compreensão e reflexão de todos)

Guia Anfitrião: Economia - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thhyNd7txHtpg4XK4sUQG8pFq72ZYHF4EpcE4JZz8SrTuVwsksqt2nUjgP4R/his7-01und03-guia-anfitriao-economia.pdf

Guia Anfitrião: Teocentrismo x Antropocentrismo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RMrpqnt87RRAWcnfacWr26VZWpNUf2ke5p23NJqKtBfCT54rntjtgQbqUmGj/his7-01und03-guia-anfitriao-antropocentrismo-x-teocentrismo.pdf

Guia Anfitrião: Renascimento urbano - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4vXjp4E9fAWTgVcHHMw8gyp2yX4JeFwCR7AtGZs9XVqEb4YJUWgqGbnQYsKA/his7-01und03-guia-anfitriao-o-renascimento-urbano.pdf

Diário de Bordo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SmbUXc9g5ZJXmFrWRDZusYg4WeZ6AHwRYRpFHArerrX8kBmJSMbGKKkDME8p/his7-01und03-diario-de-bordo-viajantes.pdf

Fontes da imagem da contextualização

Imagem 1: Antropocentrismo, Robert Fludd. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Antropocentrismo#/media/File:Frontpage_-_Robert_Fludd_-_Utriusque_cosmi_Historia_-_1617-19.png>. Acesso em: 11 dez 2018.

Imagem 2: O Velho, de Pieter Brueghel. Disponível em: <https://pt.wikibooks.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Europa/Europa_renascentista#/media/File:Pieter_Brueghel_the_Elder_-_The_Dutch_Proverbs_-_Google_Art_Project.jpg>. Acesso em: 11 dez. 2018.

Imagem 3: Novgorod torg. Wikimedia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Novgorod_torg.JPG>. Acesso em: 11 dez 2018.

Como adequar à sua realidade: Você pode combinar com a classe diferentes formas de estarem conectados ao tempo, pode pedir para que um aluno por grupo, faça uso do cronômetro do celular, levar um relógio grande para deixar na sala, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para concluir esse plano, após todos os viajantes terem regressado para seu “mundo” de origem, peça para que continuem no grupo. Você deverá orientá-los para que produzam um cartão postal onde seja mostrado as diferentes visões acerca da Idade Média e sua transição para a Idade Moderna. Você pode especificar que cada grupo deve escolher um “mundo” que mais se interessou e focar na relação das discussões feitas nele com os outros “mundos”.

O cartão deve ser escrito para um destinatário que não conhece os mundos, dessa forma o conteúdo apresentado deve estar claro e explicativo, indicando os pontos centrais de cada um deles. O aluno deve mostrar a seu interlocutor o ponto central do mundo que ele escolheu, expondo as permanências e rupturas ocorridas entre a Idade Média e a Idade Moderna.

Nesse momento, separe a sala em trios ou quartetos para que a discussão e produção dos postais fique mais colaborativa.
Exponha o trabalho dos alunos na sala ou, se for o caso, na escola.

Slide Plano Aula

Orientações: Aqui está um exemplo de redação que você pode exibir a seus alunos. O texto pode ser simples e retomar os conceitos que foram utilizados durante a aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias do 7º ano :

7º ano / História / O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07HI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano